Geléia de pimenta + produção caseira de pectina!

Pros formigões de plantão, um fórum especializado em doces! (de pimenta é claro!)

Geléia de pimenta + produção caseira de pectina!

Mensagempor balen em 06 Abr 2015, 20:46

Saaaaaaalve amigos foristas!
Aqui vai uma bela dica, já faço essa receita há alguns anos e fica uma beleza!
Aí vai:

Ingredientes:
- 10 Pimentas (da sua preferência, eu estou usando dedo de moça por ainda não estar produzindo outras)
- 1 pimentão vermelho (pode ser trocado por mais pimenta, mas muito me agrada por deixar um sabor único)
- 1 maracujá
- Açúcar
- Azeite de oliva

Preparo:
Corte as pimentas em rodelas deixando algumas com sementes e outras sem, vai de quão picante você quer a geléia. Uma dica: nem todas as geléias precisam ser picantes, ao contrário, com alguns pratos indica-se sem "picancia".
Corte o pimentão, este sim retirando todas as sementes e o talo, em pétalas, logo após corte as pétalas ao meio.
Numa panela com uma pequena quantia de azeite de oliva (acidez baixa, 0,2%), cerca de 2 colheres de chá, coloque o pimentão e as pimentas.
Sempre em fogo baixo para que as pimentas possam soltar seu suco, espere alguns minutos para que os ingredientes soltem uma pequena quantia do seu suco e adicione açúcar; Eu costumo adicionar 3~4 conchas (daquelas de pegar produtos a granel, tamanho pequeno), creio que isso sê umas 2 xícaras de açúcar.
Ao adicionar o açúcar mexa constantemente para evitar que o mesmo comece a endurecer.

Enquanto as ardidas vão soltando seu gosto no açúcar, sempre mexendo, retire toda a polpa de um maracujá, descasque e fique com aquela polpa secundária branca, aquilo é pectina pura. Não deixe a parte saborosa do maracujá, apenas a parte branca. Ferva por cerca de 20 minutos até que a mesma comece a ficar transparente e maleável.

Com tudo feito, quando as pimentas ficarem bem moles e a pectina estiver pronta, ponha tudo no liquidificador e bata até tomar a consistência desejada.

Fácil não?
Dicas finais:
-Para uma ardência média eu costumo deixar apenas 3 pimentas com sementes e o resto sem;
-O maracujá verde, quando estiver quase começando a pegar cor tem uma quantia muito maior de pectina e é mais fácil de limpar pela ausência do creme interno;
-Para quem gosta de experimentar pode-se utilizar a polpa descartada do maracujá juntamente com as pimentas no início do processo, criando, assim, uma geléia de pimenta com maracujá. (eu já experimentei e fica boa)

Grande abraço, espero que gostem e assim que fizerem me digam o que acharam!
Link para o meu diário:
viewtopic.php?f=7&t=19315

"O tio Sam esta querendo conhecer a nossa batucada, anda dizendo que o tempero da baiana melhorou seu prato..."
balen
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 14:41

Re: Geléia de pimenta + produção caseira de pectina!

Mensagempor Benedito Caturelli em 06 Out 2015, 21:03

vou tentar.
Benedito Caturelli
Usuário Murupi

Data de registro: 23 Jul 2008, 18:13

Re: Geléia de pimenta + produção caseira de pectina!

Mensagempor pmelo em 09 Nov 2015, 08:03

Legal balen!
Vou tentar por esses dias e posto aqui o resultado!

Tem foto de como fica o maracujá antes e depois da fervura?

Abraço
"Se acha o dinheiro mais importante que o ambiente, experimente contá-lo enquanto prende a respiração"
Rio de Janeiro/RJ
Meu diário - Diário PMelo
pmelo
Usuário Malagueta

Data de registro: 08 Out 2015, 13:12

Retornar para Geléias/Doces de pimenta