Habanero?

Use este fórum para descrever, discutir e fazer perguntas sobre as diferentes variedades de pimenta.

Habanero?

Mensagempor Keeper em 08 Abr 2015, 23:16

Olá pessoal. Sou novo no fórum e no mundo das ardidas e estou aqui para pedir ajuda na identificação de algumas pimentas.

Comprei essas pimentas in natura no CEASA daqui de Brasília e o vendedor me disse q o nome da pimenta era "p*** q pariu" (perdão pela citação de baixo calão, mas foi o q o vendedor me informou). Perguntei se por acaso ele sabia de outro nome q poderia ser dado a ela, e ele disse q n... Q só conhecia por esse nome mesmo kkk :rofl:

Ou seja... Comprei no escuro. Penso q se trata de Habanero, pelo q andei pesquisando... Mas como n tenho certeza, e como n sei de qual(is) espécie(s) de Habanero se trata(m), resolvi postar aqui para q vcs, entendidos do assunto, pudessem, por favor, me ajudar!

O pior é q eu descartei as duas q n estavam bonitas (com furo e estragadas) e retirei as sementes de todas, botando tudo junto para secar. Se houver mais de um tipo de pimenta aí nesse embrolho, complicou... Só plantando para ver no q dará! kkk

Então, o q acham? É mesmo Habanero? Se for, é (ou são) de qual(is) tipo(s)?

Muito obrigado!
Anexos
1.jpg
2.jpg
3.jpg
"Tentar? Não existe tentar. Existe apenas fazer ou não fazer." (Mestre Yoda)

Visite meu diário clicando aqui! Todas as sugestões, críticas e elogios serão sempre bem-vindos!
Keeper
Usuário Malagueta

Data de registro: 31 Mar 2015, 12:01

Re: Habanero?

Mensagempor Max o Obelix em 09 Abr 2015, 00:49

Olá, Keeper!
Algumas parecem habañeros, principalmente as maiores, amarelas.
As menores, vermelhas, mais parecem algum tipo de "pimenta de cheiro", as quais seriam da mesma família das habañeros, as C. Chinenses.
Todavia, creio impossível determinar que tipo de habañeros ou "de cheiro" elas são, pois essas espécies são todas muito semelhantes e, para completar, elas são muito misturadas por polinização cruzada, muito fácil de acontecer entre as C. Chinenses.
Abraços,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Keeper em 09 Abr 2015, 07:48

Buth Obelix escreveu:Olá, Keeper!
Algumas parecem habañeros, principalmente as maiores, amarelas.
As menores, vermelhas, mais parecem algum tipo de "pimenta de cheiro", as quais seriam da mesma família das habañeros, as C. Chinenses.
Todavia, creio impossível determinar que tipo de habañeros ou "de cheiro" elas são, pois essas espécies são todas muito semelhantes e, para completar, elas são muito misturadas por polinização cruzada, muito fácil de acontecer entre as C. Chinenses.
Abraços,
Max .'. o Obelix

Entendi, Max... Obrigado pela resposta!

Bom, vou seguir com o plantio delas, então, e ver no q dá... Até agora nenhuma germinou.

Abraço!

Visite meu diário clicando aqui! Todas as sugestões, críticas e elogios serão sempre bem-vindos!
Keeper
Usuário Malagueta

Mensagempor Max o Obelix em 09 Abr 2015, 09:02

Keeper escreveu:Bom, vou seguir com o plantio delas, então, e ver no q dá... Até agora nenhuma germinou.

Dificilmente uma semente recém extraída da fruta germina com eficiência.
"Embora os estudos sobre a dormência de sementes das pimentas ainda não seja conclusivo, predomina a teoria de que geralmente as sementes recém-colhidas de espécies do gênero Capsicum, no qual se incluem o pimentão e as pimentas, podem apresentar dormência.É importante ressaltar, no entanto, que apesar dos relatos sobre a ocorrência de dormência em sementes de pimenta, há também referências que mencionam sucesso no estabelecimento de plântulas em casa de vegetação, quando as sementes de determinados cultivares são extraídas de frutos completamente maduros e semeadas em seguida." (extraído do texto de Bigglia).
Considerando a possibilidade das suas sementes estarem em estado de dormência, a germinação pode demorar, 30, 45, 60 ou até 90 dias.
Abraços,
Max .'. o Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Leandro Ferraz em 09 Abr 2015, 10:32

eu discordo dessa teoria de que sementes recém retiradas do fruto demoram mais para nascer.
a minha pratica diz o contrario.
Eu retiro sementes dos frutos e planto direto no substrato, nasce muito mais rápido que as secas que tem que hidratar.

como ja disse cada um se adapta de uma forma...
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor Keeper em 09 Abr 2015, 11:45

Pois é, meus irmãos... já li teorias nos dois sentidos. De qualquer forma, retirei as sementes e deixei em água filtrada durante 1 dia, antes de plantar. Se n fizer bem, mal n fará hehe

Já as q estou retirando agora de uma outra pimenta, estou tentando a técnica "osmopriming"... Deixarei 2 dias e plantarei, para ver no q dá.

Obrigado!

Keeper
Usuário Malagueta

Mensagempor Max o Obelix em 09 Abr 2015, 12:44

Keeper escreveu:Pois é, meus irmãos... já li teorias nos dois sentidos. De qualquer forma, retirei as sementes e deixei em água filtrada durante 1 dia, antes de plantar. Se n fizer bem, mal n fará hehe

Ajuda, e muito.
Keeper escreveu:Já as q estou retirando agora de uma outra pimenta, estou tentando a técnica "osmopriming"... Deixarei 2 dias e plantarei, para ver no q dá.

Ajuda ainda mais.
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor woldri em 09 Abr 2015, 18:35

Leandro Ferraz escreveu:eu discordo dessa teoria de que sementes recém retiradas do fruto demoram mais para nascer.
Eu retiro sementes dos frutos e planto direto no substrato, nasce muito mais rápido que as secas que tem que hidratar.

Concordo plenamente comigo acontece a mesma coisa. Só uso hidratação em sementes antigas e cheguei a conclusão que ai sim ajudam muito.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Keeper em 09 Abr 2015, 18:38

woldri escreveu: Concordo plenamente comigo acontece a mesma coisa. Só uso hidratação em sementes antigas e cheguei a conclusão que ai sim ajudam muito.

Obrigado por opinar, amigo. Para tirar minhas conclusões, depois vou separar sementes de uma mesma pimenta e fazer o teste... Parte hidratar, parte n :)

Abraço!

Keeper
Usuário Malagueta

Mensagempor Max o Obelix em 09 Abr 2015, 19:17

woldri escreveu:
Leandro Ferraz escreveu:eu discordo dessa teoria de que sementes recém retiradas do fruto demoram mais para nascer.

Concordo plenamente comigo acontece a mesma coisa. Só uso hidratação em sementes antigas e cheguei a conclusão que ai sim ajudam muito.

Esse assunto é realmente controverso e objeto de muito debate por esse mundo à fora.
Eu poderia citar aqui várias fontes consideradas abalizadas, inclusive artigos e teses acadêmicas, que defendem acontecer dormência que duram de 2 a 3 semanas em sementes recém extraídas dos frutos maduros em algumas espécies de pimenteiras, bem como da tal dormência que requer pelo menos 45 dias para despertar, em outras espécies. Certas fontes inclusive recomendam não só a hidratação, mas também o choque térmico (em baixa temperatura) para despertar a dormência. Eu nunca apliquei o choque térmico, exceto uma vez numas sementes de rocotó e não resultou germinação. :(
Enfim, acho que da minha parte não vale a pena gastar tanta energia para provar que "tromba de elefante não é conta gota" ... :D
Não me custa nada hidratá-las e, pelo sim, pelo não, eu hidrato todas! E está dando certo, aqui. :lol: :lol: :lol:
Esse é mais um assunto que "vai do gosto pessoal", talvez. :!:
Abração, amigos,
Max .'. o Obelix compenetrado em afogar as pobres sementinhas ... :lol:
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Keeper em 09 Abr 2015, 20:22

Buth Obelix escreveu:Não me custa nada hidratá-las e, pelo sim, pelo não, eu hidrato todas! E está dando certo, aqui. :lol: :lol: :lol:
Esse é mais um assunto que "vai do gosto pessoal", talvez. :!:
Abração, amigos,
Max .'. o Obelix compenetrado em afogar as pobres sementinhas ... :lol:

Hehe, ta certo, meu irmão.

Quanto ao choque térmico, até hj só usei tal método em um Acer Palmatum... Ele germinou s, mas tenho minhas dúvidas q faria alguma diferença na germinação, caso eu n tivesse seguido este procedimento.

Enfim, como vc disse, n custa nada hidratar. Mas por curiosidade de principiante, ainda farei o teste em breve, para ver se constato, eu mesmo, alguma diferença... Até lá, seguem minhas sementes em plena hidratação hehe :lol:

Keeper
Usuário Malagueta

Mensagempor marcio_sjrp em 11 Abr 2015, 13:20

Keeper,

São parecidas com Habaneros sim, provavelmente o são, mas determinar a variedade é praticamente impossível, visto que muitas são tão parecidas que só diferenciamos pela origem das sementes.

Sobre a germinação das sementes, pode acontecer de não germinar mesmo, tanto faz fresca ou seca, hidratada ou não, isso já aconteceu comigo com pimentas compradas em feiras, mas não faço ideia do motivo. Algumas plantas possuem mecanismos para evitar que a semente germine dentro do fruto, mas não sei se é o caso.

Eu teria separado as sementes de acordo com a cor dos frutos... tenho mania de organização... :rofl: :rofl: :rofl:
"Os caminhos são múltiplos, tudo é questão de escolha..." M.F.
marcio_sjrp
Usuário Rocotó

Data de registro: 21 Mar 2009, 22:12

Mensagempor Keeper em 11 Abr 2015, 14:18

marcio_sjrp escreveu:Keeper,

São parecidas com Habaneros sim, provavelmente o são, mas determinar a variedade é praticamente impossível, visto que muitas são tão parecidas que só diferenciamos pela origem das sementes.

Sobre a germinação das sementes, pode acontecer de não germinar mesmo, tanto faz fresca ou seca, hidratada ou não, isso já aconteceu comigo com pimentas compradas em feiras, mas não faço ideia do motivo. Algumas plantas possuem mecanismos para evitar que a semente germine dentro do fruto, mas não sei se é o caso.

Eu teria separado as sementes de acordo com a cor dos frutos... tenho mania de organização... :rofl: :rofl: :rofl:

Márcio, obrigado pela resposta!

Pois é, até agora nada... Mas n faz tanto tempo q plantei. Vamos ver no q dá.

Eu tbm sou de certa forma organizado, mas como estava empolgado para tirar logo as sementes, colocar na água etc, acabei n separando. Ganhei outras duas pimentas do meu cunhado, q ele n sabe do q são... E eu, ao invés de tirar foto antes, já fui abrindo e tirando as sementes kkk plantei e tbm estou ansioso pela germinação. Veremos.

Hj chegou meu higrômetro + termômetro. Já estou monitorando. Vi q a temperatura da minha estufa estava acima do indicado para germinação. Já corrigi a estufa e montei uma segunda pra operar junto

Vamos q vamos... :rock:

Keeper
Usuário Malagueta

Mensagempor balen em 16 Abr 2015, 18:00

Como o assunto foi para todos os lados, deixem-me opinar:
As minhas dedo de moça foram tiradas diretamente do fruto recém colhido e depois de um dia secando eu já as larguei na terra. Germinaram em 4 dias...
Porém reparei que quando o fruto não está bem maduro a germinação demora mais e muitas sequer germinam...
Por sua vez os pimentões que retirei a semente da mesma maneira levaram cerca de 30 dias para germinar...(dormencia?)
Bom creio que haja uma variação de espécie para especie.
Grande abraço a todos
Link para o meu diário:
viewtopic.php?f=7&t=19315

"O tio Sam esta querendo conhecer a nossa batucada, anda dizendo que o tempero da baiana melhorou seu prato..."
balen
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 14:41

Mensagempor Keeper em 16 Abr 2015, 18:40

balen escreveu:Como o assunto foi para todos os lados, deixem-me opinar:
As minhas dedo de moça foram tiradas diretamente do fruto recém colhido e depois de um dia secando eu já as larguei na terra. Germinaram em 4 dias...
Porém reparei que quando o fruto não está bem maduro a germinação demora mais e muitas sequer germinam...
Por sua vez os pimentões que retirei a semente da mesma maneira levaram cerca de 30 dias para germinar...(dormencia?)
Bom creio que haja uma variação de espécie para especie.
Grande abraço a todos

Hum... Interessante constatação, balen. Essa semana começaram a brotar as filhas dessas pimentas q perguntei se são habañeros. Ainda n sei mto, na pratica, acerca da dormência ou n, mas com o tempo vou aprendendo por meio das minhas próprias conclusões. De qualquer forma, a opinião de todos têm sido mto importantes para mim, e venho botando em prática o q estou aprendendo com vcs! :clap:

Keeper
Usuário Malagueta

Retornar para Variedades de pimentas