Seria a Big Jim Numex ou a Jalapeño?

Use este fórum para descrever, discutir e fazer perguntas sobre as diferentes variedades de pimenta.

Seria a Big Jim Numex ou a Jalapeño?

Mensagempor Leopmelohc em 28 Out 2014, 11:29

Bom dia amigos pimenteiros!!!
Há cerca de 3 meses ganhei uma pequenina muda de pimenta que minha sogra trouxe da cidade de Amargosa - BA. Ela não sabia a espécie e então resolvi plantar para ver no que dava. Resultado que depois desses 3 meses a planta começou a dar lindos frutos e muito grandes mas ainda não os provei por não saber o momento certo da colheita (se colho ainda verdes ou se os frutos ficarão vermelhos ou amarelos). Gostaria da ajuda dos srs. para identificar a espécie cujas fotos seguem abaixo. Num tópico do Obelix, que é daqui da Bahia também eu vi a descrição dele da pimenta Big Jim Numex e identifiquei diversas características dessa minha pimenta nela.

IMG_3377.JPG
Visão geral do arbusto

IMG_3380.JPG
Flor

IMG_3384.JPG
Fruto (imagino estar na "adolescência" Rsrsrsrs)
Entusiasta da culinária, amante das ardidas e do contato com a natureza.
Visite o meu diário: viewtopic.php?f=7&t=19196
Leopmelohc
Usuário Jalapeño

Data de registro: 05 Ago 2014, 22:29

Re: Seria a Big Jim Numex ou a Jalapeño?

Mensagempor Kibaumm em 29 Out 2014, 13:45

Boa tarde.
Bela planta, mas tanto a big JIm quanto a Jalapeño são variedades c. annum, e essa sua é uma c. baccatum, essas duas possibilidades estão descartadas.
Vamos esperar ela amadurecer para ver, mas ela tem todas as "ferramentas" da dedo-de-moça.
bom cultivo.
Kibaumm
Usuário 7 Pot

Data de registro: 05 Jan 2010, 09:49

Mensagempor woldri em 01 Nov 2014, 16:41

Amigo seja bem vindo ao fórum.
Em primeiro lugar peço que termine o preenchimento do seu perfil com nome da sua cidade de acordo com as regras do fórum ok.
Sobre sua duvida tá parecendo mesmo uma Dedo de moça pela planta e fruto.
Abraço.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Leopmelohc em 03 Nov 2014, 14:07

woldri escreveu:Amigo seja bem vindo ao fórum.
Em primeiro lugar peço que termine o preenchimento do seu perfil com nome da sua cidade de acordo com as regras do fórum ok.
Sobre sua duvida tá parecendo mesmo uma Dedo de moça pela planta e fruto.
Abraço.

Woldri, acabei de completar o meu perfil, espero que esteja tudo ok.
Quanto à pimenta, ainda tenho dúvidas. Ontem consegui fazer uma fotografia melhor da flor da pimenta. Ao que pude perceber, as manchas na corola são da cor verde. Ontem colhi um fruto maduro e experimentei. Tem um sabor de macã com casca, ardência média. Um fruto não tão saboroso, na minha opinião mas dá pra fazer alguma receita aproveitando esse sabor frutado.

De acordo com o fluxograma postado pelo Pollux e a descrição, ela cai pra c. frutescens mas em um site li que a baccatum também tem essa característica de corola com manchas verdes e anteras amareladas.

Neste caso, ela seria uma dedo de moça atrofiada? Pois acho ela muito larga para as dedo de moça que conheço aqui na região.

IMG_3533.JPG
Visão geral da flor

IMG_3609.JPG
Visão aproximada

IMG_3531.JPG
Fruto amadurecido
Entusiasta da culinária, amante das ardidas e do contato com a natureza.
Visite o meu diário: viewtopic.php?f=7&t=19196
Leopmelohc
Usuário Jalapeño

Data de registro: 05 Ago 2014, 22:29

Retornar para Variedades de pimentas