Ajuda para atingir as temperaturas para germinação

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

Ajuda para atingir as temperaturas para germinação

Mensagempor Negrão em 12 Set 2015, 17:43

Amigos,

acabo de perceber que na minha cidade (Volta Redonda - RJ) é extremamente raro a temperatura chegar aos 29 Graus.
Sendo assim ferrou ? não conseguirei germinar pimentas?

ALguém tem alguma dica ai para que eu consiga a temperatura de uma forma simples? tipo usar algum vasilhame fechado com as sementes em vasilhas menores dentro ? que temperatura alcançaria? agora fiquei sem norte :(
Negrão
Usuário Jalapeño

Data de registro: 08 Set 2015, 14:09

Re: Ajuda para atingir as temperaturas para germinação

Mensagempor Rossana Kaneko em 12 Set 2015, 19:57

Eu acho que o problema é quando a temperatura é baixa. Se for abaixo dos 20°C as sementes tem dificuldade de germinar. Existem algumas exceções, mas a maioria gosta de temperaturas mais altas. 29° não vai ser problema. Se estiver abaixo dos 20 pode tentar uma estufa. Tem vários modelos e tipos aqui no fórum.
Rossana Kaneko
Usuário Cumari

Data de registro: 22 Out 2014, 14:09

Mensagempor Negrão em 12 Set 2015, 20:04

Rossana Kaneko escreveu:Eu acho que o problema é quando a temperatura é baixa. Se for abaixo dos 20°C as sementes tem dificuldade de germinar. Existem algumas exceções, mas a maioria gosta de temperaturas mais altas. 29° não vai ser problema. Se estiver abaixo dos 20 pode tentar uma estufa. Tem vários modelos e tipos aqui no fórum.

Obrigado por ajudar, pois este é o problema, minha cidade fica sempre na faixa de 20~24, chegar a 29 é raridade, por isso estou preocupado, e tentando achar uma maneira simples de subir essa temperatura para a germinação, continuarei aguardando uma sugestão, pois vou colocar as sementes para hidratar daqui a pouco :)
Negrão
Usuário Jalapeño

Mensagempor woldri em 16 Set 2015, 21:26

Germinar elas germinam o problema é que pode demorar um pouco mais, vc pode usar como disse a colega acima uma estufa pra fase de germinação com lâmpadas e controlar a temperatura, aqui no fórum tem alguns modelos é só dar uma pesquisada ;)
Abraço.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Jay em 18 Set 2015, 05:24

Negrão escreveu:Amigos,

acabo de perceber que na minha cidade (Volta Redonda - RJ) é extremamente raro a temperatura chegar aos 29 Graus.

ALguém tem alguma dica ai para que eu consiga a temperatura de uma forma simples? tipo usar algum vasilhame fechado com as sementes em vasilhas menores dentro ? que temperatura alcançaria? agora fiquei sem norte :(

Olá Negrão

Eu uso uma maternidade elétrica que comprei. Sempre tive ótimos resultados, e acho bem mais prático já que ela já funciona na temperatura ideal para germinação, não há necessidade de ficar controlado se a temperatura está muito alta ou baixa, e aqui nós temos temperaturas de até -5º no inverno, mesmo assim a maternidade mantém a temperatura ideal e minhas sementinhas sempre germinam. ;)
"Sê como o sândalo que perfuma o machado que o fere."
Jay
Usuário Jalapeño

Data de registro: 19 Fev 2009, 19:44

Mensagempor Negrão em 21 Set 2015, 22:27

Jay escreveu:
Negrão escreveu:Amigos,

Olá Negrão

Eu uso uma maternidade elétrica que comprei. Sempre tive ótimos resultados, e acho bem mais prático já que ela já funciona na temperatura ideal para germinação, não há necessidade de ficar controlado se a temperatura está muito alta ou baixa, e aqui nós temos temperaturas de até -5º no inverno, mesmo assim a maternidade mantém a temperatura ideal e minhas sementinhas sempre germinam. ;)

Jay, poderia falar um pouco mais dessa maternidade elétrica? ela é acessível ? ela puxa muita energia?

_____

Obrigado a todos que comentaram, pois eu tive sorte, como eu disse no meu diário, algumas ja estão aparecendo radicula com 1 semana, no começo foi difícil, só dias de chuva, mas os ultimos 3 dias foram de sol intenso, pegando ai uns 26, 27 Graus, o que parece ter dado um "impulso" nas sementinhas, graças !!!!
Negrão
Usuário Jalapeño

Retornar para Germinação e mudas