Pimentas e Hemorróidas ... Mito ou verdade

Este fórum serve para discussões relacionadas ao consumo de pimenta e seu efeitos na saúde

Pimentas e Hemorróidas ... Mito ou verdade

Mensagempor Deivid em 24 Dez 2007, 16:01

Alguém conhece a relação popular que ouvimos sobre o consumo de pimentas e o agravamento dos problemas com hemorróidas...

Abraços
Conheça SANTA e bela CATARINA!!! Aposto que você vai se apaixonar.

Para encomendar a sua camiseta do fórum, click aqui ( http://www.pimentas.org/forum/viewtopic ... 0642#70642 ).
Deivid
Usuário Murupi

Data de registro: 17 Dez 2007, 20:44

Deivid

Mensagempor Mariachi em 26 Dez 2007, 13:46

A pimenta não causa problemas de hemorróidas mas pode agravá-lo se já for existente em maior ou menor escala dependendo do estágio em que se encontra o paciente.
Vou responder à sua pergunta usando como base as explicações dadas pelo Dr. Márcio Bontempo, que publicou recentemente o livro Pimenta e Seus Benefícios para a Saúde, de leitura extremamente recomendada para quem quiser saber mais sobre o tema.
Nos informa o Dr. Bontempo que "no caso de hemorróidas, também se deve evitar o uso da pimenta, mas apenas em casos muito intensos, pois pode haver mais irritação do endotélio (e não dilatação das veias). Há tratamentos externos para lavagem do reto com pimenta diluída para as crises de hemorróidas. De modo geral, por precaução, recomenda-se que indivíduos com problemas no trato gastrointestinal (gastrite, úlcera, hemorróidas e outros) evitem a ingestão, uma vez que a capsaicina em excesso funciona como um agente agressor das mucosas" Usada moderadamente é um ótimo tônico cardíaco, circulatório e anti-reumático. A pimenta também é um ótimo cicatrizante e antiinflamatório e estão sendo desenvolvidas pesquisas para utilizá-la como anestésico, principalmente em tratamentos dentários.
Mariachi
"A sabedoria não é um produto da escolaridade, mas da tentativa ao longo de uma vida para obtê-la." Albert Einstein
Mariachi
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Out 2007, 10:05

Aliviando as hemorróidas...

Mensagempor Betto Eça em 07 Fev 2008, 17:24

O relato que lhes faço não tem nenhuma base científica fundamentada, mas...
Tenho um companheiro de peladas que sofre, ou pelo menos sofria com hemorróidas, até que num domingo após nossa pelada ele comentou que não estava suportando mais de tantas dores. Foi quando um turco (que não costuma participar de nossa pelada nem das conversas) um cara reservado pra caramba, lhe ensinou a engolir (ATENÇÃO: ENGOLIR) uma pimenta malagueta madura com o talo cortado na sua base, deixando o “chapeuzinho” verde que liga o talo à pimenta. E que fossem por dez dias consecutivos sendo uma crescente até o quinto dia e depois uma decrescente, ou seja no primeiro dia engolir uma pimenta, no segundo duas, no terceiro três até que chegasse ao quinto dia com a ingestão de cinco pimentas, e então que fosse diminuindo, no sexto dia quatro, no sétimo dia três pimentas e assim até chegar o final.
O Carlos nos confessou que pensava que fosse uma brincadeira, mas quem estava sentindo as dores que ele sentia, toparia qualquer remédio... segundo ele passou completamente as dores, e quando ameaça a voltar (por causa da teimosia e mau hábito dele) ele volta a engolir as pimentas.

Não posso precisar a veracidade, mas o Carlos é uma pessoa séria e acredito que não inventaria só para compactuar com uma possível brincadeira do Ajib, o turco.

Espero ter ajudado.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

"ADOTE UM AVATAR, VAMOS DEIXAR O FORUM COM MAIS CALOR HUMANO" ;)
Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 23 Out 2007, 20:13

Betto Eça

Mensagempor Mariachi em 07 Fev 2008, 18:00

Nesse livro que mencionei, do Dr. Márcio Bontempo, existe justamente uma recomendação desse tipo, de ingerir pimentas como se fossem cápsulas.
Abs.
Mariachi
"A sabedoria não é um produto da escolaridade, mas da tentativa ao longo de uma vida para obtê-la." Albert Einstein
Mariachi
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Out 2007, 10:05

Re: Pimentas e Hemorróidas ... Mito ou verdade

Mensagempor gamajunior em 18 Jun 2009, 09:20

Será que essa "série" serve também para emagrecer?
gamajunior
Usuário Malagueta

Data de registro: 09 Jun 2009, 15:40

Mensagempor pollux em 02 Jul 2009, 11:12

Mariachi, so completando o seu post....
A capsaicina, como todo vasodilatador, previne o infarto e o AVC...
Saudações...
Eduardo
"A vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre."
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Data de registro: 20 Fev 2007, 16:37

Mensagempor hugo_clock em 30 Ago 2009, 03:01

..e um assunto mto delicado alkdjaksjdlkas j..!!
hugo_clock
Usuário Jalapeño

Data de registro: 26 Ago 2009, 00:03

Mensagempor Noboru em 01 Set 2009, 21:02

Betto,
Eu tinha um tio, já falecido, que usave esta mesma técnica da progressão, mas com pimentas cumari. Sempre achei que fosse algum credo popular, do tipo "simpatia", mas segundo ele funcionava muito bem, e era usada sempre que ocorriam crises.
A pouco tempo atrás li que a capsaicina, por atuar como vasodilatador, principalmente na circulação periférica, poderia de fato auxiliar na melhora das crises de hemorróida.

[]s
Noboru
Ajude a manter o fórum operando, veja como no seguinte tópico:
viewtopic.php?f=24&t=1019
Noboru
Usuário Rocotó

Data de registro: 05 Set 2008, 21:53

Mensagempor pollux em 02 Set 2009, 10:48

Noboru escreveu:Betto,
Eu tinha um tio, já falecido, que usave esta mesma técnica da progressão, mas com pimentas cumari. Sempre achei que fosse algum credo popular, do tipo "simpatia", mas segundo ele funcionava muito bem, e era usada sempre que ocorriam crises.
A pouco tempo atrás li que a capsaicina, por atuar como vasodilatador, principalmente na circulação periférica, poderia de fato auxiliar na melhora das crises de hemorróida.

[]s
Noboru

Na realidade os vasodilatadores pioram as crises de hemorróida por dilatarem ainda mais as veias do plexo hemorroidálico. Hipoteticamente falando, se vc tem uma hemorroida de grau 1 pode passar a grau 2 ou 3 so pelo uso de vasodilatadores.
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor Betto Eça em 02 Set 2009, 13:57

Noboru escreveu:Betto,
Eu tinha um tio...

[]s
Noboru

Interessante que 4 amigos fizeram uso desta maneira e me relararam que realmente funciona. :wasntme:
Martin Luther King

Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Mensagempor pollux em 02 Set 2009, 14:45

É o que estava comentando em um post atras Beto, a pessoa muda seus habitos de vida, muda a dieta, adquire habitos mais saudáveis e a responsavel pelo milagre é a pimenta...
Não necessariamente, isso é uma cultura medieval que perdura ate hoje no nosso Brasil véio de guerra... Empirismo...
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor Noboru em 02 Set 2009, 21:12

pollux,
Seu comentário é sensato, e merece toda credibilidade. O site onde li sobre o efeito vasolilatador(1) também tinha citações sobre outras ervas supostamente milagrosas, que podem até oferecer um efeito terapeutico interessante, mas com uma utilização essencialmente empírica. De fato, é uma prática arraigada na nossa cultura, mas que infelizmente é nutrida pela dificuldade de acesso de muitos ao sistema formal de saúde, e com isso dá espaço aos produtores de pós e pomadas caseiras. :lol:

(1) Sem querer justificar, o site dizia que "por melhorar a vascularização, e ter um efeito antiinflamatório, a capsaicína acabava por fazer a hemorróida regredir", como se vê, para um leigo parece ser um bom papo.

Por outro lado, se você quiser, te indico um fornecedor de garrafada que cura mau olhado, cobreiro, fimose, e de quebra te imuniza contra o H1N1 :rofl: :rofl:

Desculpe a brincadeira, um abraço
Noboru
Noboru
Usuário Rocotó

Mensagempor pollux em 03 Set 2009, 11:58

Pow me passa o end do curandeiro..
rs
To ha 10 dias afastado do trabalho por pneumonia... kkkkkkkkkkkkkkk

Mas falando sério agora....
Realmente a capsaicina como anti-inflamatorio ou analgesico faz ate um sentido teórico, mas na pratica fica meio sem sentido, vou te explicar: Nós temos um mecanismo de defesa primario e bem primitivo, chama-se Mecanismo de luta ou fuga, nele o organismo humano libera adrenalina e endorfinas p/ se defender de uma agressão que no nosso caso aqui, pimenta.
Os efeitos da adrenalina, não podem ser sentidos neste caso, porque a agressão é pequena mas incluem: Midríase (dilatação das pupilas), taquicardia (aumento do ritmo cardíaco), taquipnéia (aumento do ritmo respiratorio), estimulo à quebra do glicogênio, vasodilatação periférica e vasoconstricção central, etc... Deixei o ultimo item em negrito pq gera discussão na medicina ate hoje, em teoria o plexo hemorroidalico faz parte do sistema vascular central, porém (em medicina sempre tem esse porem) ele reage como uma veia do sistema vascular periférico, nesse caso, dilatando ao entrar em contato com a pimenta. Em resumo a adrenalina te prepara p/ lutar ou p/ fugir, gerando um aporte maior de sangue nos musculos, uma maior oferta de energia, dilatando suas pupilas p/ que voce possa "enxergar melhor".
Ja as endorfinas produzem os efeitos de prazer no corpo humano, agora o pessoal ja sacou pq algumas pessoas (como nós) são viciadas em pimenta. Nesse caso, o corpo esta se preparando p/ reduzir a sua dor.
Usando esse modelo como base, podemos dizer que a capsaicina iria melhorar a irrigação sanguínea numa determinada área, melhorando tambem a chegada de leucócitos e consequentemente agindo como uma substância anti-inflamatória. Por outro lado, ao estimular a liberação de endorfinas iria agira como um analgésico fitoterápico. Ate esse ponto perfeito, porem, em 1500 isso poderia ser uma ótima opção no Brasil (se bem que o alcool como analgesico é muito mais eficiente), mas em pleno seculo 20 isso não é mais necessário ou eficiente. Bom, visão científica da coisa, agora vamos à visão social, Nosso país é infelizmente dominado pela "Lei de Jerson" e isso inclui os políticos. Com o caos em que vivemos, desvios de verba, etc... A saúde brasileira é (P/ ser educado) uma zona gerando um serviço ineficiente e moroso, nossos salários que nem merecem comentários geram uma barreira ao acesso de medicamentos melhores. Nosso sistema educacional é falido ha muito tempo, e gera aquela regra basica: Povo ignorante, escolhas erradas e facil de pastorear (Os politicos adoram isso), com essa educação precaria, o brasileiro acaba por acreditar em crendices e curandeiros.
Como da pra ver, é um assunto polemico e meio complicado, mas com o tempo, da p/ gente discutir o assunto e ir aprendendo aos poucos... he he he...
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor Noboru em 08 Set 2009, 19:10

Pollux,
O seu texto foi claro o suficiente para entendermos o processo, e também para entendermos que a complexidade é maior que um simples jogo de palavras. Muito obrigado.
Quanto ao enfoque social, bem... esse problema nós vivenciamos diariamente, e seus efeitos são devastadores. A prioridade para a educação é á única saída que temos.

E a pneumonia, regrediu? Saiba que, para pneumonia, nada melhor que chá de guaco, adoçado com mel, e uma dose de conhaque de alcatrão, é um santo remédio, segundo alguns, é melhor que antibiótico de farmácia. :lol: :lol:
Se não melhorar, pelo menos você tomou umas e outras (tem gente que torce pela recidiva só para encher a cara sem sentimento de culpa)
[]s
N
Noboru
Usuário Rocotó

Mensagempor Leonardo Correia em 04 Nov 2009, 22:13

Vou reviver esse topico pois acho ele muito interessante, eu tenho problemas de hemorroidas e é muito ruim. Dependendo da crise, não consigo nem andar, fico acamado. O tratamento geralmente é feito com 2 injeções de Voltarem + aplicação de uma pomada no reto por um periodo de 7 dias. Digo logo que nada disso é muito agradavel, mas é o jeito. :D :D As vezes tenho que ir ao procto, ai as coisas só pioram..... :lol: :lol: :lol:

Por gostar muito de pimenta, e meus amigos saberem do meu problema, todos me condenam por comer tanta pimenta, mas acredito que elas nunca agiram para tal. Sempre que tenho uma crise de hemorroidas é quando bebo muita cerveja, tipo no carnaval, uns 5 dias direto. E por incrivel que pareça, sempre nesse periodo anterior a crise, não faço uso de pimenta.

Por isso, acredito que essa questão de mito ou verdade, acho meio complexa e que cada corpo responde de uma forma diferente, não sendo o uso da pimenta um fator implicito para tais crises. Se para alguns é veneno, para mim pode ser remédio.

Mas essa da malagueta irei testar. Espero que demore a ter uma crise, mas se vier, irei testar essa receita.

Abraços
Leonardo Correia
Usuário Jalapeño

Data de registro: 02 Nov 2009, 11:21

Mensagempor Betto Eça em 05 Nov 2009, 08:20

Leonardo, seria muito interessante voce postar aqui o resultado do dito teste.
Abração.
Martin Luther King

Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Mensagempor Leonardo Correia em 05 Nov 2009, 08:57

OI Beto,

Espero que demore para esse teste acontecer, mas se vier...... Pode deixar que postarei :D :D :D
Leonardo Correia
Usuário Jalapeño

Data de registro: 02 Nov 2009, 11:21

Mensagempor dudemarch em 05 Nov 2009, 10:17

bom, entao decha eu dar meu pitco....
tinha um tio, ja falecido, que quando era pequeno ja tinha hemorroidas, ensinaram pra minha avó da rum amlagueta madura inteira in natura, depois do almosso.
nao sei por quanto tempo ela fez isso, mas ao q minha mae sempre conta, a danada desapareceu. e olha q o bicho depois de velho virou mó pe de cana ehhehe vivia bebendo nos finais de semana (mal de familia) as festas do meu avo duravam o fim de semana inteiro, regado a chopp churasco e baralho ou domino hehehehe
Eduardo Demarch Junior - Curitiba pr
viewtopic.php?f=7&t=17511
dudemarch
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Abr 2009, 15:11

Mensagempor Sgt Pepper em 11 Nov 2009, 02:30

Leonardo Correia escreveu:Vou reviver esse topico pois acho ele muito interessante, eu tenho problemas de hemorroidas e é muito ruim. Dependendo da crise, não consigo nem andar, fico acamado. O tratamento geralmente é feito com 2 injeções de Voltarem + aplicação de uma pomada no reto por um periodo de 7 dias. Digo logo que nada disso é muito agradavel, mas é o jeito. :D :D As vezes tenho que ir ao procto, ai as coisas só pioram..... :lol: :lol: :lol:

Por gostar muito de pimenta, e meus amigos saberem do meu problema, todos me condenam por comer tanta pimenta, mas acredito que elas nunca agiram para tal. Sempre que tenho uma crise de hemorroidas é quando bebo muita cerveja, tipo no carnaval, uns 5 dias direto. E por incrivel que pareça, sempre nesse periodo anterior a crise, não faço uso de pimenta.

Por isso, acredito que essa questão de mito ou verdade, acho meio complexa e que cada corpo responde de uma forma diferente, não sendo o uso da pimenta um fator implicito para tais crises. Se para alguns é veneno, para mim pode ser remédio.

Mas essa da malagueta irei testar. Espero que demore a ter uma crise, mas se vier, irei testar essa receita.

Abraços

Leonardo, usa babosa tópica. Aloe Vera. Depois conta aí se melhorou um pouco ou passou em poucas horas... antes= :sweat: depois= :D
O tempo é o senhor da razão...
Sgt Pepper
Usuário Cambuci

Data de registro: 23 Out 2009, 01:13

Mensagempor silasramos em 14 Mar 2010, 20:07

Com certeza não é mito, aqui em meu bairro tenho 3 casos confirmados de cura pela pimenta, no caso o que recomendei para minha "sogra", cunhado e uma amiga foi a Cumari.
Minha sogra em poucos dias disse que parou a dor e em algumas semanas ele disse-me que não tinha mais nada.
Meu cunhado alem da hemorróida ele tinha sinusite a muito tempo e após consumir as cumarí como "capsula" não sente mais nada e nunca mais a sinusite atacou.
Agora este caso é mais grave, de uma amiga que estava de cirurgia marcada e minha sogra passou a "receita para ela" que começou a "engolir" as pimentas e como minha sogra não teve mais contato, um tempo depois ela perguntou se ela tinha operado e para minha surpresa, ela cancelou a cirurgia e não tem mais nada.

Não é história da carochinha, é fato e tenho provas, "laudos médicos" de quando eles tinham estes problemas.

Este um dos motivos para eu tanto gostar das "minhas" pimentas.
silasramos
Usuário Cambuci

Data de registro: 27 Fev 2010, 16:25

Próximo

Retornar para Saúde