Alguém conhece gastronomia molecular?

Este fórum serve para discussões relacionadas ao consumo de pimenta e seu efeitos na saúde

Alguém conhece gastronomia molecular?

Mensagempor vladimir em 18 Dez 2011, 06:49

A gastronomia molecular é saudável? Será que pode ser embalado para consumo posterior. Faço frutas desidratas e preservo as frutas por um prazo de quatro meses. E a gastronomia molecular pode ser embalada? Alguém tem receita?
vladimir
Usuário Jalapeño

Data de registro: 03 Nov 2011, 17:39

Re: Alguém conhece gastronomia molecular?

Mensagempor Leonardo Lima em 30 Nov 2012, 02:35

Desculpe vladimir mas não entendi sua dúvida, Gastronomia molecular é uma ciência culinária, como se "embala" uma ciência? quanto a ser saudável acredito que sim, embora essa arte/ciência culinária preze mais pela inovação técnica e visual dos pratos do que pelo valor nutricional dos mesmos, não é algo que possa se classificar como não saudável, hoje em dia essa culinária está mais ligada a uma tendência,(modismo), na cozinha internacional e o fato de envolver química e física no preparo dos pratos criou uma legião de seguidores em busca de uma novidade. Quanto a receitas, existem muitas, eu conheço (mas nunca fiz nem comi), espumas onde uma base; gordura, amido, gelatina ou clara de ovo, recebe um sabor, pode ser um caldo de peixe por exemplo, isso é colocado numa garrafa de gás pressurizado contendo óxido nitroso, pronto agora vc tem uma espuma de peixe, outra que eu acho muito legal são os caviares falsos, esses envolvem uma reação química com alginato de sódio e cloreto de cálcio procure na net vc vai achar interessante aposto! e se isso era sua dúvida, creio eu, dá pra embalar um caviar de maracujá sim, basta adicionar um pouco de citrato que ele pode durar um bom tempo na geladeira, mas outros pratos, como macarrão de purê de batatas, acho que não. um grande abraço.
Sejam bem vindos no meu Diário; viewtopic.php?f=7&t=17513

"A vantagem de brincar com fogo é aprender a não se queimar."
Oscar Wilde
Leonardo Lima
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Nov 2012, 12:16

Retornar para Saúde