Como criar novas variedades de pimentas

Use este fórum para descrever, discutir e fazer perguntas sobre as diferentes variedades de pimenta.

Como criar novas variedades de pimentas

Mensagempor RENATÃO em 23 Nov 2011, 07:22

Abaixo informações básicas a quem quiser criar novas pimentas.

Criação varietal

Pesquisei um pouco e posto aqui as possibilidades de hibridação entre as diferentes espécies, levantadas por De Witt et Bosland, autores de muitas obras sobre as pimentas nos EUA: “The Pepper Garden”, “Peppers of the World” e “The Chile Pepper Encyclopedia”.

1. Capsicum annuum se cruza abundantemente com Capsicum chinense, esporadicamente com Capsicum baccatum e Capsicum frutescens e nunca com Capsicum pubescens.
2. Capsicum baccatum se cruza esporadicamente com Capsicum annuum, Capsicum chinense e Capsicum frutescens e nunca com Capsicum pubescens.
3. Capsicum chinense se cruza abundantemente com Capsicum annuum, esporadicamente com Capsicum baccatum e Capsicum frutescens e nunca com Capsicum pubescens.
4. Capsicum frutescens se cruza esporadicamente com Capsicum annuum, Capsicum baccatum e Capsicum frutescens e nunca com Capsicum pubescens.
5. Capsicum pubescens não se cruza com nenhuma outra espécie.

Os cruzamentos entre Capsicum annuum e Capsicum chinense são férteis.

Quando Capsicum frutescens poliniza Capsicum annuum, não resulta nenhuma semente fecunda. Em compensação, quando é Capsicum annuum que poliniza Capsicum frutescens, uma pequena proporção de sementes é fértil.

Claro que é muito fácil realizar polinizações cruzadas entre as variedades de uma mesma espécie.

Eis aqui alguns conselhos para os que desejam brincar de criar suas próprias variedades.

Muito altas temperaturas ou condições climáticas úmidas têm tendência a destruir a viabilidade do pólen. Os melhores resultados de polinização cruzada são obtidos em dias secos e durante as primeiras horas frescas do dia.

O objetivo principal é de impedir a flor de se auto-fecundar, o que invalidaria toda possibilidade de efetuar experiências. A única solução é o que chamamos a pré-polinização que consiste a polinizar a flor um ou dois dias antes que ela se abra. Os botões florais são então bastante reconhecíveis, pois são inchados e de um belo branco. Deve-se então proceder a uma emasculação, isto é, tirar com uma pinça, as pétalas e os estames. Pode-se utilizar uma lupa para mais precisão.

Deve-se em seguida transferir o pólen da planta “macho”, seja colhendo um estame e esfregando-o delicadamente sobre o estigma da planta “fêmea”, seja colhendo o pólen com a ponta de uma agulha para colocá-lo no estigma.

Não é necessário, em seguida, proteger a flor polinizada manualmente, pois as pétalas tendo sido tiradas, nenhum inseto virá visitar a flor. Deve-se cuidar para etiquetar, logo a flor polinizada, não esquecendo de mencionar o nome da variedade parente. No final de alguns dias, o fruto vai se formar se a polinização manual foi bem sucedida.
Boa sorte
RENATÃO
Usuário Rocotó

Data de registro: 02 Jul 2008, 11:20

Re: Como criar novas variedades de pimentas

Mensagempor gsmteam em 06 Dez 2011, 15:48

Uma boa mesmo para criar até mesmo mais ricas em certos nutrientes, preservando as melhores características nas híbridas de algumas espécies que poderiam até mesmo ficarem mais fortes em cimas diversos.
gsmteam
Usuário Jalapeño

Data de registro: 08 Jul 2011, 16:38

Mensagempor Alan Mesquita em 12 Jan 2012, 09:00

RENATÃO escreveu:...O objetivo principal é de impedir a flor de se auto-fecundar, o que invalidaria toda possibilidade de efetuar experiências. A única solução é o que chamamos a pré-polinização que consiste a polinizar a flor um ou dois dias antes que ela se abra. Os botões florais são então bastante reconhecíveis, pois são inchados e de um belo branco. Deve-se então proceder a uma emasculação, isto é, tirar com uma pinça, as pétalas e os estames. Pode-se utilizar uma lupa para mais precisão.

Não é necessário, em seguida, proteger a flor polinizada manualmente, pois as pétalas tendo sido tiradas, nenhum inseto virá visitar a flor. Deve-se cuidar para etiquetar, logo a flor polinizada, não esquecendo de mencionar o nome da variedade parente. No final de alguns dias, o fruto vai se formar se a polinização manual foi bem sucedida.
Boa sorte

Renato, baseado nisso que vc escreveu...essa técnica de arrancar as pétalas poderia ser usada então para fazer o contrário tb...isolar as flores e garantir a pureza das sementes???
"SE DEUS CRIOU AS PESSOAS PARA AMAR E AS COISAS PARA USAR, POR QUE AMAMOS AS COISAS E USAMOS AS PESSOAS? " Bob Marley

MEU DIÁRIO

ESTOU SEM TEMPO PARA RETIRAR SEMENTES, AGRADEÇO A COMPREENSÃO
Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 29 Set 2010, 12:13

Mensagempor RENATÃO em 13 Jan 2012, 12:52

[quote="Alan Mesquita"][quote="RENATÃO"]...O objetivo principal é de impedir a flor de se auto-fecundar, o que invalidaria toda possibilidade de efetuar experiências. A única solução é o que chamamos a pré-polinização que consiste a polinizar a flor um ou dois dias antes que ela se abra. Os botões florais são então bastante reconhecíveis, pois são inchados e de um belo branco. [b]Deve-se então proceder a uma emasculação, isto é, tirar com uma pinça, as pétalas e os estames[/b]. Pode-se utilizar uma lupa para mais precisão.

[b]Não é necessário, em seguida, proteger a flor polinizada manualmente, pois as pétalas tendo sido tiradas, nenhum inseto virá visitar a flor[/b]. Deve-se cuidar para etiquetar, logo a flor polinizada, não esquecendo de mencionar o nome da variedade parente. No final de alguns dias, o fruto vai se formar se a polinização manual foi bem sucedida.
Boa sorte[/quote]
Renato, baseado nisso que vc escreveu...essa técnica de arrancar as pétalas poderia ser usada então para fazer o contrário tb...isolar as flores e garantir a pureza das sementes???[/quote]
Alan, em tese sim, mas só arrancar as pétalas não irá garantir a pureza, porque o polém de outra planta pode ser transportado pelo ar. O bom seria colar as pétalas antes de abrir ou um papel fino e "ensacar" o botão, mas nada como isolar completamente a planta.
RENATÃO
Usuário Rocotó

Mensagempor Alan Mesquita em 14 Jan 2012, 10:58

Entendi Renato...muito obrigado pelo esclarecimento ;)
Abração!! 8) 8)
"SE DEUS CRIOU AS PESSOAS PARA AMAR E AS COISAS PARA USAR, POR QUE AMAMOS AS COISAS E USAMOS AS PESSOAS? " Bob Marley

MEU DIÁRIO

Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor daniel_raff em 16 Jan 2012, 10:19

É meio louco o que vou perguntar, mas dá certo cruzar a Assam Bhut Jolokia com a Trindad Scorpion Butch Taylor?
Abraço!
Meu Diário viewtopic.php?f=7&t=15916

Comer pimenta não é loucura, é arte!
daniel_raff
Usuário Rocotó

Data de registro: 09 Jan 2012, 09:40

Mensagempor Alan Mesquita em 17 Jan 2012, 21:36

Olá Daniel...
Nunca fiz cruzamentos mas creio que sim pois as duas pertencem à mesma espécie (C. Chinense) ;)
Pelo que o Renato disse o cruzamento entre duas pimentas de mesma espécie é bem fértil ;)

MEU DIÁRIO

Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor neyde hidalgo em 17 Jan 2012, 23:09

Gente, o Renatão tem feito cruzamentos muito exóticos... Claro que vários não dão certo, dão pimentas feias, com sabor duvidoso e estas são descartadas por ele, mas há algumas que são 10.
Recebí dele, no ultimo final de semana, um cruzamento de Bhut Jaloquia com uma Murupi que ficou o bicho...Não deu para meu povo daqui comer mais q um pedacinho... E linda, maravilha.Também cruzou a 7 pod chocolate com outra mto forte. Deu uma pimenta lindíssima e mais forte q a anterior ainda.E fez outros cruzamentos mto interessantes. Então eu recebí uma caixa, via Sedex, que me fez mto feliz... Quase me tirou completamente de minha depressão... Lindas pimentas e cada uma mais ardida que as outras.
Quem estiver interessado mesmo nesses cruzamentos (e eu comprovo isso facilmente, lendo por aqui), avise-me que madarei sementes. Mas francamente, é para MACHOS mesmo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Alan Mesquita em 17 Jan 2012, 23:58

Neyde, não sei se eu sou esse MACHO todo aí que vc diz :rofl: :rofl: :rofl: gostaria muito de receber sim esse cruzamento da 7 Pod Chocolate e algum outro que vc tenha gostado...mas só 2 variedades mesmo pq estou com pouco espaço por aqui ;)
Forte abraço!!! 8) 8)

MEU DIÁRIO

Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor neyde hidalgo em 18 Jan 2012, 08:19

Vc receberá, Alan, sem dúvida, já que está interessado no assunto cruzamentos. E olha, acho que vc é esse MACHO sim, para experimentar essas pimentas ardidissimas... Bjs, amigo. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Inaldo em 18 Jan 2012, 10:45

Neyde e Alan,

Estou muito interessado nesse cruzamento de 7pod e outras pimentas fortes, mas que tenham sabor acentuado. Por enquanto já recebi sementes suficientes para o plantio dos próximos meses e não vou pedir mais sementes. Tenho certeza que essas sementes estão em boas mão e serão multiplicadas mais adiante.

Estou em um processo no qual pretendo selecionar somente entre cinco a dez espécies mais fortes que agradem o meu paladar. Pretendo me dedicar ao plantio dessas espécies (por restrições de espaço) e de tempo. Mais na frente, quem sabe um desses cruzamentos farão parte da minha seleção.

Percebi nesse primeiro ano de plantio que as pragas aumentam quando temos muitas plantas em um espaço pequeno. Quando as plantas ficam muito próximas umas das outras, parece que acabamos criando um ambiente favorável à fungos e outras pragas. Isso está me fazendo refletir e doar algumas espécies para os amigos e me dedicar a uma pequena seleçao. Falei demais...

Abraços,
"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente". Henfil

Meu Diário
Meu Site
Inaldo
Usuário Fatalii

Data de registro: 27 Out 2010, 12:22

Mensagempor RENATÃO em 19 Jan 2012, 07:31

Inaldo escreveu:Neyde e Alan,

Estou muito interessado nesse cruzamento de 7pod e outras pimentas fortes, mas que tenham sabor acentuado. Por enquanto já recebi sementes suficientes para o plantio dos próximos meses e não vou pedir mais sementes. Tenho certeza que essas sementes estão em boas mão e serão multiplicadas mais adiante.

Estou em um processo no qual pretendo selecionar somente entre cinco a dez espécies mais fortes que agradem o meu paladar. Pretendo me dedicar ao plantio dessas espécies (por restrições de espaço) e de tempo. Mais na frente, quem sabe um desses cruzamentos farão parte da minha seleção.

Percebi nesse primeiro ano de plantio que as pragas aumentam quando temos muitas plantas em um espaço pequeno. Quando as plantas ficam muito próximas umas das outras, parece que acabamos criando um ambiente favorável à fungos e outras pragas. Isso está me fazendo refletir e doar algumas espécies para os amigos e me dedicar a uma pequena seleçao. Falei demais...

Abraços,

Inaldo o problema das plantas muito próximas é que pode haver excesso de umidade, por sombreamento do solo, o que aumenta, em tese, a quantidade de fungos, além de contato entre as plantas por conta da proximidade, assim, pragas e doenças tendem a se proliferar com mais facilidade. O ideal com pouco espaço é plantar em vasos com boa drenagem e ao primeiro sinal de doença em uma planta ela deve ser afastada das demais.
RENATÃO
Usuário Rocotó

Mensagempor daniel_raff em 19 Jan 2012, 07:51

Alan Mesquita escreveu:Olá Daniel...
Nunca fiz cruzamentos mas creio que sim pois as duas pertencem à mesma espécie (C. Chinense) ;)
Pelo que o Renato disse o cruzamento entre duas pimentas de mesma espécie é bem fértil ;)

Assim que conseguir umas sementes da Butch Taylor vou fazer o teste.. Meu Deus... vou tentar fazer a bomba atômica portátil, em forma de pimenta.rsrsrs
abraços!
Meu Diário viewtopic.php?f=7&t=15916

Comer pimenta não é loucura, é arte!
daniel_raff
Usuário Rocotó

Data de registro: 09 Jan 2012, 09:40

Mensagempor Digital_SC em 26 Jan 2012, 08:35

daniel_raff escreveu:
Alan Mesquita escreveu:Olá Daniel...

Assim que conseguir umas sementes da Butch Taylor vou fazer o teste.. Meu Deus... vou tentar fazer a bomba atômica portátil, em forma de pimenta.rsrsrs
abraços!

Boa sorte ai nos testes, manda noticias se conseguir exito ao fazer o cruzamento
Att

Digital

Diario viewtopic.php?f=7&t=16021
Digital_SC
Usuário Murupi

Data de registro: 13 Jan 2012, 09:29

Mensagempor Max o Obelix em 18 Jan 2015, 18:08

Vejam como a minha Janaycan Yellow "habaneirizou"! :lol: :lol:

Os frutos dela eram assim:

DSC08336.JPG
Os frutos originais

Eu nem gostava delas, por causa do sabor e da ardência muito insignificante. Eu já tinha colhido toda a safra da primeira frutificação, por sinal abundante, dos frutos típicos mostrados na foto acima. Como ela estava com intensa floração eu só estava aguardando a nova frutificação para erradicá-la após a nova colheita.

Então a polinização cruzada deu um jeito nelas. Certamente cruzou, sem a minha intervenção, com as C. chinenses, talvez com alguma habañero ou alguma nuclear. Agora o formato delas modificou totalmente, ficando mais parecida com o formato das habañeros, passou a ter sabor e aroma das C. chinenses, e aumentou bastante a pungência. Então, vale a pena mantê-la e eu vou tentar estabilizar essa híbrida.

"Capsicum annuum se cruza abundantemente com Capsicum chinense, esporadicamente com Capsicum baccatum e Capsicum frutescens e nunca com Capsicum pubescens"

Vejam:

DSC08614.JPG
Os novos frutos

DSC08615.JPG
Os novos frutos

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Max o Obelix em 18 Jan 2015, 18:09

Adrina escreveu:Max, por favor me tire uma dúvida: pelo que andei lendo, a hibridização ocorre nas plantas decorrentes dos frutos que são polinizados de forma cruzada ou, trocando em miúdos, somente a próxima geração irá apresentar características híbridas. Tendo por base esta premissa, somente a nova geração da sua jamaycan seria híbrida. Estou errada em meu raciocínio?

Adrina, não vou tirar a sua dúvida, ao contrário, vou aumentá-la.

Eu fiz aquele post sobre as minhas "ex" Jamaycan Yellow exatamente com o propósito de provocação.

O que eu sempre soube é que as frutas imediatamente decorrentes da polinização cruzada não sofrem modificações a não ser as genéticas. Então, que as frutas continuam com todas as característica da planta mãe.

Eu já publiquei as fotos e repito aqui com todas letras: a nova safra da minha "Jamaycan Yellow" não tem uma só fruta com as características originas da espécie dela, nem morfológica, nem aromática, nem de sabor e nem de pungência.

Ou a regra genética foi objeto de uma exceção ou então as sementes que eu recebi e plantei já eram oriundas de frutos resultantes de polinização cruzada, ainda não estabilizada, que na primeira safra produziu frutos característicos da espécie mãe e na segunda safra todos os frutos são modificados. Hoje colhi mais 9 frutos e nenhum deles pode ser considerado um Jamaycan Yellow, todos são bem maiores e com formato, aroma e sabor típicos das habañeros e a pungência também muito aumentada.

Vamos lá, feras de plantão: o que acham disso?
Max .'. o Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 19 Jan 2015, 07:54

Pois é, a primeira frutificação da minha Jamaican Yellow foi assim:

DSC08336.JPG
Frutos da 1ª frutificação

Hoje, colhi mais 17 frutos e nenhum deles tem o fenótipo dos frutos típicos da Jamaican Yellow, em tamanho (no minimo 50% maiores), formato, aroma, sabor e pungência:

DSC08618.JPG
Frutos da 2ª frutificação

DSC08623.JPG
Frutos da 2ª frutificação

Embora nenhum dos frutos da segunda frutificação tenha as mesmas características dos frutos típicos da Jamaican Yellow, eles também não têm entre si o mesmo tamanho e formato, há variação do formato, embora todos eles sejam bem maiores e todos também muito parecidos com certas espécies dos grandes habañeros.

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Retornar para Variedades de pimentas