Laranja e Acerola em Vaso

Este é o lugar correto para postar mensagens sobre frutas

Laranja e Acerola em Vaso

Mensagempor Valmir Oliveira em 19 Set 2016, 22:18

Boa noite!
Por favor, poderiam me orientar quanto ao plantio de uma acerola e uma laranjeira em vaso. Gostaria que me ajudassem a como montar meu vaso. Obs: Pretendo não usar nada quimico, tudo orgânico.
Valmir Oliveira
Usuário Cambuci

Data de registro: 01 Jan 2016, 11:32

Re: Laranja e Acerola em Vaso

Mensagempor Rosangela.B.Wolf em 19 Fev 2017, 17:15

Oi Valmir, tudo bem? Tenho várias frutíferas em vasos: Laranjeira, jabuticabeira, romã, cerejeira do Rio Grande, figo, amora, mirtilos, café, etc. E posso te dizer que com alguns cuidados vc terá grandes alegrias em sua casa! as instruções são meio longas, mas vamos lá!
- Primeiro passo é escolher o local onde ela vai ficar. Tem que ser um local ensolarado e arejado, com no mínimo 6h de luz solar por dia. Frutíferas precisam de muito sol para florescer e frutificar. algumas mais, outras menos, mas de modo geral todas precisam de sol.
- Escolha um vaso grande de cimento, em média de 50cm de altura que caiba aprox 100l de terra ou mais. quanto maior o vaso, melhor será a produção de sua árvore. Mesmo com a muda ainda pequena, opte por um vaso grande, pois transplantar uma árvore adulta não é lá muito fácil! Melhor colocar em local definitivo desde o começo. Evite vasos de cerâmica pois podem trincar com o tempo quando expostos a chuva e sol.
- Outra coisa muito importante, é a drenagem do vaso. Geralmente os vasos vem com apenas um furo embaixo, então use uma furadeira com broca de 10 para fazer furos na parte debaixo das laterais, pois se ocorrer uma obstrução, como as raízes crescerem ao ponto de tampar o furo do fundo, o vaso terá outros furos secundários para o escape da água. Daí vc coloca uma tela no fundo do vaso (essas telas finas de plástico vendidas em lojas de material para construção), a tela vai evitar que alguma pedra ou argila desça e obstrua os furos do vaso. Em seguida coloque argila expandida cobrindo toda a tela que está no fundo do vaso, e numa altura de uns 7 cm. Depois cubra a argila com areia de construção. a areia vai evitar que a terra escape pelos furos do vaso sujando todo o ambiente, além dela ser parte de um sistema de drenagem muito eficiente, usada não só em vasos, mas em filtros de tratamento de água. Bom, já com a drenagem do seu vaso montada, tela, argila expandida e areia, vc já pode começar a colocar a terra dentro dele!
Importante: Frutíferas precisam de solo sempre úmido, mas não encharcado, por isso é essencial regas regulares e uma boa drenagem no vaso.
Editado pela última vez por Rosangela.B.Wolf em 20 Fev 2017, 11:12, num total de 1 vezes
Na vida tudo o que se planta, se colhe... Plantemos boas sementes para que os melhores frutos sejam colhidos!
Rosangela.B.Wolf
Usuário Cambuci

Data de registro: 07 Fev 2017, 22:02

Mensagempor Rosangela.B.Wolf em 19 Fev 2017, 17:43

Continuando...
Misture num balde grande ou algum recipiente, terra vegetal adubada (30%), terra comum 40%, cascas de pinus, cinzas de madeira ou carvão vegetal (5%(, esterco de gado curtido (10%), areia de construção grossa lavada (15% - lave a areia numa peneira até a água sair transparente). Misture tudo muito bem e preencha o vaso até 2/3 dele. Outro produto que vc pode utilizar para ter uma boa mistura de terra, leve e com bom dreno, é adicionar substrato para floreira comprado em gardens. Eu uso muito o Florestrato. Bom, tudo pronto! Mas Se você puder esperar uma semana antes de plantar sua muda, será muito melhor para ela, pois os ingredientes do seu solo vão incorporar neste tempo.
Cubra a muda até a altura do torrão, vá colocando terra e de vez em quando coloque um pouco de água para a terra assentar/descer. não deixe a muda ficar muito baixa e nem muito acima da borda do vaso. - Se baseie pelo torrão da muda. Não cubra o caule da planta com terra, pois pode apodrecer com a umidade que vai ficar nele.
Preencha o vaso com terra até 3 dedos antes de chegar na borda, pois em dias de chuva intensa se encher muito, a terra pode transbordar e fazer uma sujeira danada!
Para dar um toque charmoso na sua muda recém plantada,cubra a terra com cascas de pinus! 
Dica: Não cultive outro tipo de planta no seus vasos de frutíferas para que não haja concorrência entre as espécies por água e nutrientes do solo. Além disso, vai atrapalhar quando vc precisar fazer uma poda de raízes. Assim que a copa de sua árvore chegar a ultrapassar a borda do vaso, já é hora de podar as raízes dela, caso contrário, ela não terá mais espaço para se desenvolver dentro do vaso onde ela está, consequentemente, ficará feia e deixará de dar frutos.
Mas vamos deixar este assunto é para um outro tópico! ;(
Tudo de bom e fique com Deus!

Na vida tudo o que se planta, se colhe... Plantemos boas sementes para que os melhores frutos sejam colhidos!
Rosangela.B.Wolf
Usuário Cambuci

Data de registro: 07 Fev 2017, 22:02

Mensagempor jcassio em 28 Mar 2017, 07:26

Valmir e Rosângela, bom dia!

A Rosângela fez um post bem bacana e detalhado, mas creio tenha esquecido de mencionar alguns detalhes, sobre os quais discorrerei agora. ;)

Entre a argila expandida e a areia, coloque a manta de bidim, de forma a criar um filtro do exato diâmetro do vaso. Se vc não a colocar, com o tempo a areia e a terra irão escoar por entre as bolinhas de argila e sair pelos furos. Também poderão compactar o fundo à medida em que aumenta o peso do vaso (crescimento da planta, água).

Já o vaso, sendo ele de cimento ou de cerâmica, é recomendável que vc o pinte, por dois motivos:
1- dificulta a penetração de água, que ao entrar nas pequenas fissuras do vaso pode ajudar a provocar rachaduras ou levar à formação de limo, condição que deixará teus vasos muito feios.
2- a pintura embelezará teus vasos e o ambiente e aumentará a durabilidade dos vasos. Pinte a parte interna, até o limite de um ou dois dedos abaixo da borda, com neutrol (duas demãos pelo menos). Use o neutrol também para pintar a parte de baixo do vaso, no seu exterior, até um ou dois dedos acima da "vira". Já o restante da parte externa, vc pode pintar de várias cores e formas. Eu costumo usar o verniz naval, que também é impermeabilizante. Provavelmente vc pecisará retorcar a pintura externa a cada 2 ou 3 anos.
3- não coloque o vaso diretamente no chão, a não ser que este já tenhas seus próprios pés que evitam que os furos do fundo sejam obstruídos quando em contato com o piso. Os furos na base lateral sugeridos pela Rosângela podem ajudar a manter o escoamento ativo, mas se forem muitos poderão comprometer a estrutura do vaso e levá-lo a rachar.

Quanto a poda de raízes, nem sempre a copa é o melhor indicador. Existem futíferas cujas raízes crescem bastante, sendo que a amoreira e a acerola estão entre as que assim crescem. Em média, vc deverá executar a poda de raízes a cada 2 anos, às vezes um pouco mais.

Como eu também cultivo minhas frutíferas em vasos (tenho mais de 100), senti a necessidade de criar uma ferramenta para me ajudar a calcular o tamanho adequado do vaso para cada frutífera e também forma de adubação etc. Acabei por compartilhar e revisar esta planilha algumas vezes, sendo que a última versão data de 2016. Você pode baixá-la no meu blog: https://frutasemvasos.wordpress.com/201 ... o-parte-3/

Espero que seja útil. Bom cultivo!! ;)
Visite meu blog - http://frutasemvasos.wordpress.com
Como calcular o volume e tamanho dos vasos? - https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=18701
jcassio
Usuário Rocotó

Data de registro: 22 Mar 2013, 12:05

Retornar para Frutas