Estocar Sementes?

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

Estocar Sementes?

Mensagempor leandrosoares2000 em 23 Nov 2015, 12:06

Boa tarde Companheiros,

Estive pensando na possibilidade de guardar sementes de pimenteiras, para germinar em épocas apropriadas ou por ser filha de plantas de alta qualidade de frutificação ou por outros motivos que surgirem. No entanto também surgiram algumas duvidas.

Quanto tempo posso guardar sementes?
Qual seria o método de melhor resultado?
Algum colega do fórum já faz ou conhece alguém faz esse tipo de "coleção" de sementes?

Acho que isso pode ser útil para pessoas que tem aquela planta que da ótimos resultados mas esta em época que não tem nenhum fruto ainda, vem um temporal e leva a planta que era filha única... se tiver sementes da pra começar uma nova planta em memória da falecida.

rsrsrsrs exagerei um pouco na dramatização.
Leandro
Sorocaba/SP
Meu Diário
leandrosoares2000
Usuário Malagueta

Data de registro: 01 Nov 2015, 17:46

Re: Estocar Sementes?

Mensagempor Rossana Kaneko em 14 Dez 2015, 19:34

Oi Leandro, não sou expert no assunto mas sei que quanto mais tempo a semente fica estocada, menor sua taxa de germinação. Sementes recém colhidas nem precisam do osmopriming. E acho que depende também da variedade. Tinha sementes de uma ornamental que mesmo depois de 5 anos apresentaram alta taxa de germinação. Por outro lado, tinha sementes faltando 1 ano para vencer que não germinavam de jeito nenhum. No geral, acho que até dois anos há mais certeza de germinação.
Rossana Kaneko
Usuário Cumari

Data de registro: 22 Out 2014, 14:09

Mensagempor Renan Brunelli em 14 Dez 2015, 19:48

Boa noite!!
Como a amiga Rosana mencionou, sementes guardadas não são muito boas para germinar, mas ainda assim podes tentar fazer o seguinte (comigo da certo):
Em frascos de PLÁSTICO coloque um fundo de areia OU sal e depois vá colocando camadas de semente e por cima as do material escolhido escolhido alternando entre elas. Compacte bem para não ficar oxigênio, principal responsável por degradar as coisas. Feche e coloque no fundo do congelador.
É mais ou menos a técnica do banco de sementes que existe no Alasca (se não me engano), a areia ou o sal servem para absorver umidade e baixar a temperatura ainda mais nas sementes.

Para descongelar: coloque o frasco em agua com temperatura ambiente até a metade, pra não entrar nada dentro, deixe lá por umas 20hrs ou mais. assim a agua ira diminuir a temperatura aos poucos ja que o sólido dentro do frasco diminui muito rápido e mata o embrião na semente.
Seguindo isso vc pode prolongar a germinação de quase todas as sementes. Tenho sementes com mais de 2 anos e plantei e germinaram 2 das 3 que usei.
OBS: não serve para sementes de abacate, manga, e outras grandes, acredito que para nascerem devem ser congeladas com a polpa
É isso espero ter ajudado.
Abraço.
viewtopic.php?f=7&t=19302 Diário 2015 e 2016

viewtopic.php?f=7&t=17598 Meu Diário antigo
Renan Brunelli
Usuário Cumari

Data de registro: 13 Jan 2013, 00:55

Mensagempor leandrosoares2000 em 17 Dez 2015, 14:20

ola Renan, gostei dessa técnica vou experimentar aqui.
Valeu.
Leandro
Sorocaba/SP
Meu Diário
leandrosoares2000
Usuário Malagueta

Data de registro: 01 Nov 2015, 17:46

Mensagempor Renan Brunelli em 17 Dez 2015, 22:36

leandrosoares2000 escreveu:ola Renan, gostei dessa técnica vou experimentar aqui.
Valeu.

De nada amigo, tenta e depois me diz se contigo deu certo.
viewtopic.php?f=7&t=19302 Diário 2015 e 2016

viewtopic.php?f=7&t=17598 Meu Diário antigo
Renan Brunelli
Usuário Cumari

Data de registro: 13 Jan 2013, 00:55

Retornar para Germinação e mudas