Pássaros que devoravam as minhas pimentas

Este fórum é o lugar certo para discutir sobre pragas e doenças que atacam as nossas plantas! Espero que ninguém tenha muito desses problemas, mas em todo caso, aqui é o lugar certo para postar suas perguntas e dicas relacionadas a este assunto!

Re: Pássaros que devoravam as minhas pimentas

Mensagempor Leandro Ferraz em 25 Set 2014, 17:32

A solução que encontrei para os pássaros não arrancarem minhas mudinhas novas.
simples ... palito de churrasco espetado com um copinho descartável em cima....
único problema ate agora é que vez ou outra tenho que sair juntando eles quando venta forte :lol: :lol:
10712767_793654097340310_1993982524973149299_n.jpg
10712767_793654097340310_1993982524973149299_n.jpg (34.34 KIB) Visualizado 4121 vezes
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor beer2beer em 25 Set 2014, 19:25

Leandro Ferraz escreveu:único problema ate agora é que vez ou outra tenho que sair juntando eles quando venta forte

Hahahahaha, gostei! Lembrei das colheres de identificação do Max. Vocês dois estão na mesma situação: Ventô, vuô!

Sério agora... Leandro, funciona mesmo este sistema para espantar os pássaros?

Abraço!
"A knife only becomes yours when it decides to taste your blood."
beer2beer
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Jan 2010, 16:03

Mensagempor Leandro Ferraz em 25 Set 2014, 21:17

uai...
ou eles cansaram de comer ou foram embora...
so sei que pararam de atacar...

Ruim que perdi as que o kju me mandou sementes...
mais a vida é assim um dia agente ganha no outro agente perde ;( ;(

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz

Do Diário de Leandro Ferraz

Mensagempor Max o Obelix em 26 Set 2014, 16:12

kju escreveu:
Leandro Ferraz escreveu:
10712767_793654097340310_1993982524973149299_n.jpg

esses palitos e copos usei para espantar os pássaros, que estavam arrancando e comendo as mudas novas....

Bom Dia Leandro,

Poxa mas ai ta fácil de proteger elas de forma muito mais efetivas do que os palitos e copos.
Não seria melhor colocar um sombrite ou até mesmo um plastico na frente da prateleira ? Sendo assim teria uma real barreira física para os comedores de mudas.

Imagem

Abraços!
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Max o Obelix em 26 Set 2014, 16:13

Leandro Ferraz escreveu:esse é meu plano...
ja comprei madeira para fazer uma nova e deixar essa para colocar os adubos...
agora tem um outro bichinho atacando... um tal de preguiça que o trem ta fei...
:rofl: :rofl:
Editado pela última vez por Max o Obelix em 26 Set 2014, 16:17, no total de 2 vez
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 26 Set 2014, 16:14

kju escreveu:

Esse bicho acaba com o "sujeito" mesmo :lol: :lol:
Eu to pensando em fazer uma ou comprar aquelas de aço e telar com o sombrite ai posso manter elas protegidas até um tamanho maior, do que 6 folhas, acho que para definitivo com 6 ainda é pouco.

Abraços!
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Re: Do Diário de Leandro Ferraz

Mensagempor beer2beer em 26 Set 2014, 16:15

Buth Obelix escreveu:agora tem um outro bichinho atacando... um tal de preguiça que o trem ta fei...

Eu conheço por outro nome: lezêêêêra... :rofl:

Abraço!
"A knife only becomes yours when it decides to taste your blood."
beer2beer
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Jan 2010, 16:03

Mensagempor Leandro Ferraz em 26 Set 2014, 16:17

é preguiça e um serrote cego, não dei conta nem de serrar as ripas...

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz

Mensagempor Max o Obelix em 26 Set 2014, 16:20

kju escreveu:

Esse bicho acaba com o "sujeito" mesmo :lol: :lol:

O remédio contra esse tal de "preguiça" é banho frio, de preferência gelado! ;) :D :D :D
kju escreveu:Eu to pensando em fazer uma ou comprar aquelas de aço e telar com o sombrite ai posso manter elas protegidas até um tamanho maior, do que 6 folhas, acho que para definitivo com 6 ainda é pouco.

Pois por causa dos pássaros as minhas mudinhas vão ficar no copinho até no mínimo 6 folhas e no mínimo 12 cm de altura, pois o meu berçário de copinhos fica num quarto iluminado por um janelão de vidro bem na frente do berçário e completamente protegido contra os pássaros.
Mas o problema vai ser depois, quando eu transplantar para os vasos definitivos, doravante quase todos no mínimo de 18 litros, somente uns poucos de 10 litros. Estes têm que ficar no chão, no meu terraço. E as sabiás e um bem-te-vi já descobriram que tem minhocas no substrato e vão lá ciscar! Já mandei fabricar umas "redomas" de tela para colocar sobre as mudas "adolescentes" nos vasos definitivos, para protegê-las, as mudas e as minhocas, :D contra aquelas maravilhas de Deus :clap: , aladas :clap: . :o Quando eu as receber, postarei fotos aqui.
Ou seja, minhas mudas na adolescência serão cultivadas "Under the Dome" (by Stephen King) :D :D :D
Óia Leandro e Marcel, eu vou republicar todo esse "thread of posts" lá no nosso tópico "Pássaros que devoravam minhas pimentas", portanto em ---> viewtopic.php?f=13&t=18803 para efeito de compilação, ' viu?
Mas, o Obelix, defensor dos pássaros e caçador de javalis.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor MarcelRibeiro em 26 Set 2014, 17:02

Leandro Ferraz escreveu:é preguiça e um serrote cego, não dei conta nem de serrar as ripas...

Para tanto tenho uma serra tico-tico com lamina de dentes grossos que é uma beleza para tal serviço :D

Não tinha visto o tópico, mas agora existe uma grande e boa explicação para a sua produção de pássaros em seu quintal, sendo alimentados assim eles não vão embora nunca :lol: :lol:

Já esta alimentando, agora falta adestrar e ensinar que só pode comer o mamão, laranja e as frutas em geral que são oferecidos na mangueira, e que as pimentas são do Max e não dos pássaros!! :lol: :lol:

Ai meu amigo Gaulês esta fazendo o serviço pela metade e eles atacam suas pimentas :D :D

Abraços!
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor Max o Obelix em 26 Set 2014, 17:27

kju escreveu:Não tinha visto o tópico, mas agora existe uma grande e boa explicação para a sua produção de pássaros em seu quintal, sendo alimentados assim eles não vão embora nunca :lol: :lol:
Já esta alimentando, agora falta adestrar e ensinar que só pode comer o mamão, laranja e as frutas em geral que são oferecidos na mangueira, e que as pimentas são do Max e não dos pássaros!! :lol: :lol:
Ai meu amigo Gaulês esta fazendo o serviço pela metade e eles atacam suas pimentas :D :D

Engraçadinho! :D Sabiá na pimenta dos outros é refresco, n'é? :D

Pois fique você sabendo que antes d'eu começar a alimentar os bichinhos com as frutas, eu mal conseguia colher alguma pimenta, bastava ter uma minúscula parte da pimenta ficando vermelha e eles já bicavam. Depois que eu comecei a alimentá-los, além do meu jardim ter ficado mais lindo ainda pela permanente presença dos pássaros, reduziu mais de 90% o ataque às pimentas.

De qualquer forma, atualmente estou colhendo as pimentas duas vezes por dia e as colho quando apresentam a primeira pinta vermelha, mal começam a ficar "de vez". Amadurecem normalmente depois de colhidas.

Outra coisa curiosa é que eles preferem quase que totalmente as pimentas vermelhas. Quase nunca bicam as amarelas. Nunca bicam as "chocolate".

A preferência n° 1 delas são as Prik Kee Noo, obviamente por isso é que elas também são conhecidas como Thai Bird Pepper. A 2ª preferência deles são as Habañeros vermelhas e a 3ª são as Dedo de Moça e todas as nucleares vermelhas.

Dá trabalho lidar com isso, mas também dá muito prazer ter a presença diuturna daquelas criaturas maravilhosas.

Dentre eles, dois casais de "Sabiás-da-Praia" já vivem aqui há muito tempo, todos os anos procriam e depois os filhotes se vão. Frequentemente elas invadem a nossa cozinha para bicar as frutas na fruteira. Na verdade, elas já ME conhecem. todos os dias às 5 da matina quando vou colocar as frutas na árvore para alimentá-las, elas chegam logo no mesmo galho onde estou colocando as frutas e só falta bicá-las enquanto eu as fixo nos arames. Quando eu chego lá no terraço da minha casa, elas chegam também e se empoleiram na antena de TV e cantam "para mim".

Aliás, é comprovado que elas não temem os humanos (os humanos, humanos, não os humanos desumanos ...) vejam em http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabi%C3%A1-da-praia

Na verdade, eu amo esses pássaros. Faço todas as minhas refeições na mesa que fica junto do janelão e o panorama é a mangueira com dezenas de pássaros naquele frenesi encantador.

Max, o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Corrupião - Icterus jamacaii

Mensagempor Max o Obelix em 30 Set 2014, 13:47

Mais um visitante, este mais raro aqui.
Lindo e de canto maravilhoso, o Corrupião - "Icterus jamacaii", também conhecido como "Sofrer", na Bahia.

Clicando nas fotos elas serão ampliadas. Clicando novamente, serão mais ampliadas ainda.

Corrupião - Icterus jamacaii.JPG

Corrupião - Icterus jamacaii 1.JPG
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 06 Abr 2015, 17:23

Ontem a minha pimenteira "Bird Eye" estava bem carregada de frutos maduros. Eu não os colhi exatamente para testar se é verdadeiro o que se lê na literatura sobre essa espécie, ou seja, que essa "Olho de Pássaro" leva este nome porque é a preferida dos pássaros. Foi assim que a pimenteira que ontem devia ter umas 40 ou 50 pimentas maduras hoje só amanheceu com os frutos imaturos! :lol: As sabiás, sanhaços, melros e corrupiões que banquetearam! :lol: :lol: :lol: Foi de tal maneira que desta vez eles nem bicaram as pimentas das outras espécies, fartaram-se com as Bird Eye.

Moral da história: doravante vou tentar manter algumas Bird Eyes frutificando a fim de poupar as minhas outras pimentas da sanha dos queridos pássaros. ;) :lol: :lol: :lol:

DSC08738.JPG
Bird Eye: só restaram frutos imaturos.

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor woldri em 09 Abr 2015, 18:11

Essas pimentas pequuenas e eretas acho que são as preferidas pelos passaros acredito eu.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Max o Obelix em 09 Abr 2015, 18:27

woldri escreveu:Essas pimentas pequuenas e eretas acho que são as preferidas pelos passaros acredito eu.

Sim, corretíssimo!
As malaguetas, as bird's eye, as Prik-Kee-Noo, etc., são as favoritas deles. :lol:
Tenho visto e experimentado, isso. E me divertido com isso, também.
Abração,
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor thaisalbuquerque em 12 Abr 2015, 12:33

Que lindo seu jardim Obelix!
Quantos pássaros!

Eu to tentando atrair alguns na janela aqui do meu apto. Coloco água para beija-flor e frutas, geralmente banana, mas até hoje só atrai um beija-flor e um cambacica, acredito que são sempre os mesmo inclusive.
Centro urbano é ruim por isso, ausência de pássaros :/
Vou arrumar um lugar para eles se banharem, quem sabe eles passam a vir?
Thaís Albuquerque
Meu Diário: viewtopic.php?f=7&t=19215
thaisalbuquerque
Usuário Jalapeño

Data de registro: 15 Fev 2015, 13:49

Mensagempor Max o Obelix em 12 Abr 2015, 13:29

thaisalbuquerque escreveu:Que lindo seu jardim Obelix!
Quantos pássaros!
Eu to tentando atrair alguns na janela aqui do meu apto. Coloco água para beija-flor e frutas, geralmente banana, mas até hoje só atrai um beija-flor e um cambacica, acredito que são sempre os mesmo inclusive.
Centro urbano é ruim por isso, ausência de pássaros :/
Vou arrumar um lugar para eles se banharem, quem sabe eles passam a vir?

Thay, eu também moro num grande centro urbano, porém num oásis no deserto de concreto que é o meu bairro, predominantemente com residencias horizontais, bem próximo da praia e literalmente vizinho de uma APA - Área de Proteção Ambiental. Minhas janelas e terraço têm panorama da praia e da APA, daí que eu tenho a sorte de receber essas visitas aladas maravilhosas, os pássaros, porque pelo mesmo motivo eu recebo também outras visitas aladas indesejadas, os insetos ... :lol: :lol: :lol:
Enfim, parafraseando Antoine de Saint Exupery, na fala do Pequeno Príncipe, "nada é perfeito neste mundo"... ;)
Mas você tem o coração de pimenteira! Você já é diferente! Você é melhor! :clap: :clap: :clap:
Abraços,
Max .'. o Obelix (sempre que eu teclo contigo sinto uma saudade imensa da minha filha, sua xará ... ;( :inlove: :D )
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 02 Ago 2015, 12:18

.
Meus visitantes de hoje:

Lembrem-se: clicando nas fotos elas serão muito ampliadas. Clicando novamente na foto já ampliada, outras vezes, você visualizará a imagem em outros tamanhos.

DSC00573.JPG
Bem-te-vi . Um no galho, outro no muro. (Pitangus sulphuratus trinitatis)

DSC00574.JPG
Bem-te-vi - Um adulto alimentando um jovem. (Pitangus sulphuratus trinitatis)

DSC00583.JPG
Sabiá da praia (Mimus gilvus)

DSC00584.JPG
Sabiá da praia (Mimus gilvus)

DSC00540.JPG
Casaca-de-couro ou carrega-madeira-grande (Pseudoseisura cristata)

DSC00554.JPG
Sanhaçu-cinzento (Tangara sayaca)

DSC00547.JPG
Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) e Sanhaçu-cinzento (Tangara sayaca)

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 16 Fev 2016, 09:13

.
Mudei de casa, mas a "farra" com a natureza continua!

Aqui não tenho mais "uma" árvore dos pássaros. Tenho várias! E não só dos pássaros, mas dos macacos e demais bichos também. E não somente árvores, temos muito gramado, um rio, uma lagoa, uma floresta ciliar e um mangue repleto de caranguejos, guaiamuns, siris, peixes e muitas aves aquáticas. Muitos mosquitos também, é claro, mas eles fazem parte da natureza. Sim, mas o "Aedes aegypti" não sinistra aqui, não.

Acordo com o canto das sabiás, bem-te-vis, sanhaços e maritacas. Logo, logo, o assobio dos saguis. Não raro, vejo garças, saracuras e outros pernaltas, na mata ciliar e no mangue. Neste, no mangue, vê-se grande quantidade de caranguejos, siris e muitos guaiamuns. No gramado, pastam codornizes, joão-de-barros, pombinhas rolinhas e fogo-apagou. E, claro, eu alimento todos que posso e quando posso. Todos, com os alimentos mais próprios e naturais de cada espécie.

Vamos a algumas fotos (mas sou péssimo fotógrafo):

Lembrem-se: A depender da resolução das fotos, clicando nas fotos elas serão muito ampliadas. Clicando novamente na foto já ampliada, outras vezes, você visualizará a imagem em outros tamanhos.

Micos 1.jpg
Micos

Micos 2.jpg
Micos

Micos 3.jpg

Bentevi 1.jpg
Bem-te-vi

Bentevi 2.jpg
Bem-te-vi

Praia 1.jpg
Sabiá-da-praia

Praia 2.jpg
Sabiá-da-praia

Coca 1.jpg
Sabiá-coca

Coca 2.jpg
Sabiá-coca

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 16 Fev 2016, 09:20

.
Lembrem-se: A depender da resolução das fotos, clicando nas fotos elas serão muito ampliadas. Clicando novamente na foto já ampliada, outras vezes, você visualizará a imagem em outros tamanhos.
.

Sabiá Laranjeira 1.jpg
Sabiá-laranjeira

Sabiá Laranjeira 2.jpg
Sabiá-laranjeira

Fogo apagou 1.jpg
Pombinha "Fogo-apagou" pastando sementes

Fogo apagou 2.jpg
Pombinha "Fogo-apagou" pastando sementes

Aves no chão.jpg
Outros pássaros pastando sementes

Maracujá.jpg
Trepadeira do fruto MARACUJÁ cultivada numa mangueira

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

AnteriorPróximo

Retornar para Pragas, doenças e curas