Conservas com ervas aromáticas e especiarias

Discussões sobre métodos de conservação de pimentas

Re: Conservas com ervas aromáticas e especiarias

Mensagempor MarcelRibeiro em 25 Mar 2015, 20:40

:clap: :clap: :clap:

Seguindo sua receita e seus ensinamentos, lhe mostro as minhas mais recentes.

202408.jpg

Da esquerda para direita:

Bhut Jolokia Red
Bhut Jolokia Red

Habanero Red
Habanero Red

Mix - 7 Pot Douglah e Jonah
Mix - Moruga Red e Naga King

infelizmente essas 2 ultimas a quantidade de frutos era pequena e cortados fermenta e perde mais volume, mas vai encarar ? :devil: :devil:
Apos a fase de fermentação vou adicionar alecrim, louro e manjericão. :angel:

Abraços!
Editado pela última vez por MarcelRibeiro em 26 Mar 2015, 08:16, num total de 1 vezes
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor roque em 26 Mar 2015, 06:12

:devil: :devil: :devil: :devil: :devil:
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Max o Obelix em 26 Mar 2015, 08:40

kju escreveu:Seguindo sua receita e seus ensinamentos, lhe mostro as minhas mais recentes.

:clap: :clap: :clap:
kju escreveu:infelizmente essas 2 ultimas a quantidade de frutos era pequena e cortados fermenta e perde mais volume,

Não causa nenhum problema. Apenas requer mais vigilância durante a fase de fermentação, principalmente sacudindo o conteúdo para sempre embeber todas as pimentas na solução de bebida alcoólica e/ou vinagre, evitando assim que surjam fungos nas pimentas que ficam mais na superfície. Se mantiver as pimentas sempre banhadas na solução não surgem os fungos.
kju escreveu:
mas vai encarar ? :devil: :devil:

Claro! :clap: Com prazer! :devil:
kju escreveu:Apos a fase de fermentação vou adicionar alecrim, louro e manjericão. :angel:

Quando e se quiser, experimente colocar uns quatro cravos da índia (para cada 500 ml) . Valoriza muito o sabor com uma nota doce/perfumada. Mas não exagere, senão o sabor do cravo da índia suplanta todos os demais sabores.
Creia que umas 10 pimentas-do-reino para cada 500 ml também acrescentam nota de sabor muito interessante.
Tente essas experiências em conservas diferentes.
Abraços
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor MarcelRibeiro em 26 Mar 2015, 11:08

Obrigado pelas dicas Max.

Testarei no futuro :devil: :devil:

Abraços!
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor Adrina em 26 Mar 2015, 14:23

Max, você consome o fruto da conserva ou só o caldo?
Adrina
Belo Horizonte/MG

Diário: viewtopic.php?f=7&t=19162
Nada como um dia após o outro!
Adrina
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Dez 2014, 18:34

Mensagempor Max o Obelix em 26 Mar 2015, 20:20

Adrina escreveu:Max, você consome o fruto da conserva ou só o caldo?

Consumo ambos.
Como geralmente o "caldo" acaba antes das pimentas, e como eu sempre tenho muito dessas "sobras" das conservas (pimentas das conservas), eu as reprocesso, cozinhando as pimentas com azeite de oliva e mais alguns ingredientes, tais como camarão seco moído, castanha de caju moída e/ou amendoim seco moído, etc., depois passo tudo do liquidificador e, portanto, transformo em molhos. Ou seja, reaproveito as pimentas em conserva fazendo diversos tipos de receitas de molhos, como esta relatada.
Max .'. o Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Murudinho em 28 Mar 2015, 09:02

Bom dia Max

Só de imaginar os molhos e as receitas diversas que se pode fazer com as ardidas, após o uso do caldo, chega aguar a boca....rsrsrs :lol:

Da gosto de ver suas publicações, ainda mais aquelas suas conservas que mais parece uma obra de arte... além de bonitas devem ser uma maravilha.

Só tenho a dizer parabéns pelos trabalhos e pela motivação a todos do forum.

Att.

Murudinho
A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito.
Ralph Waldo Emerson

* Diário Murudinho I
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19227
* Diário Murudinho II
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19419
Murudinho
Usuário Cumari

Data de registro: 20 Fev 2015, 08:17

Mensagempor Max o Obelix em 28 Mar 2015, 13:31

Murudinho escreveu:Bom dia Max
Só de imaginar os molhos e as receitas diversas que se pode fazer com as ardidas, após o uso do caldo, chega aguar a boca....rsrsrs :lol:
Da gosto de ver suas publicações, ainda mais aquelas suas conservas que mais parece uma obra de arte... além de bonitas devem ser uma maravilha.
Só tenho a dizer parabéns pelos trabalhos e pela motivação a todos do forum.
Att. Murudinho

Grato pelo incentivo, Murundinho.
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 06 Abr 2015, 17:49

Vale a pena registrar:
"A pimenta é nossa"
"A jiquitaia, produzida pelos índios do Amazonas"
http://luciliadiniz.com/pimenta-e-nossa/?utm_source=face
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 12 Abr 2015, 16:18

"Hellboy's delicacy"

Quase todos os dias eu inicio a preparação de um novo "Hellboy's delicacy". Eis o que eu iniciei hoje. Propositadamente, contém várias espécies de pimentas dos mais diversos tamanhos, cores, sabores e teor de pungência, isto também com intenção decorativa.

DSC09246.JPG
Conserva de pimentas "Hellboy's delicacy"

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Renan Brunelli em 17 Abr 2015, 18:51

Eita rapaz, esses seus molhos e conservas sao realmente arte alimenticia. Por conta delas irei tentar criar umas misturas de pimentas com ervas que tenho aqui pra ver se consigo algo legal como essas suas.

Parabdns pelos vidros alem de aparentarem ser deliciosos sao bem bonitos em.
viewtopic.php?f=7&t=19302 Diário 2015 e 2016

viewtopic.php?f=7&t=17598 Meu Diário antigo
Renan Brunelli
Usuário Cumari

Data de registro: 13 Jan 2013, 00:55

Mensagempor Max o Obelix em 17 Abr 2015, 19:03

Renan Brunelli escreveu:Eita rapaz, esses seus molhos e conservas sao realmente arte alimenticia. Por conta delas irei tentar criar umas misturas de pimentas com ervas que tenho aqui pra ver se consigo algo legal como essas suas.
Parabdns pelos vidros alem de aparentarem ser deliciosos sao bem bonitos em.

Grato pelo incentivo, Renan, volte sempre.
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 04 Jul 2015, 11:34

Conservas que estou fazendo agora. Todas as pimenteiras eventualmente produzem alguns frutos de menor tamanho, sem que isso prejudique seu sabor, aroma e ardência. Estou fazendo essas conservas somente com esses frutos pequenos, porém das mais variadas espécies, um mix de todas as pimentas, desde simples dedo-de-moça, malaguetas e bir eye, também com diversos tipos de habaneros e nucleares, inclusive carolinas reaper. Por enquanto, banhadas em apenas 10% do volume dos frascos em vodca pura de excelente qualidade. Não tenho pressa, vou completando diariamente o conteúdo de pimentas de cada frasco, selecionando as pimentas para que haja uma adequada mixagem, e sacudindo os frascos pelo menos duas vezes por dia para que todas as pimentas sejam banhadas pela vodca e assim sejam conservadas sem a menor fermentação.

Lembrem-se: clicando nas fotos elas serão muito ampliadas. Clicando novamente na foto já ampliada, outras vezes, você visualizará a imagem em outros tamanhos.

DSC00331.JPG
Conservas em elaboração com mix de vários tipos de pimentas apenas com vodca.

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 04 Jul 2015, 11:35

.
Dois frascos de conservas muito especiais, ambos com mais de 6 meses de curtidas, já totalmente desprovidas de fermentação, ambas conservadas unicamente em azeite de oliva artesanal, oriundo da Ligúria, na Itália, azeite de oliva extra virgem, prensado à frio, "prima espremedura". Feito com um mix de pimentas escolhidas para resultar no sabor, aroma, ardência e textura desejados. Sem adição de qualquer outra substância ou conservante, nem mesmo sal ou vinagre, o azeite de oliva se mantém com as suas excelentes propriedades originais, agregando apenas a personalidade do mix de pimentas. A fermentação foi manipulada por meio de purgação diária da conserva nos 3 primeiros meses.

Lembrem-se: clicando nas fotos elas serão muito ampliadas. Clicando novamente na foto já ampliada, outras vezes, você visualizará a imagem em outros tamanhos.

DSC00333.JPG
Conservas somente no azeite de oliva artesanal da Ligúria, extra virgem, prensado a frio e "prima espremedura".

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 04 Jul 2015, 11:37

.
Conservas de mix de pimentas de exelente qualidade e variedade, condimentadas cada uma delas com diferentes e diversas especiarias e ervas aromáticas, conservadas originalmente em 5% do volume com vodca de excelente qualidade e mais 5% do volume com vinagre balsâmico de Modena, purgadas diariamente nos primeiros 90 dias para administrar a fermentação.

Todas essas conservas já têm mais de 6 meses de maturação, duas delas já têm um ano de maturadas.

As especiarias e ervas aromáticas foram usadas mixadas deferentemente em cada uma dessas conservas, intencionalmente balanceadas de maneira a não sobrepujar o sabor de pimenta, mas a lista geral foi:
Alecrim
Anís estrela
Canela
Cravo da Índia
Folha de louro
Hortelã
Manjericão
Pimenta do reino branca
Pimenta do reino preta
Pimenta do reino rosa
Sálvia
Sementes de coentro
Tomilho

DSC00335.JPG
Conservas Gourmet

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Rossana Kaneko em 04 Jul 2015, 15:58

Max, tenho uma dúvida: as minhas pimentas bode vermelha estão em diferentes estágios de amadurecimento. Colhi algumas, fiz o branqueamento, esterilizei um frasco de vidro, tirei o cabinho e furei todas com um palito de dente. Depois coloquei todas em cachaça(é o que eu tinha à mão). Agora amadureceram mais um tantinho e gostaria de saber: após fazer o branqueamento, posso coloca-las juntos às primeiras ou devo providenciar outro frasco de vidro?
Rossana Kaneko
Usuário Cumari

Data de registro: 22 Out 2014, 14:09

Mensagempor Max o Obelix em 04 Jul 2015, 19:42

Rossana Kaneko escreveu:Max, tenho uma dúvida: as minhas pimentas bode vermelha estão em diferentes estágios de amadurecimento. Colhi algumas, fiz o branqueamento, esterilizei um frasco de vidro, tirei o cabinho e furei todas com um palito de dente. Depois coloquei todas em cachaça(é o que eu tinha à mão). Agora amadureceram mais um tantinho e gostaria de saber: após fazer o branqueamento, posso coloca-las juntos às primeiras ou devo providenciar outro frasco de vidro?

Pode colocá-las junto com as anteriores, branqueadas também e conservadas em cachaça também.
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 05 Jul 2015, 11:57

.
Conservas em frascos de 1.000 ml, já com um pouco mais de dez meses de curtidas, as duas da esquerda com um mix de pimentas, com predominância das "Prik Kee Noo Pepper" e das habaneros e a da direita somente com Arriba-a-Saia Cali, todas condimentadas com alecrim, pimenta do reino, cravo e louro, conservadas em 5% de vodca; 5% de vinagre balsâmica da Modena e 90% de azeite de oliva extra virgem, italiano.

DSC00362.JPG
Conservas de 1.000 ml com mais de 10 meses de curtidas

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 08 Jul 2015, 11:34

.
Explorando os amigos experientes que frequentam este tópico, faço esta consulta: :bow:

Claro que todos nós temos as nossas experiências e convicções, mas o que desejo é exatamente poder questionar as minhas próprias preferências a partir da experiência dos outros.

Qual o tipo de vinagre que, embora de boa qualidade, interfira o mínimo possível na formação do sabor do molho e/ou da conserva? Preservando ao máximo o sabor das pimentas?

Adianto que eu suponho que seja um bom vinagre de arroz, contudo faço questão absoluta de colocar isso em dúvida.

Antecipo sinceros agradecimentos pelas participações que venhamos ter neste tema.

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Adolfo Garcia em 08 Jul 2015, 13:30

Belas conservas meu amigo, parecem bem apetitosas.

Quanto a sua pergunta a respeito do vinagre sou da mesma opinião, o vinagre de arroz acho o mais suave, mas ainda quero testar fazer somente com acido cítrico, para ver como fica o sabor e a conservação dos molhos e das conservas, não fiz essa experiencia ainda.
Mas vamos ver se mais pessoas tem outras novidades ou outras opções em termos de vinagres ou conservantes de molhos e conservas.

abçs

Adolfo
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Data de registro: 14 Mai 2014, 10:41

AnteriorPróximo

Retornar para Conservas de pimenta