Ácaros

Este fórum é o lugar certo para discutir sobre pragas e doenças que atacam as nossas plantas! Espero que ninguém tenha muito desses problemas, mas em todo caso, aqui é o lugar certo para postar suas perguntas e dicas relacionadas a este assunto!

Ácaros

Mensagempor neyde hidalgo em 06 Nov 2006, 10:31

Cleo, Léo, Douglas, Luca........
Socorro! Agora descobrimos q nossas pimenteiras estão com ácaros. Como combatê-los sem utilizar algo q prejudique os frutos e o meio ambiente? Um gde abraço, Neyde
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Giselle em 06 Nov 2006, 15:51

Me encaixo nessa tb! :(
Giselle
Usuário Rocotó

Data de registro: 18 Abr 2006, 21:07

Mensagempor Cleômenes em 06 Nov 2006, 22:17

He He, pois é, gente. Esse bichinho é danado mesmo. É muito minúsculo, quase invisível a olho nu. Prefere atacar as plantas nos brotos jovens, principalmente nos ponteiros. Ao contrário do ácaro vermelho, não produz malhas de teias pra se proteger. Possui um aparelho bucal com um "tromba", que espeta nas plantas para sugar a seiva. Enquanto se alimenta, introduz substâncias tóxicas, que deixam as folhas com esse aspecto retorcido. Os principais danos as pimenteiras são: Desenvolvimento lento, diminuição da produção e queda de flores.

O engraçado, é que eles têm uma grande preferência pelas pimentas da espécie C. annuum, vindo depois as C. frutescens, atacando pouco as C. baccatum, e quase não atacam as C. chinenses. Não se sabe ao certo o porquê dessas preferências.

O ácaro branco apresenta incidência em regiões tropicais e subtropicais, preferindo ambientes com baixa luminosidade, temperaturas altas e umidade elevada. Como as C. chinenses também são naturais desse tipo de clima, talvez durante os milênios de evolução elas tenham desenvolvido resistência a essa praga, mas isso é só uma suposição minha.

O óleo de neem é um ótimo aliado para seu controle, pois além de apresentar ação tóxica para o ácaro, também obstrui as vias respiratórias, matando por asfixia.

Devido as preferências climáticas da praga, deve-se procurar cultivas as plantas em ambientes arejados, com boa luminosidade, procurando manter um certo espaçamento entre as mesmas, para evitar sombreamento e facilitar a circulação do ar.

Boa sorte.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Brigadão, mestre!!!!

Mensagempor neyde hidalgo em 07 Nov 2006, 10:38

Óleo de Neem nele, então. E é prá já... Bjs, Neyde
neyde hidalgo

Oi

Mensagempor Douglas Eduardo em 07 Nov 2006, 12:52

Neyde, vou com o Cleômenes, pode aplicar óleode nem, que é tiro e queda.
Douglas Eduardo
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Out 2006, 13:36

Douglas e Cleô,

Mensagempor neyde hidalgo em 07 Nov 2006, 17:50

Então tá feito. Vamos aguardar o resultado. Uma última dúvida. Devo podar as partes necrosadas da planta? Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor Cleômenes em 08 Nov 2006, 22:36

Não tem necessidade. Eliminado a causa, logo aparecerão brotos novos e normais.[/u]
Cleômenes

Então tá.

Mensagempor neyde hidalgo em 08 Nov 2006, 22:46

Cleô, vou seguir aquela tabela de aplicaçaõ do óleo q vc postou por aí. Brigaduuu. Bons sonhos, boa noite! Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor virginia em 10 Nov 2006, 01:36

A maioria das minhas mudas estão assim e perdi algumas também,.....infelizmente :twisted: :cry:
Vou atrás do óleo de neen :roll:
virginia

Data de registro: 06 Fev 2006, 01:15

Pode-se

Mensagempor Werner Mathi em 10 Nov 2006, 08:47

passar o óleo como prevenção???
Werner Mathi
Administrador do Fórum

Data de registro: 12 Out 2006, 22:29

Werner

Mensagempor Douglas Eduardo em 10 Nov 2006, 14:32

Pode passar o óleo de neem a cada 10 dias como preventivo, sem problema algum.[/b]
Douglas Eduardo
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Out 2006, 13:36

Mensagempor Cleômenes em 10 Nov 2006, 19:43

A planta fica até mais bonita, com as folhas mais brilhantes.
Cleômenes

Mensagempor Alexandre em 15 Nov 2006, 12:01

Neyde..
vc que eh de marilia tbm..
onde consigo esse oleo de NEEM ???

eu nem sei o que eh isso...
nunca vi antes..
mas pelas descriçoes... eu to com uma pimenteira com isso ai...

abraços
Alexandre
Usuário Cumari

Data de registro: 08 Jun 2006, 13:04

Alexandre,

Mensagempor neyde hidalgo em 15 Nov 2006, 19:10

Comprei pelo Sedex, do siteq postei no outro tópico deste ítem. Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor allan.moreira em 02 Mai 2008, 11:34

Neyde,

Suas plantas estavam com esta aparencia ?

Allan
Anexos
DSC00526.JPG
Suspeita de acaro ...
allan.moreira
Usuário Malagueta

Data de registro: 18 Fev 2008, 21:28

Ácaros

Mensagempor roque em 08 Mai 2008, 11:58

O Cleo tem muita experiência e conhecimento no combate a ácaros nas pimentas.
Para plantas sadias, o neen como preventivo, acho que aplicações a cada 10 dias muito, eu prefiro a cada 15 dias ou cada duas semanas, que é o que eu costumo fazer, intercalado a esse inseticida natural q é óleo de neen, faço a aplicação de biofertilizante líquido ou adubo foliar químico, tipo NPK+micro, ou calda bordalesa. Acho esse manejo mais fácil, pois costumo pulverizar, por exemplo, todo sábado, então num sábado neen, no outro adubação foliar ou calda bordalesa, se acontecer alguma infestação ou aparecer algum sintoma, faço o tratamento o mais rápido possível, é isso!
Mas, mesmo não discordando do Cleo, alguns ácaros podem não ser controlados pelo neen, sendo necessário uso de calda sulfocálcica ou enxofre molhável, isso é preconizado para tratamento de ácaros em outras culturas, não tenho conhecimento específico em pimentas, então fica só o lembrete, já que ninguém citou os produtos a base de exofre, que tradicionalmente são os indicados para controle de ácaros, sendo o enxofre molhável e a calda sulfocálcica, as alternativas orgânicas preconizadas.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Roque,

Mensagempor neyde hidalgo em 08 Mai 2008, 12:19

Por isso intercalo a aplicação do Neem com o Kumulus (enxofre). E calda de fumo (sua receita0. está dando super certo. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo

Mensagempor Cleômenes em 08 Mai 2008, 16:29

Pois é, Roque. Na época que postei esse tópico (quanto tempo!!!) eu ainda tinha a ilusão de acabar com ácaros usando o neem. Foram muitas batalhas perdidas, até resolver usar uma arma de maior calibre. Mesmo assim, ainda travo uma guerra contra eles, pois qualquer descuido eles retornam, já que o enxofre é acaricida, mas não é ovicida, portanto, as aplicações têm que ser periódicas, principalmente nas épocas de maior infestação.

De qualquer modo, eu ainda continuo usando o neem frequentemente, mas como preventivo contra insetos em geral. Contra ácaros, que são aracnídeos, ele não tem tanto efeito assim, embora atue dificultando a vida dos danados.
Um abraço alagoano.
Cleômenes

Mensagempor allan.moreira em 09 Mai 2008, 09:08

Roque ou Cleo,

Como estava sem alternativa, somente tinha Neem em casa, e pesquisei na internet e no fórum... alguns post recomenda tirar estar folhas.. mas como não sabia realmente se era ácaros e com pena de retirar as folhas... então parti pra uma solução caseira e apliquei farinha de trico, e deixei no sol..., isolei elas..

Não sei se resolveu, pois não tenho nehuma experiencia nisto... se não resolveu o que acontecerá ? as folhas firarão todas enrrugadas ou somente aquelas que ja estavam ?

Este Kumulus é realmente a solução indicada para o sintoma da foto acima ? qual tamanho deste ácaros ? aumentando 300x é possivel ver eles, ou teria que aumentar muito mais.

Estou perguntando pois amanhã é sabado e é o dia que tenho pra correr atrás da compra dos produtos se necessário.

Muito obrigado,

Allan
allan.moreira
Usuário Malagueta

Data de registro: 18 Fev 2008, 21:28

Bom

Mensagempor roque em 09 Mai 2008, 11:11

O Kumulus é um tipo de enxofre molhável, melhor uma marca comercial, mas não é a única, se não encontrar solicite alguma outra similar, acho que devem existir mais algumas marcas disponíveis. Na realidade é uma forma de enxofre puro, micronizado numa forma fácil de "dissolver", na realidade fácil de dispersar porque o enxofre é muito pouco solúvel, mas nessa forma fica mais fácil. A calda sulfocálcica se faz com enxofre comum, de uso agrícola, comprado por Kg em lojas de produtos para agricultura, misturado com óxido ou hidróxido de cálcio, ou cal virgem ou hidratada, num processo a quente, que promove uma reação química produzindo um sal de enxofre solúvel. O enxofre tem ação acaricida, por isso se usa sais de enxofre como os "tiurans", para tratamento de sarna ou escabiose, que é um "ácaro que ataca" a pele de humanos e animais.
Recomendo sempre retirar as folhas e outras estruturas com sintomas muito evidenciados, proque o melhor e mais eficinete controle é o mecânico, nessas partes mais afetadas, geralmente, existe uma maior população da praga ou do patógeno, então se são pocucas plantas e vc pode fazer essa "poda seletiva", vc elimina muito do problema de forma limpa e rápida. Depois parte p/a pulverização, vou dar um exemplo, vc vê uma lagartinha atacando, comendo as folhas de sua pimenteira, a melhor coisa é pegà-la com os dedos e esmagar a danada, procurar outras e fazer a mesma coisa, se vc conseguir eliminar todas, excelente, não precisa pulverizar nem inseticida, cortou o mal pela raiz, com uma boa vigilância vc pode até encontrar os ovos de insetos como borboletas e mariposas nas folhas, eliminando esses ovos as lagartas nem irão nascer. Em cultivos grandes, comerciais, isso é totalmente inviável, devido a mão de obra que consome, mas em casa? É como vc ver uma barata na cozinha, vc pode matá-la na hora com uma chinelada, mas vai correr atrás do inseticida, o velho Baygon, por exemplo e pulverizar, contaminando o ambiente, e até pior, qdo encontrar a lata do inseticida a barata já foi embora!
Pulgões e ácaros, tendem a ficar agrupados, como forma de se defender dos predadores em determinados locais, na parte de baixo das folhas, pr´ximos as nervuras, onde existe maior fluxo de seiva, etc..., então arrancando-se setivamente essa folhas mais infestadas e queimando-as, antes mesmo da pulverização, vc estará diminuindo a população instantaneamente, inclusive os ovos, difíceis de eliminar, como citou o Cleo. Bom uma alternância entre inseticida (neen) e acaricida (enxofre molhável ou calda sulfocálcica), pulverizações semanais, intercaladas com adubação foliar, preferencialmente com biofertilizantes líquidos ( tenho uma fórmula disponibilizada aqui no forum, em "técnicas"), são uma forma de manter as pimenteiras bem hígidas e fortes. Se houver risco ou sintoma de doenças, entrar com calda bordalesa, que é feita com sulfato de cobre e cal. Fórmulas dessas caldas é só digitar esses nomes no google, que aparece logo um monte, existem inclusive já prontas ou semi prontas para vender via internet, muito práticas, algumas com certificação orgânica, o que indica boa procedência e idoneidade dos fabricante, pelo menos se espera. Boa sorte na aquisição de seus defensivos, e com suas pimentas!
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Próximo

Retornar para Pragas, doenças e curas