GOMA XANTANA

Poste aqui a receita do seu molho de pimenta secreto! :)

Re: GOMA XANTANA

Mensagempor AUVARUS em 07 Ago 2012, 09:04

Grande Savério,
Só lembrando a quem nunca usou a Xantana, de 0,5 a 1 grama por litro de liquido. Deve ser batido no liquidificador, e ir acrescentando a goma bem devagar, tentei chacoalhar o môlho com a goma em uma garrafa, mas não funcionou.

Quanto às geléias o certo é usar a "pectina", pois a xantana não funciona. Grande abraço,

Alvaro
Visite o Diário do Auvarus, antes que ele fique inenarrááááável: viewtopic.php?f=7&t=15377[/b]
AUVARUS
Usuário 7 Pot

Data de registro: 09 Mai 2011, 15:50

Mensagempor Denis Maiden em 08 Ago 2012, 20:37

Saverio escreveu:Para quem não consegue achar goma xantana, acabei de comprar na loja Mundo Verde http://www.mundoverde.com.br/ em Curitiba por R$-7,30 o pacote com 100 g. Esta loja tem várias franquias pelo Brasil e é só procurar a loja mais próxima ou solicitar via email. No meu próximo Molho Fermentado tipo Tabasco do Jeffão vou usar com certeza, e adeus separação das partes. Vou fazer também umas geleias com frutas e pimentas, além de experimentar nas minhas "artes culinárias" de finais de semana.

Entrei no site e descobri que aqui em Caxias do Sul tem uma loja dessas!! Peguei o numero e amanhã mesmo vou ligar pra perguntar se eles tem a goma xantana. Pelo menos no site diz que tem, mas é melhor previnir não é?
Agradeço ao amigo Saverio pela informação, pois eu já tinha revirado a cidade sem sucesso, já tinha até desistido. agora sim os molhos vão ficar bonitos! :clap:
Denis Maiden
Usuário Murupi

Data de registro: 08 Fev 2012, 19:04

Mensagempor Custódio em 09 Ago 2012, 14:28

Custódio escreveu:Gosto de molho de pimenta fermentado e quando acrescento o vinagre fica muito liquido e há separação, apesar de colocar pouco ( aprox. 1/4 )

Lendo o forum procurei a goma Xantana e não achei só a goma Guar, pesquisei e vi que era quase o mesmo, fiz o uso e o resultado foi muito bom, tanto em consistencia como na não separação dos liquidos.

Estou com um molho com a adição de Azeite e Vinagre para verificar se há a separação, dentro de breve relato o resultado.

Descrição da Goma:
Goma obtida das sementes da planta nativa da Índia Cyamopsis Tetragonolobus ou Cyamopsis Psoraloides.

É utilizado como espessante, estabilizante, emulsificante e agente de corpo. Atualmente é frequente a adição desta substancia pelos fabricantes em certas marcas de iogurtes.

Usei a goma Guar e obtive total susesso com ela, só no vinagre e tambem com o óleo.

Não alterou sabor, não separou e a concistencia ficou OK !!
Custódio
Usuário Cumari

Data de registro: 19 Nov 2011, 12:39

Mensagempor Denis Maiden em 10 Ago 2012, 22:18

Denis Maiden escreveu:
Saverio escreveu:Para quem não consegue achar goma xantana, acabei de comprar na loja Mundo Verde http://www.mundoverde.com.br/ em Curitiba por R$-7,30 o pacote com 100 g. Esta loja tem várias franquias pelo Brasil e é só procurar a loja mais próxima ou solicitar via email. No meu próximo Molho Fermentado tipo Tabasco do Jeffão vou usar com certeza, e adeus separação das partes. Vou fazer também umas geleias com frutas e pimentas, além de experimentar nas minhas "artes culinárias" de finais de semana.

Entrei no site e descobri que aqui em Caxias do Sul tem uma loja dessas!! Peguei o numero e amanhã mesmo vou ligar pra perguntar se eles tem a goma xantana. Pelo menos no site diz que tem, mas é melhor previnir não é?
Agradeço ao amigo Saverio pela informação, pois eu já tinha revirado a cidade sem sucesso, já tinha até desistido. agora sim os molhos vão ficar bonitos! :clap:

Pessoal!
Realmente encontrei a famosa Goma Xantana nesse lugar chamado Mundo Verde http://www.mundoverde.com.br/
Depois de procurar pela internet e me deparar com preços exorbitantes, ví que o amigo Saverio havia encontrado por R$7,30 o pacotinho com 100g, fui na tal loja (a mesma, só que aqui em Caxias do Sul) e comprei os mesmos 100g por R$3,50, quase R$4,00 a menos. Estranho né? :?:
Recomendo a loja!
Denis Maiden
Usuário Murupi

Mensagempor Denis Maiden em 10 Ago 2012, 22:20

Descobri o porquê da diferença de preço....Porque é produzido aqui em Santa Cruz do Sul - RS :lol:
Denis Maiden
Usuário Murupi

Mensagempor eniorm em 07 Dez 2012, 08:49

Achei no MercadoLivre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... an-gum-_JM

Ainda não comprei, minha produção artesanal pro consumo é pequena que não justifica investir em frascos e na goma, mas estou bem interessado em experimentar os tais resultados esperados com a aplicação da xantana.

http://grandschefs.blogspot.com.br/2011 ... -isso.html
ENIO .'.
pimentorium in anus outrem refrescus est
Meu pequeno diário
eniorm
Usuário Rocotó

Data de registro: 11 Jun 2012, 15:56

Mensagempor breno liso em 15 Out 2013, 20:13

Gipi , sou novo aqui , ve se vc pode me ajudar ,tenho pesquisado sobre molhos e descobri q a industria usa um vinagre triplo , mais concentrado , com 12 % de acido acetico , vc sabe onde eu compro e quanto custa?
breno liso
Usuário Cambuci

Data de registro: 14 Out 2013, 20:08

Mensagempor Alysson Pereira em 27 Abr 2016, 08:08

BOM DIA Gipione,
Gostaria de saber se vc ainda trabalha com goma e tem disponível para fornecer. Abraço,Alysson
Meu diário,vai la sô!!! viewtopic.php?f=7&t=11421
Divulgue sua cidade: viewtopic.php?f=5&t=10965&p=218005#p218005
Alysson Pereira
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 18 Jun 2010, 19:16

Mensagempor marco.leiria em 03 Mai 2016, 06:48

Salve Pessoal!

Goma xantana eh encontrada na maioria das lojas de produtos naturais, pois eh muito utilizada na producao de massas e paes para pessoas com problemas de alergia ou intolerancia ao gluten.

Aqui em recife, na rua da praia, custa 45 reais o kilo e eh vendida a granel.

Abracao a todos.
marco.leiria
Usuário Jalapeño

Data de registro: 04 Mai 2007, 15:52

Anterior

Retornar para Molhos de pimenta