Transporte de Mudas

Dicas coletadas entre as mensagens postadas nos outros fóruns

Transporte de Mudas

Mensagempor Luca em 16 Jun 2006, 08:29

por Cleômenes

Devemos tomar alguns cuidados no transporte de mudinhas, principalmente quando se trata de longas distâncias. Evitar sacolejos, pancadas, ambientes muito quentes, ventos, traumatismos as partes da planta e principalmente a desidratação, devem ser as principais preocupações do responsável pelo transporte.

Pode-se dizer que é praticamente impossível evitar que a mudinha sofra durante o trajeto, mas utilizando-se embalagens adequadas consegue-se evitar ao máximo os traumas da viagem.

Eu confecciono em casa um recipiente bem simples e eficaz utilizando uma embalagem de refrigerante pet. Com ela pode se fazer uma espécie de terrário, criando um micro clima em volta da planta durante o transporte.

Siga os seguintes passos:

1- Corte a garrafa em três partes, conforme a figura 1. A parte do meio, que será eliminada, poderá variar de tamanho de acordo com o porte da mudinha. A parte inferior deverá ter +/- a altura do potinho em que a mesma está plantada.

2- A muda deverá ser irrigada em abundância, esperando-se que a água drene completamente. Em seguida introduza o copinho na parte inferior da garrafa, centralizando e preenchendo o espaço restante com plástico bolha ou bolinhas de isopor, de maneira que fique firme e imobilizado. (fig. 2)

3- O conjunto deverá ser protegido pela parte superior da garrafa, que é encaixada na parte inferior, formando como que uma garrafa menor (fig. 3).

Se o ambiente estiver muito frio, a garrafa deverá ser tampada. Se estiver quente, deverá seguir com a tampa aberta. Não se preocupe se formarem-se pequenas bolhas de água na face interna da mesma.

Se tiver dificuldades no encaixe entre as peças da garrafa, um pequeno corte feito no bordo da parte superior facilita o processo e fita adesiva em volta vai dar mais resistência ao conjunto.

Procure não coloca-la no compartimento de bagagens de ônibus ou mesmo automóveis, que são ambientes excessivamente quentes e abafados.

Na verdade, o ideal é levá-la no próprio colo, como deve fazer um pai dedicado e amoroso, He He.

Imagem
Avatar de usuário
Luca
Administrador do Fórum
 
Mensagens: 2658
Data de registro: 03 Fev 2006, 16:02
Localização: Vantaa, Finlândia

Retornar para Dicas selecionadas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante