Moscas Brancas

Este fórum é o lugar certo para discutir sobre pragas e doenças que atacam as nossas plantas! Espero que ninguém tenha muito desses problemas, mas em todo caso, aqui é o lugar certo para postar suas perguntas e dicas relacionadas a este assunto!

calda de nim indiano

Mensagempor valmir em 16 Dez 2006, 20:46

pessoal, tive que sacrificar algumas mudas já...
o negocio fugiu ao controle.
então descobri nesses dias que o óleo de neem é extraido do Nim Idiano..
mas olha que coincidencia, aqui no meu prédio tem um pé de Nim Idiano, então eu colhi
uns ramos novos e deixei dois dias de molho na água (seguido a receita do porteiro) e tou pulverizando
as mudas com ela.
será que funciona??
comecei a pulverizar hj as minhas mudas...
Valmir Ramos
valmir
Usuário Cumari

Data de registro: 27 Mai 2006, 21:54

MOSCA BRANCA

Mensagempor neide benante em 17 Dez 2006, 12:50

CLEÔ NÃO SEI SE TE INTERESSA A MINHA HUMILDE AJUDA , MAIS DEU TB NO ÚNICO PÉ DE PIMENTA Q EU TINHA E Q JÁ IA COMEÇAR A PRODUZIR ENTÃO COMPREI UM PRODUTO Q SE CHAMA "JARDIM PRIMAVERA" EXISTE PARA PULGÕES E LAGARTAS,MATA COCHONILHA, E PRA TDAS OS INSETOS E JA É PRONTO PARA USO EU USEI MATA COCHOLILHA E ACABOU COM O MEU PROBLEMA FOI OTIMO ELE CUSTA AQUI 20,00 E O FRASCO TEM 500ML EXCELENTE PRODUTO, NÃO QUEIMA AS PLANTAS E FUNCIONA MMO. VC DEVE ENCONTRA-LO EM CASA AGROPECUÁRIA OU NO CARREFOUR. ESPERO TER AJUDADO... :idea:
DESCULPA-ME NÃO TER POSTADO ISTO ANTES MAS AS VEZES FICO SEM JEITO POIS ESTOU NO MEIO DE TTOS EXPERT E ESTOU COMEÇANDO AGORA COM A AJUDA DE TDOS VCS :D
neide benante
Usuário Murupi

Data de registro: 28 Out 2006, 02:22

Mensagempor Cleômenes em 18 Dez 2006, 08:58

Muito boa sua dica, Neide. Valeu.

Realmente esse inseticida tem um espectro de ação bem amplo. É do grupo dos piretroides, um dos únicos que as moscas brancas temem. O único inconveniente é tratar-se de um produto químico que age indiscriminadamente sobre toda a micro e macro fauna envolvida com as plantas, principalmente os polinizadores como as abelhas e decompositores de solo como as minhocas, e ainda deixa resíduos que podem prejudicar nossa saúde. Só deve ser usado em último caso e tomando-se todas as precauções necessárias. Por isso eu prefiro os produtos naturais, menos ou nada agressivos, como o óleo de neem, e se possível, o controle biológico.

Continue postando e participando do nosso forum. Tenho acompanhado sua participação e vejo que tem contribuido bastante com o mesmo.
Um abraço alagoano.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

A PESTE!!!!

Mensagempor Drikravo em 08 Jan 2008, 11:15

Oh my God!!! Acabo de achar essas tais moscas brancas nas minhas mudinhas!!!! Gente, eu já verifiquei na parte inferior das plantas, tirei aquelas coisas brancas... moí alguns insetos.. e inundei de Neem! Há algo mais que eu possa fazer???
Puxa vida, muita sacanagem... ainda não colhi nenhum frutinho, nenhuma pimentinha e essas mosquinhas indecentes vêm me perturbar....
Socoorro !!!!
Um abraço!!!
Saudações pimenteiras!

Adriana Cravo

http://picasaweb.google.com.br/Drikravo
Drikravo
Usuário Cumari

Data de registro: 03 Nov 2007, 20:56

Vejam só...

Mensagempor Drikravo em 08 Jan 2008, 11:47

Acabo de fazer uma faxina nas mudinhas... limpei por debaixo das folhas... tirei todos os vestígios das FDP... pulverizei o óleo de neem e tirei umas folhinhas que eu achei mais suscetíveis, que me pareceram mais vulneráveis ao ataque...
As safadas das moscas devem ser mexicanas... atacaram principalmente as mais ardidas, Red Savina Habanero...
Ô, tristeza...
Um abraço!!!
Saudações pimenteiras!

Adriana Cravo

http://picasaweb.google.com.br/Drikravo
Drikravo
Usuário Cumari

Data de registro: 03 Nov 2007, 20:56

Mosca Branca

Mensagempor Ronaldo Augusto Bauermann em 08 Jan 2008, 13:13

Caro amigo: Faz algum tempo que postei sobre a mosca branca, a familia da minha noiva cultiva tomate cereja, no pés de tomate é comum aparecer essa mosca branca, uma solução que acharam é detergente com água, nesse link fala sobre a proporção adequada para o uso, conforme testes que eles fizeram, o detergente que melhor resultado teve foi o LIMPOL.

http://www.geocities.com/~esabio/moscabranca.htm
Ronaldo Augusto Bauermann
Usuário Cumari

Data de registro: 12 Dez 2007, 13:20

Mosca branca

Mensagempor Marihall em 05 Fev 2008, 11:25

Olá Cleômenes,

para você controlar melhor a mosca branca, é necessário que você elimine as que estão doentes, com sintomas de amarelecimento das nervuras, encarquilhamento e redução do crescimento. A mosca é apenas um vetor de doenças virais, a principal doença é transmitida por Geminivírus, eles causam estes sintomas. A mosca transmite a doença por meio de picadas de prova, ela vai de uma planta doente para uma sadia, na verdade não existe controle para doenças virais, o melhor é eliminar a planta doente.
Marihall
Usuário Cambuci

Data de registro: 05 Fev 2008, 11:08

Mensagempor Cleômenes em 05 Fev 2008, 21:48

Seja bem vindo, Marihall.

O ataque das moscas sobre minhas plantas, está totalmente debelado, e todas já voltaram ao normal. Na época que a infestação ocorreu, eu tive certa dificuldade, por ser uma praga invasora, cuja literatura e trabalhos a respeito, eram escassos no Brasil. Na verdade, a mosca branca só transmite a virose se estiver contaminada pelo virus, ao picar, com antecedência, uma planta doente. A maior parte dos casos de folhas e brotos retorcidos, se dá devido a introdução de toxinas nas plantas, quando as moscas se alimentam. Com um pouco de experiência, é possível, quando se trata de viroses, distinguir os sintomas, e assim, eliminar as plantas doentes. Quando não se trata de infecção por vírus, as plantas voltam ao normal, após debelada a praga.
Um abraço alagoano.
Cleômenes

Mensagempor ESchimidt em 01 Mar 2008, 17:59

ola..
Para ñ ter mais moscas brancas:
Controlar plantas daninhas dentro e em volta da cultura
Remover e destruir folhas mais velhas
Fazer uma saia em volta das estufas
Pulverizar as ervas daninhas
Separar os lotes de plantio por idade
Aumentar o espaçamento entre plantas
Produzir mudas fora da área de plantio comercial
Nunca abandonar a cultura..
abrz
ESchimidt
Usuário Malagueta

Data de registro: 27 Fev 2008, 11:26

Re: Moscas Brancas

Mensagempor Osternack em 26 Fev 2009, 16:28

Estou passando agora pelo mesmo problema.
Limpei bem as plantas, folha por folha e vou aplicar o neem (industrializado, Bioneem).
Há algo mais que eu deva fazer? Kumulus, fumo, etc?
Espero que neem sozinho já resolva mas, se alguém tiver alguma sugestão, agradeço a ajuda.
Leonardo Osternack

"Quem dá dá, quem não dá perde!"
Osternack
Usuário Cumari

Data de registro: 10 Dez 2007, 10:07

Re: Moscas Brancas p/ ESchimidt

Mensagempor Wladimir em 03 Mar 2009, 22:18

ESchimidt,

boa noite.

Vejo que voce entende bem desse bicho danado, no ano passado eles destruiram todas as minhas pimentas.

O que eu tenho observado é que as moscas gostam de sombra, e sempre começam o ataque naqueles galinhos novos que nascem na planta, geralmente na base da planta. Basta a pimenteira começar a ficar na sombra que elas começam a aparecer.

Eu não tenho ervas daninhas pois planto as minhas pimenteriras numa jardineria bem no meio da cidade. Agora o sol mudou de posição, por causa de um muro que tenho na varanda, a sombra esta atingindo algumas pimenteiras, e as moscas estão começando a atacar. Voce tem alguma dica para mim?
Um abraço
Wladimir
Usuário Malagueta

Data de registro: 12 Fev 2008, 12:41

Mensagempor Osternack em 14 Mar 2009, 18:10

Estou limpando folha por folha de dois em dois dias e aplicando o óleo de neem a 1% semanalmente.
Parece que está dando certo, quase não estou mais vendo folhas com os ovos e as plantas estão ganhando vigor.
Qualquer mudança eu informo.
Leonardo Osternack

Osternack
Usuário Cumari

Mensagempor Noboru em 03 Abr 2009, 19:51

A tempos atrás eu estava com problemas com a mosca branca em uma das samambaias da dona patroa, e acidentalmente descobri algo interessante. Na parede ao lado da samambaia estava pendurada uma escultura em madeira, que já estava bem seca. Para protegê-la, eu apliquei fartamente óleo de linhaça com um pincel. Dois dias depois, a escultura estava coberta por dezenas de moscas brancas que pousaram e ficaram grudadas no óleo. Aproveitando o fato, coloquei mais duas esculturas parecidas próximas da samambaia, e o efeito se repetiu. Em tres semanas as mosquinhas tinham desaparecido. Acho que o cheiro do óleo é um atrativo para elas. Será que não é possível fazer uma armadilha mais eficiente aproveitando essa atração?
[ ]'s
Noboru
Ajude a manter o fórum operando, veja como no seguinte tópico:
viewtopic.php?f=24&t=1019
Noboru
Usuário Rocotó

Data de registro: 05 Set 2008, 21:53

Mensagempor Cleômenes em 04 Abr 2009, 20:36

Muito interessante, Noburu, pode ser que o óleo de linhaça exerça alguma atração sobre as moscas, vale a pena investigar. Sei que elas tem uma atração irresistível pela cor amarela e, aproveitando-se disso, algumas empresas produzem armadilhas nessa cor, com a superfície coberta de cola na qual as moscas ficam presas. Eu bolei uma armadilha parecida que me ajudou muito à época de minha guerra contra as moscas. Aproveitei tampas de baldes amarelas que foram fixadas com pregos em cabos de vassouras, untadas com óleo queimado e espalhadas entre as plantas. Talvez, usando óleo de linhaça, essas armadilhas se tornem fulminantes... :clap:
Anexos
Mosca branca armadilha01.jpg
Um abraço alagoano.
Cleômenes

Mensagempor neyde hidalgo em 05 Abr 2009, 18:40

Muito bom mesmo, Noburo e Cleô...vamos experimentar!!!! Afinal, as moscas brancas descobriram meus caladiuns importados e raros... Só tem uma coisa muito interessante: parece (parece, vejam bem...) q elas não estragam os caladiuns...mas se multiplicam muito em suas folhas... e daí para chegarem às pimentas, apenas alguns metros de distância. Apesar de já os ter mudado para o mais longe q meu pequeno espaço permite... Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Osternack em 05 Abr 2009, 21:06

Aí está a criatividade!
Vou experimentar, e deixarei o relato.
Abraços.
Leonardo Osternack

Osternack
Usuário Cumari

Mensagempor LUIS AUGUSTO em 04 Jan 2010, 10:52

Gente, fui atacado, e muito, pela MOSCA BRANCA, principalmente na REDSAVINA. Quase perdi meus pés!! Usei neem em todas, eu disse todas as folhas individuais....

Pesquisei no mercado nacional e existe umas armadilhas amarelas da marca BIOCONTROLE, que estou perto de comprá-las. O revendedor nao tinha no momento.

Espero ter ajudado

Luis Augusto - Recife
MEU DIÁRIO: viewtopic.php?f=7&t=10310

Saudações pernambucanas..
LUIS AUGUSTO
Usuário Cumari

Data de registro: 15 Dez 2009, 16:24

Mensagempor LeticiaO em 26 Nov 2018, 23:56

Cleômenes escreveu:Essa era uma pimenteira antes do ataque das Moscas Brancas.

as minhas passam pelo mesmo.
no momento que minhas pimenteiras ficam lindas, são atacadas por esta mosca maldita.
uso neem e uma armadilha para moscas.
quando as pimenteiras ficam feias, coloco na janela pra pegar sol e chuva. as moscas odeiam.
sei que as pimenteiras não devem se encharcar, mas o banho destas últimas chuvas e o sol ajudou muito. elas estavam quase sem folha de tanto que caia e nem dava pimenta
surgiram vários brotos novos. algumas que estavam na janela há mais tempo já estão carregadas. :inlove:
LeticiaO
Usuário Jalapeño

Data de registro: 12 Jan 2017, 20:48

Anterior

Retornar para Pragas, doenças e curas