Minha jalapeño não anda bem

Este fórum é o lugar certo para discutir sobre pragas e doenças que atacam as nossas plantas! Espero que ninguém tenha muito desses problemas, mas em todo caso, aqui é o lugar certo para postar suas perguntas e dicas relacionadas a este assunto!

Mensagempor aktu em 04 Dez 2007, 12:40

Opa roque, muito obrigado pelas dicas...

Vou tentar fazer a calda sulfocálcica mesmo. Quanto à poda vou ver se tomo coragem... os brotos estão com muitas flores... mas acho que não para frente. A outra jalapeño que está pior parece até mesmo parada, não se desenvolve mais...

No fim, acho que negligenciei no neem. Será que passando neem 1 vez por semana poderia ter evitado essas pragas?

Abraços,

Ariel
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óleo de neen

Mensagempor roque em 04 Dez 2007, 14:35

O óleo de neen é um insetisida natural. Por ser um óleo, seu excesso pode prejudicar a planta, verifique a diluição correta a ser empregada.
O bom para evitar insetos são produtos a base de fumo e alho, que são extratos aquosos e são repelentes. Vc pode aplicar com periodicidade maior. Já produtos oleosos, devem ser utlizados com intervalos maiores, cada 15 dias por exemplo. No caso do neen, seu efeito é sobre insetos instalados. Fico preocupado com vc dizendo q a planta está oleosa, isso não pode acontecer.
Quanto a erradicar uma planta, vc tem de pensar o seguinte, se ela transmitir a doença ou a praga para as outras pimenteiras, qual será o prejuizo? Será q vale a pena correr o risco? Numa cultura comercial, não existe dúvida, como agrônomo, quando verifico plantas doente numa plantação, indico a erradicação dessas e medidas de controle para as outras. Plantas de valor sentimental, ou raras, vc pode tentar salvar, mas pelo menos faça a poda das partes muito afetadas, pois nessas folhas e ramos estão os ácaros, ou patógenos em maior número, é dessas partes que irá sair a contaminação para outras plantas.
Outra coisa é o caso do NPK 10-10-10, vc sabe o q isso significa? Esse adubo não é indicado para hortaliças em geral, principalmente se vc estiver utilizando para cobertura. Ele pode ser utilizado para adubação do substrato, mas vc disse q está utilizando substrato comercial, então não deveria utilizar a fórmula 10-10-10. Adubação é uma coisa muito mais complexa do q parece. Até agrônomos experientes tem de recorrer a manuais e outros meios, o mais atualizados para fazer indicações. O tipo de solo ou substrato, teor de nutrientes, pH, irrigação, cultivar, etc, todos esses e mais alguns fatores influenciam na indicação de uma adubação adequada, vou ser sincero, geralmente a adubação é feita, ou meio no chute mesmo ou por aproximação, raros casos verifiquei uma adubação tecnicamente bem feita.
Hoje se utiliza além da análise de solo, a análise foliar, para verificar se apesar de existirem nutrientes no solo, esses estão sendo disponibilizados e absorvidos eficientemente pelas plantas.
Prefiro utilizar em meus substratos caseiros a base de solos argilosos, a fórmula comercial 4-14-8, q é mais indicada para frutíferas, e fazer coberturas com nitrogênio posteriormente. Como sou adepto de fertilizantes orgânicos, acho que seria mais interessante vc começar a utilizar biofertilizante líquido para adubação foliar, o que ajuda a fortalecer as defesas da planta, mas isso podemos discutir outra vez.
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Roque

Mensagempor Mariachi em 04 Dez 2007, 15:38

"...Prefiro utilizar em meus substratos caseiros a base de solos argilosos, a fórmula comercial 4-14-8, q é mais indicada para frutíferas..."
Quando vemos uma aula como essa que você acabou de dar é que chegamos à conclusão de que não conhecemos nada.
Você falou em solos argilosos e isso me lembrou um dos erros que cometi no início. Eu vi algumas mudas de flor numa floricultura e observei que eram plantados numa espécie de barro. Assim, não tive dúvidas, penerei barro, misturei com um pouco de terra preta e plantei algumas sementes. Acho que descobri a fórmula da fabricação de tijolos. Aquilo endureceu e virou uma pedra e nunca nasceu uma semente. Na verdade foi a primeira experiência que fiz em junho deste ano e já deu errado. Eles misturam esse barro com areia ou é um tipo de barro especial? A verdade é que no barro deles funciona e no meu não deu certo.
Esse NPK 4-14-8 também é encontrado pronto?
Roque, você poderia indicar um ou mais livros que possam ser usados de forma autodidática e que contenham o ABC da agricultura, principalmente voltado para hortaliças? Assim cometeremos menos erros. Grato e um abraço.
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Mensagempor Cleômenes em 04 Dez 2007, 21:51

Ariel escreveu:Cleômenes, exagerei muito no 10-10-10?


Na verdade, eu sou adapto da agricultura orgânica, cujo substrato, se bem dosado, suprirá as plantas de todos os nutrientes de que necessitar. Eu só recomendo a adubação química, caso se faça necessária alguma correção nutricional, assim mesmo, com a orientação de um bom agrônomo, caso contrário, corre-se o perigo de se incorrer em erros que podem ser fatais para as plantinhas. Um erro comum, em que caem os “pimentófilos” iniciantes, é cair no canto da sereia das empresas que comercializam insumos agrícolas, cujas propagandas tentam passar a idéia do “quanto mais, melhor”, aproveitando-se do desejo do consumidor de ver suas plantas crescerem fortes e sadias. Muitas vezes, ajudadas por comerciantes e balconistas gananciosos, recomendam uma grande variedade de “produtos milagrosos”, que são comprados por agricultores bem intencionados, mas mal informados. Uma regra de ouro sempre divulgada nesse fórum é: Em adubação, na dúvida, o menos é melhor que o mais.

Ariel escreveu:Cleômenes, você comentou que não pode aplicar enquanto a planta estiver oleosa, é isso?


Veja bem as fotos que vc postou. As brotações parecem estar se “afogando” em óleo. Isso mesmo, afogando, pois as plantas também respiram. Como recomendou o Roque, procure usar a dosagem recomendada, caso contrário, estará gastando uma boa soma apenas para prejudicar a planta. A recomendação de não aplicar produtos a base de enxofre junto com óleos ou sobre superfícies oleosas nas plantas, é para evitar a queima das folhas, ademais, a ação do enxofre se dá por fumigação, quando o enxofre entra em contato com o ar, oxidando-se e formando gases letais aos ácaros. O óleo pode formar uma película isolante, impedindo essa reação.

Agora, antes de aplicar qualquer produto, faz-se necessário o diagnóstico correto do caso. Quando eu aplico o enxofre para ácaros, é porque já identifiquei a espécie de ácaro em questão, mesmo porque o enxofre não age sobre todas as espécies. Dependendo do grau de infestação, tem casos que prefiro não podar as plantas, por constatar um maior atraso na recuperação, mas só quando a infestação está no inicio. Segue abaixo uma planta atacada por ácaros, na qual apliquei enxofre, onde podem-se ver folhas novas e normais nas brotações, alguns dias após a aplicação.
Anexos
Enxofre02.jpg
Um abraço alagoano.
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Muito bem, mestre Cleômenes!

Mensagempor roque em 05 Dez 2007, 12:41

Bom o mestre já disse tudo! É isso aí, vamos colocar assim: primeiro identificar o problema, nem q vc tenha de recorrer a outra pessoa, q ninguém sabe tudo mesmo. Depois, o controle manual ou mecânico, com remover os insetos manualmente e retirar as folhas ou brotos atacados, se for o caso. Isso é inviável economicamente em cultivos comerciais por causa da mão de obra, mas em cultivos caseiros, veja, porque gastar dinheiro e correr riscos de intoxicação com produtos químicos, se vc pode retiarar e matar todas as lagartinhas ou pulgões de uma ou duas plantas? Se forem muitas plantas, controle com produtos naturais, como esses todos citados aí. Agroquímicos (inseticidas, acaricidas, fungicidas e outros cidas), só em último caso, quando nada deu resultado e com indicação de alguém com mais experiência ou conhecimento.

Quase não paro de rir com o negócio do barro!
O 4-14-8, é uma fórmula comercial tão comum quanto a 10-10-10, ela tem menos N, e K, e mais P. Para essas fórmulas de NPK, esses números são mais ou menos isso: A quantidade proporcional dos nutrientes, ou seja em cada 100g de 10-10-10, vc vai ter 10g de N, 10g de P (P2O5) e 10g de K (K2O), tendo sempre um pouco de materialo inerte, como pó de rocha, areia ou argila, para corrigir a massa do adubo. O tipo de produto químico do adubo, geralmente não é especificado, mas geralmente o N que é o granulado branco, o K é cloreto de potassio, ou o vermelhinho, retirado da silvinita, e o P é um superfosfato de cor cinza, oriundo do ateque químico a um fosfato de rocha natural, como o de Araxá (MG) ou o Arad (Israel).
Livros vou verificar se posso indicar algum, mas vou escrever com calma umas dicas sobre fertilidade do solo e coloco aqui outro dia, bem simples, básico, para qualquer um poder entender.
O cultivo orgânico é, sem dúvida muito melhor, principalmente em nosso caso, em hortas caseiras, já comemos tanta porcaria, e quando temos a chance de ingerir alimentos saudáveis, vamos fazer até pior do que em cultivos comerciais?
Ainda não vi nenhuma referência aqui sobre biofertilizantes, que eu gosto muito de utilizar, se for o caso, posso colocar alguma coisa também.
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Roque

Mensagempor Mariachi em 05 Dez 2007, 13:05

Ainda não vi nenhuma referência aqui sobre biofertilizantes, que eu gosto muito de utilizar, se for o caso, posso colocar alguma coisa também.

Foi uma magistral explicação e de forma bem didática. Toda informação que você postar, acredite que será muito bem recebida por mim e por todos do fórum.
Quanto à história do barro eu deveria ter postado na seção de piadas. :) :) :)
Um abraço
Mariachi
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Roque

Mensagempor claudiotxr em 05 Dez 2007, 14:25

roque escreveu:...Ainda não vi nenhuma referência aqui sobre biofertilizantes, que eu gosto muito de utilizar, se for o caso, posso colocar alguma coisa também.


Demorô!!!! :wink:
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Mensagempor aktu em 06 Dez 2007, 09:05

Isso que é aula!

Ah, o Roque falou tão bem na calda sulfocácica que vou fazer 1 litro dela hoje.... como dá para guardar por meses acho que compensa o trabalho.

Ondem passei a calda bordalesa em uma delas só para ver se não morre (para testar a calda) :). Vou deixar os ingredientes meio por perto para fazer quando precisar....

Parece que uma das plantas se recuperou e está brotando novamente... as outras estão na mesma, muito embora não estejam piorando. Vou ver se arranco as partes que foram afetadas, vai ser melhor do que elas ficarem estacionadas....

Muito obrigado a todos.

É ruim enfrentar essas pragas, mas da próxima já estarei mais preparado.

Abraços,

Ariel


PS: roque, suas sementes chegaram. Vou plantá-las nesse fim de semana! Muito obrigado.
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Mensagempor aktu em 08 Dez 2007, 13:58

Pessoal, um químico fez para mim a calda sulfocálcia.. ela é alaranjada e fede bastante, me lembra aquela água sulfurosa de águas de são pedro...

Peguei um microscópio daqueles de brinquedo (Intel Qx3), tirei algumas fotos e fiz um filminho dos safados: http://flmacaro.4sql.net/acaro.avi

Nem as fotos, nem o filme ficaram muito bons pois o microscópio é realmente de brinquedo... mas dá para se ter uma idéia do formato deles.

Passei a calda em uma das plantas... se a planta não morrer em 5 horas, passo nas demais :)

Abraços,

Ariel
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Mensagempor aktu em 09 Dez 2007, 16:00

Pessoal, olhando para a parte inferior de uma folha, a maioria dos ácaros ficam parados ou em constante movimento?

Antes de passar a calda sulfocálcica, sempre havia um ou dois se movimentando e outros muitos parados (possivelmente mortos pela aplicação de neem uns 2 dias atrás). Agora todos aparecem parados. Será que estão todos mortos?

Quanto um ácaro morre, ele muda de cor ou continua branco?

Quanto a calda, a minha ficou meio alaranjada... será que deveria ferver mais, até escurecer? Há algum problema em aplicar a calda assim mesmo?

Abraços
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Calda

Mensagempor roque em 10 Dez 2007, 09:33

Se ficou alajado escuro, tudo bem, pode utilizar, se está muito clarinha, ou amarela, o enxofre não reagiu totalmente, o uqe vc pode ver no fundo do recipiente, q vai haver um pouco do enxofre sobrando, não esqueça de fazer a diluição da calda, não vá aplicar muito concentrada. Não tenho a receita aqui, mas é facil de conseguir. Agora vc continua com o neen, então eu acho melhor vc dar um tempo, não fique aplicando produtos, mesmo naturais com intervalo menor q uma semana, pois é preciso esperar o efeito do produto. Mesmo o ácaro estando morto, a planta vai demorar para se recuperar do dano, emitir novas brotações, etc. Tenha um pouco de paciencia, se vc ficar aplicando produtos com muita intensidade vai acabar matando sua planta. Como disse o mestre, a planta tem de respirar, o óleo obstrui os estômatos, em excesso, e outros produtos, podem ser absorvidos pela planta, mesmo o enxofre e o cobre, em excesso, podem prejudicar.
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Re: Minha jalapeño não anda bem

Mensagempor Pedro Gomes Batista em 15 Ago 2011, 14:32

sensacional esse tópico, devia ser leitura obrigatória aqui!!
GALOOOO!

meu diário: viewtopic.php?f=7&t=13912
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Re: Minha jalapeño não anda bem

Mensagempor avante em 31 Dez 2012, 09:34

Muito bom este tópico
Consultarei sempre que necessário.
Paulo Sergio
De bem com a vida
DIÁRIO: viewtopic.php?t=17453
RECEITA: viewtopic.php?f=15&t=17554
COMPOSTAGEM: viewtopic.php?f=4&t=17647
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Re: Óleo de Neem

Mensagempor laercioferreira em 10 Out 2013, 14:43

Werner Mathi escreveu:resolve o problema, aplique-o independente de pragas 1 vez por semana. :roll: :wink:

Me desculpem se estou postando no local errado, estou com o mesmo plobrema tenho 150 mudas que vou colocar na terra no proximo final de semana, sei que ja passou da hora pois estão com uns 40 cm . onde compro o oleo de neem?
laercioferreira
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Re: Óleo de Neem

Mensagempor Leandro Ferraz em 10 Out 2013, 15:09

laercioferreira escreveu:
Werner Mathi escreveu:resolve o problema, aplique-o independente de pragas 1 vez por semana. :roll: :wink:

Me desculpem se estou postando no local errado, estou com o mesmo plobrema tenho 150 mudas que vou colocar na terra no proximo final de semana, sei que ja passou da hora pois estão com uns 40 cm . onde compro o oleo de neem?


Por gentileza termine de preencher seu perfil, fica mais facil a interação com o pessoal do forum.

vc vai ter que procurar nas casas de produtos agropecuários, em floriculturas ou ate mesmo em alguns 1,99 ou supermercados.
na net tem vários sites para venda ...

explique melhor o que esta acontecendo e se possível tire algumas fotos.
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

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Re: Minha jalapeño não anda bem

Mensagempor Fer K. em 28 Set 2014, 11:40

Ótimo tópico!
As minhas plantinhas estão com o mesmo problema... e vejo que é porque eu acabei as adubando demais. Agora, é cuidar bem e dar carinho.
Obrigada!
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Re: Minha jalapeño não anda bem

Mensagempor Benedito Caturelli em 16 Set 2015, 11:36

Bom dia colegas pimenteiros!

Li todos os depoimentos, com os problemas usuais de folhas e frutos, são os mesmos os quais convivo, tenho problemas maiores nas Dedo de Moça, por apresentar os "furinhos" e o apodrecimento precoce, pilgões, acaros etc. tenho em algumas verduras, principalmente couve, couve flor e brócolis, que a infetação é grande nas mais tenras, uso o óleo de NIN, mas a praga sende deixa suas sequelas. O meu maior problema, talvez pela característica do meu solo, pouco poroso
terra "vermelha" aqui de Ribeirão Preto, embora tratada com todos os "conformes" esterco bovino, humus, terra de compostagem, apresentam fungos na raiz, fazendo que a vida produtiva da planta seja comprometida. Fui informado que este problema, independente da adubação, não tem um agente capaz de eliminá-los, recomenda-se esterilizar o solo com água quente? Alguem tem solução ou sofre também com este problema.

Dito Caturelli.´.
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Re: dicas importantes

Mensagempor LeilocaBR em 26 Out 2016, 19:14

roque escreveu:Como agrônomo, vou dar algumas dicas que acho importantes, não apenas em relação a esse caso, mas em geral: Em primeiro lugar, eu acho importante separar a planta que está apresentando sinais como esses das demais, se estiver em vaso. Como o ataque a brotos e galhos é relativemente intenso, esses danos são irreversíveis, sugiro podar todas as partes atacadas da planta e queimar. Isso diminui a população infestante, se forem ácaros, ou a fonte de inóculo, no caso de fungos ou vírus, que nunca devem ser descartados. Se forem ácaros, o enxofre molhável é muito bom, mas a calda sulfocálcica é excelente, embora sua elaboração seja trabalhosa. A calda bordalesa é boa para evitar o ataque de fungos, mas veja bem, se constatar que uma planta está com fungos sistêmicos, bactérias ou vírus, praticamente não existe cura, o melhor é erradicar a planta, queimando-a. Se for uma variedade muito rara, no caso de fungos e vírus, pode-se tentar salvar a planta. Faça a separação de outras plantas, se possível, e a poda radical das partes afetadas, queimando-as. Essas são sugestões que complementam tudo q já foi dito, e q são básicas em fitopatologia. Na realidade o bom é identificar qual o patógeno ou o agente causador dos sintomas.
A prevenção é a melhor alternativa. Evite molhar as partes aéreas da planta, faça irrigação no pé, molhando só o substrato. Nunca coloque água em excesso. Adubação química para plantadores iniciantes é muito arriscada, pois os fertilizantes químicos são concentrados. Fertilizantes orgânicos, como o húmus de minhoca são os melhores. Aí vai uma dica importante. Quando preparar o vaso ou a cove faça uma boa adubação, deixe a planta crescer e evite ficar adubando toda a semana. Um bom preparo do substrato deve garantir o crescimento e desenvolvimento da planta por no mínimo 20 a 30 dias após o plantio da muda. Só depois disso faça alguma fertilização. Evite misturar fertilizantes, como disseram aí, humus + farinha de ossos. Faça adubação a cada 15 dias, procure diluir os fertilizantes o máximo possível, principalmente se a planta estiver em um vaso, se tiver dúvida sobre qual fertilizante utilizar, pergunte a alguém com mais experiência ou conhecimento. Na dúvida é melhor não adubar do que fazê-lo em excesso. Se for utilizar adubação foliar, não faça incorporação de outros fertilizantes no substrato, ao mesmo tempo ou logo após. A planta deve crescer lentamente, dentro do seu ritmo. Muitas vezes queremos q ela fique bonita, cresça muito rápido, com brotações e folhas vistosas, etc, e acabamos adubando em excesso. Isso faz com que os tecidos jovens fiquem muito tenros e cheios de nutrientes, tornado-os demasiadamente palatáveis para insetos e ácaros, que por sua vez são vetores de várias doenças.


Muito bom esse tópico!
Li todas dúvidas e questões e gostaria de saber se borra de café é realmente boa para afastar pragas!
Tenho utilizado e vejo que formigas e etc (rasteiros) não invadem o espaço de cada pé e pelo que li por ai, é bom como adubo! Alguém pode me dizer se isso vale para outros insetos?
Outra questão!
Ontem, numa muda de Cambuci, de uns 15 dias, percebi numa folha tipo, caminhos geográficos!
Cortei a folha pqna e joguei no lixo! É mosca?
Valeu gente! :D
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(Francis Bacon)


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