Pimentas e Hemorróidas ... Mito ou verdade

Este fórum serve para discussões relacionadas ao consumo de pimenta e seu efeitos na saúde

Re: Pimentas e Hemorróidas ... Mito ou verdade

Mensagempor pollux em 15 Mar 2010, 07:22

Bom, vamos la de novo...
Em ciência, um fato só é verdadeiro quando testado em um grande número de pessoas e os resultados possam ser reproduzidos na maioria das vezes. Tendo como isso em base, a metodologia científica mais aceita atualmente é o estudo duplo cego, onde nem o examinador nem o examinado sabem o que tem na capsula, nunca vi um estudo assim com pimentas (Nem a favor, nem contra). Na época medieval reinava uma doutrina científica chamada de empirismo, onde as coisas eram analizadas sem base científica, apenas por observação dos fenômenos, por exemplo: Se dizia que roupas sujas criavam escorpiões e ratos. É o que vejo em relação às pimentas; Muita gente fala, e não sabe nada do que está falando, outras falam só para vender produto de "saúde", arrebanhando ainda mais pessoas que não sabem do que falam para a "causa".
Agora vamos aos fatos:
1) "Meu amigo tomou e melhorou": É a mesma estória que ouço no consultório todo santo dia. "Tem um amigo meu que fez isso, ele pode pegar aquilo?", a conversa é sempre em terceira pessoa, mas ignorando esse fato, vamos pensar no seguinte. Ja disse isso antes, mas vamos recaptular, a pessoa muda os hábitos, adota um dia-a-dia mais saudável e o produto milagroso é a pimenta.

2) A Doença hemorroidália é subdividida em 4 (quatro) Graus, a saber:
- Grau 1: Aumento do calibres do vaso do plexo hemorroidalico, sem herniamento do mesmo.
- Grau 2: Aumento dos calibre dos vasos com herniamento, porem o mesmo pode ser reduzido expontaneamente (Mais comum, e onde se atribuem as curas milagrosas).
- Grau 3: Idem ao grau 2 só que so é reduzida com manobras manuais.
- Grau 4: Idem Grau 3 porem com presença de necrose ou que não se consegue reduzir por manobras manuais.
Bom, no grau 1 a pessoa sente um certo desconforto, muitas vezes dor e as vezes sangramento, obviamente, determinados alimentos pioram o quadro de dor porque aumentam a coscistência das fezes, então a pessoa instintivamente para de come-los, óbviamente vai sentir uma melhora do quadro. Aí quem foi responsável pela "cura milagrosa"? A pimenta que ele estava engolindo em capsulas ou in natura.
No Grau 2, como o herniamento é reduzido expontaneamente, caímos no mesmo sistema do grau 1, "cura milagrosa".
Nos Graus 3 e 4 é que eu gostaria realmente de ver essa cura milagrosa, tendo em vista que a dor é lascinante, existe sangramento, necrose e infecção além de não ser possível mais a redução expontanea. Nesse ponto eu nunca vi alguem dizer que melhorou tomando pimenta, porque será?

3) Fulando melhorou da dor: Nesse ponto eu concordo, ja falei sobre isso antes, mas a que preço? Novamente volto ao exemplo do dia-a-dia do consultório. Um paciente uma vez, estava tratando de Talassemia, aos que não sabem é uma forma grave e hereditária de anemia, como não obtinha resultado por tratamentos convencionais apelou para os alternativos (Na minha concepção criminosos). "Receitaram" para ele "caninha de macaco", não sei dizer quais os nomes populares desta planta, mas posso lhes dizer que ela é rica em cianureto. O paciente ficou "ótimo" rosado, até parecia que estava bem, porém, ele voltou ao consultório porque começõu a sentir caibras e desânimo, resultado, ganhou uma bela transfusão sanguinea, passou 3 dias na UTI por intoxicação por cianureto e mais uns 7 dias com as mucosas roxas e urinando verde (Para os que não sabem o antídoto de cianureto e monóxido de carbono é Azul de metileno). Mais um exemplo do empirismo e curandeirismo que reina em nosso país.

4) "Estudos revelam": Essa eu adoro. Sempre pergunto, estudos de qual universidade, publicados em qual jornal médico, em qual ano, .... Nunca sabem responder. Entendam que uma coisa só é aceita em medicina depois de anos de estudo. Para exemplificar o FDA só autoriza um medicamento para TESTES em seres humanos depois de 05 anos de estudo in vitro + 05 anos de estudo em animais, mesmo assim são necessários mais 5 anos de testes em voluntários humanos para ser aceito como medicamento. Então é bem improvável que esses "estudos" sejam verdadeiros ou que tenham sido aprovados que dirá feitos, a internet é uma ferramenta poderosa, tanto de informação como de desinformação, as pessoas precisam aprender a filtrar o que leem. Pensem comigo, se tratar doenças fosse tão fácil não seria necessário gastar no mínimo 12 anos da vida de uma pessoa para ser médico, bastava perguntar para a tia da quitanda ou para a vóvó que se trata praticamente tudo, para os leigos, são 6 anos de faculdade + 6 anos de residência e estudar todo sagrado dia durante a vida inteira, esse é o caminho de um médico.

Eu podia ficar fando aqui o dia inteiro de casos como esse, mas é só para exemplificar o porque sou tão contra essas receitas milagrosas que aparecem aqui no fórum. Antes tinha um usuario aqui que pregava que pimenta era boa para tudo, inclusive para câncer. Um absurdo! Pois extimula as pessoas em situação de desespero a procurar "tratamentos" alternativos, que muitas vezes só pioram as coisas e isso quando não abreviam a vida da pessoa. Creio que devemos tomar muito cuidado com o que escrevemos aqui, pois para uma pessoa leiga, as coisas que são postadas aqui correspondem à verdade e, pelo que sempre vejo aqui, estão muito longe de sequer chegar perto disso.
Saudações...
Eduardo
"A vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre."
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Data de registro: 20 Fev 2007, 16:37

Mensagempor beer2beer em 15 Mar 2010, 09:09

Interessantíssimo esse tópico, vou acompanhá-lo.

Leonardo, fez o teste? Se sim, pode nos contar o resultado?

Abraço!
"A knife only becomes yours when it decides to taste your blood."
beer2beer
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Jan 2010, 16:03

Mensagempor AluisioCapua em 22 Mar 2010, 00:06

tem que tomar cuidado
AluisioCapua
Usuário Cumari

Data de registro: 07 Dez 2009, 22:43

Mensagempor silasramos em 15 Nov 2010, 11:41

Pessoal, não poderia deixar de participar deste debate.
Minha sogra (um amor de pessoa :devil: ) tinha este problema e eu como seu genro favorito recomendei para ela engolir como comprimido a pimenta cumari na hora das refeições o que ela fez sem exitar pois sou pimenteiro desde criança e ouvia falar sobre o assunto então recomendei a ela que fez.
Resultado:

Inicialmente agravou, porém como ela insistiu após aguns dias começou a sarar até que hoje ela não tem mais nada.
É fato verídico que inclusive ela indicou para uma amiga nossa que ia fazer cirurgia e acatou a receita que eu passei, para ela e não foi mais necessário cirurgia, ela cancelou, pois hoje ela está curada.
Tudo pela cumari, vai zangar com certeza porém após uns dias depois ela vai secando até não sentir mais nada.

Claro que depende do organismo de cada um mas eu como "bom cavaleiro" indiquei para um amigo a qual trabalhamos juntos e ele começou o "tratamento", começou a zangar porém disse para ele que era normal.Após uns dias ele disse que não senti mais nada, sarou.

Por isto recomendo aos meus amigos que declaram ter pois não é todo mundo que fala que tem né? rsrs

Espero ter ajudado porém a pimenta que recomendo é a cumari por ser pequena e pode ser digerida como comprimido, ou seja, engolindo ela nas refeições.
silasramos
Usuário Cambuci

Data de registro: 27 Fev 2010, 16:25

Mensagempor Ian em 15 Nov 2010, 12:41

Ficou claro que a pimenta "matou" as hemorróidas. :D
Ian
Usuário Cumari

Data de registro: 29 Nov 2009, 22:32

Mensagempor strada em 15 Nov 2010, 17:09

Até que a pimenta gera bom asuntos ;)
Veja só , quando uma pessoa tem problemas renais e os rins nao mais funcionam e é obrigado a hemodialise , tem de se controlar diversos indices e entre eles o potassio. Muitas vezes o potassio está elevadissimo e o cidadao corre serios riscos de morte.
aparece alguem leva ao curandeiro, pai de santo, centro espiritas e a receita basica é tome muita mas muita agua de coco.
morte na certa .
Por outro lado a ciencia sempre criticou o cha de quebra pedra e espantosamente apos descobrir o principio ativo até recomenda .
Mais um caso , aqui deu nematoides de monte na terra e nada vai para frente , engenheiros agronomos dizem só trocando a terra , acabou nao tem jeito . minha tia avo disse para kogar a agua da mandioca que mata tudo , ela sempre fazia isso de moça .
vejo uma reportagem que cientistas descobriram o principio ativo na mandioca que acaba com os nematoides .
fica dificil , mas quando bate o desespero vale tudo .
só devemos ir com calma e sempre tirar informaçoes de ambos os lados antes de decidir.
Já que estamos falando de hemorroidas e fugi totalmente do assunto , tem alguma novidade com relação a hipertensao ?
algum membro já fez algum teste ?
saiu vivo? :)
Strada
strada
Usuário Malagueta

Data de registro: 10 Nov 2010, 10:40

Mensagempor Alan Mesquita em 15 Nov 2010, 18:25

Seguinte galera:
Concordo em número, gênero e grau com o Eduardo(Pollux). As opiniões dele além de sensatíssimas, tem total embasamento científico e refletem por parte dele, uma preocupação real com os amigos daqui do fórum. Muitas vezes pra nós, é mais fácil e cômodo querer acreditar em uma solução mágica pros nossos problemas, principalmente de saúde. O que o Eduardo postou aqui é muito pertinente não só para o problema de hemorróidas mas pra tudo. Temos que nos cercar de ressalvas quando o objetivo é resguardar nossa saúde e não ficar acreditando em tudo o q se diz por aí. Não é descartar a cultura popular, mas utilizá-la em nosso favor. Então, se há indícios de eficácia de determinada coisa contra algum mal, devemos nos mobilizar e pressionar a quem de direito, para que se faça um estudo nesse sentido e não ficar cometendo Arakiri por conta da ingenuidade.
Valeu Eduardo! Fico grato pela tua preocupação conosco.
Abraço a todos.
"SE DEUS CRIOU AS PESSOAS PARA AMAR E AS COISAS PARA USAR, POR QUE AMAMOS AS COISAS E USAMOS AS PESSOAS? " Bob Marley

MEU DIÁRIO

ESTOU SEM TEMPO PARA RETIRAR SEMENTES, AGRADEÇO A COMPREENSÃO
Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 29 Set 2010, 12:13

Mensagempor pollux em 15 Nov 2010, 18:52

strada escreveu:Por outro lado a ciencia sempre criticou o cha de quebra pedra e espantosamente apos descobrir o principio ativo até recomenda .
Mais um caso , aqui deu nematoides de monte na terra e nada vai para frente , engenheiros agronomos dizem só trocando a terra , acabou nao tem jeito . minha tia avo disse para kogar a agua da mandioca que mata tudo , ela sempre fazia isso de moça .
vejo uma reportagem que cientistas descobriram o principio ativo na mandioca que acaba com os nematoides .

O principio ativo é bem conhecido strada... KCn (Cianureto de Potássio), altamente concentrado na seiva e nas folhas da mandioca...
Realmente mata tudo que estiver no solo e, com o passar dos dias, se decompõe por ação do sol...
Já que estamos falando de hemorroidas e fugi totalmente do assunto , tem alguma novidade com relação a hipertensao ?

O que tu estava querendo saber sobre HAS?
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor strada em 15 Nov 2010, 19:30

pollux
como a pimenta sendo vaso dilatadora , ajudaria .
No meu caso resumidamente ficando sem o remedio elimimou diversos efeitos colaterais indesejaveis . Foi determinado alguns dias para comprovar se era do remedio mesmo .
e sem o remedio de pressao , é outra coisa .
pior que comprovou e agora qualquer coisa que ajudar a manter estavel é valido
Como transplantado renal fico meio sem saida
com remedio dores musculares fortes , um dos colaterais e sem chances de fazer exercicios
apesar que gosto da pimenta doce e nao costumo a ardida .
De repente um pequenino teste ;)

desculpem embolar o topico , qualquer coisa abrimos outro , afinal nas pimentas foi falado da gastrite , hemorroidas e agora pressao arterial
Hemorroidas engolir a pimenta inteira pode no maximo como dizem "pimenta espana arruela"
agora pressao é fogo , tudo industrializado tem sal e acucar ou espatame
Strada
strada
Usuário Malagueta

Data de registro: 10 Nov 2010, 10:40

Mensagempor pollux em 15 Nov 2010, 20:09

strada escreveu:pollux
como a pimenta sendo vaso dilatadora , ajudaria .
No meu caso resumidamente ficando sem o remedio elimimou diversos efeitos colaterais indesejaveis . Foi determinado alguns dias para comprovar se era do remedio mesmo .
e sem o remedio de pressao , é outra coisa .
pior que comprovou e agora qualquer coisa que ajudar a manter estavel é valido
Como transplantado renal fico meio sem saida
com remedio dores musculares fortes , um dos colaterais e sem chances de fazer exercicios
apesar que gosto da pimenta doce e nao costumo a ardida .
De repente um pequenino teste ;)

desculpem embolar o topico , qualquer coisa abrimos outro , afinal nas pimentas foi falado da gastrite , hemorroidas e agora pressao arterial
Hemorroidas engolir a pimenta inteira pode no maximo como dizem "pimenta espana arruela"
agora pressao é fogo , tudo industrializado tem sal e acucar ou espatame
Strada

É, realmente é embaçado renal cronico e produtos industrializados, mas assim, a pimenta em si não, teoricamente, deveria lhe fazer mal... Como falei num ópico anterior ai, o problema é o q vai junto com a pimenta... Ai a coisa complica mesm.. na maioria dos molhos vai sal e açucar, que não seria a melhor coisa no seu caso...
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor Rita de Cássia em 20 Nov 2010, 20:21

SilasRamos :wasntme: Seu comentário sobre o efeito da pimenta para sinusite me deixou alegrinha,tenho um problema crônico,que o médico me indica cirurgia mas, tenho fugido desta.Gostaria de saber qual é esta pimenta e como tomá-la(isto?).Obtendo esta cura,ficarei felicíssima pois sofro muito com isto.Bjsx,Paz! Grata. :dance:
Rita de Cássia
Usuário Cambuci

Data de registro: 20 Nov 2010, 16:23

Mensagempor pollux em 20 Nov 2010, 23:32

Rita de Cássia escreveu:SilasRamos :wasntme: Seu comentário sobre o efeito da pimenta para sinusite me deixou alegrinha,tenho um problema crônico,que o médico me indica cirurgia mas, tenho fugido desta.Gostaria de saber qual é esta pimenta e como tomá-la(isto?).Obtendo esta cura,ficarei felicíssima pois sofro muito com isto.Bjsx,Paz! Grata. :dance:

Cirurgia p/ sinusite? Que me lembre por alto, a uma hora destas da madruga, correção cirurgica p/ sinusite só se a patologia de base fosse desvio de septo. Ai, lamento informar, mas pode cheira a pimenta q quizer que não vai resolver.. Fora q pimenta p/ sinutite é a mesma coisa que dar uma martelada no dedo p/ resolver uma unha encravada... rs
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Re: Aliviando as hemorróidas...

Mensagempor CARLOS CTBA em 21 Nov 2010, 10:58

Betto Eça escreveu:O relato que lhes faço não tem nenhuma base científica fundamentada, mas...
Tenho um companheiro de peladas que sofre, ou pelo menos sofria com hemorróidas, até que num domingo após nossa pelada ele comentou que não estava suportando mais de tantas dores. Foi quando um turco (que não costuma participar de nossa pelada nem das conversas) um cara reservado pra caramba, lhe ensinou a engolir (ATENÇÃO: ENGOLIR) uma pimenta malagueta madura com o talo cortado na sua base, deixando o “chapeuzinho” verde que liga o talo à pimenta. E que fossem por dez dias consecutivos sendo uma crescente até o quinto dia e depois uma decrescente, ou seja no primeiro dia engolir uma pimenta, no segundo duas, no terceiro três até que chegasse ao quinto dia com a ingestão de cinco pimentas, e então que fosse diminuindo, no sexto dia quatro, no sétimo dia três pimentas e assim até chegar o final.
O Carlos nos confessou que pensava que fosse uma brincadeira, mas quem estava sentindo as dores que ele sentia, toparia qualquer remédio... segundo ele passou completamente as dores, e quando ameaça a voltar (por causa da teimosia e mau hábito dele) ele volta a engolir as pimentas.

Não posso precisar a veracidade, mas o Carlos é uma pessoa séria e acredito que não inventaria só para compactuar com uma possível brincadeira do Ajib, o turco.

Espero ter ajudado.

Sem qualquer embasamento científico, posso afirmar que esse remédio funciona. Uma pessoa próxima sofreu com esse mal (hemorroidas) e adotou exatamente esta prática: engolir pimentas vermelhas (no caso, uma portuguesa, chamada piri-piri) e livrou-se do problema. Da mesma forma, como seu amigo Carlos, a pessoa que conheço é séria e não compactuaria com possível brincadeira de mau gosto.
Carlos CTBA.

"Nihil est sine ratione"
CARLOS CTBA
Usuário Jalapeño

Data de registro: 17 Nov 2010, 17:52

Mensagempor Betto Eça em 21 Nov 2010, 20:37

Mais uma vez o inexplicavel toma forma... :o

Obrigado pelo relato Carlão... :clap:
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

"ADOTE UM AVATAR, VAMOS DEIXAR O FORUM COM MAIS CALOR HUMANO" ;)
Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 23 Out 2007, 20:13

Mensagempor Marcelo Rizzo em 25 Nov 2010, 21:07

E aí pessoal !! Mito ou verdade !! Kd o Eduardo para nos contar ??

Abraços !!
Marcelo Rizzo
Marcelo Rizzo
Usuário Rocotó

Data de registro: 17 Nov 2010, 07:58

Mensagempor Rita de Cássia em 25 Nov 2010, 22:37

Boa noite pessoal,td na paz,espero(apesar do RJ).
POLLUX -É verdade,há um desvio de septo e na correção deste,meu médico disse que faria uma raspagem,é isto?Grata pela informação,apesar de preferir que houvesse alguma cura sem cirurgia,rs.
:* Bjsx e Paz,tenham tds uma Linda noite.
Rita de Cássia
Usuário Cambuci

Data de registro: 20 Nov 2010, 16:23

Mensagempor pollux em 26 Nov 2010, 06:47

Rita de Cássia escreveu:Boa noite pessoal,td na paz,espero(apesar do RJ).
POLLUX -É verdade,há um desvio de septo e na correção deste,meu médico disse que faria uma raspagem,é isto?Grata pela informação,apesar de preferir que houvesse alguma cura sem cirurgia,rs.
:* Bjsx e Paz,tenham tds uma Linda noite.

Rita, o esvio de septo é um problea estrutural do seu nariz... Não existe um tratamento definitivo além do cirurgico...
Depois vejo se acho alguma ilustração disso... agora to no trabalho e, pelo iphone, é complicado achar imagens...
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor Clarita em 06 Abr 2011, 12:56

Pimentas são uma grande fonte de vitamina C e bioflavonóides, que ajudam a promover a formação de colágeno e de elastina. O colágeno fortalece os vasos enquanto que a elastina lhes fornece flexibilidade. Um nível suficiente dos dois ajuda a impedir que os vasos desenvolvam varizes.

A medicina alopática contemporânea não pode avaliar corretamente o papel das ervas no tratamento de várias enfermidades por que está basicamente preocupada com o princípio ativo nelas contido, ignorando por completo o valor fundamental da sinergia entre os inúmeros componentes de uma erva. Todas as drogas químicas atuais se desenvolveram a partir do isolamento do principio ativo contidos nas ervas, e é por isso que tantos problemas acontecem com o consumo de remédios alopáticos. A terapêutica alopática dirige-se fundamentalmente à cura de sintomas, enquanto que a terapêutica fitoterápica séria e instruída (rara, porém em existência sim) se dirige às causas. Se, ainda hoje há ervas que não foram classificadas inteiramente porque os seus constituintes ainda não foram descobertos, imaginem então o pouco conhecimento real que há com relação à sinergia desses mesmos contituintes e o processo que torna a sua interação tão eficaz na cura de tantas enfermidades.

A pimenta é sim vasodilatadora e também afina o sangue (entre outras inúmeras propriedades em sinergia), mas como explicar que através da história ela veio sendo utilizada com enorme sucesso para estancar sangramentos??? A razão para isso é que a sinergia da pimenta faz com que ela reaja com o corpo físico para equalizar a pressão arterial o que significa que uma pressão extra não vai se concentrar na área afetada como geralmente acontece. O sangue se coagula rapidamente quando a pressão é equalizada.
""Há duas formas de se estar enganado: uma é acreditar no que não é verdade. A outra é se negar a acreditar no que é verdade."
Soren Kierkegaard - Filósofo e teólogo dinamarquês.
Clarita
Usuário Jalapeño

Data de registro: 05 Abr 2011, 10:49

Mensagempor CARLOS CTBA em 24 Abr 2011, 22:08

Prenúncios de um embate interessante entre linhas de pensamento completamente divergentes... Pollux representando o cientificismo ortodoxo e Clarita personificando concepções heterodoxas (mas não menos interessantes - já mostra a que veio, citando Kierkegaard!)... Quero acompanhar essa discussão!!! Só para "apimentar" (verbo sugestivo para este fórum), vamos lá: Clarita, as suas afirmações podem ser demonstradas com rigor experimental? Pollux, como podemos desconsiderar tantos testemunhos da eficácia curativa das pimentas? ai ai ai esse fórum cada dia melhor... pena não ter tanto tempo para acompanhá-lo! Abraço a todos!
Carlos CTBA.

"Nihil est sine ratione"
CARLOS CTBA
Usuário Jalapeño

Data de registro: 17 Nov 2010, 17:52

Mensagempor Clarita em 25 Abr 2011, 07:35

Carlos....obrigada pelo seu interesse! Fantástico, pois o que vc diz foi exatamente o que me pareceu ser o nosso diálogo nesse tema.

Porém, nem sei como vc conseguiu postar aqui, pois esse forum tinha sido fechado pelos moderadores por o acharem ofensivo...e, na realidade, fui sim ofendida e me defendi! Houve várias outras mensagens (nas quais inclusive forneço as provas pedidas) que foram deletadas. Porém compreendo a preocupação deles e, infelizmente, não vou mais discordar do Pollux nesses fóruns, a não ser que julgue que muitas pessoas possam ser prejudicadas.

Abraço,
Clarita
""Há duas formas de se estar enganado: uma é acreditar no que não é verdade. A outra é se negar a acreditar no que é verdade."
Soren Kierkegaard - Filósofo e teólogo dinamarquês.
Clarita
Usuário Jalapeño

Data de registro: 05 Abr 2011, 10:49

AnteriorPróximo

Retornar para Saúde