Azeite e Botulismo

Este fórum serve para discussões relacionadas ao consumo de pimenta e seu efeitos na saúde

Azeite e Botulismo

Mensagempor Bartho em 14 Fev 2006, 22:36

Luca

Eu andei lendo alguns posts no orkut e vi que vc andou dizendo que a pimenta conservada no azeite pode criar bacterias tipo botulismo.

Se eu adicionar um pouco de vinagre nas minhas conservas, posso acabar com o possível problema?

Abraços.
Bartho
Usuário Fatalii

Data de registro: 03 Fev 2006, 18:49

Mensagempor Luca em 15 Fev 2006, 07:22

Botulismo ocorre muito raramente, mas o problema é que quando acontece, pode matar!

A solução é acidular as pimentas antes de colocá-las no óleo. É só colocar as pimentas submersas em vinagre por uma meia hora e depois deixar escorrer. (Tem gente que ferve elas no vinagre, mas eu acho que deve sair um fedor tão grande que eu não recomendaria!).

Depois de acidular as pimentas, esquente o óleo bem por alguns minutos (pra matar qualquer possível bacteria) e ferva os potes onde as pimentas serão colocadas. Isso é o suficiente, porém, depois de aberto o pote pela primeira vez, tem que usar em seguida, senão pode contaminar de novo.

Outro jeito de fazer é deixar um pouco de vinagre na mistura, pra manter a pimenta no ácido e evitar bacterias. O problema é que tem que deixar bastante vinagre na mistura, mais ou menos 1 terço, o que deixa um gosto muito forte de vinagre.

Estes sites têm bastante informações (em inglês):
http://www.g6csy.net/chile/canning.html
http://www.homecanning.com/usa/ALStepbyStep.asp?ST=6
http://www.fiery-foods.com/dave/safe_hotsauce.html

Nota: não me responsabilizo por essas informações! Eu costumo fazer como escrevi acima, mas não posso garantir que é 100% seguro! E não quero ver ninguém do nosso fórum ficando doente por causa das nossas queridas pimentas! Procurem mais informações na Internet e tenham cuidado!
Luca
Administrador do Fórum

Data de registro: 03 Fev 2006, 16:02

Mensagempor Bartho em 15 Fev 2006, 07:53

Veleu pela dica Mestre Luca.

Vou dar uma pesquisada na internet sobre o assunto, enquanto isso acho que vou fazer a receita simples que o Mário me passou (Pimenta e vinagre apenas, hehehe). Mais tarde , com mais calma tentarei fazer essa conserva que vc me passou, Valeu.
Fica algumas dúvidas Mestre Luca :)
Antes de preparar a conserva é necessário lavar as pimentas com água? Já me disseram pra passar alcool com papel toalha, pois a agua iria estragar as pimentas.
Será que posso congelar as pimentas que não for utilizar?
Ao ferver as pimentas no vinagre ou mesmo deixa-las de molho por algum tempo (acidular) não prejudica a conserva, uma vez que a ardência da pimenta pode ficar no vinagre?

Abraços. :D
Bartho
Usuário Fatalii

Mensagempor Luca em 15 Fev 2006, 08:32

Bartho escreveu:Antes de preparar a conserva é necessário lavar as pimentas com água? Já me disseram pra passar alcool com papel toalha, pois a agua iria estragar as pimentas.

Podes lavar as pimentas bastante com água que não estraga. Podes até usar um pouquinho de detergente (e depois enxaguar bem, é claro!) pra elas ficarem bem limpinhas. Eu só uso um pouquinho de detergente quando as compro no súper, pra tirar bem os resquícios de pesticidas e outras "coisas ruins" que podem estar contaminando as pimentas. As minhas eu sei que são limpinhas e puras, então só passo uma água pra tirar a poeira etc.

Bartho escreveu:Será que posso congelar as pimentas que não for utilizar?

Pode congelar. Ela perde um pouquinho do gosto e da consistência quando descongela (como tudo que é verdura e legume), mas se tu fores usar pra fazer molho ou algo parecido, não dá nem pra notar. Só se nota a diferença se for para comer em saladas ou purinha mesmo (meu método preferido de degustá-las!)

Bartho escreveu:Ao ferver as pimentas no vinagre ou mesmo deixa-las de molho por algum tempo (acidular) não prejudica a conserva, uma vez que a ardência da pimenta pode ficar no vinagre?

Não, elas não perdem a ardência nem no vinagre nem na água. Come uma pimenta bem forte e toma água pra tu veres como não adianta nada e continua queimando! Depois faz o mesmo teste, mas toma leite ao invés de água... daí a ardência diminui. Isso ocorre porque a capsaicina não é solúvel em água nem em vinagre, só em óleo. Exatamente por isso que pimenta no óleo é tão bom! Fica aquele gostinho e ardência no próprio óleo! Hmmmm!! Tá me dando fome! Hora de ir almoçar! hehehehe ;)

Abração!
Luca
Administrador do Fórum

Mensagempor Bartho em 19 Fev 2006, 12:38

Luca

A aguardente tem a mesma função do vinagre numa conserva(acidular)?

Essa é pra ser Habanero, hahaha :twisted:

Abraços
Bartho
Usuário Fatalii

Titicas!

Mensagempor Luca em 20 Fev 2006, 07:28

Heheheheh!

Dá-lhe Bartho Habanero! Acho que vou ter que criar mais níveis pra tu continuares postando bastante e tentando alcançar os niveis mais altos :) Titicas ou não, já alcançaste o nível máximo! Legal, continua assim, mantendo o fórum super-ativo! Só não vai inventar de me passar em número de mensagens, senão eu vou ter que começar a postar mais titicas também! :lol:

Quanto a cachaça, é vero. Álcool também é bom pra preservar as pimentas e tem gente que coloca habanero na vodka e deixa curtir por vários meses! Deve ser uma delícia! Acho que vou experimentar colocar umas pimentas na cachaça pra fazer uma canha apimentada! Deve ser uma delícia de beber purinha depois de pronta! :twisted: Agora, não sei qual a quantidade ideal que deve ser colocada na receita de molhos pra preservar... Se tu descobrires, me avisa! Deve ser bem melhor com canha do que com vinagre ;)

Abraços,
Luca.
Luca
Administrador do Fórum

azeite e botulismo

Mensagempor Aibi Jorge Torres em 21 Fev 2006, 14:40

Alo amigos.Ouvi de uma empresária do ramo que as pimentas conservadas em óleo,qualquer que seja, depois de um certo tempo (pelo que ela disse no máximo um ano), a capsaicina começa a reagir com o óleo e literalmente entram em decomposição, que com a ingestão, provocam os mais variados "desarrenjos". Acho que há muita verdade em tudo isso, e vocês, o que acham :?:
Aibi Jorge Torres
Usuário Cumari

Data de registro: 09 Fev 2006, 13:23

Mensagempor Luca em 21 Fev 2006, 15:07

É isso aí. Pelo que eu andei lendo, a bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo, é uma bacteria anaeróbica (que não precisa de oxigênio para fazer o metabolismo) pode aparecer até bem antes de um ano. Um mês já é o suficiente, e o pior é que não dá pra ver nem sentir o cheiro.

Por isso tem que acidular o molho, senão a bactéria começa a se desenvolver. E um ano é um baita tempo, eu não comeria um molho que já fez aniversário. A não ser que seja só pimenta conservada em vinagre puro, porque daí não desenvolve bactérias... Mas mesmo assim, é falta de profissionalismo deixar as pimentas "de banho" sem comê-las por mais de um ano! :P
Luca
Administrador do Fórum

Mensagempor Cleômenes em 24 Jun 2006, 05:16

É uma bactéria traiçoeira. A sua toxina é das mais poderosas. Mesmo com as bactérias mortas, a toxina residual no produto mata com muita facilidade...
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Mensagempor Bartho em 28 Jun 2006, 18:29

Hummmm
Então nem adianta colocar um pouco de vinagre a cada vez que for a mesa? Tipo pegar um pouco do molho em óleo e misturar ao vinagre para acidular e matar possíveis bactérias?
Abraços.
Bartho :wink:
Bartho
Usuário Fatalii

Mensagempor Cleômenes em 28 Jun 2006, 21:11

O que mata não é o ataque das bactérias ao organismo, mas sim as toxinas que são produzidas na conserva.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Mensagempor pollux em 30 Jun 2007, 10:00

Bom galera, o botuilismo é uma manifestação orgânica pela presença da toxina botulinica, produzida por uma bacteria anaeróbia (ou seja que não vive em presença de oxigênio) da mesma familia do bacilo do tetano...
Ambas toxinas são extremamente resistentes a processo quimicos e fisicos, ou seja, é praticamente impossivel desnatura-las. A unica coisa a ser feita são medidas preventivas. Felizmente casos de botulismo são extremamente raros no Brasil, exceto os auto-induzidos, o Botox que o diga.. rs
Saudações...
Eduardo
"A vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre."
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Data de registro: 20 Fev 2007, 16:37

Re: Azeite e Botulismo

Mensagempor Tiago Coyote em 23 Jun 2009, 17:44

Visto que o azeite fica com o ardor das pimentas, se eu quiser que o azeite fique bem ardido mesmo, se eu deixar bastante tempo e dps tirar as pimentas afim de prevenir do botulismo. Qual o tempo máximo vcs me recomendariam deixar as pimentas sem abrir a conserva pra nada? e se eu tirar as pimentas o ardor do azeite permanecerá? No caso, logo dps que eu retirasse as pimentas esse azeite ficaria livre do botulismo não?
o que vcs acham?
Grande Abraço a todos
Tiago Lisboa

Logo, Logo fotos da minha plantação!
Tiago Coyote
Usuário Cambuci

Data de registro: 23 Jun 2009, 14:12

Mensagempor neyde hidalgo em 23 Jun 2009, 18:33

Com a palavra o Doutor Eduardo...nosso Pollux...
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor zmachine em 27 Nov 2011, 20:16

então é melhor consumir a industrializadas, pois pelo visto é um hoby perigoso fazer em casa.

e outra o amigo disse que que se congelar fica fraca, pois aqui mesmo no forum dizem que se congelar fica mais forte (viewtopic.php?f=15&t=11089), como pode, que confusão.
zmachine
Usuário Cambuci

Data de registro: 02 Nov 2011, 13:19

Mensagempor Gilberto CS em 06 Dez 2011, 10:50

Sei lá, achie essa materia aqui também e fiquei com receio: A ligação entre o tempero caseiro de alho em óleo e Botulismo
Gilberto CS
Usuário Jalapeño

Data de registro: 04 Nov 2011, 10:13

Mensagempor Eduardo Melo em 06 Dez 2011, 13:30

Gilberto,

Boa tarde! Muito interessante a matéria, imagino que tudo que foi dito para o alho, valha para as pimentas também.

Um abraço,

Eduardo
"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)
Agora usando Mozilla Firefox...

Meu diário: viewtopic.php?f=7&t=15878
Eduardo Melo
Usuário Cumari

Data de registro: 07 Mai 2009, 20:29

Mensagempor alvarofsjr em 15 Dez 2011, 13:16

Olá pessoal.

Vocês sabem me dizer se guardar a pimenta em local escuro, ajuda alguma coisa em relação a bactérias?
Já vi várias receitas de ovos cozidos em conserva, que eles dizem para envolver a conserva por algum tempo com papel alumínio, para que não pegue luz. Eu sei que neste caso é com vinagre e não com azeite, mas vocês sabem se tem alguma relação?
Eu costumo guardar as minhas pimentas dentro do armário, para evitar a luz. Teria algum problema se eu guardasse elas em local bem iluminado?

Abraço.

Álvaro.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver no mundo" Mahatma Gandhi

Diário do Álvaro
alvarofsjr
Usuário Malagueta

Data de registro: 18 Nov 2011, 14:29

Mensagempor Leonardo Lima em 30 Nov 2012, 01:29

Oi Álvaro até onde eu sei, bactérias patogênicas ou não, não precisam de luz alguma para se reproduzir, na minha época da faculdade, fiz uma disciplina de microbiologia, as estufas onde as bactérias eram colocadas para "crescer" não era iluminada, elas precisam mesmo é de um meio nutritivo adequado, um pH ideal (veja o que nossos amigos comentaram sobre a acidificação do meio) e uma temperatura adequada, algumas precisam de oxigênio (aeróbicas) ou não (anaeróbicas) e ainda existem algumas que são aeróbicas facultativas (crescem com ou sem ar), seu intestino agora mesmo está cheio de bactérias e não há luz alguma lá. A luz só é importante para as cianobactérias as quais produzem seu próprio alimento (autótrofas) e realizam fotossíntese, podem contaminar a água com produtos do seu metabolismo (cianotoxinas), esses produtos podem ser neurotóxicos ou hepatotóxicos, as cianotoxinas também são estáveis, (como o Pollux disse a respeito da toxina botuliníca), e nem a fervura da água as desnatura. Elas podem estar presentes na água ou alimentos que são as formas de se intoxicar, mas acho que nunca uma cianobactéria sobreviveria dentro de uma conserva com pH ácido, a grande maioria é neutrocalina vivem apenas em pH 6 até 9, assim não vejo sentido em proteger conservas em vinagre da luz a fim de evitar algo ruim, espero ter ajudado me corrijam se eu disse algo errado.(Vai que descobriram uma cianobactéria nova que cresce em pH entre 2,6-2,8, que é o pH do vinagre branco) grande abraço.
Sejam bem vindos no meu Diário; viewtopic.php?f=7&t=17513

"A vantagem de brincar com fogo é aprender a não se queimar."
Oscar Wilde
Leonardo Lima
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Nov 2012, 12:16

Retornar para Saúde