Minha jalapeño não anda bem

Este fórum é o lugar certo para discutir sobre pragas e doenças que atacam as nossas plantas! Espero que ninguém tenha muito desses problemas, mas em todo caso, aqui é o lugar certo para postar suas perguntas e dicas relacionadas a este assunto!

Minha jalapeño não anda bem

Mensagempor aktu em 20 Nov 2007, 16:21

Pessoal, já faz tempo que essa jalapeño está assim, aliás, desde suas primeiras folhas...

As folhas parecem estar queimadas, com um aspecto bem ruim e hoje eu ví que os frutos também estão estranhos. O que seria? Será que neem poderia ajudar? Calda de fumo? Calda bordalesa? Ou ela não tem chance?

Como medida de precaução vou deixá-la mais isolada e um pouco fora do sol.

Valeu pessoal
Anexos
pDSC_2148.jpg
pDSC_2149.jpg
pDSC_2144.jpg
aktu
Usuário Cumari

Data de registro: 19 Jul 2007, 19:24

Mensagempor Cleômenes em 20 Nov 2007, 21:19

Está me parecendo ácaros brancos, mais seria necessário um exame mais detalhado... :roll:
Um abraço alagoano.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Mensagempor aktu em 20 Nov 2007, 22:32

HUm... e é possível vê-los à olho nú?

Posso levar uma folha para o lab de química/biologia da escola onde trabalho. Creio que lá eles tenham algum microscópio... Será que eu mesmo conseguiria identificar a praga?

O que será que eu poderia usar enquanto isso? Alguma receitinha caseira?

Sempre você hein Cleômenes... salvando nossa plantação! Valeu.

Abraços,

Ariel
aktu
Usuário Cumari

Mensagempor aktu em 20 Nov 2007, 22:36

Acabei de ver aquele site que o Geandre postou (http://www.pesagro.rj.gov.br/cont_praga.html)... tem umas três receitas para combater ácaro... será que alguma serve?

Bom, de qualquer maneira encontrei também um post seu falando sobre ácaros. Como já passei neem hoje e vc comentou no post que ele ajuda a resolver o problema, vou continuar com ele, passando uma vez a cada 3 dias.

Vou dar uma inspecionada melhor na planta e ver se acho algum bichinho.

O estranho é que de todas as pimenteiras, só esta apresenta esse problema, e olha que eu as deixo meio próximas por falta de espaço. Inclusive tem outra Jalapeño (originada de sementes outra pessoa) que estava bem próxima e não foi contaminada...

Abraços
aktu
Usuário Cumari

Óleo de Neem

Mensagempor Werner Mathi em 21 Nov 2007, 12:20

resolve o problema, aplique-o independente de pragas 1 vez por semana. :roll: :wink:
Abraços
Werner

Atualize seu perfil assim todos o (a) conhecerão melhor e tbm. estará automaticamente cadastrado (a) no banco de sementes para futuros recebimentos das mesmas.
Werner Mathi
Administrador do Fórum

Data de registro: 12 Out 2006, 22:29

É só começar

Mensagempor Geandre em 26 Nov 2007, 12:51

o verão e estes infelizes aparecem...:evil:
Óleo de Neem implacavelmente, alternado com calda bordalesa :!:
Garanhuns-PE
"Plante uma semente de amizade; colha uma planta de felicidade."
Geandre
Usuário Rocotó

Data de registro: 30 Ago 2007, 10:32

Outro dia relatei aqui

Mensagempor Mariachi em 26 Nov 2007, 16:07

que um dos meus pés de Jamaican Yellow "se suicidou", morreu sem causa aparente. Foi ficando esquisito, fui podando folhas e galhos até que não sobrou nada. Todas as outras pimenteiras em volta não sofreram nada, só ele. O Sartori também estava comentando que Jamaican é "cheia de frescura" e que algo similar também aconteceu com ele e se não me engano, com o Cláudio também.
Ontem verifiquei que outra Jamaican, esta plantada em vaso, também está ficando esquisita. As folhas estão com um verde escuro e ressecadas, quebradiças. Ela apresentou 2 frutos que estão com manchas marrons. Pensei que estivessem assim por passarem do ponto de colheita, mas existe um terceiro que ainda está verde e já apresenta essas manchas na parte inferior.
Alguém já teve experiência similar com essa variedade?
Mariachi
"A sabedoria não é um produto da escolaridade, mas da tentativa ao longo de uma vida para obtê-la." Albert Einstein
Mariachi
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Out 2007, 10:05

Mensagempor aktu em 26 Nov 2007, 23:30

hum... os frutos dessa Jalapeño também estão meio estranhos.... com algumas manchas.

Eu podeu os brotos que estão secos... vamos ver se ela se recupera.
aktu
Usuário Cumari

Re: É só começar

Mensagempor Mariachi em 27 Nov 2007, 05:41

Geandre escreveu:o verão e estes infelizes aparecem...:evil:
Óleo de Neem implacavelmente, alternado com calda bordalesa :!:

Eu tenho usado sempre o óleo de Neem ou o produto Combat, composto de óleo de neem, extrato de pimentas vermelhas e essência de citronela e tem melhorado bastante a situação. A calda bordalesa eu ainda não usei por medo de ser tóxica para um cão que existe na casa.
O óleo de neem eu aplico sem proteção, mas a calda bordalesa deve ser aplicada com máscara?
Mariachi
"A sabedoria não é um produto da escolaridade, mas da tentativa ao longo de uma vida para obtê-la." Albert Einstein
Mariachi

Mensagempor Cleômenes em 27 Nov 2007, 21:46

Não se preocupe, Mariachi, a calda bordalesa não vai fazer mal a seu cão. Aliás, é um dos poucos produtos químicos liberados para a agricultura orgânica.
Um abraço alagoano.
Cleômenes

Mensagempor aktu em 27 Nov 2007, 23:03

Pessoal será que no caso da minha Jalapeño a calda bordalesa pode ajudar?

Devo preparar só um pouco para aplicar na hora ou posso guardar?

Valeu pessoal
aktu
Usuário Cumari

Ariel

Mensagempor Geandre em 29 Nov 2007, 10:02

pode guardar um pouco em local bem escuro...
Garanhuns-PE
"Plante uma semente de amizade; colha uma planta de felicidade."
Geandre
Usuário Rocotó

Data de registro: 30 Ago 2007, 10:32

Mensagempor aktu em 30 Nov 2007, 16:31

Putz... agora são outros 5 pés que estão com os mesmos sintomas.... folhas pequena enrugando de forma estranha e folhas novas com as pontas secas (queimadas) ou mesmo inteiramente secas.

Vou postar mais algumas fotos... o que vocês acham... será que deveria aumentar a frequência da aplicação do neem para 2 vezes por semana? Ainda não fiz a calda bordalesa... será que ela resolveria?

Agora estou bem preocupado!!! Não é apenas um pé, mas vários únicos para mim. Aquele pé de Jalapeño continua com os frutos, mas está bem fraquinho e não produz novas folhas....

Só o que faltava... depois de tanto trabalho elas enfraquecerem e morrerem...

Valeu pessoal. Toda ajuda é muito bem vinda.

Abraços

PS: O aspecto de oleosidade é porque eu acabei de passar neem nelas
Anexos
pDSC_2166.jpg
pDSC_2169.jpg
aktu
Usuário Cumari

Mensagempor aktu em 01 Dez 2007, 10:58

Pessoal, eu vi esse tópico e fiquei mais preocupado ainda. Será que é alguma virose?

http://www.pimentas.org/forum/viewtopic ... adas#15816

Estou enviando mais fotos para facilitar. As folhas ficam num formado de concha, virada para baixo. É como se as bordas da folha crececem menos que o centro delas. Isso geralmente ocorre com as folhas mais proximas ao topo da planta.
Anexos
p2DSC_2172.jpg
p2DSC_2173.jpg
aktu
Usuário Cumari

Aktu

Mensagempor Mariachi em 01 Dez 2007, 16:30

Eu também tive esse tipo de problema com algumas pimenteiras por aqui. Afastei-as das outras e tirei todas as folhas defeituosas, pulverizando o restante com um produto chamado Combat, composto de óleo de neem, extrato de pimentas vermelhas e essência de citronela e depois passei a pulverizar Neem puro toda semana. Ela começou a produzir novas folhas, todas normais. Também relatei aqui o problema que eu tive com as Jamaican Yellow, que começaram a se "suicidar" sem razão aparente. O Sartori também teve esse tipo de problema. Mas parece que o Cláudio descobriu o problema: excesso de adubação que torna o solo excessivamente nitrogenado, as folhas amarelam e a planta se acaba. Excessos de novato, pois colocava húmus e farinha de osso toda semana para elas crescerem "mais fortes". Como o Cláudio disse, na dúvida ponha menos[/quote].
Mariachi
Mariachi

Mensagempor aktu em 03 Dez 2007, 11:19

É... eu estou só no neem por enquanto.

Ao que parece, quando pulverizo neem naquelas que estão mal, elas enrugam mais um pouco. Numa delas estou acompanhando uns brotos que ainda não estão queimados. Eles não estão crescendo mas também não queimaram depois do neem.

Hoje o químico da escola onde trabalho fez uma calda bordalesa para mim. Regulou o ph para aproximadamente 7. É isso mesmo né, ela precisa ser neutra? A calda ficou azul e se deixá-la parada a parte azul se separada e aparecem duas fases, uma azul e outra quase transparente. É esse mesmo o aspecto da calda?

Vou pulverizer uma das plantas para ver no que dá.

Abraços
aktu
Usuário Cumari

Mensagempor aktu em 03 Dez 2007, 14:02

Outros dados importantes:

Para esses vasos (de 15 litros) usei 2 colheres de sopa de 10-10-10. Será que foi demais?

No local onde as pimentas estão há pardais e de vez enquando eu encontro fezes numa ou noutra folha das pimenteiras. Existe algum fungo/outra doença que pode ser causada por fezes de pássaros?

Abraços,

Ariel
aktu
Usuário Cumari

Mensagempor Cleômenes em 03 Dez 2007, 22:23

Meu caro Ariel, embora suas plantas apresentem folhas retorcidas, não me parece que apresentem virose, com os sintomas mais parecendo uma infestação de ácaros brancos. Eles são muito pequeninos, invisíveis a olho nu, podendo os machos ter apenas 0,2 mm de tamanho, mas com uma boa lupa vc poderá identificá-los. Eles têm o formato de pequenas aranhas (que são suas parentes), e localizam-se de preferência na face inferior das folhas novas, nas brotações e inflorescências, aí passam a sugar a seiva, o que causa o ressecamento e morte das brotações. Ao se alimentar, eles injetam toxinas, que deixam as folhas retorcidas, bronzeadas e com o aspecto coriáceo. A calda bordalesa, embora seja um potente fungicida e bactericida, não tem ação contra ácaros, sendo mais indicada, nesse caso, a calda sulfocálcica, que além de fungicida, é também acaricida. O preparo caseiro dessa calda é um trabalho meio penoso, e se vc tiver quem a prepare, como esse seu amigo, será uma boa ajuda. Eu, pessoalmente, prefiro usar o enxofre elementar, na forma de pó molhável, também indicado na agricultura orgânica, por não deixar resíduos tóxicos, e pode ser encontrado facilmente em casas de produtos agrícolas. O chato, é que as marcas tradicionais (Selectis, Kumulus, Stulln, etc) só vendem o produto em embalagens com no mínimo 5 Kg, para culturas extensivas. Recentemente, algumas marcas (como a Dimmy), lançaram embalagens com pequenas quantidades (30g), visando o mercado doméstico, para hortas e jardinagem. Eu diluo uma colherzinha de café em meio litro de água, borrifando em seguida sobre as plantas, principalmente nos brotos. O ideal é fazer as aplicações durante a fase de crescimento vegetativo, evitando, desse modo, aplicar sobre as flores. Só não pode aplicar nas horas quentes do dia, nem misturar o produto com óleos. Ao se exterminar os ácaros, as folhas afetadas não irão recuperar o formato normal, mas as novas folhas surgirão com aspecto sadio. Ah, o excesso de nitrogênio (duas colheres de sopa? :shock: ) na adubação favorece a infestação por ácaros, e os mesmos também podem ser vetores de viroses... :roll:
Anexos
Enxofre.jpg
Um abraço alagoano.
Cleômenes

Mensagempor aktu em 04 Dez 2007, 09:38

Cleômenes, muito obrigado pela aula :)

Exagerei muito no 10-10-10? Quanto seria o ideal? 2 de chá? 1 de chá? Eu fui meio que no chute pois na caixinha está indicando para usar 20 colheres de sopa por metro quadrado de terra para cultivo de rabanete, almeirão, chicória, etc... e 30 para repolho, couve, ervilha, etc... Falei sobre essas 30 colheres por metro quadrado e meu tio que é agrônomo ficou meio espantado... ele fez um cálculo de cabeça e, ao que parece, dava algumas toneladas por hectare...

Quanto a calda, vou conversar com meu amigo para ver se ele faz, ou tentar procurar por aqui... acho não sei não, tenho tanta dificuldade em achar substrato/fertilizante/etc etc etc por aqui....

Aliás, por falar nisso, depois de tanto procurar encontrei aquela mistura nutritiva para hidroponia... meu tio indicou e realmente tinha: Gioplanta, tel 3879-3488 ou 9207-0405, R$11.00 para 1000 litros de água, eles mesmos fazem a mistura. Estou informando porque procurei demais e foi difícil encontrar. Acho que tem outros que estão à procura tambem.

Bom, quanto ao meu probleminha... estou aplicando neem... parece que está adiantando, mas vou fazer a calda sulfocálcica também e aplicar. Cleômenes, você comentou que não pode aplicar enquanto a planta estiver oleosa, é isso? Por que as minhas realmente estão bem oleosas com as aplicações de neem. Seria prudente aplicar uma água de sabão durante uns dois dias para retirar a oleosidade para depois aplicar a calda sulfocálcica?

Muito obrigado pessoal. Já estava começando a ficar preocupado em perdê-las.. principalmente agora que estão começando a produzir.

Abraços,

Ariel
aktu
Usuário Cumari

dicas importantes

Mensagempor roque em 04 Dez 2007, 12:19

Como agrônomo, vou dar algumas dicas que acho importantes, não apenas em relação a esse caso, mas em geral: Em primeiro lugar, eu acho importante separar a planta que está apresentando sinais como esses das demais, se estiver em vaso. Como o ataque a brotos e galhos é relativemente intenso, esses danos são irreversíveis, sugiro podar todas as partes atacadas da planta e queimar. Isso diminui a população infestante, se forem ácaros, ou a fonte de inóculo, no caso de fungos ou vírus, que nunca devem ser descartados. Se forem ácaros, o enxofre molhável é muito bom, mas a calda sulfocálcica é excelente, embora sua elaboração seja trabalhosa. A calda bordalesa é boa para evitar o ataque de fungos, mas veja bem, se constatar que uma planta está com fungos sistêmicos, bactérias ou vírus, praticamente não existe cura, o melhor é erradicar a planta, queimando-a. Se for uma variedade muito rara, no caso de fungos e vírus, pode-se tentar salvar a planta. Faça a separação de outras plantas, se possível, e a poda radical das partes afetadas, queimando-as. Essas são sugestões que complementam tudo q já foi dito, e q são básicas em fitopatologia. Na realidade o bom é identificar qual o patógeno ou o agente causador dos sintomas.
A prevenção é a melhor alternativa. Evite molhar as partes aéreas da planta, faça irrigação no pé, molhando só o substrato. Nunca coloque água em excesso. Adubação química para plantadores iniciantes é muito arriscada, pois os fertilizantes químicos são concentrados. Fertilizantes orgânicos, como o húmus de minhoca são os melhores. Aí vai uma dica importante. Quando preparar o vaso ou a cove faça uma boa adubação, deixe a planta crescer e evite ficar adubando toda a semana. Um bom preparo do substrato deve garantir o crescimento e desenvolvimento da planta por no mínimo 20 a 30 dias após o plantio da muda. Só depois disso faça alguma fertilização. Evite misturar fertilizantes, como disseram aí, humus + farinha de ossos. Faça adubação a cada 15 dias, procure diluir os fertilizantes o máximo possível, principalmente se a planta estiver em um vaso, se tiver dúvida sobre qual fertilizante utilizar, pergunte a alguém com mais experiência ou conhecimento. Na dúvida é melhor não adubar do que fazê-lo em excesso. Se for utilizar adubação foliar, não faça incorporação de outros fertilizantes no substrato, ao mesmo tempo ou logo após. A planta deve crescer lentamente, dentro do seu ritmo. Muitas vezes queremos q ela fique bonita, cresça muito rápido, com brotações e folhas vistosas, etc, e acabamos adubando em excesso. Isso faz com que os tecidos jovens fiquem muito tenros e cheios de nutrientes, tornado-os demasiadamente palatáveis para insetos e ácaros, que por sua vez são vetores de várias doenças.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Próximo

Retornar para Pragas, doenças e curas