Pet Bottle Pot (mini estufa)

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

Pet Bottle Pot (mini estufa)

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 24 Out 2016, 15:06

Bom nesse tópico vou estar demonstrado como faço para produzir mudas.

O processo é simples. Basta ter em mãos uma tesoura e cortar uma garrafa Pet ao meio, de preferência transparente !!!

Vamos lá vou explicar direito tudo isso:

O nome do tópico traduzido é Pote Garrafa Pet. Nada mais é do que uma mini estufa.
Tenho usado essas mini estufas, para fazer mudas. Particularmente eu utilizo potes de mudas de 1 litro da nutriplan e garrafas de coca cola de 2,5 litros que se encaixam perfeitamente. Mas já usei vasinhos e outras garrafas que se encaixam, e então a escolha pode ser da melhor forma desde que se encaixem e o ambiente interno fique fechado.
Não precisa fazer furos para ventilação nas garrafas, apenas nos potes ou vasos.

Pois bem , como funciona ?

Após fazer a geminação em papel toalha, toda aquela história de osmopring chá de camomila. Ahhh tem isso também...
:geek:
Para germinar as sementes podemos fazer um chá de camomila e assim que esfriou até a temperatura ambiente ,colocamos nossas sementes para hidratar nesse chá. Como sabem o chá de camomila tem propriedades anti fungicas e fazem com que sua semente tenha uma proteção além de ficar hidratada, deve-se deixar as sementes no chá no período de 15-24 horas ou até a mesma afundar no recipiente.
Citei o outro tratamento osmopring, mas não vou dar muitos detalhes sobre ele, mas saiba que é melhor para sementes a muito tempo guardadas.

Bom eu utilizo potes de fita isolante, para fazer a germinação com papel toalha. Mas você pode utilizar qualquer tapaware que tenha em sua casa, desde que tenha uma tampa. Coloco duas folhas de papel toalha forrando o fundo do recipiente, coloco as sementes hidratadas e cubro com apenas mais uma folha de papel toalha a fim das sementes ficarem em contato apenas com o papel toalha de ambos os lados. E então coloco algumas gotas de água "mineral" para deixar o papel toalha húmido puxado para encharcado. Conforme as fotos a seguir.

20160911_184643-1024x768.jpg
Hidratando no chá de camomila

20160911_184908-768x1024.jpg
Com apenas as duas folhas de papel e as sementes já hidratadas.

20160922_145501-768x1024.jpg
Sementes geminadas e o detalhe do papel de cobertura dobrado. Reparem também na quantidade de humidade do papel. Nem seco e nem muito encharcado.

Bom o assunto vai ter continuação mas é preciso dessa introdução para poder entender o processo....
Editado pela última vez por Rafael Paulo Guedes em 26 Out 2016, 15:36, num total de 1 vezes
Minha alma só teme ao Rei dos Reis :!:(Elomar Figueira de Melo)

Diário
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19747

Pet Bottle Pot
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=19987
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Jan 2016, 18:50

Re: Pet Bottle Pot (mini estufa)

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 24 Out 2016, 21:25

Vamos lá dar continuidade ao assunto.

Muitos tem dúvidas de qual o momento certo de passar a semente após geminada para o substrato. Pois bem, o momento certo é quando a radícula estiver com aproximadamente entre 2-3 mm conforme a foto abaixo.

20160922_150422-768x1024.jpg

Para preparar o pote ou vaso que vai receber o substrato e posteriormente a semente, é necessário fazer furos laterais e no fundo, para que o ar penetre no substrato e também sirva para a drenagem. Os potes de mudas da nutriplan já possuem esses furos no entanto eu tampo os furos de cima para evitar que alguns insetos coloquem suas larvas como o fungo gnats (mosquito pequeno e preto).

Utilize um substrato com um bom preparo. De preferência comercial que tenha essa composição da foto abaixo.

20160922_150206-1024x768.jpg
Composição do substrato.

No caso, se conseguir produzir seu próprio substrato melhor. Evite adicionar húmus de minhoca, pois para formar a muda, as raízes jovens, não vão gostar que minhocas cresçam atrapalhando seu desenvolvimento. Húmus de minhoca é bom para ser adicionado no preparo do vaso definitivo. É se tiver uma peneira de pedreiro, passe o substrato por ela, pois vai deixá-lo leve sem pelotas de terra e as raízes vão desenvolver melhor.

Na foto abaixo já coloquei o substrato e vamos iniciar o processo de passar a semente para a mini estufa.

20160922_150357-768x1024.jpg
Substrato já com a convinha de aproximadamente 1 cm para receber a semente geminada.

Chegou a hora de jogar a semente no substrato. A cova já está pronta e com o auxílio de um palito de dente ou graveto temos que direcionar a radícula para o fundo do pote, de modo que a semente fique com uma das faces também voltada para o fundo.

20160922_150514-768x1024.jpg
Auxiliando com graveto.

20161020_210057-768x1024.jpg
Já direcionada e com um pouquinho de substrato que caiu em cima dela.

Chegou a hora de cobrir a semente. Só empurrar o substrato pra cima dela e com o dedo mesmo dar umas apalpadinhas de leve a fim da semente ficar no lugar sem se mexer.

20160922_150602-768x1024.jpg
Apalpadinhas de leve sem compactar muito o substrato. Mais mesmo pra dar sorte. Brincadeira. Já explico o porquê.

Bom deixa eu explicar o por que da apalpadinhas. Simplesmente para quando você usar o borrifador na função spray para regar o substrato, a semente não se mexa. Viu pessoal isso é muito importante, fazer a rega nas primeiras vezes com o borrifador na função spray. Umas 20 -30 sprayzada intercaladas de 5 em 5 , para apenas humidecer o substrato.

20160922_150700-768x1024.jpg

Olha só já está quase terminado o processo. Basta marcar o ID da pimenta e tampar o pote com a garrafa Pet.

20160922_150802-768x1024.jpg
Já feita a primeira rega

20160922_151027-768x1024.jpg
Marcado o ID e a data. Bom utilizo fita crepe e caneta marca CD. Mas pode ser o que achar meu melhor.

20160922_151228-768x1024.jpg
Pet Buttle Pot (mini estufa) .

É isso aí pessoal. Não acabou o assunto. Vou fazer as considerações finais e citar os benefícios e os malefícios . Garanto que mais benefícios isso com certeza.
Editado pela última vez por Rafael Paulo Guedes em 26 Out 2016, 15:39, num total de 1 vezes

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 25 Out 2016, 15:37

Bom vamos falar sobre os benefícios primeiro.

O processo agora está como se fosse a germinação natural, com a certeza de que as raízes da semente irá se desenvolver. Ai você me pergunta, não seria mais fácil plantar a semente sem o processo da germinação pelo papel toalha ? Teoricamente sim, mas a expectativa de esperar e esperar a semente germinar pode ser frustrante. Pois caso o substrato esteja contaminado ou com pragas, você pode ter complicações e a semente pode vir a não germinar, ou as pragas a comem ou ela pode apodrecer.

O ambiente interno da mini estufa deverá ficar sempre húmido, ou seja ali será um ambiente fechado e a água que evapora encontrará as paredes da Pet e irá condensar ,tornando a Pet auto irrigavel, isso facilitará com que a semente fique no substrato e os cotiledones se despendram com facilidade, além de conseguir um maior período para fazer uma nova rega.

As fotos abaixo demonstram o processo.

20161020_194343-1024x768.jpg
Cotiledones saindo com facilidade do substrato.

20161020_194330-1024x768.jpg
Vista superior das mudinhas surgindo com facilidade. Cerca de 3-4 dias para isso acontecer.

20161008_075202-768x1024.jpg
Água condensada na parede da Pet.

As mini estufas devem ficar em local que tenha sombra a maior parte do dia e que seja com boa luminosidade. Banho de sol apenas 20-30 minutos, de preferência sol da manhã entre as 7:00 -7:30 hrs.

20161008_075148-1024x768.jpg
Luminosidade é essencial para um bom desenvolvimento da muda.

20161008_075702-1024x768.jpg
Banho de sol. Apenas 20-30 minutos. Mais que isso é perigoso. Não se esqueça , isso é uma mini estufa e se esquentar demais a muda irá cozinhar lá dentro.

É isso aí. Pode-se dizer que os benefícios são esses , mantém humidade, a rega pode ser prolongada, e ia me esquecendo, mas o vento também é prejudicial e ali dentro da mini estufa a muda estará protegida. Fora que também ficará protegida de pragas como: pulgões, besouros, mosca branca, fungo gnats e outras.

... continua !!!

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 25 Out 2016, 17:56

... resolvi fazer essas mini estufas para proteger de minhas gatas. Eu usava copos de 180 ml e já peguei uma de minhas bichanas dormindo em cima dos copos com as mudas. Então pesquisei na Internet e vi algo do tipo. Mas as vezes um leve discuido elas sempre me surpreende.

20160924_173729-1024x768.jpg
Deixei um vão no portão e minhas gatas trombaram com elas.

Resultado perdi uma muda.

20160924_173953-1024x768.jpg
Tinha salvação. Mas fui retirar o capacete para liberar os cotiledones e acabei por quebrar o caulezinho.

No começo eu fazia furos nas garrafas Pet para ventilação, mas percebi que os fungos gnats entravam e acabavam por deixar suas larvas no substrato e o desenvolvimento das mudas ficavam prejudicados.
Fazendo uma comparação com as mudas nos copinhos notei uma enorme diferença. Pois na mini estufa as mudas de desenvolveram muito melhor. Devido ao espaço e também a humidade que a mini estufa proporciona.

20160922_112559-768x1024.jpg
Comparação entre muda de copo de 180 ml e muda feita com a mini estufa em vasinho de 280 ml.

Repare que a muda maior já está com as folhas prontas para o transplante para o vaso definitivo. E ficou a dúvida. Mas e a garrafa Pet ? Como você fez ? Qual a hora de tirar a garrafa ?...

Essas dúvidas eu já respondo em breve.... :hai:

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 26 Out 2016, 15:29

Bom vamos continuar...

O momento certo para retirar a Pet é quando a muda está encostando na mesma e se nota a dificuldade de fechar a mini estufa.
Aí que temos o primeiro malefício , pois a muda estará acostumada com a humidade e então devemos começar um processo de aclimatizacão, ou seja; devemos colocar a muda em um local arejado com sombra e em hipótese alguma o sol pode bater na muda, pelo menos no período de 1 semana!!!

Eu tenho uma outra estufa natural, onde elas ficam até alcançarem o tamanho certo para o transplante para o vaso definitivo ,que aproximadamente seja entre 10-15 cm ou acima de 10 folhas definitivas. Essa estufa fica em local com sombra e bem arejado, e protege do vento.

20160922_161416-768x1024.jpg
Estufa Natural. Em meu diário tem os detalhes de como a fiz

20161009_073743-768x1024.jpg
Muda já pronta para ser transplantada para vaso definitivo.

Outro malefício também , é ou pode ser o excesso de humidade , portanto sempre que for regar a muda na mini estufa, aproveite para secar a Pet com um pano seco e limpo. Isso também contribuirá com a entrada de luminosidade no interior da Pet Buttle Pot !!!

Pronto. Está finalizado todo o processo. Agora só está faltando as considerações finais.

Obrigado e desculpe pelos erros de Português.
:!: ;)

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 29 Out 2016, 06:09

Quando fiz esse tópico, minha intenção foi de mostrar para os iniciantes, um processo simples no qual terá sucesso sem prescisar se preocupar com interferências externas, tais como ação do vento nas mudas, e ataque de pragas, pelo ao menos na faze de formação dos primeiros pares de folhas e do sistema radicular.
Lembrando que o custo não é tão elevado , cerca de 1 real o pote da nutriplan que pôde ser encontrado em casas agrícolas ou de jardinagem, ou até mesmo no Mercado Livre. A Pet de 2,5 litros de Coca-Cola, em qualquer supermercado.,ou em estações de tratamento de resíduos "reciclagem ", até no lixo da vizinhança ... você irá contribuir para um mundo melhor.

Na parte que falo do momento certo no transplante do papel toalha para o substrato na mini estufa, depois de muitos testes, tive a conclusão quê é entre 2-3 mm de radicula.
Eu também um dia fui iniciante e entre erros e acertos , vamos conseguindo se adaptar da melhor forma possível. Vou postar umas fotos. Observem e por final vou fazer algumas anotações importantes.

20161024_203410-768x1024.jpg
Radiculas entre 2 até 5 mm

20161024_203317-768x1024.jpg
Tamanho que em geral alguns usuários usam para o transplante.

20161024_203620-768x1024.jpg
Depois que retirei do papel toalha... radicula com mais de 20 mm

Os dois tamanhos de radicula podem ser transplantados para o substrato, em qualquer recipiente, copo de 200 ml, sementeiras, potes de mudas, saquinhos feito de jornal , etc....

O problema é se ela estiver grande e com indicios de fungos nas raízes, que geralmente ocorre por questão da contaminação de fungos no processo de germinação por papel toalha, por isso se cobre a semente com mais uma camada de papel toalha para evitar que seja uma contaminação pelo o ar. E usa-se água mineral quê é bem mais livre de contaminantes. No entanto fungos são fungos e estão presentes em qualquer lugar. Basta ter um ambiente contaminado para eles se desenvolverem, portanto quanto menos tempo a semente ficar germinando no papel toalha melhor.

Tem também o fato de se estiver grande a radicula , para retirar do papel toalha é mais complicado, algumas pessoas tem a mão pesada e se torna difícil nessa hora , além de que as vezes fica grudada no papel toalha e pode se quebrar quando puxamos. E quando vai passar pro substrato o trem é desengonçado rsrs... :sweat:

Outra coisa que também da problema é quando a semente fica grudada nos cotiledones, no entanto isso ocorre por falta de humidade. Quando se planta direto em sementeiras isso ocorre bastante, as vezes o substrato nelas secam muito rápido, chega a regar cerca de 2 vezes por dia. E quando esquece e vai ver tem um capacete já pra fora.
Capacete é um nome comum usado por nós. Mas é a semente que deveria ficar no substrato para liberar nutrientes para a muda e sai grudado nela.
Na mini estufa isso é muito difícil de acontecer. Pois as regas são longas. Cerca de 3-5 dias. O ambiente fica sempre humido. Não há de se preocupar muito com isso.

É isso aí pessoal. Mãos a obra , se seu cultivo for para Hobby como o meu , tá aí uma bela dica para começar o seu cultivo.

Até mais. E desejo sucesso a todos que queriam fazer esse processo e boa sorte também !!! :clap:

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 13 Nov 2016, 07:20

Hora de ir para a estufa natural (aclimatizacão).

20161110_225505-1024x768.jpg
Preparadas... chorume no jeito para fazer a rega.

20161110_225513-1024x768.jpg
Já estava ficando difícil de fechar a mini estufa.

20161110_225538-1024x768.jpg
Mudinhas perfeitas.

20161110_225943-768x1024.jpg
Ao lado de mudas que são repetidas e estou querendo doar para amigos. Umas já tem dono.

20161110_230013-1024x768.jpg
Pronto agora a humidade vai ser menor . Bem menor é seu desenvolvimento vai ser normal.

:hai:

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 07 Jan 2017, 23:02

No tópico acima notem que já tem o Osmocote no vasinho.
No entanto o Osmocote só deve ser usado, quando se transplanta a muda para o vaso definitivo.
Em algumas mudas que estou fazendo. O substrato que estou utilizando, é acrescido com esterco de galinha . E os resultados estão sendo melhores.

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Valmir Oliveira em 13 Jan 2017, 17:20

Muito bom. Gostei muito da sua matéria.
Quando eu germino as sementes no papel toalha, espero as radículas despontarem pra passar para um copinho com o substrato e fecho novamente o pote. Radículas muito grandes são muito difíceis de se acomodar no substrato :sweat:
Valmir Oliveira
Usuário Cambuci

Data de registro: 01 Jan 2016, 11:32

Retornar para Germinação e mudas