tutorial sobre recipiente para mudas - reciclagem

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

tutorial sobre recipiente para mudas - reciclagem

Mensagempor Barreto em 16 Jun 2015, 09:34

Bom dia caro amigo forista,
A tempos venho buscando o recipiente ideal para a produção de minhas mudas, já tentei de tudo um pouco, forminhas de gelo, embalagem de ovos, copinhos plásticos, de isopor, enfim toda uma sorte de embalagens de tamanhos e formas variadas, algumas delas relativamente eficientes, outras nem tanto.

Preparei esse singelo tutorial para atender ao forista iniciante e também para incentivar a reciclagem e a criatividade tão necessária quando se tem um cultivo não comercial e acaba-se tendo que lançar mão de materiais que temos disponíveis em nossa residência e que se não tiverem um segundo uso, seriam fatalmente destinados ao descarte e consequentemente ao destino menos nobre quanto a consequência negativa ao meio ambiente.

Então aqui vamos nós,
No meu caso passei a utilizar embalagens de iogurte, que são consumidas aqui em casa diariamente.
1.JPG
Esse recipiente comporta o volume de substrato que hoje considero ideal, aproximadamente 100 ml.

Para fazer a furação de drenagem utilize um garfo aquecido ao rubro, tomando muito cuidado com o dedinho...
2.JPG

Faço sempre a furação não no fundo do recipiente como a minha vovó fazia, mas sim na lateral, para que as raízes sejam podadas naturalmente pela luz, pois de outra forma seria difícil retirar a muda integralmente na hora do transplante, pois as raízes estariam saindo pela parte inferior e travando todo conjunto.
3.JPG

Os furos acompanham toda a a lateral do recipiente para garantir uma ótima drenagem.
4.JPG

Opcionalmente pode-se recortar o a borda superior desnecessária e ganhar um tiquinho mais de espaço de trabalho, o que é importante quando se tem muitas mudas a manejar.
isso também melhora a flexibilidade do recipiente, facilitando a retirada da muda com o torrão de forma integral.
5.JPG
aqui está o recipiente prontinho para receber o substrato !

E é só isso pessoal, tentem e inventem, experimentem, exercitem a criatividade e ajudem a mãe natureza !

um super abraço,
Barreto
Meu modesto diario !
viewtopic.php?f=7&t=11217
Barreto
Usuário 7 Pot

Data de registro: 10 Jun 2010, 19:08

Re: tutorial sobre recipiente para mudas - reciclagem

Mensagempor Mario Eduardo em 07 Ago 2015, 10:58

Boa ideia, eu utilizo um ferro de solda para fazer os furos, é muito pratico, vc pode também encontrar aqueles caixinhas de madeira bem baixas, que geralmente eles utilizam para colocar uvas e acomodar os copinhos bem junto um doa outros, fica ótimo.
Mario Eduardo
Usuário Jalapeño

Data de registro: 24 Jul 2015, 14:24

Retornar para Germinação e mudas