Flor Branca sem Nome

Plantas ornamentais e outras plantas que não se encaixam nos fóruns acima.

Re: Flor Branca sem Nome

Mensagempor rilantopes em 11 Nov 2008, 21:50

Amiga Neyde
aqui tambem são hortencias a foto é que está com aquele nome de arquivo
pois aqui no Açores, temos hortencias por tudo que é sitio, á estradas com km com hortencias dos dois lados
quanto ás flores do trevo por estes lados nunca vi mas vou procurar.
por estes dias vou lhe enviar umas sementes de flores que vai gostar.
espero que esteja a passar melhor.
sempre ao dispor
meu diario:https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=6275&start=0
do alto da serrania um abraço de simpatia
CARLOS
rilantopes
Usuário Cumari

Data de registro: 25 Jun 2008, 20:37

Mensagempor neyde hidalgo em 11 Nov 2008, 22:09

Muito obrigada, amigo.
Moro numa cidade do interior do Estado de São Paulo onde a temperatura é alta praticamente o ano inteiro. Mas no sul do país, onde faz mais frio, as hortências também sâo muito lindas.
Por aqui cultivo algumas em vasos. Tenho uma rosa e uma azul clara. Andei louca atrás de uma azul mais escuro mas não consegui.
No mês passado fiz uma viagem e conheci a hortência branca que nem sabia existir. É muito linda!
Essa planta lembra muito minha mãe que a adorava. Em sua casa, que hojé é nossa, temos alguns exemplares dela tambem.
Fico muito feliz em saber que encontrei um outro simpatizante de flores no forum.
Obrigada por sua amizade, Carlos. Um beijo. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Mª do Carmo em 11 Dez 2008, 00:11

Cara Elda, que lindas flores, por favor não se esqueça de mim :lol: . Se puder me mandar sementes ficaria muito grata. Abraços.
Busque a paz e empenhe-se por ela. 1 Pedro 3:11
Mª do Carmo
Usuário Cumari

Data de registro: 12 Nov 2008, 20:43

Mensagempor fatima em 19 Mar 2009, 19:55

Bem sei que esta resposta peca por tardia, mas a primeira planta parece-me um Allium (mesmo género do alho). Talvez o Allium triquetum ou Allium neapolitanum.
Aliás, esmagando as folhas deve cheirar ligeiramente a alho.
fatima
Usuário Malagueta

Data de registro: 17 Mar 2009, 09:43

Mensagempor eldaeller em 30 Mar 2009, 11:30

Olá a todos e muito obrigada pelas dicas e pela ajuda!

Fátima, realmente, também penso que se trate de uma allium, é bolbosa sim, e extremamente invasiva. No entanto, as folhas não cheiram a alho, não...

A tal flor de trevo amarela, que parece uma rosinha, também é bolbosa, e também é uma "praga". No entanto, quando controladas, ficam lindas como plantas ornamentais.

Para quem quiser, a primavera agora vai em bom caminho aqui em Portugal, assim que as plantas derem flor/semente, vou tentar arranjar bulbos e sementes a quem conseguir. Os interessados, por favor, enviem MP com pedido e morada!

Obrigada!

P.S. Neyde, eu também gosto muito de hortênsias, no entanto, aqui em minha casa não há condições para elas, a única que tive, morreu... ;(
eldaeller
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Set 2007, 19:33

Mensagempor neyde hidalgo em 30 Mar 2009, 12:15

Elda, que bom falar com você novamente!
Estava com muitas saudades... Chamei-a algumas vezes no MSN, quando a via on-line mas nunca consegui falar com você.
Quais as novidades? Como foi o término do trabalho da faculdade?
E já está na casinha com um belo jardim?
Escreva-me, amiga. Beijos. Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor fatima em 30 Mar 2009, 12:50

eldaeller escreveu:

A tal flor de trevo amarela, que parece uma rosinha, também é bolbosa, e também é uma "praga". No entanto, quando controladas, ficam lindas como plantas ornamentais.

O "trevo" de flor amarela com pseudo-bolbos deve ser a Oxalis pre caprae. Cá na Madeira chamam-lhe azedas e foi introduzida realmente como flor ornamental.
Há a de corola simples:
Imagem

e a de corola dobrada, que penso que é a essa que se refere como lembrando uma rosinha:
Imagem

É realmente uma praga porque não só se propaga com uma facilidade incrível, como é muito difícil arrancar com pseudo-bolbos e bolbilhos.
fatima
Usuário Malagueta

Mensagempor neyde hidalgo em 30 Mar 2009, 13:10

Mas que coisa mais linda!!!!!!!!!
Amigas, quero uns bulbinhos ou sementes, por favor...
Tenho outras sementes para trocar, se quiserem. Beijos. Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor fatima em 30 Mar 2009, 17:25

:) Quer mesmo, Neyde? :geek:
Mande-me a morada que posso enviar-lhos. Eu fico aflita para livrar-me dessas plantas na horta e por muito que tente não consigo. São uma praga terrível.
A raiz enterra-se muito profundamente (por vezes 20 cm ou mais) e é a essa profundidade que se formam os bolbilhos. Além do mais o caule é bastante tenro e assim, por muito que arranquem, a raiz volta a produzir folhas e os bolbilhos ficam lá no fundo para produzirem novas plantas no ano seguinte. Garanto-lhe que é desesperante.

Tem de ter muito cuidado para que não se espalhem os bolbilhos que formam em cada ano e que podem variar de 0,5 a 2 cm. Por muito que se tente ter cuidado os menores vão misturados com a terra muito facilmente e infestam os locais aonde essa terra for parar. Por isso é considerada infestante e invasora.
Imagem

Veja mais informação em :

http://vivernocampo.blogspot.com/2007/0 ... rae-l.html

http://www1.ci.uc.pt/invasoras/files/24azedas.pdf
fatima
Usuário Malagueta

Mensagempor Mª do Carmo em 01 Abr 2009, 21:58

Olá Elda, como vai? Se puder me colocar entre os sortudos que receberão sementes ou bulbos de suas flores brancas ficarei grata. E não se preocupe com o nome, por aqui podemos chamá-la de flor-da-Elda.... :lol: :lol: Te mando MP. Beijos e boa semana!
Busque a paz e empenhe-se por ela. 1 Pedro 3:11
Mª do Carmo
Usuário Cumari

Data de registro: 12 Nov 2008, 20:43

Mensagempor dorensbach em 28 Set 2013, 08:42

eldaeller escreveu:Tenho essa flor no quintal dos meus pais desde o fim dos meus estudos no secundário. Ao ir e vir do liceu, passava sempre por uma alameda, que tinha lá plantada essa espécie, e lembro-me de na época da floração ter tirado uma mão-cheia (muito descuidadamente) de flores secas, e quando cheguei à casa, joguei-as todas no canteiro. Qual não foi a surpresa, meses depois, no começo do outono quando elas começaram a brotar, imensas, parecia uma invasão...

Resumindo: não sei qual é o nome da planta, só sei que é muito bonita, e que não dá trabalho nenhum... aliás, o único trabalho de dá é controlar o seu crescimento!!! Se alguém quiser sementes, quando for a época (ainda falta um bocado), eu posso enviar!

Oi Elda, ainda estas no fórum?
Fiquei curioso para saber quanto tempo as mudas geradas por sementes levam para produzirem flor.
Eu tenho uma planta parecida, a Estrela-de-belém (Ornithogalum arabicum). Eu plantei as sementes dela e estou curioso quanto ao tempo que levarão para florescer.

A planta que tenho é esta:
https://en.wikipedia.org/wiki/Ornithogalum_arabicum
Paulo Daniel
Imigrante / RS
http://www.dorensbach.com.br

Meu diário
dorensbach
Usuário Malagueta

Data de registro: 07 Set 2013, 14:20

Anterior

Retornar para Flores e outras plantas