Principais pragas em Pimentas do Brasil

Este fórum é o lugar certo para discutir sobre pragas e doenças que atacam as nossas plantas! Espero que ninguém tenha muito desses problemas, mas em todo caso, aqui é o lugar certo para postar suas perguntas e dicas relacionadas a este assunto!

Re: Principais pragas em Pimentas do Brasil

Mensagempor roque em 14 Jun 2015, 06:58

Vírus que existem em vegetais não tem nenhum perigo em animais, pode consumir as pimentas, primeiro vc teria de ter certeza que tem vírus, o fato de ter mosca branca, não é certeza que elas estejam transmitindo virus, isso pode acontecer, mas não é uma coisa obrigatória, Ok?
Use fumo de pacotinho, já picado, deve existir aí, em algum comércio, o pessoal isa isso em cachimbos. O neem eu não tenho boas experiências, já usei, mas nunca funcionou bem por aqui, é caro e não resolve muito bem. O fumo é barato e funciona muito bem, mas tem mais ação de espantar que matar os insetos, inseticidas, vc tem de consultar algum agrônomo ou técnico da sua cidade para indicar.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Rafael Vianna em 14 Jun 2015, 14:51

Vírus que existem em vegetais não tem nenhum perigo em animais, pode consumir as pimentas, primeiro vc teria de ter certeza que tem vírus, o fato de ter mosca branca, não é certeza que elas estejam transmitindo virus, isso pode acontecer, mas não é uma coisa obrigatória, Ok?
Use fumo de pacotinho, já picado, deve existir aí, em algum comércio, o pessoal isa isso em cachimbos. O neem eu não tenho boas experiências, já usei, mas nunca funcionou bem por aqui, é caro e não resolve muito bem. O fumo é barato e funciona muito bem, mas tem mais ação de espantar que matar os insetos, inseticidas, vc tem de consultar algum agrônomo ou técnico da sua cidade para indicar.

Claro, nem sempre que tiver mosca branca terá virus, foi apenas uma pergunta caso estiver infectada.
Aqui eu não encontro o fumo...já procurei e nada. Tive boas experiencias com a pimenta e o alho ,porém acho que apenas espantam as adultas.

http://globotv.globo.com/rede-globo/glo ... a/4034208/

Vi esse link sobre uma receita também. Vi gente receitando SBP Casa e Jardim.. Não sei se resolve.
Rafael Vianna
Usuário Malagueta

Data de registro: 07 Mai 2015, 17:45

Mensagempor roque em 14 Jun 2015, 16:42

Como última opção vc pode comprar cigarros comuns, desmanchar e usar o fumo, afinal, cigarros são feitos de tabaco triturado. Compre os cigarros mais baratos e fortes disponíveis..... ;)

SBP casa e jardim resolve e vc pode usar nas mudas, mas se aplicar nos frutos não deve consumir, porque não se tem como saber se serão ou não contaminados, e não se tem prazo de carência para esperar e consumir os frutos, então se usar em plantas já com pimentas, recomendo que sejam usadas só para retirar sementes..... :(
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Rafael Vianna em 14 Jun 2015, 22:18

Boa ideia. Mais como você disse ,o tabaco apenas espanta ? pois se for isso o alho e a pimenta resolveram ,problemas que elas voltam com um tempo se eu não olhar todo dia e ver se tem algo ,quando vejo ja tem ovos na planta.
Rafael Vianna
Usuário Malagueta

Data de registro: 07 Mai 2015, 17:45

Mensagempor Lulavc em 06 Fev 2016, 11:25

Bom dia amigos.

gostaria da ajuda de vocês. O que pode se isso na minha malagueta?

Imagem

Imagem
Lulavc
Usuário Jalapeño

Data de registro: 19 Ago 2012, 08:48

Mensagempor LeilocaBR em 14 Out 2016, 18:28

Dividindo minha experiência nesses poucos meses de pimenteira!
Borra de café!
Seja no chão, ao redor de todo caule, seja borrifando por todo pé, de cima abaixo.
3 colheres de sopa de borra de café, diluidos em 1 litro d'água. Joga tudo numa pet por uns 5, 6 dias....deixa na sombra e depois borrifa!
Nunca tive 1 praga....até agora.... :geek: :geek: :tmi: :rock:

É rico em gás carbônico, nitrogênio e outros paranauês que além de afastar qqer bicho, aduuubaaaa bemmm!

Para um up no crescimento, vitamina B1. Boa, bonita e barata! No Youtbe tem receitas....mor facim.....
"Escolher o seu tempo é ganhar tempo". :rock:
(Francis Bacon)

FB PIMENTAS MARIA BONITA: https://m.facebook.com/pimentasmariabonita/
LeilocaBR
Usuário Jalapeño

Data de registro: 31 Jul 2016, 23:30

Mensagempor CaioCunha em 23 Jan 2017, 20:14

Galera,

meu pé de pimentão parece estar com a praga "B. Tripes - Thrips tabaci e Frankliniella shulzei", causando dano aos frutos. Pelo que pesquisei, um virus é transmitido à planta.
Existe a possivbilidade de eliminar o virus, ou a única solução é elimina a planta?
CaioCunha
Usuário Cambuci

Data de registro: 04 Set 2016, 20:51

Mensagempor Darso Jr em 29 Jan 2017, 15:43

oi pessoal,
minha muda está amarelando, o que está acontecendo com ela ?
segue a foto abaixo.
IMG-20170129-WA0007.jpg
Meu Diário:https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=20025

Viver honestamente, não prejudicar ninguém atribuir a cada um o que lhe pertence :D
Abs.: Darso Jr
Darso Jr
Usuário Jalapeño

Data de registro: 13 Jan 2017, 11:55

Mensagempor Max o Obelix em 30 Jan 2017, 06:36

Darso Jr escreveu:oi pessoal,
minha muda está amarelando, o que está acontecendo com ela ?
segue a foto abaixo.
IMG-20170129-WA0007.jpg

Nesse caso, o mais comum e provável é excesso de rega.
Basta regar no máximo uma vez por dia, sem encharcar a terra.
Se já vem regando exageradamente, antes de regar novamente convém retirar uma pitada de terra das camadas inferiores e ver se não está encharcada. Se já estiver encharcada não regue novamente, espere secar.
Abraços,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Giancarlo em 27 Mar 2017, 17:58

Boa tarde, galera... to com um problema e gostaria da ajuda de vocês:

Tenho umas jalapeños que estão "rajadas"...

IMG_2729[1].JPG
Jalapeños rajadas (ou tigradas... sei lá...)

Alguém sabe como se trata isso?

Abraços
Giancarlo
Giancarlo
Sempre gostei de pimentas. Agora resolvi entender um pouco mais...
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 22:59

Anterior

Retornar para Pragas, doenças e curas