PROBLEMA COM CONSERVA EM AZEITE

Discussões sobre métodos de conservação de pimentas

PROBLEMA COM CONSERVA EM AZEITE

Mensagempor JoaoMauricio em 04 Mai 2010, 19:36

Há cerca de 30 dias fiz várias conservas com diversos tipos de pimenta e tamanho de embalagem. Tomei todos os cuidados como esterelização dos vidros, braqueamento, esterelização depois do vidro fechado, mas parece que nada disso resolveu. A maioria das conservas que fiz com azeite começou agora, depois de 30 dias, a aparecer uma mancha branca na parte debaixo do vidro, é uma fina película parecida com nata de leite, pouca coisa, mas tá lá. Nas conservas feitas com vinagre isso não ocorreu.

Detalhes: eu tive que abrir sempre esses vidros para completar com azeite, pois sempre o nivel baixava e as pimentas ficavam descobertas, como li aqui que isso nao é bom, abri o vidro e completava, ou seja, o vidro nao ficou 30 dias fechado. O problema ocoreu em embalagens fechadas com rolha, tampa e rolha plástica, ou seja, todo tipo.

Que tipo de problema é esse? Vou ter que jogar tudo fora? Tem salvação? Onde errei? O que posso fazer para que isso não ocorra mais?

Agradeço que puder me esclarecer.

Mauricio
Editado pela última vez por JoaoMauricio em 04 Mai 2010, 22:10, num total de 1 vezes
JoaoMauricio
Usuário Cumari

Data de registro: 17 Mar 2010, 11:02

Re: PROBLEMA COM CONSERVA EM AZEITE

Mensagempor Vando Venancio em 04 Mai 2010, 22:00

Seria bom se pudesse postar uma foto do material afetado.
Na dúvida não consuma pois pode ter havido contaminação, entrada de ar. Quem insistir em colocar suco de limão tb vai ter esta surpresa.
Eu prefiro não usar azeite nas minhas conservas, mas há os que apreciam esta modalidade.
Você descreve o modo normal de fazer as conservas.
Colocou sal e açúcar?
Louca é a pessoa que perdeu tudo,menos a razão."
Para ampliar, CLIQUE NA FOTO.
Vando Venancio
Usuário Murupi

Data de registro: 18 Fev 2009, 15:40

Mensagempor JoaoMauricio em 04 Mai 2010, 22:13

Vando,

Obrigado pela disposiçao em ajudar. Houve entrada de ar porque sempre que baixava o nivel do azeite, abria para completar. Usei açúcar e sal apenas nas com vinagre, nas com azeite, não usei. Certa vez perdi uma conserva, mas o problema ocorreu no dia seguinte, nessas demorou quase um mês para aparecer, isso que acho estranho.

abs,

Mauricio
JoaoMauricio
Usuário Cumari

Data de registro: 17 Mar 2010, 11:02

Mensagempor Vando Venancio em 04 Mai 2010, 22:41

Realmente estranho, mas nenhuma hipótese pode ser descartada. Qualidade do azeite, data de validade, etc. Como a conserva em vinagre não degenerou, presumo que os frutos estavam em boas condições.
Vamos ver se algum forista com mais experiência em conservas no azeite, pode colocar uma luz nessa charada.
Abraços
Louca é a pessoa que perdeu tudo,menos a razão."
Para ampliar, CLIQUE NA FOTO.
Vando Venancio
Usuário Murupi

Data de registro: 18 Fev 2009, 15:40

Mensagempor Sandro Gomes em 04 Mai 2010, 23:23

Isso ocorreu comigo em uma conserva feita com cachaça, ficou uma coisa branca no fundo, teve tb uma conserva com vinagre que ficou em um local que pegava Sol, ai deu problema tb.

As conservas com azeite eu coloco na geladeira, até agora nada...

Pelo o que tenho lido é mais fácil ter problemas com azeite do que com vinagre, mas no meu caso foi o contrário, vai entender...

Abraço
Veja meu diário: viewtopic.php?f=7&t=8363

:P ADOTE UM AVATAR - VAMOS TODOS MOSTRAR NOSSAS CARAS :P
(viewtopic.php?f=31&t=8373)
Sandro Gomes
Usuário Jalapeño

Data de registro: 02 Dez 2008, 18:36

Mensagempor Akiracomics em 13 Ago 2010, 05:26

Caro amigo Joao, estou pesquisando muito antes de colocar a mão na massa para fazer minhas conservas e pelo que pesquisei, o azeite e a cachaça não são recomendados para conserva de vegetais devido a sua falta de acidez, podendo ocorrer intoxicação por toxina botulinica, já no caso do vinagre ele protege a conserva pois impede que este tipo de bactéria se reproduza, uma solução que encontrei seria secar as pimentas, depois de bem secas efetuar o processo de esbranquiar, detalhe, sempre com Agua destilada(fervida) gelada para garantir uma pasteurização adequada e logo que secarem tritura-las e coloca-las no azeite, tudo bem as pimentas naum saum frescas, mas acredito que o mais importante neste caso é a segurança alimentar. Em conservas contaminadas com bactéria butolinica não adianta em nada fechar bem a tampa, pois este tipo de bactéria é anaerobica e se reproduz na ausência de oxigênio, os únicos meios de combate-la é utilizar vinagre e efetuar uma pasteurização de qualidade.

Abraços do Akira
Akiracomics
Usuário Cambuci

Data de registro: 28 Fev 2008, 21:46

Mensagempor robodri em 17 Ago 2010, 10:57

Amigos,

Agora fiquei com uma duvida, eu fiz uma conserva com vinagre e coloquei tambem azeite pois gosto muito do sabor que fica do azeite, ate agora esta boa, porem fiquei preocupado com essa bacteria, ela pode se desenvolver nesta minha mistura?

Se alguem puder me ajudar fico grato, senão prefiro jogar tudo no lixo e perder tudo.

Abraços
robodri
Usuário Jalapeño

Data de registro: 26 Jun 2008, 11:49

Mensagempor Nuno Moraes em 26 Ago 2010, 09:10

Estou com duas conservas de pimentas aqui em casa: uma tem uns quatro anos e a outra uns dois. Nunca deram problemas. Como fiz? Bom, além de ferver os vidros (não joguei água fervida, fervi mesmo) numa mistura de água e vinagre, coloquei-os para esfriar na mesma mistura, porém feita com água fria. Depois enxuguei com papel-toalha. As pimentas eu retirei os talinhos somente na hora de trabalhar com elas. Uma conserva é de malaguetas, a outra de cumarim com dedo-de-moça. Antes de colocar no azeite, deixei as pimentas de molho na água com vinagre por cerca de 30 minutos. Sequei-as também no papel-toalha. E coloquei, junto com elas, aquelas cebolinhas em picles (que adoro comer na comida). :wink:
Nuno Moraes
Usuário Jalapeño

Data de registro: 27 Mai 2008, 22:33

Mensagempor Nuno Moraes em 26 Ago 2010, 09:12

Esqueci de falar na outra mensagem: uso vidros grandes, de tampas rosqueáveis. E coloco azeite para cobrir bem as pimentas e cebolas. Deixo uns quatro dedos de azeite acima do nível de pimentas (que geralmente fica até o meio do frasco). Dessa forma, posso deixar curtindo por um bom tempo.
Nuno Moraes
Usuário Jalapeño

Data de registro: 27 Mai 2008, 22:33

Mensagempor ochris em 27 Ago 2010, 19:43

eu tive problemas com uma conserva de azeite q fiz...
fazem 20 dias q peparei, ontem começou a estufar a tampa...
esta soltando mts bolhas... acredito q perdi td... :( :swear: :@ ;(
alguem pode me orientar... jogo td fora???

grato

christian
relatos do início do cultivo e outras coisas (ochris):
clique aqui e veja
ochris
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jun 2010, 12:34

Mensagempor Alan Mesquita em 10 Nov 2010, 12:05

Já perdi várias conservas em azeite pelos mesmos motivos relatados acima. Se a conserva estiver soltando bolhas, como a do Chris, pode jogar fora pois as bolhas indicam fermentação. Eu tenho feito da seguinte forma: Utilizo todas as técnicas mencionadas ateriormente e faço a conserva em vidro grande, que serve de base, apenas com vinagre e sal por 30 dias. Após isso, retiro as pimentas(já inertes) que forem necessárias e monto as conservas em vidros menores(tudo esterilizado) e aí sim acrescento azeite. Até agora não tive problemas.
"SE DEUS CRIOU AS PESSOAS PARA AMAR E AS COISAS PARA USAR, POR QUE AMAMOS AS COISAS E USAMOS AS PESSOAS? " Bob Marley

MEU DIÁRIO

ESTOU SEM TEMPO PARA RETIRAR SEMENTES, AGRADEÇO A COMPREENSÃO
Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 29 Set 2010, 12:13

Mensagempor Cleômenes em 10 Nov 2010, 15:49

Aí vai uma dica:

Pra quem gosta do sabor da pimenta no azeite sem a interferência do sabor do vinagre, deve usar pimentas desidratadas. Desse modo nem bactérias patogênicas nem leveduras proliferarão.
Um abraço alagoano.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Mensagempor Tazcop em 10 Nov 2010, 21:03

Uau,
prazer em vê-lo por aqui mestre Cleo...
Sua presença, mesmo que seja curta, engrande ce o nosso fórum...
Apareça mais para nos enriquecer com o seu conhecimento...
Um grande abraço!!!
Tazcop
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 27 Ago 2009, 00:47

Mensagempor Bressa em 14 Nov 2010, 20:29

Pessoal

Não sou um expert em conservas de pimentas, mas já fiz diversas vezes, muitas com azeite,
mas todas com vinagre também. Li em algum lugar que é necessário um meio ácido nas
conservas para evitar que estraguem, e o vinagre cumpre esse papel. Também coloco
sal na conserva, além de ferver os vidros e tampas, durante 20 min, em uma panela forrada
com um pano no fundo, e a água cobrindo completamente o vidro.

Começo a consumir o molho (e as pimentas) após 15 dias guardadas longe da luz e do calor.
Normalmente, duram mais de 3 meses, fora da geladeira.

Nunca tive problemas, nem percebi qualquer alteração nas conservas.

Recomendo dar uma pesquisada maior na Internet, há muitos sites de culinária que dão dicas
para fazer conservas, inclusive com azeite.
Bressa
Usuário 7 Pot

Data de registro: 03 Nov 2010, 20:25

Mensagempor anamaria em 14 Nov 2010, 20:51

Também já perdi várias conservas em azeite, com as mesmas características descritas acima.
A única sobrevivente em azeite, é uma de cumari passarinho.
A difereça dessa para as que perdi, foi a adição de SAL.
A pessoa que me deu as pimentas orientou-me a ferve-las com bastante sal e deixa-las esfriar na mesma agua.
Aí então deixei escorrerem bem e coloquei num vidro com azeite.
Já faz mais de um ano e estão ótimas.
"A medida de amar é amar sem medida, velocidade máxima permitida".
Humberto Gessinger

www.anaestevan.com
Diário: viewtopic.php?uid=4078&f=7&t=9282&start=0
anamaria
Usuário Cumari

Data de registro: 17 Jun 2009, 10:32

Mensagempor Ian em 15 Nov 2010, 10:45

Para conservas não usem azeite, ou é vinagre ou cachaça e só. Não tem que fermentar nem nada, tem que conservar.

Pode até processar/refogar/etc. umas pimentas em óleo ou azeite, adicionar uns temperos pq fica muito bom. Mas é um preparado de vida curta que deve ser guardado na geladeira. A dica do Cleômenes (pimenta desidratada) é muito válida.

Tem coisa mais gostosa (e cheirosa) do que pimenta processada com azeite de dendê? O verdadeiro, não é o falsificado que tem cheiro de ranço! Não tem, mas não dura, por isso tem que fazer pouco para usar logo.

Verdade seja dita, os molhos e as conservas de pimenta são só formas de transferir a capsaicina para que possamos aproveitar na culinária. ;)
Ian
Usuário Cumari

Data de registro: 29 Nov 2009, 22:32

Mensagempor Cleômenes em 17 Nov 2010, 16:05

Tazcop escreveu:Uau,
prazer em vê-lo por aqui mestre Cleo...
Sua presença, mesmo que seja curta, engrandece o nosso fórum...
Apareça mais para nos enriquecer com o seu conhecimento...
Um grande abraço!!!

Muito bom encontra-lo aqui, meu amigo. Quisera eu ter esse conhecimento a que vc se refere. Aqui também estou aprendendo... ;)
Um abraço alagoano.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Mensagempor CARLOS CTBA em 18 Nov 2010, 10:06

Prezado amigo!

Eu fui presenteado com uma conserva de pimenta piri-piri (pimenta angolana/portuguesa, semelhante à nossa malagueta), feita com frutos frescos, azeite de oliva, azeite de canola, sal e glutamato monossódico, sem nenhum processo especial de pasteurização. Somente o vidro foi esterilizado. No início surgiu essa "nata" branca, mas sem qualquer bolha... Com o passar do tempo ela desapareceu e as pimentas estão boas para consumo (já as tenho há cerca de 3 anos).

Att.

Carlos CTBA
Carlos CTBA.

"Nihil est sine ratione"
CARLOS CTBA
Usuário Jalapeño

Data de registro: 17 Nov 2010, 17:52

Mensagempor Jane Ferreira em 21 Nov 2010, 11:59

CARLOS CTBA escreveu:Prezado amigo!

Eu fui presenteado com uma conserva de pimenta piri-piri (pimenta angolana/portuguesa, semelhante à nossa malagueta), feita com frutos frescos, azeite de oliva, azeite de canola, sal e glutamato monossódico, sem nenhum processo especial de pasteurização. Somente o vidro foi esterilizado. No início surgiu essa "nata" branca, mas sem qualquer bolha... Com o passar do tempo ela desapareceu e as pimentas estão boas para consumo (já as tenho há cerca de 3 anos).

Att.

Carlos CTBA

Engraçado Carlos, comigo aconteceu o mesmo... Ganhei um frasco de malaguetas no azeite e deu a nata branca; como não consumo muito, deixei guardada e desapareceu !
Todo mundo aqui em casa e os amigos consomem normalmente. Qual a resposta ?????
Abraço.
Jane Ferreira
Usuário 7 Pot

Data de registro: 10 Out 2010, 00:16

Mensagempor Inaldo em 21 Nov 2010, 15:37

Depois desse tópico, fiquei um pouco assustado com conserva em azeite. Tenho uma que preparei há pelo menos 6 meses com azeite de oliva (30%), azeite de coco babaçu(70%), sal e diversas pimentas. A mistura está uma delícia. Sempre guardei fora da geladeira e nunca apresentou manchas brancas, também nunca borbulhou. O único cuidado que tomei na hora do preparo foi lavar tudo com água e um pouco de vinagre (o pote, a tampa e as pimentas).
Existem outras características para identificar a possibilidade de ser impróprio para consumo ? Não quero prejudicar ninguém.
"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente". Henfil

Meu Diário
Meu Site
Inaldo
Usuário Fatalii

Data de registro: 27 Out 2010, 12:22

Próximo

Retornar para Conservas de pimenta