Resumo prático para iniciantes / FAQ

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

Resumo prático para iniciantes / FAQ

Mensagempor guvilla em 21 Jan 2009, 04:43

Lendo o tópico do Leorothier (https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?t=7706) percebi que alguns iniciantes podem estar se sentindo meio perdidos sobre como começar.

Como sei que todas as dúvidas dos iniciantes se encontram nos fóruns, achei por bem usar esse tópico para dar um direcionamento a eles citando os tópicos menos técnicos e que acredito mais ajudem nessa introdução ao cultivo da pimenta.

Iniciantes, bem vindos à nação pimenteira. Abaixo seguem algumas informações que selecionei para ajudar vocês a darem o ponta pé inicial.

Posso usar qualquer tipo de semente ou é preciso usar alguma especial?
Não é preciso semente especial.

Quero plantar apenas um pé de pimenta. Onde planto? Diretamente no Vaso?
Não. Se não tiver uma sementeira, eu sugiro Garrafa pet com sistema de pavio, copo plástico descartável (evite usar copos plásticos transparentes) ou mesmo copo de papel.
Para informações detalhadas sobre como fazer sua semente germinar, consulte o Manual de germinação

Como deve ser a terra onde vou plantar?
O solo para o plantio de pimentas tem que ser leve, profundo, rico em matéria orgânica e bem drenado (não acumular água). A grosso modo, use 1 parte de terra, 1 parte de areia e 1 parte de húmus.

Qual a profundidade que devo plantar a semente?
0,5cm é a profundidade ideal.

Quantas vezes por semana devo regar?
Em média 1 vez ao dia. Mas o importante é não deixar a terra enxarcada. Se estiver na dúvida, veja se a parte de cima da terra está seca. Se estiver, sinal que pode regar.

Quanto tempo depois de plantar as sementes começarão a germinar?
A média fica entre dez e quatorze dias, mas cada espécie tem seu tempo.

A pimenta já tem entre 6 e 8 folhas. Coloco-as onde?
A maioria prefere transferir diretamente para o vaso ou para a natureza.

Pimentas preferem sol ou sombra durante sua vida?
Pimentas gostam muito de sol, apesar de também crescerem em ambientes internos, contanto que bem iluminados.

Qual o tamanho ideal para plantar em vaso?
Muitos dizem que é no vaso de 20L. Eu uso apenas como vaso decorativo e por hobby, então vasos pequenos de violetas ou sistema de pavio em garrafa pet servem. Produzirão menos, mas sobrivivem normalmente.

Para plantar em canteiro, qual espaço ideal entre 1 pé de pimenta e outra planta?
1 metro entre elas está de bom tamanho

Quanto tempo entre o semeio e a colheita?
As mais precoces 120 dias, mas possivelmente entre 150 e 200 dias.

As pimentas nascem sozinhas ou é preciso fazer algo?
Pimentas são autofecundadas, porém para que isso aconteça, é preciso contar com vento, insetos polinizadores ou fazer a polinização manualmente, esfregando um cotonete nas anteras e depois nos estigmas. Outra alternativa manual é a técnica Glue Bonnet.

Alguma dúvida sobre os termos usados? Veja esse glossário.

Aos iniciantes: essas informações são apenas referências. Há muitos outros conteúdos no fórum, além de pontos de vistas diferentes.
Informem-se, sempre é bom ;-)

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES, enviar em: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=7979

ATENÇÃO: ESSA MENSAGEM PODE TER SEU CONTEÚDO ALTERADO A QUALQUER MOMENTO PARA MANTER AS INFORMAÇÕES RELEVANTES E SIMPLES PARA OS INICIANTES.
Pimenteiro de apartamento. Essa categoria ainda pega! [Rs]

Chega de foto de pimenta, adote um AVATAR:
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=31&t=8373&p=121787
guvilla
Usuário Cumari

Data de registro: 17 Jan 2009, 12:59

Retornar para Germinação e mudas