Rosa do Deserto?

Plantas ornamentais e outras plantas que não se encaixam nos fóruns acima.

Re: Rosa do Deserto?

Mensagempor Sinval Braga em 22 Abr 2014, 22:02

Neyde e Armando

As estacas são bem simples. Eu aproveito qdo vou fazer alguma poda, e planto as estacas em areia de rio umidecida. Elas enraizam com + ou - 30 dias. Ai transfiro estas estacas para vasos usando como substrato composto organico farinha de osso e cinzas. O segredo é não irrigar muito. Eu irrigo as minhas só qdo o substrato esta totalmente seco.

Outra coisa interessante para fazermos em nossas Adeniuns é a enxertia. Reparem na primeira foto que postei acima, um galho enxertado, já soltando novas brotações (sinal que o enxerto pegou). O interessante nesta tecnica é que vc pode ter num vaso diversas cores.
------------------------------
Armando, vc pode sim usar alguns galhos da sua Adeniun para estaca, e se vc tiver outra planta, pode até tentar um enxerto. Eu tiraria nesta planta, as duas pontas de baixo e duas das pontas de cima. Com esta poda sua planta ficara mais "cheia". Aproveite e faça uma boa adubação com esterco curtido e farinha de osso, que ela logo começa a florir.

Bem, vamos trocando informações

Sinval

Obs: Como foi dito pelo colega, plantas produzidas por estacas não formam o caudex. Mas estou fazendo uns "testes" com podas drasticas, e tem algumas estacas que esta formando algo parcido com caudex rsrs. A vantagem da enxertia em plantas produzidas por sementes, é que desenvolvem o caudex normalmente.
abrs
Anexos
IMG_0281.JPG
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor Sinval Braga em 22 Abr 2014, 22:11

jcassio escreveu:Essa rosa-do-deserto produz flores muito bonitas. Já vi inúmeras variações, embora eu só tenha uma em casa.
A patroa até quer mais algumas, mas elas ficam grandes e lá não cabe mais nada.....

Sinval, se minha esposa ver tuas fotos, eu tô ferrado, kkkkkkkkkkkkk! :D

Oi Cassio

Ponha uma foto da sua adeniun. É uma planta muito bonita, sua esposa tem bom gosto.
Qto a ficar grande, é só podar. As adeniuns aceitam muito bem a poda.

abrs
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Sinval Braga em 22 Abr 2014, 22:15

bigglia escreveu:J Cassio
Plante elas em Vasos, vai iniciando em pequenos vasinhos para germinação até um vaso de 4 Lt... que já fica um bonsai legal....

Bigglia
Pelo jeito vc também é fã das Rosas do Deserto. Mostra para nós sua coleção.

abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor bigglia em 23 Abr 2014, 01:05

Boa noite Sinval
Eu gosto muito de plantas de qualquer tipo
adenium eu começei há uns 3 anos atras quando ganhei uma pequena mudinha mas como era marinheiro de primeira viagem, nao fiz nada por ela, deixei do mesmo jeito...depois com o passar do tempo que fui vendo que podemos fazer muitas coisas, como poda da raiz, e outras podas...a un ica coisa que sabia era que depois de podar deveria passar canela em pó e deixer por 12 a 16 horas com um saquinho plastico amarrado para cicratizar e nao favorecer o aparecimento de fungos.
Anexos
minhaadenium.jpg
Tirada ontem a noite (efeito da luz)
bigglia
Usuário Murupi

Data de registro: 21 Out 2013, 07:15

Mensagempor Sinval Braga em 23 Abr 2014, 13:02

Oi Bigglia, boa tarde

Bonita sua planta. A cor da flor é amarela, com as borda escura? Faço a interrogação, pois vc cita na foto o efeito luz, então é só para confirmar.
Eu também sou novato com as Adeniuns, mas como mecho muito com propagações de plantas, atraves de estacas, miniestacas, sementes e enxertia, acabou ficando mais facil pegar o jeito das meninas. Mas quando vi a Rosa do Deserto pela primeira vez, não resisti, e logo comecei minha pequena coleção.

Bem, mas vamos continuar trocando informações.
Abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Armando Marcelino em 23 Abr 2014, 14:38

Sinval, vc viu a minha planta, pra fazer a poda, devo cortar o galho rente ao tronco? ou pela metade? Se for pela metade, o que vai ficar brota novamente? Só tenho essa variedade e gostaria de dar o tiro certo.
Abraço
PACIÊNCIA -: É o intervalo entre a semente e a flor.
Ana Jácomo

[b]Meu diário: viewtopic.php?f=7&t=6305
Armando Marcelino
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 01 Nov 2008, 08:10

Mensagempor Sinval Braga em 23 Abr 2014, 17:41

Armando

Sim, eu vi sua planta. Pode cortar sem medo. Corte estacas de 10 cm, mas não rente ao tronco. Vc deve cortar rente ao tronco só quando for para eliminar o galho. Ai seria uma poda de formação. Em podas de formação, eu elimino tudo, deixando só os galhos que pretendo para dar forma a planta.

Nos galhos que vc cortar, vai sim nascer novas brotações. Fazendo pequenas podas vc vai pegando o jeito e perdendo o medo. Ai vc já passa para podas de raizes e qdo perceber vais estar um expert em Adeniun Obesus.

Veja algumas podas que fiz.
Abraços
Anexos
IMG_0154.JPG
IMG_0156.JPG
Planta toda podada. Agora 2 meses depois, esta linda.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Armando Marcelino em 27 Abr 2014, 10:12

Sinval, tirei os tres galhos próximo ao pé da planta, fui na represa, peguei um tanto de areia e finquei as estacas, cada uma num vazinho.
Agora é só esperar pra enrraizar.
No lugar onde fiz o corte segui as instruções do Bigglia com a canela.
Minha esposa viu num site as variedades que se tem da Adenium e ficou babando, principalmente pelas Brancas, as flora por aqui não tem, e a única que tinha era igual a minha. Essa semana vou até o Ceasa pra ver se encontro alguma coisa.
Bom Domingo amigo e muito obrigado pela dica.
PACIÊNCIA -: É o intervalo entre a semente e a flor.
Ana Jácomo

[b]Meu diário: viewtopic.php?f=7&t=6305
Armando Marcelino
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 01 Nov 2008, 08:10

Mensagempor Sinval Braga em 27 Abr 2014, 14:12

Oi Armando
É isso ai amigo. Logo vc tera novas mudas. O que eu gosto nas Adeniuns, é que da para trabalhar tanto na parte aerea como nas raizes, aumentando o caudex e dando formas.

Bem, pelo que vejo logo vc estará "fera" nas Rosas.

Abraços e bom domingo
Anexos
IMG_0277.JPG
Branca estrela - muito bonita.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor matheus em 08 Jun 2014, 13:29

Sinval Braga escreveu:Armando

Sim, eu vi sua planta. Pode cortar sem medo. Corte estacas de 10 cm, mas não rente ao tronco. Vc deve cortar rente ao tronco só quando for para eliminar o galho. Ai seria uma poda de formação. Em podas de formação, eu elimino tudo, deixando só os galhos que pretendo para dar forma a planta.

Nos galhos que vc cortar, vai sim nascer novas brotações. Fazendo pequenas podas vc vai pegando o jeito e perdendo o medo. Ai vc já passa para podas de raizes e qdo perceber vais estar um expert em Adeniun Obesus.

Veja algumas podas que fiz.
Abraços

Sinval, vc eh fera mesmo! Li as mensagens desse tópico e percebo que vc gosta de aprender e tentar. No início, não conseguiu fazer estacas, mas logo aprendeu e agora está fazendo estacas, podas, caudex, podas de raízes. Parabéns !(já tinha lido posts seus sobre compostagem e gostado muito) Acabei de comprar uma muda de Adenium (acabei dando para minha sogra pq ela achou linda demais. vou comprar outra pra mim ) e estou pesquisando sobre cultivo para "trabalhar" nela. Posta uma foto dessa Adenium pós poda que fiquei curioso. Ah, trabalho viajando e gostei dela por não ser necessário tanta rega, por acaso vc já testou ou sabe me informar quantos dias ela consegue ficar sem agoar?

Grato e parabéns mais uma vez
matheus
Usuário Jalapeño

Data de registro: 15 Abr 2011, 20:48

Mensagempor Angela Weber em 08 Jun 2014, 14:56

Outra paixao minha as Rosas do Deserto!
Muito informativo o tópico!
Parabéns!
Lindas fotos!!!!
Tenho 01 planta adulta e estou esperando a floracao, para depois fazer a poda de formacao.
Mas está demorando muito...pois está muito frio aqui.
Tenho mais 03 mudas pequenas de uns 8 cm que replantei e ao mesmo tempo fiz a primeira poda, usando tbm a canela.
A única coisa que eu cuido muito é a fase da lua para a poda, nunca faco na lua nova, pois a seiva se concentra mais no caule da planta.
E na minguante ela nao tem a brotacao desejada e fazendo podas repititivas nesta fase ela poderá morrer.
Ideal para a poda é a crescente, para brotacao rápida.
Abr.
Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.
Carl Gustav Jung

Diário:
viewtopic.php?t=18764
Angela Weber
Usuário Rocotó

Data de registro: 21 Mai 2014, 22:13

Mensagempor Sinval Braga em 08 Jun 2014, 19:35

Oi Matheus
Sumido cara. Gostei do "fera" (risos).
Mas as Rosas do Deserto são bem simples de se cuidar. A unica coisa que mata uma adeniun é água, portanto pode ficar sossegado que suas plantas vão estar bonitas qdo chegar de viagem. Eu rego as minhas de 3 em 3 dias (pouca rega), mas o tempo por aqui esta muito seco. Ja na epoca de chuva (qdo chove), eu chego a ficar mais de mes sem rega-las.

Estou tentando me "especializar" nas Rosas do Deserto. Tenho mudas feitas atraves de sementes e também estacas. Fiz inclusive alguns videos sobre esta planta. Da uma olhadinha qdo tiver tempo.

Abraços e boa semana pra ti.
Sinval

https://www.youtube.com/watch?v=sbFjGuWGRYw

Editando:- Alem deste tem outros videos sobre as adeniuns que fiz. Inclusive adubação.
Anexos
IMG_0335.JPG
Apos a poda, brotações ja desenvolvidas.
IMG_0419.JPG
Iniciando a floração. Hoje ja esta toda florida.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor matheus em 09 Jun 2014, 14:13

Sinval Braga escreveu:Oi Matheus
Sumido cara. Gostei do "fera" (risos).
Mas as Rosas do Deserto são bem simples de se cuidar. A unica coisa que mata uma adeniun é água, portanto pode ficar sossegado que suas plantas vão estar bonitas qdo chegar de viagem. Eu rego as minhas de 3 em 3 dias (pouca rega), mas o tempo por aqui esta muito seco. Ja na epoca de chuva (qdo chove), eu chego a ficar mais de mes sem rega-las.

Estou tentando me "especializar" nas Rosas do Deserto. Tenho mudas feitas atraves de sementes e também estacas. Fiz inclusive alguns videos sobre esta planta. Da uma olhadinha qdo tiver tempo.

Abraços e boa semana pra ti.
Sinval

https://www.youtube.com/watch?v=sbFjGuWGRYw

Editando:- Alem deste tem outros videos sobre as adeniuns que fiz. Inclusive adubação.

Dei uma olhada no vídeo e nos outros seus. Aproveitei e li sobre o biofertilizante tbm (estou organizando as informações para começar a plantar mesmo). Fiquei pensando será que se vc prender com um barbante no caule um pouco acima do solo não formaria um "caudex" falso com um tempo?
matheus
Usuário Jalapeño

Data de registro: 15 Abr 2011, 20:48

Mensagempor Sinval Braga em 09 Jun 2014, 17:54

Oi Matheus
Para engrossar o colo, so mesmo com podas drasticas. Mesmo assim, vc so vai engrossar as raizes. Estou com duas aqui, que ja estão com uma forma bem legal, depois posto fotos, e outras que estou preparando para enxerto.

Abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor PIPAPEPPER em 29 Mai 2016, 22:07

IMG_1112.JPG
IMG_1083.JPG
IMG_1068.JPG
IMG_1128.JPG
Adenium é uma planta que quando se começa a plantar é difícil parar
pimenta é meu remédio.............. sem ela eu morro !!!

https://www.facebook.com/profile.php?id=100005758306747
PIPAPEPPER
Usuário Cumari

Data de registro: 29 Set 2014, 22:23

Mensagempor PIPAPEPPER em 29 Mai 2016, 22:19

IMG_1122.JPG
IMG_1082.JPG
IMG_1089.JPG
IMG_1066.JPG
pimenta é meu remédio.............. sem ela eu morro !!!

https://www.facebook.com/profile.php?id=100005758306747
PIPAPEPPER
Usuário Cumari

Data de registro: 29 Set 2014, 22:23

Mensagempor Elizete Cavalcante em 01 Jun 2016, 21:10

Nossa Marcos, são lindas demais,
eu tbm quero ter uma :lol: ,

boa sorte,

bj e boa noite,

Zeth.
Elizete Cavalcante ("Não ligue pra inveja,porque enquanto voce estiver Feliz,ela vai existir")

visitem meu diário: viewtopic.php?f=7&t=10224
Elizete Cavalcante
Usuário 7 Pot

Data de registro: 30 Mar 2009, 14:15

Anterior

Retornar para Flores e outras plantas