Molho rosado cremoso de pimenta

Poste aqui a receita do seu molho de pimenta secreto! :)

Molho rosado cremoso de pimenta

Mensagempor Adrina em 05 Out 2015, 22:43

Olá, pessoal! Gostaria de dividir com vocês um molho cremoso que tenho feito com frequência e que tem feito bastante sucesso com meus amigos.
Não tenho medidas exatas, portanto acredito que vocês podem adotar as variações que mais lhe convém. Essas são as medidas que usei da última vez.

2 cebolas grandes
2 dentes de alho
1 pedaço de gengibre do tamanho de um polegar
ervas frescas variadas - uso salsa, manjericão, alecrim e orégano (tudo do meu canteiro) - cerca de meia xícara (medida apertada)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 xícara de vinagre de álcool
1 a 2 colheres de polvilho doce
10 pimentas dedos de moça frescas
4 a 5 pimentas fortes - usei murupi e habanero já em conserva
2 colheres de sopa rasas de açúcar
1 colher de sopa rasa de sal

Comecei picando grosseiramente a cebola, o alho e o gengibre, e refogando no azeite em fogo baixo por uns 5 a 8 minutos. Acrescentei as pimentas picadas grosseiramente e refoguei por 1 a 2 minutos. Após, acrescentei os vinagres, as ervas, o sal e o açúcar, tampei e deixei cozinhando em fogo baixo por 10 minutos.
Transferi o conteúdo ainda quente para o liquidificador (o meu tem copo de vidro e é apropriado para bater alimentos quentes), acrescentei meia xícara do vinagre da conserva das pimentas fortes (pode ser do vinagre comum), e comecei a bater em velocidade baixa. Conforme foi batendo eu fui acrescentando o polvilho, meia colher por vez, até chegar a uma consistência cremosa (lembrando que depois que esfria fica ainda mais cremoso).
Envasei ainda quente em vidros esterilizados e deixei esfriar, depois guardei na geladeira. Não sei a durabilidade pois os vidros não duraram 15 dias.
Fica excelente como patê, depois de frio, e também como molho para acompanhar carnes.
Espero que gostem.
Abraços!
Adrina
Belo Horizonte/MG

Diário: viewtopic.php?f=7&t=19162
Nada como um dia após o outro!
Adrina
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Dez 2014, 18:34

Re: Molho rosado cremoso de pimenta

Mensagempor Benedito Caturelli em 06 Out 2015, 15:36

Adrina, boa tarde! Original sua receita, principalmente, como boa mineira usando o polvilho doce, que deve ter ou dar a mesma consistência que a Maisena(milho contra mandioca). De ter aspecto e consistência de uma maionese rose? Vou fazê-la qualquer dia.

Dito Caturelli.´.
Benedito Caturelli
Usuário Murupi

Data de registro: 23 Jul 2008, 18:13

Mensagempor Giancarlo em 07 Out 2015, 22:06

Muito interessante seu molho!!! Como é a consistência? Você acha que um vidro tipo "Tabasco" seria uma boa ideia para servir? Em outras palavras, dá pra colocar dentro? Ele sairia facilmente?

Dia desses eu vi uma receita (na verdade "ouvi") onde o cara usa biscoito cream cracker para dar a cremosidade. Eu tentei fazer. Ficou interessante, mas não consegui chegar no sabor que eu queria... Vou continuar tentando...

Abraço!
Giancarlo
Sempre gostei de pimentas. Agora resolvi entender um pouco mais...
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 22:59

Mensagempor Adrina em 08 Out 2015, 07:51

Olá, pessoal!

Dito, eu não sou mineira; na verdade, eu sou capixaba, mas moro em Minas há 15 anos. Ele fica com a textura de uma maionese tipo a Heinz, que é menos firme que as demais marcas do mercado.

Giancarlo, ele fica melhor se servido como uma espátula ou colher pois tem a textura de uma maionese mais mole. Então, acredito que um vidro de boca larga, sem aquele "pescoço", seria mais indicado.
Adrina
Belo Horizonte/MG

Adrina
Usuário Rocotó

Mensagempor Adrina em 06 Dez 2015, 16:14

Prezados,

Segue uma foto da produção de hoje do meu molho. Usei dedos de moça vermelhas e amarelas, habaneros e 1 buth jolokia.

molho cremoso de pimenta.jpg
Adrina
Belo Horizonte/MG

Adrina
Usuário Rocotó

Retornar para Molhos de pimenta