Plantio em bandejas ou sementeiras de isopor

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

Re: Plantio em bandejas ou sementeiras de isopor

Mensagempor roque em 25 Set 2008, 21:21

Não há nada de errado em misturas de terra, areia e esterco, não é errado, só pode ser inadequado dependendo da hortaliça, da mistura ou do manejo. substratos isentos de terra, de solo, tem a vantagem de não carrearem fitopatógenos que podem estar infestando esse solo. além disso materiais ricos em matéria orgânica e outros, como vermiculita ou perlita, garantem boa drenagem e conferem uma porosidade adequada ao desenvolvimento do sistema radicular, além disso a argila tem o incoveniente de "grudar" mais nas paredes internas das células dificultando a retirada do torrão da muda. Mas podemos usar solo sim como substrato, certo, não é ERRADO, só tecnicamente INADEQUADO, uma questão semântica! ;)

Bom nos meus posts já tem misturas de materiais para produção de substratos caseiros, mas façamos assim, veja que materiais vc tem disponível, ou encontra aí na sua cidade, e vamos tentar achar uma fórmula viável para vc.
Uma lista de alguns mateirais: pó de fibra de coco, vermiculita, composto orgãnico, terra vegetal, casca de pinus (pó), se for casca grossa, em pedaços, tem de ser triturada ou moida e peneirada, humus de minhocas, calcário agrícola, esterco bovino bem curtido, outros materiais similares que vc queira usar ou tem aí na sua cidade. Coloque aqui os q vc escolheu ou achou e vamos formular de acordo com sua necessidade, certo?

Agora as mudinhas nas bandejas, seria muito ineressante fotos, assim podemos ver como estão, a pricípio, devem ser mantidas nas bandejas mesmo, outra coisa, entre 10 a 20 dias, dependendo da temperatura e das variedades semeadas não é nenhum absurdo, algumas demoram mesmo, outras são mais rápidas e germinam em até 3 ou 4 dias, mas nem sempre, e se estiver frio, aí é normal a demora!
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Chico em 25 Set 2008, 21:49

Bom vamos ao material disponível:
A terra aqui do sítio é bastante arenosa, é o tal de arenito Caiuá.
Esterco bovino eu tenho a vontade e bem curtido.
Posso conseguir serragem de eucalipto.
Cálcáreo.
O clima é que tem feito um friozinho fora de hora, de madrugada tem feito até uns 13 14 graus de dia de 25 à 28.
Amanhã vou tirar fotos das sementeiras e coloco aqui.
Obrigado por enquanto.
Edmundo Trein (o apelido é Chico)

Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?
É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Chico
Usuário Rocotó

Data de registro: 13 Set 2008, 23:33

Mensagempor roque em 25 Set 2008, 22:23

A SERRAGEM CRUA NÃO DEVE SER USADA NO SUBSTRATO, sua relaçõa C/N é m uito alta e ela imobiliza o Nitrogênio, podendo levar a muda a uma deficiência desse nutriente, serragem curtida, uns seis meses a um ano, de cor escura, pode ser usada, como composto orgânico.
Humus de minhocas e composto orgânico ou terra vegetal vc não tem como conseguir na cidade???
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Leonardo Ramalho em 26 Set 2008, 00:20

Chico,

Só para complementar o que o Roque falou, a serragem de eucalipto também é muito rica em tanino, que é altamente fitotoxico.

Para ser utilizada, e acelerar o processo você pode fazer o seguinte: coloca a serragem em sacos de raphia, sem plastificação interna, e deixa os mesmos submersos em água corrente, ou, em caso de água parada (cx d'água por exemplo), trocando a água todo dia. Não precisa se preocupar com os mosquitos da dengue, pois os mesmos também não se dão com o tanino. Esta etapa leva 15 dias, para retirar o tanino.

Depois de retirado o tanino, misture 2 kg de sulfato de amônia por m³ de serragem, e mantenha a mesma húmida, mas não encharcada, revirando uma vez por semana, durante 90 dias. Pronto, você já resolveu o problema da relação C/N alta.
MANUAL DE RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS - VAMOS RECOMEÇAR: viewtopic.php?f=4&t=8644
Leonardo Ramalho
Usuário Murupi

Data de registro: 16 Ago 2008, 05:21

Mensagempor roque em 26 Set 2008, 09:50

Esse processo aí de deixar a serragem de molho e depois curtir, acelera o processo, mas não é necessário, se vc fizer um processo de compostagem como o sugerido em:

"Como produzir bifertilizante sólido" em:
viewtopic.php?f=4&t=2951

Durante o processo de bioestabilização os microorganismos irão atuar nos taninos, assim como em outras substâncias da serragem, lignina, celulose, e outros. Toda compostagem com serragem, mesmo em processos mais acelerados, dificilmente fica pronta em menos de 90 dias, o ideal, quando se emprega esse material são períodos entre 120 e 180 dias, com mistura de materiais com Relação C/N baixa, como esterco e podas de grama, e reviragens a cada 15 dias. Existem processos de compostagem ou cura de serragem usando sais como o sultato de amônio ou uréia, empregados para diminuir rapidamente a relação C/N, mas o ideal é inrotduzir esses fertilizantes químicos, durante as reviragens, em pequenas qtdes, diluídos em água e no centro da pilhas ou do monte, isso facilita a incorporação desse nitrogênio na biomassa do biofertilizante, sem ocorrerem perdas por volatilização e ou lixiviação.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Chico em 26 Set 2008, 11:49

Acho que resolvi o problema do substrato, em Maringa existe uma loja que tem, só não é da eucatex é da Klabin, deve servir.
Outra dúvida, enquanto as plantinhas estiverem nas bandejas (substrato), devem ser somente irrigadas ou pode ser aplicado algum adubo foliar ou biofertilizante.
Estou mandando fotos das bandejas que já tenho plantadas.
bandejapimenta2.JPG

bandejapimenta3.JPG

bandejaalfaceeoutras.JPG
Estas mudinhas grandes são de alface.

biofertilizante.JPG

O biofertilizante, coloquei ontem a tarde o fermento, açucar, farelode aroz, daqui qunto tempo posso usar.
Editado pela última vez por Chico em 26 Set 2008, 12:49, num total de 1 vezes

É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Chico
Usuário Rocotó

Mensagempor roque em 26 Set 2008, 12:18

Esse da Klabin de ve servir bem, se possível coloque as informações do rótulo do saco aqui para conhecermos o produto. Essas mudinhas não são de piemtantas, certo? São de q planta?
Olhe esse biofertilizante vc está fazendo uma fermentação aeróbica, aberta, eu prefiro fazer uma fermentação anaeróbica, fechada, e só uso esterco e urina bovinos, não gosto de misturar farelos, mas para te dizer alguma coisa, vc gtem de colocar a formulação dessa mistura, certo?

Qdo as mudinhas estiverem com o primeiro par de folhinhas definitvas vc pode usar bioferlizante líquido ou NPK + Micro foliar, mas bem diluído, eu uso 1/3 da diluição indicada para as plantas.

Aqui tem mais detalhes:

"Produção de biofertilizantes líquidos e adubação foliar" em:
viewtopic.php?f=4&t=2665
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor matheussoli em 29 Set 2008, 08:49

Este é o substrato que utilizo.
http://www.agristar.com.br/descrsl/subs ... naceas.htm

Matheus
Pedi a DEUS um conselho para encontrar alegria...
DEUS mostrou-me a terra e disse:
TRABALHA , SEMEIA E CRIA!

Meu diário! Biquinho - Inundando os botecos
Meu Blog Espaço du cumpadi
matheussoli
Usuário Fatalii

Data de registro: 08 Jul 2008, 15:46

Mensagempor Chico em 30 Set 2008, 08:22

Hoje chegou o meu substrato, na realidade a marca não é Klabin é Mec Prec, apenas é fabricado a partir dos subprodutos da Klabin (casca de pinus)
Segundo o rótulo:
CRA mínimo 60%
CTC m´nimo 200 mmol c/kg
Umidade máx 60%
Site do fabricante: http://www.mecprec.com.br/mp_br.htm
Recomenda também usar algum tipo de fertilizante assim que as sementes germinarem.

Só para informação:
Saco de 25 kg R$ 12,00
Bandejas de isopor 128 células R$ 6,00
Consegui o húmus também: Saco de 20 Kilos R$ 15,00

Agora vamos ver se vai dar certo.
humusxsubstrato.JPG
Húmus a esquerda e substrato a direita

Chico
Usuário Rocotó

AGORA TEM QUE DAR CERTO!!!!!!!

Mensagempor Chico em 01 Out 2008, 14:27

Preparei a receita do Roque Húmus+substrato, plantei as sementes + ou - 0,5cm de profundidade, peneirei a mistura e coloquei um montino por cima da semente.
Garfinhos de festa de criança para a identificação.
pimentashortaliças2.JPG

Chico
Usuário Rocotó

Mensagempor roque em 01 Out 2008, 15:24

Mais um futuro grande pimenteiro muito bem encaminhado! Logo esperamos ve as mudas, e depois farta colheita! 8) Gostei do mix do Roque! Se vc der sorte vai nascer vários tipos de pimentas, nesses mix, as vezes tem mais de uma dezena de variedades! A naga morich também é das minhas????? q bom ver minhas filhinhas aí tão longe! :)
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Chico em 01 Out 2008, 15:30

A maior parte das sementes são suas gentilmente repassadas, as primeiras que eu recebi aqui do forum acho que perdi, fazem mais de 20 dias e só as jalapenos germinaram.
Mas tem sementes de outros foristas também.
Espero que agora de certo.
O certo seria ter colocado o nome do "fornecedor" em cada identificação para sabermos quem é o pai das crianças....KKKK
Editado pela última vez por Chico em 01 Out 2008, 15:34, num total de 1 vezes

Chico
Usuário Rocotó

Mensagempor Chico em 01 Out 2008, 15:32

Plantei o cubiu e noni no mesmo sistema, não sei se esta certo. Onde tem mais informação sobre estas plantas?

Chico
Usuário Rocotó

Mensagempor roque em 01 Out 2008, 17:08

Está tudo beleza! Olhe se o cubiu e o noni foram enviados pelo Marcelo, são minhas também, só que vão demorar mais que as pimentas, certo? O noni deve demorar mais de 30 dias, até uns 60, o cubiu deve germinar antes. Pode fazer a mesma coisa que o recomendado para as pimentas.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Chico em 19 Out 2008, 22:30

Roque, já germinaram várias sementes do Mix e também uma Naga Morich, e outras suas que me foram repassadas, estou sem câmara, mas assim que conseguir vou postar as fotos das suas filhinhas.
Abraços

Chico
Usuário Rocotó

Mensagempor roque em 20 Out 2008, 08:41

Ok! Vamos aguardar fotos das danadinhas, germinando tão loge de "casa"! 8)
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor domleides em 21 Out 2008, 09:39

Roque, é a primeira vez que eu planto em sementeira, estou com duvida na hora do primeiro transplante,
como eu faço para soltar a raiz da celula ? posso puxar pelo caule ?

Leides
Leides
domleides
Usuário Cambuci

Data de registro: 21 Jun 2007, 13:11

Mensagempor roque em 21 Out 2008, 10:10

Se vc esperar o tempo adequado, vai se formar uma massa de raízes, e daí é só deixar de irrigar, deixar um pouco seco, segurar firme no caule, bem rente ao substrato e puxar, o torrão deve sair inteiro, com substrato comercial isso ocorre com facilidade, se for necessário, use uma faca dessas de talher, de ponta arredondada, enfia de um lado e de outro, depois puxa, veja nesse mesmo post aqui na primeira página tem foto de mudas retiradas com o torrão, mas veja que o tamanho da MUDA EM BANDEJA DE 128 CÉLULAS É ENTRE 10 E 15cm, DEPENDENDO DA VARIEDADE, tem muita gente que usa a bandeja só para germinar, nesse caso o uso da faca ou de uma espátula se torna essencial para retirar a mudinha. Esse tipo de manejo não é errado, mas eu não recomendo! ;)
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Chico em 21 Out 2008, 19:36

Transplantei as minhas primeiras mudas de Jalapeño (plantadas em bandejas) para garrafas pets cortadas, elas sentirem muito estão com as folhas caídas como se estivessem sem molhar. Nestas garrafas, coloquei Mistura de húmus com substrato uns 40% e uns 60% da terra preparada com esterco de gado misturado (esta terra já está preparada a mais de 30 dias).
Não sei se é normal elas sentirem tanto o transplante, com outras mudas que plantei em copos, só com a tarra preparada não houve este problema quando transplantadas.
Agora eu não sei se coloco algum adubo foliar ou espero elas reagirem.

Chico
Usuário Rocotó

Mensagempor Chico em 21 Out 2008, 19:38

Tem feito muito calor, mas mesmo agora a noite elas ainda estão "caídas".

Chico
Usuário Rocotó

AnteriorPróximo

Retornar para Germinação e mudas