Alguém pode ajudar a identificar?

Use este fórum para descrever, discutir e fazer perguntas sobre as diferentes variedades de pimenta.

Re: Alguém pode ajudar a identificar?

Mensagempor neyde hidalgo em 05 Abr 2015, 22:34

Nunca vi, amigo, mas é linda! Até aceito umas sementes qdo for doar....Beijos, Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Max o Obelix em 06 Abr 2015, 06:34

woldri escreveu:Caracteristicas de pimenta hibrida ;)

De fato, Adriano. Grato.
neyde hidalgo escreveu:Nunca vi, amigo, mas é linda! Até aceito umas sementes qdo for doar....Beijos, Neyde

Grato Neyde. As sementes estarão ao seu dispor.

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Max o Obelix em 18 Ago 2015, 06:15

.
Todos os sábados quando eu chego na barraca de pimentas do Antonio, na Feira de Itapoã, eu me deparo com novidades. Neste último sábado eu me deparei com essa daí das fotos.

Totalmente cônica, como um funil. mede 4 cm na parte mais larga e termina numa ponta de apenas 2 milímetros e tem 4,2 cm de comprimento. Totalmente vermelha. Polpa espessa, carnuda, macia. Arde como uma malagueta das fortes e olhe que eu só provei a polpa, sem as sementes e sem a placenta.

Não tem o aroma nem o sabor das C. Chinenses, mas é muito saborosa, sabor frutado e notas de ervas.

Lá no tabuleiro tinha umas 50 pimentas destas, todas praticamente iguais.

Vejam as fotos. Sei que é praticamente impossivel identificar-se pimentas apenas pelas fotos. Por isso pergunto apenas se alguém por acaso já viu algo parecido?

DSC00641.JPG
Desconhecida cônica

DSC00643.JPG
Desconhecida cônica

DSC00644.JPG
Desconhecida cônica

DSC00645.JPG
Desconhecida cônica

Max .'. o Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Armando Marcelino em 23 Ago 2015, 20:50

Max, essa pimenta lembra bem uma variedade que cultivei e tem as mesmas dimensões que citou. A foto mostra um fruto com gomos, escolhi esse porque achei mais bonito, mas o todo se apresenta mais liso como na sua foto. Recebi como sendo "Peito de Moça", Formato incontestável. Trata-se de uma C.Baccatum, com o mesmo nivel de ardência que vc citou. Quem sabe....
Anexos
Peito de Moça.jpg
Peito de Moça.jpg (20.45 KIB) Visualizado 8595 vezes
PACIÊNCIA -: É o intervalo entre a semente e a flor.
Ana Jácomo

[b]Meu diário: viewtopic.php?f=7&t=6305
Armando Marcelino
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 01 Nov 2008, 08:10

Mensagempor Max o Obelix em 24 Ago 2015, 07:14

.
Armando, grato pela participação.

Essa "sua" pimenta realmente se parece muito com a "minha", exceto pelo "gomos" pois a minha é completamente lisa.

Entretanto eu não creio que a "sua" e/ou a "minha" sejam "peito de moça". Há alguns meses eu recebi um pedido de Christopher por sementes da tal "peito de moça" e, por isso, eu fiz uma árdua pesquisa. Encontrei facilmente várias referências, tais como:

http://www.agriflorasementes.com.br/33e70/10-sementes-de-pimenta-peito-de-moca

http://www.hortavivasementes.com.br/produto/770-semente-pimenta-peito-de-moa#.VdroxvlVgSU

https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?t=1227

https://www.youtube.com/watch?v=jkxLvhDl48U

Mas eu não consegui as sementes. Descobri que a "AGRISTAR - "TopSeeds" vende comercialmente em larga escala as sementes da "peito de moça" e escrevi pra eles procurando saber como e/ou onde eu poderia encontrá-las e comprá-las, eles me responderam indicando distribuidores / revendedores deles aqui na Bahia mas nenhum dos indicados tinha nem tem tais sementes.

Veja que em todas as fotos em todas a fontes, a "peito de moça" se parece muito com a "biquinho", exceto por uma pequena diferença de formato pois a "peito de moça" realmente se parece com um peitinho dos bonitos e tem um biquinho maior do que o das "biquinho".

Veja no primeiro link lá em cima, o da Agriflora, na ampla descrição da "peito de moça", o que se segue: "Seus frutos de sabor suave, um tanto ácidos, lembram o gosto da acerola, sendo considerada uma pimenta doce, pois é desprovida de ardência." Então, isso é excludente. Nem a "sua" nem a "minha" são a "peito de moça".

Anteontem voltei lá lá barraca de pimentas do Antônio e lá estava um balaio delas, em tudo exatamente iguais às várias vezes anteriormente lá encontradas, coloco novas fotos de duas delas aí embaixo:

DSC00658.JPG
Pimenta desconhecida

DSC00659.JPG
Pimenta desconhecida

DSC00660.JPG
Pimenta desconhecida

DSC00661.JPG
Pimenta desconhecida

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor woldri em 24 Ago 2015, 21:58

A um bom tempo atrás cultivei a peito de moça (essa variedade que o Armando postou), não me lembro de onde consegui as sementes mas ela bate com a descrição que a Neyde deu nesse tópico que o Max postou sendo a peito de moça Baccatum já que essas outras são se não me engano Chinenses e pra mim é mais um nome que deram pras biquinho mas não pesquisei muito a respeito.
Abraços.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Armando Marcelino em 25 Ago 2015, 09:15

De fato quando não se sabe o nome, a aparência se torna muito sugestiva e acaba ficando conhecida como tal, assim como a Biquinho que é conhecida como "Peito de Moça" ou "Chupetinho" , dependendo da região.
PACIÊNCIA -: É o intervalo entre a semente e a flor.
Ana Jácomo

[b]Meu diário: viewtopic.php?f=7&t=6305
Armando Marcelino
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 01 Nov 2008, 08:10

Mensagempor Max o Obelix em 25 Ago 2015, 10:34

Armando Marcelino escreveu:De fato quando não se sabe o nome, a aparência se torna muito sugestiva e acaba ficando conhecida como tal, assim como a Biquinho que é conhecida como "Peito de Moça" ou "Chupetinho" , dependendo da região.

Aí fica uma confusão daquelas! :D :D :D
Para vários dos "chiliheads" com quem mantenho contato no exterior consideram como a "peito de moça" aquela que parece com a biquinho, mas segundo eles sendo "C. baccatum". Talvez por isso eu nunca tenha conseguido.

Ressalvo que quando eu consultei a "ToopSeed" sobre as sementes da "peito de moça" deles, consultei também se eram "C. baccatum" e eles me responderam que sim.

Vejam no catálogo da "TopSeed":
http://agristar.com.br/topseed-garden/blue-line-hortalicas/pimenta-peito-de-moca/1888165
eles informam que é "muito popular na região Centro-Oeste" conquanto a biquinho sempre foi muito popular em todo o Brasil...

Enfim, Armando e Woldri, vamos considerar a nossa como sendo a "Peito de Moça", C. baccatum" ou vamos continuar considerando-a como "desconhecida"?

Abraços,

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor woldri em 25 Ago 2015, 17:44

Essa sua desconhecida na minha opinião não é a mesma "peito de moça" que eu e o Armando plantamos acredito que seja outra pimenta. Sobre essa peito de moça da topseed será mesmo uma Baccatum ??
Na verdade eu não estou afirmando que a que eu e o Armando citamos seja a peito de moça mas na época eu acreditei que fosse até porque já rolava essa duvida por aqui e ainda não foi resolvida :D
Resta saber se essa pimenta da topseed não é só mais um dos vários nomes que leva a biquinho, sei lá.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Anterior

Retornar para Variedades de pimentas