Problemas com molho amarelo.

Poste aqui a receita do seu molho de pimenta secreto! :)

Problemas com molho amarelo.

Mensagempor mrmatuck em 29 Set 2017, 15:35

Boa tarde, sou novo no fórum, mas andei lendo muita coisas de vocês postaram, aprendi e estou já aplicando o processo de fermentação que o Obelix postou, muito obrigado gostei muito, mas meu problema está sendo com o molho de pimenta habanero amarela e cumari do pará, depois de umas 2 semanas o molho começa a perder a coloração amarelo e fica bege, posso colocar algumas fotos depois. Gostaria de saber se alguém tem alguma alternativa para evitar essa descoloração do molho. Estou controlando o pH do molho por volta de 3,5 e a salinidade em torno de 5-6%. Será que o processo de fermentação evita essa descoloração?

Obrigado.
mrmatuck
Usuário Cambuci

Data de registro: 25 Set 2017, 10:12

Re: Problemas com molho amarelo.

Mensagempor Benedito Caturelli em 29 Set 2017, 20:56

As pimentas amarelas, marrons, roxas sofrem na oxidação uma mudanças na coloração, não acontecendo com as vermelhas. Pimentas verde também sofrem a mudança de coloração e perdem também a beleza.

Dito Caturelli.

Visite meu diário.
Benedito Caturelli
Usuário Murupi

Data de registro: 23 Jul 2008, 18:13

Mensagempor mrmatuck em 01 Out 2017, 09:34

Benedito Caturelli escreveu:As pimentas amarelas, marrons, roxas sofrem na oxidação uma mudanças na coloração, não acontecendo com as vermelhas. Pimentas verde também sofrem a mudança de coloração e perdem também a beleza.

Dito Caturelli.

Visite meu diário.

Muito obrigado pelo esclarecimento e que triste noticia você me deu, os molhos são deliciosos e podia ser bem mais bonitos.
mrmatuck
Usuário Cambuci

Mensagempor mrmatuck em 03 Out 2017, 11:50

Encanei com essa mudança de cor, por isso estou realizando um teste usando fermentação em vários tipos de pimenta.
Anexos
WhatsApp Image 2017-10-03 at 11.59.35.jpeg
Laranja: Pindalba (hibrida cumari do pará com habanero)
Amarela: Cúmari do Pará
Vermelha: Dedo de moça
Verde: Jalapenho
Bordo: Habanero chocolate
mrmatuck
Usuário Cambuci

Mensagempor Saverio em 04 Dez 2017, 10:33

Fiz a terminação de uma garrafa de 500ml de Cumari amarela usando a técnica de fermentação do Jeffão e acredito que para resolver este problema da oxidação ao contato com o oxigênio somente seria com a adição de algum antioxidante para tentar atenuar esta mudança de coloração, mas não vou fazer isto pois tiraria todo a prazer de consumir um produto sem conservantes (e muitos outros"antes" que se lê nos rótulos dos produtos).
"Seja realista, busque o impossível". Albert Camus

Diário https://pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=12431
Saverio
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Jan 2011, 10:46

Retornar para Molhos de pimenta