Esterilização

Discussões sobre métodos de conservação de pimentas

Esterilização

Mensagempor Werner Mathi em 30 Out 2006, 15:24

Antes de fazer qualquer conserva é fundamental que os potes de vidro sejam esterilizados.

Escolha um pote de vidro que possua uma tampa que vede bem e lave com água e sabão ou detergente.

Pegue uma panela e forre o fundo com um pano limpo. Coloque o pote e cubra com água.

Deixe ferver por 15 minutos.
Quando faltar 5 minutos, jogue a tampa, para também ser esterelizada.

Deixe esfriar naturalmente, para que não quebre.
Depois que esfriar um pouco, coloque o pote e a tampa sobre um pano limpo com a boca para baixo e deixe secar.
Werner Mathi
Administrador do Fórum

Data de registro: 12 Out 2006, 22:29

Mensagempor Cleômenes em 30 Out 2006, 17:57

Eu faço do seguinte modo:

- Coloco 1 dedo de agua no pote de vidro com a tampa apenas sobre a boca, sem estar rosqueada. Não pode ser tampa de metal, tem que ser de plastico. Levo ao microondas por dois a tres minutos. O vapor d'agua super quente é suficiente para esterilizar o vidro e a tampa. Espero esfriar um pouco, escorro a agua e emborco sobre o pano limpo. Acho bem mais prático.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Re: Esterilização

Mensagempor Leonardo Lima em 23 Nov 2012, 13:20

Se vc estiver com pressa, use álcool 70%
Sejam bem vindos no meu Diário; viewtopic.php?f=7&t=17513

"A vantagem de brincar com fogo é aprender a não se queimar."
Oscar Wilde
Leonardo Lima
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Nov 2012, 12:16

Mensagempor JUCERSAN em 17 Jan 2013, 12:18

O alcool a 70 gls, não é efetivo contra fungos e mesmo algumas bactérias.

O melhor método é esterilização por fervura.
JUCERSAN
Usuário Jalapeño

Data de registro: 11 Dez 2012, 15:42

Mensagempor Leonardo Lima em 17 Jan 2013, 12:32

Olá Jucersan poderia me dizer exatamente qual bactéria seria resistente ao álcool 70%?
Sejam bem vindos no meu Diário; viewtopic.php?f=7&t=17513

"A vantagem de brincar com fogo é aprender a não se queimar."
Oscar Wilde
Leonardo Lima
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Nov 2012, 12:16

Mensagempor JUCERSAN em 22 Jan 2013, 22:13

Existe o que chamamos de BAAR, ou seja um Bacilo (que é uma das formas das bactérias, podendo classificar suas formas dentre eles de cocos (Staphylococcus), bastonetes, bacilos, etc) que é álcool, ácido resistentes.
Exemplo: o Bacilo da tuberculose que é alcool, ácido resistente (BAAR).
Portanto, se quer esterilizar,aniquilar, ou é fogo ou alta temperatura.
Abç

jucersan
Júlio César Ribeiro :)
JUCERSAN
Usuário Jalapeño

Data de registro: 11 Dez 2012, 15:42

Mensagempor demigliano em 23 Jan 2013, 00:29

Fantastico! agora tenho uma conserva de BAAR's! hahaha
Apesar de ter usado a fervura, limpei com alcool tambem!
Na próxima vai ser só fogo mesmo.
Obrigado pela dica!
"And shepherds we shall be, for thee my Lord for thee"
demigliano
Usuário Cambuci

Data de registro: 12 Jan 2013, 19:12

Mensagempor Lupaganini em 13 Mar 2013, 08:55

Bom dia colegas.

Ao fazer minhas conservas faço de acordo com as informações que peguei deste site: http://pratofundo.com/2457/como-se-faz- ... -conserva/

Principalmente quanto as tampas, é muito importante, pois já ganhei potes de conserva com as tampas enferrujadas.... muito perigoso.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Lucia
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

Meu diário:
viewtopic.php?f=7&t=16505
Lupaganini
Usuário Cumari

Data de registro: 29 Mar 2012, 13:43

Mensagempor Leandro Araujo em 14 Mar 2013, 16:30

Sou novo no fórum e começando a vida agora nas conservas, plantios e molhos....

Não poderiamos usar o microondas para esterilização?

Acredito que seria um método mais prático, porém não tenho certeza que é tão eficiente quanto a fervura. Alguém sabe me dizer?

Abs.
Leandro Araujo
Meu diário

Gentileza gera Gentileza... ! O apreço não tem preço ! ;-)
Leandro Araujo
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 11 Mar 2013, 14:35

Mensagempor david caetano em 20 Set 2013, 15:52

me parece que a melhor esterilização mesmo é a FOGO nele.. FERVURA.....
minha vida sempre levo paz e sabedoria, principalmente FÉ..
david caetano
Usuário Cambuci

Data de registro: 19 Set 2013, 21:06

Mensagempor Marcel Leonardo em 24 Jun 2014, 10:05

A melhor é essa aqui: autoclave (vapor de água sob pressão)! Vou fazer assim, pois tenho a máquina em meu consultório. Como é inviável para se ter em casa uma máquina dessas vai uma dica útil que pode-se comprar e usar em casa. Existe um produto chamado ácido peracético que é muito utilizado para desinfetar e esterilizar superfícies inertes. Deixem de molho uns 30 min nessa solução e depois lavem com o álcool 70% ou água fervida ( :@ ela já ferveu e esfriou...não jogue a água quente pois pode estourar o vidro na sua fuça :o ) para remover o produto. Esse ácido você deve achar em lojas que vendem produtos hospitalares para profissionais da saúde em geral. Espero ter ajudado.

:!: :!: :!: OBS: não usar o produto nos alimentos! :!: :!: :!:
Marcel Leonardo
Usuário Jalapeño

Data de registro: 06 Abr 2014, 07:19

Mensagempor Arthurdmj em 16 Abr 2015, 20:04

Sou dentista e sobrou uma autoclave na clínica dando sopa, trouxe para casa. Gosto muito das conservas feitas no azeite, vinagre não me agrada e nunca mais tive nenhum tipo de problema com nata ou bolor em minhas conservas e olha que tenho conserva aqui de malagueta no azeite com mais de 1 ano.

Uma dica interessante, além da esterilização, é a lavagem dos vidros que deve ser muito bem feita, não adianta nada esterilizar, nem mesmo em autoclave se restar alguma partícula sólida aderida ao recipiente. Aqui em casa, além de lavar com esponja, água e detergente, coloco os recipientes na maquina de lavar louças, que utiliza água a 70 graus e detergente altamente alcalino, garantindo assim que não sobrará absolutamente nenhuma partícula potencialmente contaminante.
Diário - Arthurdmj: viewtopic.php?f=7&t=19328
Arthurdmj
Usuário Jalapeño

Data de registro: 13 Abr 2015, 17:51

Mensagempor zilli em 05 Jun 2015, 11:19

Contribuindo com o Marcelo,

Tem um produto a base de acido paracético chamado pac 200 bastante usado para quem faz cerveja em casa que é mais fácil de encontrar. Outra opção também é usar uma solução com Iodophor. Tanto o Iodophor quanto o Acido Paracético não necessitam de enxague após a plicação esta é uma vantagem, você pode tirar o pote da solução escorrer ele já está sanitizado.
zilli
Usuário Cambuci

Data de registro: 02 Jun 2015, 14:51

Mensagempor Leopmelohc em 29 Jul 2015, 10:40

zilli escreveu:Contribuindo com o Marcelo,

Tem um produto a base de acido paracético chamado pac 200 bastante usado para quem faz cerveja em casa que é mais fácil de encontrar. Outra opção também é usar uma solução com Iodophor. Tanto o Iodophor quanto o Acido Paracético não necessitam de enxague após a plicação esta é uma vantagem, você pode tirar o pote da solução escorrer ele já está sanitizado.

Exatamente, Zilli! Buscando diminuir custos com gás de cozinha na fervura da água (imagine uma panela de alumínio fervendo 48 frascos de uma vez só! :worried: ) busquei outras substâncias porque também estudei um pouco para produção de cerveja artesanal e cheguei ao Ácido Peracético, que ao pesquisar um pouco mais descobri ser um pouco perigoso quando em concentrações maiores devendo se observar o uso de luvas e máscaras na sua sua manipulação. Nas concentrações indicadas na embalagem o enxágue é necessário e deve ser feito com água fervida para evitar que a água recontamine o recipiente. Por isso se faz uma diluição maior para que seja possível a utilização do recipiente sem enxágue e o produto não perde as suas propriedades.

O Iodofor funciona da mesma maneira, devendo ser diluído de forma que o enxágue seja desnecessário. A vantagem do Iodofor é que o seu rendimento é cerca de 5x maior que o do PAC200 (nome comercial do Ácido Peracético) e o tempo de contato mínimo passa a ser de 1 minuto contra 10 do AP. Da mesma forma, o Iodofor pode ser guardado por até 1 semana contra apenas 24h do AP.
Entusiasta da culinária, amante das ardidas e do contato com a natureza.
Visite o meu diário: viewtopic.php?f=7&t=19196
Leopmelohc
Usuário Jalapeño

Data de registro: 05 Ago 2014, 22:29

Retornar para Conservas de pimenta