Pimentas para crianças, qual a idade ideal?

Este fórum serve para discussões relacionadas ao consumo de pimenta e seu efeitos na saúde

Pimentas para crianças, qual a idade ideal?

Mensagempor Lidiane Scandelai em 17 Jan 2014, 00:03

Saudações... Sou nova por aqui e estou adorando tudo isso, ótimo conteúdo! Aqui em casa eu e meu esposo amamos pimentas, e temos um bebe de 18 meses, e sempre fazemos a comida dele separada por causa da pimenta. Quando posso começar a dar para ele? Como posso começar a introduzir a pimenta na alimentação dele? Obrigada!!
Lidiane
Lidiane Scandelai
Usuário Cambuci

Data de registro: 22 Nov 2013, 13:05

Re: Pimentas para crianças, qual a idade ideal?

Mensagempor Mário em 17 Jan 2014, 03:38

Olá, Lidiane.

Talvez seria interessante vc iniciar com aquela que não tem ardência, tipo a biquinho.
Entretanto, falar qdo deve-se iniciar a ingestão de pimentas por uma criança é mto difícil, até pq depende do gosto e aceitação dela né?

É assunto que eu não me atrevo a fazer mtas afirmações! ;)

Forte abraço!
Mário
Usuário Murupi

Data de registro: 16 Jan 2012, 23:26

Mensagempor neyde hidalgo em 17 Jan 2014, 23:25

Amiga, complete seus dados na sua inscrição para q possamos conversar mais. Mas seu post me fez lembrar de um sobrinho meu (porque casou-se com minha sobrinha). Ele é mexicano e diz q em sua Terra, passam pimenta na chupeta do nenê...beijos. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Custódio em 18 Jan 2014, 16:00

Você não deve basear a alimentação de seu filho por conselhos de um Fórum. Muitos fatores devem ser levados em conta, consulte um pediatra para saber a hora em que pode ser iniciado o uso de determinados alimentos e/ou temperos.

Custódio
Custódio
Usuário Cumari

Data de registro: 19 Nov 2011, 12:39

Mensagempor Lidiane Scandelai em 19 Jan 2014, 15:25

neyde hidalgo escreveu:Amiga, complete seus dados na sua inscrição para q possamos conversar mais. Mas seu post me fez lembrar de um sobrinho meu (porque casou-se com minha sobrinha). Ele é mexicano e diz q em sua Terra, passam pimenta na chupeta do nenê...beijos. Neyde

Ola Neyde, vou completar agora...
cada lugar com seus costumes não é mesmo, adorei!! beijos!!
Lidiane
Lidiane Scandelai
Usuário Cambuci

Mensagempor Lidiane Scandelai em 19 Jan 2014, 15:31

Custódio escreveu:Você não deve basear a alimentação de seu filho por conselhos de um Fórum. Muitos fatores devem ser levados em conta, consulte um pediatra para saber a hora em que pode ser iniciado o uso de determinados alimentos e/ou temperos.

Custódio

Ola Custodio, boa tarde! Fiz a pergunta pensando que aqui no fórum poderia ter alguém instruído a ponto de me esclarecer essa duvida, ou quem sabe, alguma mãe e pai que teve alguma experiência com seus filhos para dividir comigo, essa troca de informações acho válida! Abraço!
Lidiane
Lidiane Scandelai
Usuário Cambuci

Mensagempor Lidiane Scandelai em 19 Jan 2014, 15:32

Mário escreveu:Olá, Lidiane.

Talvez seria interessante vc iniciar com aquela que não tem ardência, tipo a biquinho.
Entretanto, falar qdo deve-se iniciar a ingestão de pimentas por uma criança é mto difícil, até pq depende do gosto e aceitação dela né?

É assunto que eu não me atrevo a fazer mtas afirmações! ;)

Forte abraço!

Verdade, uma boa pimenta para iniciar... Valeu!
Lidiane
Lidiane Scandelai
Usuário Cambuci

Mensagempor neyde hidalgo em 19 Fev 2014, 08:38

Pois é , amiga. Temos um médico, mas ele não tem postado muito regularmente. Vou perguntar a ele por MP e depois coloco sua resposta aqui. Vai ser muito bom para todos. É um assunto q um fórum como o nosso deveria mesmo ter uma resposta de alguém gabaritado... Um bom dia a vc. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor pollux em 19 Fev 2014, 12:30

neyde hidalgo escreveu:Pois é , amiga. Temos um médico, mas ele não tem postado muito regularmente. Vou perguntar a ele por MP e depois coloco sua resposta aqui. Vai ser muito bom para todos. É um assunto q um fórum como o nosso deveria mesmo ter uma resposta de alguém gabaritado... Um bom dia a vc. Neyde

Ich bin hier meine Feudin...
Bom, vamos la:
1) Não existe mais essa historia de comida do bebe e comida dos adultos, isso é uma cultura popular antiga e que so gera uma criança que escolhe comida
2) Temperos são coisas a parte, minha filha por exemplo com 2 aninhos ja enfiava o dedo naqueles molhos de pimenta malagueta e colocava na boca, reclamava um monte, mas sempre fazia de novo...
Na realidade, tudo tem que ser dosado, imagine ja iniciar a criança num molho de Hañeros ou de Naga Morish, certeza de uma criança com medo de comida, lembre-se que nesta fase vc esta apresentando a ela um negocio chamado comida, que ela ate então não conhecia. Ou seja, uma má experiencia agora pode resultar em outro problemas futuros, sempre lembrando que não existe essa historia de alimento proibido para crianças, o que existe é um controle maior, principalmente em carbohidratos, coisa que nao costumo ver com frequencia. Ha culturas populares que sempre estao presentes, mas isso é algo que sempre evito comentar por ser extremamente polemico, Até mesmo Quando da parte de saude evito, pois sempre esbarramos em crendices e algumas vezes perco o centro (se tu ler alguns posts antigos ai que respondi tu vai ver o tamanho da barbaridade, desde de pimenta p/ tratar cancer ate p/ infarto) , mas se precisar de alguma coisa, so me mandar MP, eu sempre leio meus e-mails, pelo menos umas 3x no dia.. rs
Abraços ao pessoal ae....
Saudações...
Eduardo
"A vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre."
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Data de registro: 20 Fev 2007, 16:37

Mensagempor roque em 09 Mai 2014, 18:50

Temperos são coisas culturais mesmo, no México, e em muitos países do sudeste asiático, como Tailândia, Coreia, Vietnã, e em partes da China, a pimenta entra em quase tudo e tem bem pouca coisa suave. Qdo as crianças começam a se alimentar normalmente, aqui no Brasil começam a comer, ou pelo menos deveriam, arroz com feijão, e o certo é comer com os adultos mesmo, ter horário para tomar café, almoçar, lanchar e jantar, mas isso é outra história. Conheci um pouco do Peru, algumas comunidades amazônicas, e indígenas, na calha do rio Javari, fronteira do Brasil com Perú, onde pimenta na comida é quase como sal, e vc vê crianças pequenas comendo coisas pra lá de picantes, mas como citei no México e em muitos países também, é como cominho, que eu odeio, mas em muitos países é também um tempero que vai em quase tudo. Na Índia então comida vegetariana temperada com exagero é coisa comum, eu adoro ver programas de culinária e leio sobre o assunto sempre que posso, tem comidas que levam cerca de 30 temperos e especiarias!!!!!! E as crianças desses lugares comem normalmente essas coisas, porque é o que tem para comer. A gente fica com receio de dar uma salada com umas rodelinhas de pimenta dedo de moça para uma criança de 2, 3 ou até 4 anos, mas coca cola para crianças de puco mais de 6 meses, como eu já vi em mamadeiras não. Uma coisa muito batida por bons nutricionistas é que a criança não tem preconceito contra alimentos, se ela vê os adultos comendo batata frita, pizza (industrializada), refrigerantes, doces, toda hora, experimenta e gosta, vai achar aquilo boa comida, se ela, numa tribo indígena vê os adultos comendo larvas de besouro retiradas de tronco de palmeira, assadas, com beiju de mandioca, vai experimentar e vai acabar comendo, mesmo porque só tem aquilo e vai comer a vida inteira, se no México é tortilha de milho com pimenta vai comer e assim por diante. Coisa ruim é dar açúcar e sal em excesso, comidas industrializadas diariamente, cheia de conservantes, corantes, edulcorantes, flavorizantes, acidulantes, e outros antes.......
Frutas, hortaliças, (pimenta é uma hortaliça saudável), grãos integrais (arroz, feijão, milho, trigo, aveia, ervilhas, etc...), isso é que se deve tentar dar para crianças pequenas, para elas, pelo menos, experimentarem e terem algum contato, depois serão vitimadas pela mídia a consumir todo tipo de porcaria e com 7, 8 ou 10 anos não querem mais comer nada que presta. Tentei fazer isso com meu filho, e consegui que ele até 3,5 anos não tomasse refrigerantes, só sucos e leite, mas depois foi contaminado pela coca cola, mas ainda bebe suco, chupa laranja, come salada sempre, come frutas, mas infelizmente, nem aceita experimentar pimenta, eu para dizer a verdade como pouca pimenta, mas minha mulher adora e come sempre, mas não conseguimos passar isso a ele, e agora, com 7 anos está dificil.
Para ter ideia, como isso é complicado, minha mãe sempre colocou cheiro verde em muita coisa, meu pai gostava, era pastel com tanta cebolinha e salsinha, que o recheio chegava a ficar meio verde, não sei porque eu nunca quis comer e minha mãe, boazinha, separava minha carne moída e fazia os pastéis com e sem cheiro verde, resultado, eu não uso, em nada, nunca, cheiro verde, nem cebolinha, nem salsinha e muito menos coentro, talvez ela tenha evitado de me dar comida "temperada" qdo eu era muito pequeno, antes de eu ter 4 anos, porque eu não lembro, e depois eu nunca quis mais comer, mas alho ela nunca poupou e eu adoro alho, coloco em tudo, então evitar de dar temperos saudáveis para crianças que já devem se alimentar normalmente, pode fazer delas adultos que não vão querer nunca comer comidas mais temperadas. Cheiro verde, cebola, pimenta vermelha, coentro, alho, posso afirmar são coisas boas, são na verdade hortaliças que tem minerais, vitaminas e algumas substâncias boas, não fazem milagre, mas contribuem para uma alimentação mais saudável e completa, então essa é minha opinião.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Fer K. em 22 Mai 2014, 22:38

Sim, concordo, Roque!
por exemplo: minha mãe é bem restritiva quanto à cebola e não gosta de alho. Consequentemente, meus irmãos que ainda moram com ela e ela, quando comem uma comida temperada com isso, tem dor de barriga, e todos maiores de 14! Ela gosta de usar mais ervas. E pimenta, nunca usou. Não sei de onde veio o meu gosto por temperos variados e pimenta, hehehe.
Quando meu irmão mais novo era bebe, minha mãe não podia comer comidas com algo e cebola pois ela amamentava e se ela comesse, meu maninho morria de cólicas e chorava muito. Tem gente que tem sensibilidade...
Fer K.
Usuário Cumari

Data de registro: 14 Jul 2013, 22:25

Chaussure Nike Air......

Mensagempor atianti0 em 17 Ago 2014, 05:44

Mensagem editada por moderador, conteúdo de anúncio em língua estrangeira, tipo SPAM.
atianti0
Usuário Cambuci

Data de registro: 14 Mar 2011, 03:29

Retornar para Saúde