Chá

Poste aqui as mensagens sobre ervas medicinais e outras especiarias.

Chá

Mensagempor eldaeller em 04 Dez 2007, 16:14

Não estou a falar do chá de infusão, mas do Chá do qual se faz chá verde, preto, branco, vermelho, etc, a planta que é dos lados da China/Índia. Alguém sabe/tem sementes? Não encontro à venda em lugar nenhum, apenas o produto final, e tenho interesse em ter a planta...
eldaeller
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Set 2007, 19:33

Camellia sinensis

Mensagempor João Costa em 05 Dez 2007, 07:00

Elda, não podia deixar de me intrometer neste assunto, pois sou um admirador nato de chás, nomeadamente de chá verde, proveniente da Camellia sinensis, trazida pelos portugueses para a Europa, através da rotas das especiarias do sec. XVI. D. Catarina de Bragança, ao casar com o rei inglês D.Carlos II, introduziu na corte britânica o hábito do "chá das 5". Contudo, só no sec. XIX, Lipton popularizou o chá.
Em Portugal, visitei as plantações de chá nos Açores, na ilha de S. Miguel,lá, tens a genuina Camellia sinensis, só não trouxe sementes porque a planta cresce muito e não tenho espaço. Porém, aí no Algarve já a vi!
Agora, sementes, essas penso que os nossos amigos brasucas terão mais facilidade de providenciar, pois sei que essa planta é bastante cultivada em algumas regiões do Brasil, terra abençoada.
Um abraço amigo!
João Costa

"A amizade é a mais bela forma de amor, porque não pede em troca coisa alguma de natureza terrena."
João Costa
Usuário Rocotó

Data de registro: 09 Nov 2006, 20:02

Re: Camellia sinensis

Mensagempor Mariachi em 05 Dez 2007, 08:09

João Costa escreveu:Elda, não podia deixar de me intrometer neste assunto, pois sou um admirador nato de chás, nomeadamente de chá verde, proveniente da Camellia sinensis, trazida pelos portugueses para a Europa, através da rotas das especiarias do sec. XVI. D. Catarina de Bragança, ao casar com o rei inglês D.Carlos II, introduziu na corte britânica o hábito do "chá das 5". Contudo, só no sec. XIX, Lipton popularizou o chá.
Em Portugal, visitei as plantações de chá nos Açores, na ilha de S. Miguel,lá, tens a genuina Camellia sinensis, só não trouxe sementes porque a planta cresce muito e não tenho espaço. Porém, aí no Algarve já a vi!
Agora, sementes, essas penso que os nossos amigos brasucas terão mais facilidade de providenciar, pois sei que essa planta é bastante cultivada em algumas regiões do Brasil, terra abençoada.

Elda e João
Eu já li que o plantio de chá através de sementes é muito demorado, podendo levar de 2 a 3 anos para se desenvolver a contento, enquanto a reprodução por meio de estacas levaria aproximadamente 1 ano. É tema para pesquisa mais aprofundada e certamente alguém aqui irá se manifestar a respeito. Um abraço a vocês e ao povo lusitano e grato pelos elogios ao Brasil.
Mariachi
"A sabedoria não é um produto da escolaridade, mas da tentativa ao longo de uma vida para obtê-la." Albert Einstein
Mariachi
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Out 2007, 10:05

chá

Mensagempor roque em 05 Dez 2007, 11:25

Vc tem de tentar saber a sp, ochá, se não me engano é Camelia sinensis, ma sjá vi outros nomes no braisl temos o Ilex paraguariensis, mais ou menos isso. Talves com o nome científico, nesses sites de busca, tipo google, vc pode achar alguma coisa. Não sei com certeza qual a sp cultivada na China, pode ser a primeira, q nas caixas vem esse aí, no chá verde. Se vc já tentou isso, aí só se alguém tiver mesmo.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor roque em 05 Dez 2007, 11:38

João Costa escreveu:Elda, não podia deixar de me intrometer neste assunto, pois sou um admirador nato de chás, nomeadamente de chá verde, proveniente da Camellia sinensis, trazida pelos portugueses para a Europa, através da rotas das especiarias do sec. XVI. D. Catarina de Bragança, ao casar com o rei inglês D.Carlos II, introduziu na corte britânica o hábito do "chá das 5". Contudo, só no sec. XIX, Lipton popularizou o chá.

No Brasil é bastante cultivado o Ilex, conhecido como chá mate, quando sapecado e também se faz o mate do chimarrão. Agora a Camellia sinensis, não sei, morei 6 anos em Curitiba - PR, e só vi no Paraná e Santa Catarina, estados do sul do Brasil, plantações do mate, inclusive essa informação aí do cultivo de sementes ou via estaquia é q sabia sobre a erva mate.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Mariachi em 06 Dez 2007, 10:07

roque escreveu:

No Brasil é bastante cultivado o Ilex, conhecido como chá mate, quando sapecado e também se faz o mate do chimarrão. Agora a Camellia sinensis, não sei, morei 6 anos em Curitiba - PR, e só vi no Paraná e Santa Catarina, estados do sul do Brasil, plantações do mate, inclusive essa informação aí do cultivo de sementes ou via estaquia é q sabia sobre a erva mate.

"Planta perene, do tipo arbustiva, a Camellia sinensis pertecente a família das Teáceas (Theacea). Originária do sudeste asiático, a planta produz economicamente por mais de 50 anos. No Brasil o arbusto é cultivado principalmente na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, onde é utilizado para fazer chá preto.

A propagação da planta se dá preferencialmente pela via vegetativa, ou seja, por meio de estacas. A estaca para reprodução deve possuir uma folha desenvolvida e sua respectiva gema auxiliar com 3 a 4 cm. A extremidade do ramo deve ser cortada em bisel, isto é, na diagonal.

As folhas mais jovens e os gomos da Camellia sinensis - parte da planta utilizada na produção do chá comercial - são cobertos por uma fina cobertura branca e sedosa, semelhante a uma penugem que, mais tarde, desaparece. Ao que se sabe, é esta cobertura que dá origem ao nome pelo qual é conhecido o gomo terminal: "pekoe", da palavra chinesa pak-ho, que significa cabelo ou penugem.

As flores da planta são pequenas, brancas, geralmente com 4 ou 5 pétalas, aromáticas e aparecem nas axilas das folhas em grupos de 2, 3 ou 4. O fruto é uma cápsula com 2 ou 3 cm de diâmetro. Dada a grande dispersão que a planta sofreu desde o início do seu cultivo até aos nossos dias e a livre hibridação entre os vários tipos geográficos, não tem sido fácil para os botânicos a descrição das variedades existentes".
Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br/sinerg ... averde.htm
Mariachi
"A sabedoria não é um produto da escolaridade, mas da tentativa ao longo de uma vida para obtê-la." Albert Einstein
Mariachi
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Out 2007, 10:05

Sementes

Mensagempor roque em 06 Dez 2007, 10:57

Elda se vc tiver sucesso e conseguir sementes eu gostaria também de receber umas, pois devem se dar bem por aqui. Já vi que existem cultivos na India, cujo clima se aproxima daqui em algumas regiões, inclusive várias plantas de lá são cultivadas por aqui. Avise-me se conseguir, tá?
roque
Usuário Buth Jolokia

Com certeza, Roque

Mensagempor eldaeller em 06 Dez 2007, 14:45

Se conseguir sementes, dividirei com você! Abraço!
eldaeller
Usuário Cumari

Mensagempor eldaeller em 06 Dez 2007, 14:58

CHÁ
( Camellia thea Link)

Melhores variedades: IAC-250 e IAC-259.

Época de plantio:
sementes: março - maio;
estacas em viveiro: maio - julho, transplante após um ano.

Espaçamento: 1,3 x 0,8m (plantar em linhas de nível ).

Sementes ou mudas necessárias:
sementes: duas a três por cova (15.000/hectare);
estacas: 10.000/hectare.

Combate à erosão: plantio em nível e terraços e capinas alternadas;

Adubação: 100g/planta/ano da fórmula 12 - 8 - 6.

Tratos culturais: capinas, podas de formação e anuais de produção , em junho - julho, para manter as plantas com 80 a 90cm de altura.

Combate à moléstias e pragas: dispensável.

Produção normal: 12 a 15/ha/ano de produto seco.

Época de colheita: agosto a maio (período vegetativo).

Observações: cultura permanente, para clima tropical úmido, própria do "Vale do Ribeira. Preferir zonas com água disponível o ano todo.
A colheita inicia-se no 2º ou 3º ano.

fonte: http://www.agrov.com/vegetais/frutas/cha.htm
eldaeller
Usuário Cumari

Re: Chá verde

Mensagempor gino em 13 Fev 2012, 08:52

Se alguem souber quem tem sementes de camellia sinensis( cha verde ), fico grato.

Endereço removido pela moderação. Não é recomendada a postagem de endereços e dados pessoais na área aberta do Fórum.
gino
Usuário Cambuci

Data de registro: 10 Fev 2012, 20:06

Re: Chá

Mensagempor Ronaldo Monteiro em 29 Ago 2012, 14:00

Oi Elda

Não sei se ja conseguiu sua planta, mas vi a venda no mercado livre (sem querer fazer apologia a esse site), talvez se procurar po la consiga. Abçs
Ronaldo Monteiro
Usuário Cumari

Data de registro: 03 Nov 2008, 12:25

Mensagempor FelipeMinas em 06 Jul 2013, 10:48

Mariachi escreveu: No Brasil o arbusto é cultivado principalmente na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo

Estive num congresso em Registro-SP no Vale do Ribeira e vi algumas plantaçoes de chá, bem próximas ao centro da cidade.
talvez tentar achar algum contato por lá para conseguir mudas.

Só como curiosidade, eu moro em Mariana-MG, fica ao lado de Ouro Preto onde ficava uma das primeiras fazenda/fábricas de chá do Brasil a Edelweiss. isso lá no começo do século passado, nos anos 30 entrou em decadência devido ao chá barato vindo do exterior e fechou as portas pouco depois. Até hj tem árvores(arbustos) de chá perdidos pelo meio da vegetação onde antes eram as plantações. Não sei se dão sementes.
A fazenda São José do Manso onde era a fabrica foi anexada ao Parque Estadual do Itacolomi e tem lá o Museu do Chá com o que sobrou do maquinário de processamento de chá, trazido da Europa na época.

Abraço
FelipeMinas
Usuário Malagueta

Data de registro: 01 Jul 2013, 08:56

Retornar para Ervas medicinais e especiarias