Glue Bonnet (isolamento para produção de sementes puras)

Dicas coletadas entre as mensagens postadas nos outros fóruns

Glue Bonnet (isolamento para produção de sementes puras)

Mensagempor Luca em 21 Ago 2006, 11:33

por Cleômenes

A algum tempo, ouvi falar de modo muito vago, sobre uma técnica de isolamento de flores em que se usava uma cápsula de gelatina sobre o botão floral, para forçar a auto fecundação. Pesquisando na Net, infelizmente não achei nenhuma referência. Na época cheguei a perguntar sobre isso no fórum (ver: http://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?t=187 )
Como ninguém sabia nada a respeito, resolvi procurar um material alternativo, testando vários como geleca (brinquedo de crianças), esmalte de unhas, cera, resina copal, tintas diversas, etc, Sempre obtendo insucesso, pois os materiais testados se mostravam muito rígidos, muito moles, tóxicos ou agressivos aos botões, que definhavam e caiam, muitas vezes com queimaduras químicas.

O material ideal estava todo o tempo na minha frente e eu não enxergava: Cola tipo látex. A mesma cola conhecida como cola escolar ou cola branca. É vendida por diversos nomes comerciais: Cascolar, Cascorex, Tenaz, etc.

Essa cola tem a vantagem de ser atóxica, não possuir solventes químicos, ser relativamente elástica e transparente quando seca. Além do mais é barata e fácil de se encontrar no comércio, pois qualquer papelaria a vende.

Por falta de nome, denominei essa técnica de “Glue Bonnet”, por usar a cola para confeccionar um “boné” sobre os botões. A intenção é impedir que o botão floral abra, fazendo com que o pólen a entrar em contato com o estigma, seja o da própria flor, evitando-se assim a polinização cruzada quando se deseja sementes puras.

Vamos ao passo-a-passo.

O botão deve receber uma camada de cola quando está maduro, prestes a abrir. Reconhece-se esse momento porque ele apresenta-se inchado, com coloração leitosa.

Imagem

O ideal é que a aplicação seja feita apenas nas pétalas, evitando-se o cálice, mas não importa se uma pequena margem do mesmo se sujar de cola.

Imagem

Após a aplicação, deve-se esperar a cola secar, o que acontece entre 10 a 15 minutos.

Imagem

Depois de seca, a cola adquire a sua transparência característica. Observe que depois o botão infla na tentativa de abrir, pois a cola é elástica, mas as pétalas terminam por serem contidas.

Imagem

As pétalas agora começam a murchar e mudar de coloração. É um sinal de que ocorreu a polinização.

Imagem

O fruto formado começa a crescer e vai expulsando o "boné".

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fruto formado, livre do boné.

Imagem

E eis a parte expulsa. Observe que as pétalas continuam armadas pela cápsula de cola.

Imagem

Espero que essa técnica venha facilitar o trabalho de isolar flores e as sementes puras possam ser distribuídas com mais freqüência em nosso fórum.

Para fazer comentários sobre essa dica selecionada, poste aqui: http://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?t=614
Avatar de usuário
Luca
Administrador do Fórum
 
Mensagens: 2658
Data de registro: 03 Fev 2006, 16:02
Localização: Vantaa, Finlândia

Retornar para Dicas selecionadas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante