Molho Pimenta Fermentado tipo Tabasco do Jeffao

Poste aqui a receita do seu molho de pimenta secreto! :)

Re: Molho Pimenta Fermentado tipo Tabasco do Jeffao

Mensagempor Adolfo Garcia em 29 Abr 2015, 14:18

Eu criei um monstro aqui em casa. kkkkkkkk

Peguei umas pimentas que eu tinha em congelamento e coloquei para fermentar após serem processadas, como era uma quantidade boa usei um galão plástico de 5 litros de suco que consumo sempre, bom já no 2 dia o monstro acordou e começou a estufar o galão virou uma bomba incrível. de hora em hora tenho abrir um pouco a tampa para sair o gás se não ele ameça explodir. estou refém de minha própria criação. kkkkkkk
No mesmo dia fiz umas outras experiencias de mosto com temperos e coloquei em garrafas pet, esses não deram problemas uma vez ao dia basta para aliviar a pressão, mas a do galão ta sinistro, a coisa.
vamos ver o que acontece daqui pra frente.
Abçs
Adolfo
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Data de registro: 14 Mai 2014, 10:41

Mensagempor Max o Obelix em 29 Abr 2015, 15:09

Adolfo Garcia escreveu:Eu criei um monstro aqui em casa. kkkkkkkk

Criou mesmo, e está refém dele. :rofl: :rofl: :rofl:
Adolfo Garcia escreveu:Peguei umas pimentas que eu tinha em congelamento e coloquei para fermentar após serem processadas, como era uma quantidade boa usei um galão plástico de 5 litros de suco que consumo sempre, bom já no 2 dia o monstro acordou e começou a estufar o galão virou uma bomba incrível. de hora em hora tenho abrir um pouco a tampa para sair o gás se não ele ameça explodir. estou refém de minha própria criação. kkkkkkk

Fez tá frito, mano. :devil:
Aí você criou um monstro enorme! :devil:
O que foi que deu na sua cabeça?! :o Você sabe exatamente como isso funciona, eu sei que você sabe! :!:
Claro que você não pôde amassar esse galão, então ficou com muito O2 ...
Quanto % você ocupou da capacidade dos 5 litros?
Se você ocupou com pimenta menos de 50% ou mais de 75% você não vai conseguir controlar o seu monstro ... :tmi:
Eu vou ouvir a explosão de cá de Salvador! :D :D :D
Adolfo Garcia escreveu:No mesmo dia fiz umas outras experiencias de mosto com temperos e coloquei em garrafas pet, esses não deram problemas uma vez ao dia basta para aliviar a pressão, mas a do galão ta sinistro, a coisa.
vamos ver o que acontece daqui pra frente.
Abçs Adolfo

:rofl: :rofl: :rofl:
Os prognósticos não são muito bons ...
:rofl: :rofl: :rofl:
Max .'. seu irmão, o Obelix.
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Adolfo Garcia em 29 Abr 2015, 15:25

Caro amigo a coisa ta feia aqui, tive que criar um "Bunker" para deixar o galão dentro por segurança, deixei ele dentro de um balde plastico de 20 lt bem tampado e um outro balde por cima deste bem cheio e pesado. Eu enchi o galão uns 70% com o mosto, na hora ficou bunito de ver toda aquela massa de pimenta, mas agora tá é dando medo kkkkkkkk

mas como vc disse afora já ta feito, só nos resta esperar e rezar..kkkkk
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor Max o Obelix em 29 Abr 2015, 15:53

Adolfo, há uns 20 anos atrás, quando eu ainda não sabia lidar com a fermentação das ardidas na conserva somente no azeite de oliva, eu idiotamente coloquei pimentas inteiras somente no azeite de oliva em dois frascos de vidro de 1 litro cada, que antes foram do azeite de oliva, para envelhecer na geladeira. Eu supus que assim elas não fermentariam muito ... :drunk:
Ressalto que os vidros eram fortes, vidro espesso, coisa de antigamente.
Pois bem, passaram-se os dias e uma noite a casa inteira foi despertada com dois tiros de canhão seguidos. Um frasco após o outro estourou dentro da geladeira, danificou tudo que estava dentro da geladeira, a explosão abriu a porta da geladeira e espalhou o conteúdo por toda a cozinha ...
Muitos meses depois ainda se sentia o "aroma" da pimenta fermentada ... Até hoje eu sou alvo de chacota na minha casa ...
Isso é o que lhe espera! :rofl: :rofl: :rofl:
Prepare-se! O balde "bunker" vai sair voando e atravessar o telhado! :rofl: :rofl: :rofl:
003.jpg
Max .'. o Obelix, se lavando de rir com o mano Adolfo!
003.jpg (11.97 KIB) Visualizado 9065 vezes
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Adolfo Garcia em 30 Abr 2015, 01:19

Buth Obelix escreveu:Adolfo, há uns 20 anos atrás, quando eu ainda não sabia lidar com a fermentação das ardidas na conserva somente no azeite de oliva, eu idiotamente coloquei pimentas inteiras somente no azeite de oliva em dois frascos de vidro de 1 litro cada, que antes foram do azeite de oliva, para envelhecer na geladeira. Eu supus que assim elas não fermentariam muito ... :drunk:
Pois bem, passaram-se os dias e uma noite a casa inteira foi despertada com dois tiros de canhão seguidos. Um frasco após o outro estourou dentro da geladeira, danificou tudo que estava dentro da geladeira, a explosão abriu a porta da geladeira e espalhou o conteúdo por toda a cozinha ...
Muitos meses depois ainda se sentia o "aroma" da pimenta fermentada ... Até hoje eu sou alvo de chacota na minha casa ...
Prepare-se! O balde "bunker" vai sair voando e atravessar o telhado! :rofl: :rofl: :rofl:
003.jpg

Meu caro amigo MAX, fiquei comovido com tantas palavras de conforto e esperança que vc me desejou , que agora eu estou num dilema, detono a bomba eu mesmo, chamo o esquadrão antibombas ou mando o galão por sedex pra vc, assim vc pode recordar dos velhos tempos, o que vc acha da ideia heim ????? kkkkkkkkkk
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor Max o Obelix em 30 Abr 2015, 01:26

Adolfo Garcia escreveu:... ou mando o galão por sedex pra vc, assim vc pode recordar dos velhos tempos, o que vc acha da ideia heim ????? kkkkkkkkkk

Péssima! :rofl: :rofl: :rofl: "Quem pariu Mateus que o balance!" :rofl: :rofl: :rofl:
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor rcaldas em 30 Abr 2015, 19:48

Pois é também fiquei preocupado minha garrafinha esta com quase 90% de capacidade.. :doh:
We get the word We deserve.
rcaldas
Usuário Malagueta

Data de registro: 16 Abr 2015, 13:33

Mensagempor Andre em 04 Mai 2015, 12:12

Adolfo Garcia escreveu:
Buth Obelix escreveu:Adolfo, há uns 20 anos atrás, quando eu ainda não sabia lidar com a fermentação das ardidas na conserva somente no azeite de oliva, eu idiotamente coloquei pimentas inteiras somente no azeite de oliva em dois frascos de vidro de 1 litro cada, que antes foram do azeite de oliva, para envelhecer na geladeira. Eu supus que assim elas não fermentariam muito ... :drunk:
003.jpg

Meu caro amigo MAX, fiquei comovido com tantas palavras de conforto e esperança que vc me desejou , que agora eu estou num dilema, detono a bomba eu mesmo, chamo o esquadrão antibombas ou mando o galão por sedex pra vc, assim vc pode recordar dos velhos tempos, o que vc acha da ideia heim ????? kkkkkkkkkk

kkkkkkkkk, sério, brincadeiras a parte, mas acho que vc criou um treco muito maluco ai Adolfo, se tiver muita pressão mesmo, uma hora vai explodir o treco e pode ser muito perigoso.
Andre
Usuário Rocotó

Data de registro: 26 Nov 2014, 15:43

Mensagempor Custódio em 04 Mai 2015, 16:51

Já realizei a experiencia de deixar uma garrafa PET de 1,5 litros fermentando sem tirar os gases e esta resistiu sem explodir chegou a ficar deformada. O maior problema foi retirar os gases de uma forma lenta para não correr o risco de lançar pimenta por tudo. Estas garrafas de 5 litros talvez não aguentaria toda esta pressão, mas explodir acho pequeno o risco.
Custódio
Usuário Cumari

Data de registro: 19 Nov 2011, 12:39

Mensagempor Adolfo Garcia em 05 Mai 2015, 16:51

È meus amigos o monstro já foi dominado, jã ta mansinho e sem riscos de explodir.

Nas minhas experiencias com fermentação em pet pelo menos no meu caso notei sempre que os primeiros 10 dias são os piores é qdo ocorre uma fermentação mais atipica, mais intensa mais rápida e considero a fase mais perigosa também.
Passado esse tempo a fermentação fica mais lenta e contornável sem grds riscos de explosão.
Concordo com o Custodio em relação a resistência da garrafa pet em si, mas faço uma ressalva .
Eu tive um acidente com uma garrafa pet uma vez, a fermentação já estava passando do primeiro mês, e qdo fui chacoalhar a garrafa para homogenizar a massa e depois abrir para extrair o gás, a tampa estava voltada para mim, na movimentação ela rompeu-se com a pressão e se soltou vindo todo mosto para fora. Voou molho pra todo lado meu rosto ficou relato de molho, minha sorte é que uso óculos o que protegeu meus olhos, se não fosse isso eu nem sei o que seria, pois o mosto era de pimentas Fatalli, fiquei ardendo com o rosto pegando fogo por uns 2 dias, sem contar a sujeirada que fez e o trabalho pra limpar tudo depois.
As vezes a rosca da tampa não tem a mesma resistência da garrafa em si, por isso passei a examinar todas as tampas das garrafas para uso, pois esse é o elo mais frágil dessa corrente.
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor Adolfo Garcia em 05 Mai 2015, 16:55

Tenho uma ´dúvida e gostaria do conselho de vc para dirimir essa dúvida.

Tenho uma garrafa pet com pimentas em salmoura a mais de 6 meses, elas estão perfeitas e tudo mais, mas gostaria de saber se eu tira-las da salmoura lava-las processa-las e colocar para fermentar, será que vai haver fermentação ???

Alguém já fez esse tipo de procedimento ?

Qualquer ajuda será bem vinda.
Fico no aguardo.

Abraços a todos.

Adolfo
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor Max o Obelix em 05 Mai 2015, 17:10

Adolfo Garcia escreveu:As vezes a rosca da tampa não tem a mesma resistência da garrafa em si, por isso passei a examinar todas as tampas das garrafas para uso, pois esse é o elo mais frágil dessa corrente.

Muito importante essa sua advertência.
Melhor não "fechar a porta depois de roubado".
Doravante vou ter um cuidado muito especial com essa coisa das tampas.
Grato, ano,
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor M.BH em 06 Mai 2015, 19:05

Boa Noite a todos,
Sou novo no Fórum e a cada dia que passa fico mais admirado com todas as informações, dicas e opiniões aqui postadas.
Puxa vida, gastei dias para ler este tópico e achei fantástico, farei o molho nos próximos dias, provavelmente no final de semana, mas antes, gostaria de tirar uma dúvida:
Devido a profissão, não consigo estar em casa todos os dias, já reparei que o método mais recomendado aqui foi o da garrafa amassada, mas não poderei aliviar a pressão diariamente, portanto, acho que pra mim o mais recomendado é o airlock. Porém o uso do mesmo me deixou com sérias dúvidas, como devo usa-lo e se deixa-lo por alguns dias abandonado (infelizmente terei que dar espaço à criança durante o processo) pode gerar algum problema, por exemplo bolor.

Agradeço a ajuda!!

Marcelo Hermeto
M.BH
Usuário Jalapeño

Data de registro: 30 Abr 2015, 22:43

Mensagempor Alysson Pereira em 07 Mai 2015, 11:35

Amigos, sempre fiz esse molho fermetado com HB red ou murupi. Alguém tem uma boa experiência com outras pimentas. Me indicariam alguma em especial?
Meu diário,vai la sô!!! viewtopic.php?f=7&t=11421
Divulgue sua cidade: viewtopic.php?f=5&t=10965&p=218005#p218005
Alysson Pereira
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 18 Jun 2010, 19:16

Mensagempor rcaldas em 08 Mai 2015, 12:34

Boa Pergunda Alysson, A galera mais experiente poderia fazer uma recomendação de suas experiências de mostro. Este tópico ficou bem extenso para ler tudo da uma trabalho danado.
We get the word We deserve.
rcaldas
Usuário Malagueta

Data de registro: 16 Abr 2015, 13:33

Mensagempor Max o Obelix em 08 Mai 2015, 12:54

rcaldas escreveu:Boa Pergunda Alysson, A galera mais experiente poderia fazer uma recomendação de suas experiências de mostro. Este tópico ficou bem extenso para ler tudo da uma trabalho danado.

Não exatamente o que você está desejando (sonhando :lol: ), mas dê um olhada nesse resumo que eu fiz aqui dentro deste mesmo tópico, em viewtopic.php?f=15&t=9629&start=1520#p427540
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor allyssontavares em 09 Mai 2015, 10:38

Adolfo Garcia escreveu:
Tenho uma garrafa pet com pimentas em salmoura a mais de 6 meses, elas estão perfeitas e tudo mais, mas gostaria de saber se eu tira-las da salmoura lava-las processa-las e colocar para fermentar, será que vai haver fermentação ???

Colocando um pouco de açúcar e uma pitada de fermento biológico vai fermentar. O resultado que é imprevisível! hehe
allyssontavares
Usuário Malagueta

Data de registro: 06 Abr 2015, 16:01

Mensagempor allyssontavares em 09 Mai 2015, 10:39

Acabei postando em duplicidade
Editado pela última vez por allyssontavares em 09 Mai 2015, 12:59, num total de 1 vezes
allyssontavares
Usuário Malagueta

Data de registro: 06 Abr 2015, 16:01

Mensagempor Custódio em 09 Mai 2015, 11:57

Com todo este tempo de salmoura " acho " que não fermenta mais o sal é um forte conservante e bactericida.

Inicie um processo com pimentas frescas, não necessita muito com umas 300 g já da pra fazer em uma Pet de 500 ml.
Custódio
Usuário Cumari

Data de registro: 19 Nov 2011, 12:39

Mensagempor Adolfo Garcia em 09 Mai 2015, 13:34

allyssontavares escreveu:
Adolfo Garcia escreveu:

Colocando um pouco de açúcar e uma pitada de fermento biológico vai fermentar. O resultado que é imprevisível! hehe

Grato amigo pela sugestão vou tentar, não custa para saber se realmente ira ou não fermentar,

abçs

Custódio escreveu:Com todo este tempo de salmoura " acho " que não fermenta mais o sal é um forte conservante e bactericida.

Inicie um processo com pimentas frescas, não necessita muito com umas 300 g já da pra fazer em uma Pet de 500 ml.

caro amigo eu já faço com pimentas frescas, mas é que tenho essa na salmoura e queria saber se iria ou não fermentar, acho que vou juntar a sua dica com a do amigo Allysson e ver o que vai dar, vou juntar as pimentas da salmoura com pimentas frescas e ver o que acontece.

valeu ai pela atenção e pelas dicas.

abraços e um ótimo FDS a todos.

Adolfo
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

AnteriorPróximo

Retornar para Molhos de pimenta