Custódio escreveu:Já fiz isto sem problemas de contaminação. Faça com duas pessoas, uma abre a garrafa pet e a mantem pressionada sem deixar entra ar com a baixa do volume, então vá acrescentando o soro e a pessoa que esta no auxilio vai soltando a Pet a medida que entra o soro sempre mantendo o nível no gargalo, ai é só fechar sem ar dentro.
Boa tarde amigo Custódio e demais amigos pimenteiros.
Fiz esse procedimento, tal como você explicou e tudo ok, sem nenhum sinal de contaminação, pelo menos por enquanto... e já faz 2 dias que eu acrescentei o soro... o problema agora foi que com 48 horas após adicionado o soro, nem sequer começou fermentar, nem sinal de bolhas.
O soro foi de iogurte natural, que eu mesmo fiz. Sigo uma receita comum, 2 litros de leite homogenizado de saquinho com 2 copos de iogurte integral natural, deixo fermentar, depois coloco para drenar o soro, assim meu iogurte fica com a textura do iogurte grego, e me sobrou bastante soro, um líquido com espesso parecendo óleo de soja, que as vezes eu reutilizo para fazer novos iogurtes.... pensei que isto seria uma bomba para acelerar a fermentação, mas nada!
Vou acompanhar mais alguns dias.
Aproveitando, um colega no grupo Pimentas.Org no facebook explicou como fazer um fermento natural com leveduras selvagens utilizando água e uvas passas, que acaba virando uma colônia de bactérias lácteas tal como no molho de pimenta. Ele disse que irá tentar utilizar essa água acrescentando num molho para saber se ajuda na fermentação, então quando ele contar o resultado, vou postar aqui, talvez tenha bons resultados.
abraços