Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Use este fórum para descrever, discutir e fazer perguntas sobre as diferentes variedades de pimenta.

Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor Max o Obelix em 30 Ago 2014, 12:29

Crendo que ficará mais "on topic" aqui neste fórum, estou transferindo para cá tudo que até agora já foi discutido no meu diário sobre o tema de "Método para quantificar os alcaloides que dão picância às pimentas".

csombra escreveu: .... ... Max... Eu fiquei aqui naquela do "pergunto ou não pergunto"........
"pergunto ou não pergunto
" .... :tmi: :tmi: :$ ..... Então vamos lá... Vc disse
que irá providenciar o Teste Organoléptico de Scoville para identificar o grau de
unidades que a sua variedade Arriba Saia de Cali possui, correto ?... Então.....
Como isso ocorre ? :geek: :geek: ... Fiquei aqui imaginando laboratórios e afins,
mas se vc puder me esclarecer, ficarei grata ! :) :)
Sucesso Max ! :) :)


Olá, Cíntia, que bom você por aqui! :hai: :)

Embora tenha outros assuntos misturados e um bocado de humorismo (isso é ótimo, n'é? :D ) no link abaixo você encontrará um razoável relato do que foi, como era e como é atualmente o Teste de Scoville:
http://chefaporter.com.br/tag/scoville/
Resumindo, "O grau de “calor” foi determinado pela quantidade de água com açúcar é necessária para diluir a pimenta pura."

Na verdade eu ainda não sei quem e onde poderá fazer esse teste para mim. Mas se já foi feito no passado certamente poderá ser feito novamente. Mal comecei a pesquisar e, dentre outras ações de pesquisa, vou também perguntar por MP aos "feras" do Fórum, àqueles que têm um perfil profissional ou acadêmico mais íntimo com a química. Um deles talvez seja o Roque, já que ele é farmacêutico e engenheiro agrônomo. Assim que eu tenha conseguido essa importante informação postarei aqui.

Enquanto isso, qualquer um que nos lê e saiba de algo que possa ajudar, por favor que o faça, ficaremos muito gratos. :call:

csombra escreveu:
Buth Obelix escreveu:Embora tenha outros assuntos misturados e um bocado de humorismo (isso é ótimo, n'é? :D ) no link abaixo você encontrará um razoável relato do que foi, como era e como é atualmente o Teste de Scoville: (...)
(...) Na verdade eu ainda não sei quem e onde poderá fazer esse teste para mim. (...) Mal comecei a pesquisar e, dentre outras ações de pesquisa, vou também perguntar por MP aos "feras" do Fórum, àqueles que têm um perfil profissional ou acadêmico mais íntimo com a química. (...)


Bom dia Max ! :)

Essa página que vc me indicou me fez dar boas risadas... A pessoa explica de uma forma bem humorada realmente... "Então um painel de provadores (entende-se por provadores, pobres voluntários de um teste extremamente engraçado de ver e diversão garantida por uma tarde) provou as soluções e de acordo com os pulos ou número de palavrões em uma frase, o grau das pimentas era anotado"..... :D :rofl: :D

Então Max, vamos descobrir juntos esses processo... :) ... Com certeza os feras do fórum poderão nos dar uma ideia de como esse procedimento ocorre hoje... ... Eu andei pesquisando algumas coisas também.... Mas.... A opinião deles fará a diferença !

Obrigada pela disposição em esclarecer esse processo Max ! :)

Excelente final de semana pra vc ! :)


csombra escreveu:Então Max, vamos descobrir juntos esses processo... :) ... Com certeza os feras do fórum poderão nos dar uma ideia de como esse procedimento ocorre hoje... ... Eu andei pesquisando algumas coisas também.... Mas.... A opinião deles fará a diferença !
Obrigada pela disposição em esclarecer esse processo Max ! :)


Epa! Opa! Você também é "fera"! De uma forma ou de outra, é "fera"! De uma forma, você tem conhecimento, é "fera". Da outra forma, você é uma tigresa, e tigresa é fera! ;)

Então, por favor relate logo o que você já conseguiu nas suas pesquisas. :!:

csombra escreveu:Excelente final de semana pra vc ! :)


Pr'ocê também! :*

csombra escreveu:
Buth Obelix escreveu:Epa! Opa! Você também é "fera"! De uma forma ou de outra, é "fera"! De uma forma, você tem conhecimento, é "fera". Da outra forma, você é uma tigresa, e tigresa é fera! ;)

Então, por favor relate logo o que você já conseguiu nas suas pesquisas. :!:


Muita Gentileza sua Max ! :) :$ ... Obrigada ! :)

Eu estava meio receosa de postar essa "prévia"... De repente esse processo possa estar em um outro nível e eu fiquei meio "assim" de postar algo que esteja desatualizado...

Mas esse assunto me deixou bem curiosa a respeito da medição da Capsaicina .... Como ela ocorre, como se obtém o resultado..... Parece ser muito interessante.....

Mas veja o que pesquisei e me diga o que vc acha....

O experimento de Scoville era simples. Ele pegou uma quantidade de pimenta e a mesma quantidade de água e dissolveu uma na outra. Manteve fixa a quantidade de pimenta e foi aumentando a quantidade de água até o ardor desaparecer...

Ou seja, quando dizemos que uma pimenta tem 2.000 SHU, isto significa que se pegarmos uma xícara desta pimenta precisaremos dissolver 2.000 xícaras de água ( ( Oi ?!?!.... :o ) para o ardido sumir..... Duas mil xícaras ?!?!.... :drunk: :sweat: ....

Instruções para um outro processo para se obter o valor na escala....

1
Para extrair a capsaicina das pimentas, seque-as e moa-as obtendo um pó fino. A capsaicina é um composto químico que produz a ardência das pimentas.

2
Coloque a pimenta em pó e o álcool em um recipiente de vidro, utilizando uma proporção de 1:7 (uma parte de pimenta para sete de álcool) e deixe de molho durante a noite.

3
Use um filtro de café para filtrar solução de pó e etanol. Deixe-a descansar até que o álcool evapore.

4
Dilua o extrato de capsaicina em água com açúcar até que a ardência não seja mais detectável. Isso geralmente é determinado por um júri de provadores.

5
Use o grau de diluição para determinar a medida de ardência da pimenta na escala Scoville. Por exemplo, se o extrato foi diluído 3.500 vezes antes da ardência se tornar indetectável, a pimenta recebe uma pontuação de 3.500 (aproximadamente a ardência de uma pimenta jalapeño).

6
Como alternativa, use a Cromatografia Líquida de Alta Pressão para medir os níveis de capsaicina diretamente....

Li também em algum lugar que algumas universidades realizam essa medição... Mas não encontrei
uma referência precisa.... Mas sobre isso pesquisarei um pouco mais... Até mesmo no site da Embrapa
poderemos encontrar algo a respeito desse assunto... Vou pesquisar mais... :)

Essas foram as duas possibilidades que encontrei quando pesquisei.... Mas seu contato com os feras do fórum fará a diferença.... Esse assunto é bem relevante....

..... Já pensou se existir uma técnica caseira e não tão complexa para se medir a Capsaicina de um fruto ? ....

A fonte: http://www.ehow.com.br/medir-ardencia-p ... mo_124235/

Obrigada pela disponibilidade Max ! :)


Denis Silva escreveu:Este site da unicamp tbm "ensina" como medir de uma forma mais simples, na realidade o processo é praticamente o mesmo descrito acima.
Segue o link
http://www.unicamp.br/unicamp/ju/534/me ... a-pimentas




Meniiiiiiina!!!! Seu post foi 1.000!
Inclusive no final da URL citada no seu post tem um link - talvez lhe tenha passado desapercebido -, onde já informa procedimentos alternativos de medir a Caps, embora ainda trabalhosos e empíricos.
Veja em http://www.tomstrong.org/recipes/capsaicin.html
Claro que é num site de gastronomia. :D Nós, os Chefs de Cozinha, sabemos um pouco de tudo e muito de nada! :D
Bem, uma deles é usando "Everclear", que é uma bebida de alto teor alcoólico. Chega a 95%. Pelo menos estabelece o teor do Álcool, pois quanto ao álcool "puro" encontramos teores de 40% a 90 %.
Vamos lendo e guardando até termos mais seguras noções práticas e realmente aplicáveis, não é?

Denis Silva escreveu:Este site da unicamp tbm "ensina" como medir de uma forma mais simples, na realidade o processo é praticamente o mesmo descrito acima. Segue o link
http://www.unicamp.br/unicamp/ju/534/me ... a-pimentas


Grato, Denis. :clap:

Pois o link que você enviou nos remete aos comentários sobre um estudo de uma mestra em química exatamente sobre a extração da Caps, o mais completo sobre o assunto que já vimos até agora, inclusive apontando um outro método de extração, o método espectrofotométrico, o qual vem superficialmente descrito mas até com os custos estimados e que se propõe a ser um procedimento de execução prática e frequente.

Mais do que isso, o artigo é também muito informativo sobre outras propriedades e nuances das ardidas.
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Avatar de usuário
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia
 
Mensagens: 4954
Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40
Localização: Salvador, Bahia

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor pablo70 em 31 Ago 2014, 02:48

OLá, amigo.
Isso de medir ardência baseado na língua é complicado. Para isso teria que usar pessas muito sensíveis a capsaicina, que nunca comem e depois calcular muito bem o racio. Mesmo assim só iria ter um valor aproximado.
Abaixo segue um texto tecnico da extração da capsaicina, nele contem alguns dados interessantes.
O melhor conselho que lhe dou é: entra em contato com as universidades ai por perto, que com certeza alguem se interessa em testar suas pimentas e quem sabe até usar em algum projeto ou como trabalho para estudo.
Grande abraço.
Anexos
EXTRAÇÃO CAPSAICINA.pdf
(951.31 KIB) Baixado 143 vezes
EXTRAÇÃO OLEOSERIM.pdf
(914.12 KIB) Baixado 139 vezes
O impossível é apenas uma questão de tempo.
Meu Facebook: https://www.facebook.com/Pablo.70.Llanos
Meu Diário: viewtopic.php?f=7&t=17246
Avatar de usuário
pablo70
Usuário Murupi
 
Mensagens: 713
Data de registro: 05 Set 2012, 11:54
Localização: Porto, Portugal

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor pablo70 em 31 Ago 2014, 02:56

O impossível é apenas uma questão de tempo.
Meu Facebook: https://www.facebook.com/Pablo.70.Llanos
Meu Diário: viewtopic.php?f=7&t=17246
Avatar de usuário
pablo70
Usuário Murupi
 
Mensagens: 713
Data de registro: 05 Set 2012, 11:54
Localização: Porto, Portugal

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor csombra em 02 Set 2014, 15:20

Buth Obelix escreveu:Meniiiiiiina!!!! Seu post foi 1.000!
Inclusive no final da URL citada no seu post tem um link - talvez lhe tenha passado desapercebido -, onde já informa procedimentos alternativos de medir a Caps, embora ainda trabalhosos e empíricos(...)


Boa tarde Max ! :)


Sim, sim Max... Eu já tinha passado rapidamente por essas páginas.... Elas foram utilizadas como referência pelo autor do post... Mas olha que coisa interessante.... Continuando a pesquisar a respeito, encontrei uma base de um método simplificado de Extração da Capsaicina aqui no fórum.... O processo é para extrair a Capsaicina.... E não para medi-la (o "x" da nossa questão)... Mas para nível de informação é bem interessante passear por essas páginas..... Aí vai o link...

viewtopic.php?f=4&t=11004&hilit=extração+de

Tenho encontrado informações sempre baseadas nos mesmos processos já citados anteriormente... E como disse o Pablo, a grande questão nesse tipo de método é que ele se baseia em impressões humanas .... O que pode torná-lo subjetivo... Ou até mesmo impreciso...

Um tempo atrás um membro do fórum comentou que uma universidade estava em pesquisas envolvendo temas similares a esses (Capsaicina e afins)... Não sei se era em Minas... Eu realmente não lembro... Mas vamos seguindo em busca de informações... :)

Tenha uma excelente semana ! :) :)
Avatar de usuário
csombra
Usuário Trinidad Scorpion
 
Mensagens: 3050
Data de registro: 21 Fev 2010, 00:12
Localização: Belém-Pa/São Luís-Ma

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor csombra em 02 Set 2014, 16:12

Atualizando as informações... :)

Liguei pra Embrapa afim de obter uma informação mais detalhada e específica...

Eu imaginava que a Embrapa disponibilizasse esse tipo de serviço... Mas... Apesar deles
realizarem o processo de medição, eles só realizam em pesquisas direcionadas... E não
disponibilizam para terceiros...

Perguntei qual era o método que eles utilizavam para realizar esse feito e me disseram
que utilizavam a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência - HPLC

Como se trata de um método de medir pungência extremamente caro e com utilização de um
produto importado, eles restrigem.......

Eles disseram que algumas universidades realizam esse feito... Com finalidades acadêmicas... Mas...
Não custa tentar.... Quem sabe ? :) :)
Avatar de usuário
csombra
Usuário Trinidad Scorpion
 
Mensagens: 3050
Data de registro: 21 Fev 2010, 00:12
Localização: Belém-Pa/São Luís-Ma

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor Max o Obelix em 02 Set 2014, 16:50

pablo70 escreveu:OLá, amigo.
Isso de medir ardência baseado na língua é complicado. Para isso teria que usar pessas muito sensíveis a capsaicina, que nunca comem e depois calcular muito bem o racio. Mesmo assim só iria ter um valor aproximado.
Abaixo segue um texto tecnico da extração da capsaicina, nele contem alguns dados interessantes.
O melhor conselho que lhe dou é: entra em contato com as universidades ai por perto, que com certeza alguem se interessa em testar suas pimentas e quem sabe até usar em algum projeto ou como trabalho para estudo.
Grande abraço.


Pablo, você nos enviou um excelente material. Grato. :clap: :clap: :clap:

Considerando as informações enviadas por Cíntia, por Denis Silva e agora por Você, já sabemos que existe métodos aplicáveis em laboratórios para a EXTRAÇÃO (não para a medição pura e simples) da capsaicina, tais como a "Cromatografia Líquida de Alta Pressão - HPLC" e a "Espectrofotometria", "Filtração à Vácuo" e vários outros mencionados no documento "THE EFFECT OF DIFFERENT METHODS OF EXTRACTIONS OF CAPSAICIN ON ITS CONTENT IN THE CAPSICUM OLEORESINS" enviado por você no seu post sob resposta.

A questão portanto parece que se reduz a encontrar QUEM faça o melhor método, a MENOR CUSTO e com CREDIBILIDADE OFICIAL. Claro que estou imaginando que quem faça a EXTRAÇÃO da capsaicina possa também MEDIR a quantidade relativa extraída em relação ao volume de frutos empregado.

Mas me parece que foi exatamente nesse sentido que caminhou a Dra. Patrícia Tonon de Souza no estudo em que conclui por indicar a "Espectrofotometria" como "método de análise para quantificação de capsaicinoides" (grifo nosso), tanto pela praticidade como pelos custos, conforme consta lá no artigo enviado pelo Denis Silva em http://www.unicamp.br/unicamp/ju/534/metodo-quantifica-alcaloides-que-dao-picancia-pimentas onde inclusive se lê:

Ter chegado a esse método de análise pode levar à possibilidade de oferecê-lo a cooperativas de pequenos produtores. Desse modo, eles teriam à sua disposição um teste rápido para comparação ou indicação a respeito da quantidade de capsaicinoides e da pungência das pimentas.Ainda que não tenham feito um estudo de viabilidade econômica, Patrícia e Adriana apontam que os equipamentos do método proposto são mais acessíveis. “Fizemos isso com o espectrofotômetro, que deve ter um custo em torno de R$ 8 mil, mas também é possível fazer o teste com adaptação colorimétrica com um dispositivo já patenteado e que foi desenvolvido por especialistas do laboratório do IQ [entre eles pela orientadora da dissertação], permitindo fazer medidas análogas com uma simplificação do processo e considerável redução de custo”, realça Adriana.
A quem o método poderia interessar? Segundo a docente, além de às cooperativas, aos processadores de molhos. O intuito seria fazer um screening e ter uma estimativa rápida semiquantitativa da ordem de concentração de Caps em pimentas.


Enfim, vamos continuar "garimpando" alternativas.
Anexos
Tap tap tap.jpg
Max! Deixe isso para lá! Se limite a rechear os meus javalis com as suas pimentas!
Tap tap tap.jpg (11.89 KIB) Visualizado 8175 vezes
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Avatar de usuário
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia
 
Mensagens: 4954
Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40
Localização: Salvador, Bahia

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor Max o Obelix em 02 Set 2014, 16:52

pablo70 escreveu:http://www.chilepepperinstitute.org/


Too much information! :D
Vou ler com calma ... :o

Grato, Pablo.
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Avatar de usuário
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia
 
Mensagens: 4954
Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40
Localização: Salvador, Bahia

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor Max o Obelix em 02 Set 2014, 17:04

csombra escreveu:Mas olha que coisa interessante.... Continuando a pesquisar a respeito, encontrei uma base de um método simplificado de Extração da Capsaicina aqui no fórum.... O processo é para extrair a Capsaicina.... E não para medi-la (o "x" da nossa questão)... Mas para nível de informação é bem interessante passear por essas páginas..... Aí vai o link...

viewtopic.php?f=4&t=11004&hilit=extração+de


Agora que você me indicou já li quase tudo que está lá, mas com leitura dinâmica, depois voltarei àquelas páginas com mais vagar e reflexão. Porém a impressão que me ficou foi que, mesmo que se consiga utilizar aqueles métodos para EXTRAIR a Capsaicina, não sei se conseguiriamos QUANTIFICAR com fidedignidade e, pior ainda, se teríamos RESPALDO, "endosso oficial" para publicar os níveis de Capsaicina de cada espécie analisada.

csombra escreveu:Um tempo atrás um membro do fórum comentou que uma universidade estava em pesquisas envolvendo temas similares a esses (Capsaicina e afins)... Não sei se era em Minas... Eu realmente não lembro... Mas vamos seguindo em busca de informações... :)


No artigo enviado pelo Denis Silva ficou evidente que está ocorrendo alguma coisa lá na UNICAMP. :!:
Por MP você me disse que a EMBRAPA lhe informou que talvez a Federal de Fortaleza também esteja fazendo algo nesse sentido. ;)
Se você ou mais alguém se lembrar ou encontrar mais alguma, por favor informe, pois pesquisarei junto a cada universidade dessas.
Anexos
Esperando.jpg
Obelix, olhando para ver até onde vamos ...
Esperando.jpg (8.66 KIB) Visualizado 8173 vezes
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Avatar de usuário
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia
 
Mensagens: 4954
Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40
Localização: Salvador, Bahia

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor Max o Obelix em 02 Set 2014, 17:41

csombra escreveu:Atualizando as informações... :)
Liguei pra Embrapa afim de obter uma informação mais detalhada e específica...
Eu imaginava que a Embrapa disponibilizasse esse tipo de serviço... Mas... Apesar deles
realizarem o processo de medição, eles só realizam em pesquisas direcionadas... E não
disponibilizam para terceiros...
Perguntei qual era o método que eles utilizavam para realizar esse feito e me disseram
que utilizavam a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência - HPLC
Como se trata de um método de medir pungência extremamente caro e com utilização de um
produto importado, eles restrigem.......
Eles disseram que algumas universidades realizam esse feito... Com finalidades acadêmicas... Mas...
Não custa tentar.... Quem sabe ? :) :)


Grato, por mim e por todos, Cíntia."
Mas, além de toda essa sua valiosíssima contribuição, por MP você ainda me deu a "dica" que o pessoal a EMBRAPA lhe passou, aquela que provavelmente a Federal de Fortaleza esteja pesquisando nesse sentido, daí que tenho algumas conexões familiares e acadêmicas com aquela Universidade e vou tentar verificar o que há por lá.

Alegre e satisfeito.gif
Essa Cíntia descobre é coisa, n'é Max?
Alegre e satisfeito.gif (10.53 KIB) Visualizado 8168 vezes
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Avatar de usuário
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia
 
Mensagens: 4954
Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40
Localização: Salvador, Bahia

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor pablo70 em 03 Set 2014, 17:56

Eu tenho meu teste, e funciona muito bem.
A lingua!
kkkkkkkkkkkkk
manda o Obelix deixar isso pra lá.
O que importa é o prazer de transformar uma sementinha em uma planta carregada de frutinhos, cada um deles mini bombas atomicas.
O prazer não se mede em números. ;) Cada um encontra o seu a sua própria maneira e quantidade.
Abraço amigo.
O impossível é apenas uma questão de tempo.
Meu Facebook: https://www.facebook.com/Pablo.70.Llanos
Meu Diário: viewtopic.php?f=7&t=17246
Avatar de usuário
pablo70
Usuário Murupi
 
Mensagens: 713
Data de registro: 05 Set 2012, 11:54
Localização: Porto, Portugal

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor Max o Obelix em 03 Set 2014, 18:53

pablo70 escreveu:Eu tenho meu teste, e funciona muito bem.
A lingua!
kkkkkkkkkkkkk
manda o Obelix deixar isso pra lá.
O que importa é o prazer de transformar uma sementinha em uma planta carregada de frutinhos, cada um deles mini bombas atomicas.
O prazer não se mede em números. ;) Cada um encontra o seu a sua própria maneira e quantidade.
Abraço amigo.


KKKKKKKKKKKK :D :D :D :D kkkkkkkkkk
'Cê tem razão, nesse ponto, Pablo. :clap:
Prazer não se mede em números, mesmo! :!:
Mas eu não 'tou querendo medir o prazer, seu "papa jaca"! :lol:
Eu 'tou qurendo medir a quantidade de caps em cada pimenta... 8)
Fui nerd, agora sou geek, uma Þ°®®@ de um geek de 66 anos! :D :D :D
Tenho objetivos, digamos..., alienígenas, para isso! :D :D :D
Abração, amigo portuga!
Gargalhando.gif
Qual é a sua, Pablo! Isso é problema do Max, não meu!
Gargalhando.gif (12.05 KIB) Visualizado 8151 vezes
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Avatar de usuário
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia
 
Mensagens: 4954
Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40
Localização: Salvador, Bahia

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor pablo70 em 04 Set 2014, 15:51

KKKKKKKKKKKKK
Quer entrar pro Guiness???
Até o Obelix ri de vc. Pede uns conselhos pra ele.
Sério. Ja procurei isso aqui, queria fazer uma espécies nova com um nivel de capsaicina que me colocasse no mapa.
Houve 2 problemas... 1. já fizeram todo o tipo de cruzamento. 2. quem eu entrei me contato não se demonstrou interessado e um deles(uma universidade) justificou como sendo cara as dispesas para tal teste sendo que não teria um fim especifico.
Enfim. Boa sorte na procura. Se eu encontar algo aqui mando para vc.
Abraço.
O impossível é apenas uma questão de tempo.
Meu Facebook: https://www.facebook.com/Pablo.70.Llanos
Meu Diário: viewtopic.php?f=7&t=17246
Avatar de usuário
pablo70
Usuário Murupi
 
Mensagens: 713
Data de registro: 05 Set 2012, 11:54
Localização: Porto, Portugal

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor Max o Obelix em 04 Set 2014, 16:09

pablo70 escreveu:KKKKKKKKKKKKK
Quer entrar pro Guiness???
Até o Obelix ri de vc. Pede uns conselhos pra ele.
Sério. Ja procurei isso aqui, queria fazer uma espécies nova com um nivel de capsaicina que me colocasse no mapa.
Houve 2 problemas... 1. já fizeram todo o tipo de cruzamento. 2. quem eu entrei me contato não se demonstrou interessado e um deles(uma universidade) justificou como sendo cara as dispesas para tal teste sendo que não teria um fim especifico.
Enfim. Boa sorte na procura. Se eu encontar algo aqui mando para vc.
Abraço.


KKKKKKKKKKKKK
:D :D :D
£µ∆€µ ! :@
:rofl: :rofl: :rofl:

Obelix - Cheio da grana.jpg
Max, quer gastar a minha grana com essa m€®∆ɐ, é? Não vai não, viu!
Obelix - Cheio da grana.jpg (8.62 KIB) Visualizado 8128 vezes
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Avatar de usuário
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia
 
Mensagens: 4954
Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40
Localização: Salvador, Bahia

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor pablo70 em 05 Set 2014, 16:03

Agora que vc me deixou com a pulguinha atrás da orelha voltei a entrar em contato com o pessoal das universidades.
O mais promissor foi esse... achei essa tese https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream ... 1/Tese.pdf ..... depois fui parar nessa universidade http://www.uc.pt/ dai encontrei o departamento de quimica...http://www.uc.pt/fctuc/dquimica/Contactos
Ja enviei mais um e-mail... mas pode enviar se quiser novamente e quem sabe eles não se cansam e cedem aos pedidos. ;)
Abraço.
O impossível é apenas uma questão de tempo.
Meu Facebook: https://www.facebook.com/Pablo.70.Llanos
Meu Diário: viewtopic.php?f=7&t=17246
Avatar de usuário
pablo70
Usuário Murupi
 
Mensagens: 713
Data de registro: 05 Set 2012, 11:54
Localização: Porto, Portugal

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor Max o Obelix em 05 Set 2014, 16:31

pablo70 escreveu:Agora que vc me deixou com a pulguinha atrás da orelha voltei a entrar em contato com o pessoal das universidades.
O mais promissor foi esse... achei essa tese https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream ... 1/Tese.pdf ..... depois fui parar nessa universidade http://www.uc.pt/ dai encontrei o departamento de quimica...http://www.uc.pt/fctuc/dquimica/Contactos
Ja enviei mais um e-mail... mas pode enviar se quiser novamente e quem sabe eles não se cansam e cedem aos pedidos. ;)
Abraço.


Muito bom, amigo, grato. Valeu!
Vou contatar por e-mail, também, como você sugeriu. Demonstra uma certa demanda e vou justificar adequadamente a consulta.
Estou com alguma esperança também via UNICAMP e da Federal de Fortaleza.
Eu não sou de desistir fácil ... :D
E tenha certeza de que se eu conseguir algo viável técnica e economicamente vai ser útil para muita gente. Estou me referindo mais ao setor produtivo, agroindustrial e comercial, claro que nem tanto ao diletantismo.

Dançando.gif
eu quero é botaaaar...♫♫ meu bloco na rua .... ♫♫♫♫
Dançando.gif (11.83 KIB) Visualizado 8097 vezes
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Avatar de usuário
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia
 
Mensagens: 4954
Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40
Localização: Salvador, Bahia

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor Max o Obelix em 17 Out 2014, 18:55

Aviso a todos que este assunto não foi esquecido. Tenho estado em contato com 2 universidades brasileiras e um instituto americano. Até agora o maior impedimento tem sido os custos da operação, mas tenho certeza de que isso também erá resolvido.

Agora venho aqui publicar algo muito interessante que acabo de encontrar:

Selective Enzyme-Mediated Extraction of Capsaicinoids and Carotenoids from Chili Guajillo Puya (Capsicum annuum L.) Using Ethanol as Solvent

Recomendo atentarem também para os vários artigos correlatos sobre este assunto apontados em links no final da página.

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Avatar de usuário
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia
 
Mensagens: 4954
Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40
Localização: Salvador, Bahia

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor pablo70 em 20 Out 2014, 13:34

como faz o login? não consigo.
O impossível é apenas uma questão de tempo.
Meu Facebook: https://www.facebook.com/Pablo.70.Llanos
Meu Diário: viewtopic.php?f=7&t=17246
Avatar de usuário
pablo70
Usuário Murupi
 
Mensagens: 713
Data de registro: 05 Set 2012, 11:54
Localização: Porto, Portugal

Re: Como quantificar o grau de ardência das pimentas

Mensagempor Max o Obelix em 21 Out 2014, 18:46

pablo70 escreveu:como faz o login? não consigo.

Desculpe, amigo. Na verdade eu estava me referindo apenas ao "Abstract", ao resumo ali publicado, pois o acesso ao texto integral é pago. Apenas como notícia da possibilidade técnica alternativa.
À exemplo desse outro "Abstract" do artigo: Determination of Capsaicinoids in Habanero Peppers by Chemometric Analysis of UV Spectral Data
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Avatar de usuário
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia
 
Mensagens: 4954
Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40
Localização: Salvador, Bahia


Retornar para Variedades de pimentas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes