Pimenta é antidepressivo

Este fórum serve para discussões relacionadas ao consumo de pimenta e seu efeitos na saúde

Pimenta é antidepressivo

Mensagempor Picante em 14 Jul 2010, 16:17

Reportagem Men's Health de Julho
http://menshealth.abril.com.br/nutricao ... 4550.shtml

"VERDADE SEJA DITA: PIMENTA PODE SER UM REFRESCO PARA VOCÊ. Sim, ela melhora o humor. Não, isso não é piada. Enquanto muita gente acredita que esse tempero machuca o estômago, pesquisadores britânicos comprovaram que ele funciona quase como um antidepressivo. Um estudo feito pelo governo da Inglaterra, chamado Projeto Comida e Humor, revelou que alguns alimentos fazem maravilhas à saúde mental. Cerca de 200 pessoas seguiram uma dieta com bastante pimenta e os pesquisadores notaram que 26% dos participantes tiveram uma melhora na instabilidade emocional e na ansiedade e 24% na depressão. A explicação é que a capsaicina, responsável pela ardência, faz com que o cérebro libere endorfinas para compensar o desconforto. Daí o bem-estar. Outra explicação para o poder das pimentas é o fato de elas terem ácido fólico e vitamina C. "Esses componentes são eficazes para restabelecer as energias e exterminar a depressão", afirma o nutrólogo Durval Ribas, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

A pimenta é também um aliado nos dias frios. Até pequenas doses aumentam a temperatura corporal e ajudam na perda de peso. A responsável pelo feito também é a capsaicina, que acelera o metabolismo e reduz o apetite. Para otimizar os benefícios, siga o conselho de Alan Hirsch, diretor de neurologia da Fundação de Pesquisa e Tratamento de Odores e Sabores (EUA): "Enfrente as pimentas fortes - quanto mais ardida, mais poderosa". A seguir, saiba como usar esse tempero em diversas receitas. É diversão garantida!"

Bom, não sei se é verdade, mas é uma boa desculpa para comer bastante pimenta! :rofl:
Abraços Tati
Picante
Usuário Jalapeño

Data de registro: 08 Jul 2010, 17:03

Re: Pimenta é antidepressivo

Mensagempor pollux em 18 Jul 2010, 18:08

Eu nem ia comentar, mas.. he he he...

Literatura não técnica, sem comprometimento com a verdade científica, seria uma Capricho p/ homens...
Resumindo: Se o assunto vende revista, mesmo que mentiroso, eles publicam.

pesquisadores britânicos comprovaram.

De que universidade, qual o parâmeto de comprovação, jornal de publicação, etc...

A explicação é que a capsaicina, responsável pela ardência, faz com que o cérebro libere endorfinas para compensar o desconforto. Daí o bem-estar.

Levando isso em conta, uma martelada no dedo surtiria o mesmo efeito. Ou alcool como ansiolítico e hipnótico também.

Outra explicação para o poder das pimentas é o fato de elas terem ácido fólico e vitamina C. "Esses componentes são eficazes para restabelecer as energias e exterminar a depressão"

Ac. Fólico e Ac. Ascórbico como energéticos, essa foi a melhor.
Pasteur deve estar revirando no túmulo...
lol

A pimenta é também um aliado nos dias frios. Até pequenas doses aumentam a temperatura corporal e ajudam na perda de peso.

Essa pegou mais pesado ainda. Uma regra básica de sobrevivência em ambientes frios é nunca consumir vasodilatadores por exemplo: Alcool, pimentas, etc...
Eles não acrescentam temperatura corporal, apenas dilatam os vasos sanguineos e dão a falsa sensação de aquecimento, quando na realidade estão fazendo com que vc perca ainda mais temperatura coporal. Fota que pimenta p/ emagrecer eu ja cansei de falar aqui, mas vamos de novo: A ÚNICA MANEIRA DE EMAGRECER É FECHAR A BOCA E FAZER EXERCÍCIOS

A responsável pelo feito também é a capsaicina, que acelera o metabolismo e reduz o apetite.

Acelerar o metabolismo é bem possível, mas a ponto de gerar um consumo significativo, pouco provavel. Quanto a reduzirt o apetite (risos), tb ja falei sobre isso mas: Se pimenta emagrecesse, eu era um palito
Saudações...
Eduardo
"A vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre."
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Data de registro: 20 Fev 2007, 16:37

Mensagempor Leonardo Lima em 30 Nov 2012, 17:47

Nunca ouvi falar nisso, quando fiz mestrado, no laboratório existia uma linha de pesquisa, muito promissora por sinal, com o Barbatimão, Stryphnodendron adstringens, e sua potencial ação no combate a depressão, no entanto trabalhávamos com oxidações biológicas, e testávamos o extrato, isso inclui o princípio ativo, na respiração celular,(ciclo de krebs, fosforilação oxidativa e outras vias metabólicas), na época acho que já estavam pleiteando uma patente,(o pessoal da farmácia), devido o sucesso nos resultados, vou verificar isso depois eu falo a respeito, mas não é tomando chá não, tem que ter o princípio isolado. Bem, em relação a depressão e plantas eu conheço apenas essa, mas pimenta :?:
Sejam bem vindos no meu Diário; viewtopic.php?f=7&t=17513

"A vantagem de brincar com fogo é aprender a não se queimar."
Oscar Wilde
Leonardo Lima
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Nov 2012, 12:16

Mensagempor eniorm em 22 Mar 2013, 20:40

E ai pessoal!
Olha... posso dizer que pimenta é de fato um ótimo antidepressivo... pois bem, eis que faz 1 ano que parei de fumar... e tripliquei o consumo de pimentas, parecia que comendo pimenta ajudava a não se sentir nervoso com a ausência da nicotina...

Fui dar uma googlada pra saber, dizem que a capsaicina ajuda o organismo liberar a endorfina, e assim nos sentimos melhores.... se é verdade eu não sei, mas posso dizer que, pra mim foi muito bom...

Claro que já comia pimenta antes né, nunca fiquei sem, mas depois que parei de fumar, aí sim, triplicou rsrsrs. Fiquei tão viciado nas chillis que chego a sonhar que estou comendo, fazendo molho, ou cultivando kkkkkkkkkkkkkk comédia né :D

é dizem que emagrece tbm... vai saber... pelo menos tem lógica, ela acelera o metabolismo, o mesmo acontece com a cafeína, rsrsrs pode ver que alguns remédios naturais (aqueles compostos com ervas) geralmente tem cafeína, e em alguns casos até pó de pimenta..... mas é como o brother falou ai em cima... quer emagrecer mesmo então fecha a boca e faz exercícios kkkkk

abraços
Editado pela última vez por eniorm em 22 Mar 2013, 20:47, num total de 1 vezes
ENIO .'.
pimentorium in anus outrem refrescus est
Meu pequeno diário
eniorm
Usuário Rocotó

Data de registro: 11 Jun 2012, 15:56

Mensagempor pollux em 22 Mar 2013, 20:45

eniorm escreveu:E ai pessoal!
Olha... posso dizer que pimenta é de fato um ótimo antidepressivo... pois bem, eis que faz 1 ano que parei de fumar... e tripliquei o consumo de pimentas, parecia que comendo pimenta ajudava a não se sentir nervoso com a ausência da nicotina...

Fui dar uma googlada pra saber, dizem que a capsaicina ajuda o organismo liberar a endorfina, e assim nos sentimos melhores.... se é verdade eu não sei, mas posso dizer que, pra mim foi muito bom...

Claro que já comia pimenta antes né, nunca fiquei sem, mas depois que parei de fumar, aí sim, triplicou rsrsrs. Fiquei tão viciado nas chillis que chego a sonhar que estou comendo, fazendo molho, ou cultivando kkkkkkkkkkkkkk comédia né :D

é dizem que emagrece tbm... vai saber... pelo menos tem lógica, ela acelera o metabolismo, o mesmo acontece com a cafeína, rsrsrs pode ver que alguns remédios naturais (aqueles compostos com ervas) geralmente tem cafeína, e em alguns casos até pó de pimenta

abraços

Logico q libera bro, assim como uma martelada no dedo tb...
rs
Ou um susto...
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor eniorm em 22 Mar 2013, 20:49

pollux escreveu:Logico q libera bro, assim como uma martelada no dedo tb...
rs
Ou um susto...

kkkk melhor endorfina liberada em virtude da pimenta do que a martelada no dedo :D
ENIO .'.
pimentorium in anus outrem refrescus est
Meu pequeno diário
eniorm
Usuário Rocotó

Data de registro: 11 Jun 2012, 15:56

Mensagempor pollux em 22 Mar 2013, 21:06

eniorm escreveu:
pollux escreveu:Logico q libera bro, assim como uma martelada no dedo tb...
rs
Ou um susto...

kkkk melhor endorfina liberada em virtude da pimenta do que a martelada no dedo :D

Bem melhor...
rs
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor Noboru em 22 Abr 2013, 16:44

[quote="polluxLogico q libera bro, assim como uma martelada no dedo tb...
rs
Ou um susto...[/quote]

pollux, é um prazer voltar a comentar os seus posts! No meu caso, as pimentas já não liberam mais endorfinas (só algumas nucleares). No entanto tenho certeza que uma boa almondega, bem temperada, frita na banha, com fartura de malaguetinhas curtidas no azeite, me põe mais longe de qualquer depressão, a isso põe. Principalmente acompanhado de uma loira gelada no verão. Talvez eu te choque com este tremendo pecado nutricional, mas que é bom... isso é.
Quanto a depressão propriamente dita... não faço a mínima idéia. Anos atrás comecei a tomar um anti hipertensivo que me deixou profundamente deprimido, parei com o remédio, e em dois dias voltei ao normal (não obstante o protesto do meu médico), trocou o remédio e o problema não voltou mais. Se ele tivesse me receitado almondegas com malagatinhas como antídoto contra a depressão, talvés eu tivesse me mantido no remédio antigo. :lol:
Ajude a manter o fórum operando, veja como no seguinte tópico:
viewtopic.php?f=24&t=1019
Noboru
Usuário Rocotó

Data de registro: 05 Set 2008, 21:53

Mensagempor pollux em 22 Abr 2013, 17:01

Grande Noboru, qto tempo...
Bom, esse assunto depressão + anti-depressivo é uma das coisas mais discutidas na medicina e, ate onde vejo, num vai ter fim...
Um grupo acha que o anti-depressivo ajuda que é indicação absoluta, ja outro acha que anti-depressivos, hipnoticos e afins são "muletas" não ajudam em nada, pq não resolvem oproblema, so adiam.
Pessoalmente, tendo p/ o lado da muleta, citando um exemplo classico, o pai que perde um filho, qual a primeira coisa que a familia faz? Senta um comprimido de Diazepam no coitado, ele fica dopado e "não sente a dor", acontece que o luto e as reações dele são uma coisa normal na vida de todos nos e temos que passar e aprender a superar isso, qdo dopamos uma pessoa por esse motivo ele não passa pela fase de luto e logo nunca resolve o problema.. Vai ser um usuario eterno de medicação controlada...
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor neyde hidalgo em 22 Abr 2013, 21:52

Tenho uma tia que perdeu um filha de 7 anos queimada numa brincadeira de crianças há uns 8 anos q diz q até hj não perdoa quem a dopou com remédios, pq não sofreu... (sentiu) a dor da perda da filha na hora. Nem se lembra de como foi tudo. Tb acho q isto só posterga a dor e às vezes isso não tem jeito de ser postergado...tem mesmo que ser vivido, ainda que com muita dor. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor pollux em 23 Abr 2013, 07:47

Bem por ai Neyde,
Algumas coisas, por piores que sejam, seriam mais saudaveis se a pessoa passasse pela fase da dor pq depois a dor passa e o problema se trabalha nele. Agora aditar ou "abafar" o problema so torna ele perene....
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor lucianocros em 02 Out 2013, 21:04

Sim,
Tecnicamente a pimenta nos faz sentir bem, tudo isso por conta do aumento de noradrenalina e adrenalina, que são responsáveis por emitir um certo alerta no ser humano, e uma sensação de bem estar.
Sendo assim a pessoa terá muito mais disposição em enfrentar o que vem pela frente.
Quando se começa a comer pimenta, o difícil é parar.
Luciano Ferreira
Diário do Lucianocros
lucianocros
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Ago 2013, 11:32

Retornar para Saúde