Extração de Enraizador Àcido Indol butírico de grãos

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

Extração de Enraizador Àcido Indol butírico de grãos

Mensagempor josi em 03 Jan 2015, 23:08

Oi gente, não sei se estou colocando no lugar certo, coloquei no meu diário, mas resolvi trazer para cá a idéia. Espero que seja válida e, se não for, alguém com experiência me oriente.

Fuçando o fórum, li sobre um enraizador natural feito com soja, mas procurei por aqui e não achei o post que ensinava a fazer. Parti para o google e achei uma matéria ensinando a extrair o acido indol-butirico de grãos de feijões ou lentilhas.
Na pesquisa sobre a função deste acido indol-butírico cheguei a várias matérias que comprovam o uso do ácido para o enraizamento de vários cultivos. Eu já havia lido que usar a água em que se deixa o feijão de molho é excelente para as plantas, então, agora vi algum sentido.

Vou testar o método nas sementes que coloquei para germinar e em algumas estacas que tenho de outras plantas.

Segue o texto do passo a passo:

Colocar no recipiente de vidro 1/4 (Um Quarto) de Lentilhas(Feijões) para 4 volumes de agua (Ex: 1 xicara de lentilhas para 4 xícaras de água) e deixar descansando por alguns dias ate começarem a germinar, quando estiverem germinando os feijões liberam este hormonio e ao retirar eles do recipiente esta água estará cheia de ácido indol-butírico que é um enraizador natural e pratico.

Modos de usar:

Para a estimulação de germinação diluir uma parte de enraizador para 4 partes de agua e utilizar nas regas.

Clonagem com estaquia deixar o clone descansando em uma solução tb diluída para 1 por 4 de água por alguns dias até enraizar. Para estaquia em solo mergulhar o clone no enraizador por 1 hora sem diluir e plantar no solo.

A Embrapa também tem artigos sobre este hormônio enraizador e o recomenda, mas a fórmula que usam para extração é outra, menos artesanal.

Para preparar a solução de Àcido Indol butírico, recomenda se dissolver 1 grama de ingrediente ativo (puro) em 1 litro de álcool (solução estoque de 1000 ppm), depois retirar 10 ml da solução estoque para cada 990 ml de água a ser usada durante a imersão.

Como não tenho balança nem álcool agora, para fazer essa da Embrapa, vou tentar a primeira e se eu vir algum resultado, informo a todos.
Iniciante apaixonada por pimentas S2
josi
Usuário Malagueta

Data de registro: 01 Jan 2015, 19:52

Re: Extração de Enraizador Àcido Indol butírico de grãos

Mensagempor will moreira em 04 Jan 2015, 11:23

Josi bom dia, vi algumas matérias que relatam sobre o uso da calda de tiririca como enraizador natural.

Alguém conhece essa técnica e pode falar se tem resultado positivo. Vou testar em duas mudas de Jabuticaba que pretendo fazer enxerto.
will moreira
Usuário Jalapeño

Data de registro: 13 Fev 2014, 22:15

Mensagempor josi em 04 Jan 2015, 11:50

will moreira escreveu:Josi bom dia, vi algumas matérias que relatam sobre o uso da calda de tiririca como enraizador natural.

Alguém conhece essa técnica e pode falar se tem resultado positivo. Vou testar em duas mudas de Jabuticaba que pretendo fazer enxerto.

OI Will,
Eu vi sobre a tirica também. Ontem li várias matérias dizendo que é um enraizador natural sim. Inclusive já li uma dica sobre ela no fórum.
Eu separei uns links sobre o assunto, um dele tem um vídeo, não vou fazer com a tiririca por que eu não saberia diferenciá-la no meio do mato (pode rir, que eu to rindo aqui também). Se meu pai fizer esse favor pra mim, vou fazer como no vídeo. Vou te mandar os links por pm, pq não sei se posso postá-los aqui.

bj
Iniciante apaixonada por pimentas S2
josi
Usuário Malagueta

Data de registro: 01 Jan 2015, 19:52

Mensagempor maurynster em 04 Out 2015, 11:55

josi escreveu:
will moreira escreveu:Josi bom dia, vi algumas matérias que relatam sobre o uso da calda de tiririca como enraizador natural.

OI Will,
Eu vi sobre a tirica também. Ontem li várias matérias dizendo que é um enraizador natural sim. Inclusive já li uma dica sobre ela no fórum.
Eu separei uns links sobre o assunto, um dele tem um vídeo, não vou fazer com a tiririca por que eu não saberia diferenciá-la no meio do mato (pode rir, que eu to rindo aqui também). Se meu pai fizer esse favor pra mim, vou fazer como no vídeo. Vou te mandar os links por pm, pq não sei se posso postá-los aqui.

bj

já vi casos, em que, a pessoa bate no liquidificador as "batatinhas" da tiririca com agua, e usa o liquido para borrifar as sementes que estão germinando. Tem um video no you tube (nao sei onde ele está, mais vou pesquisar e colocar aqui no forum), onde a pessoal aplica o borrifamento em uma bandeija de isopor de sementes, e no outro nao, é notavel a diferença do que teve o borrifamento da tiririca do que da nao teve\
maurynster
Usuário Cambuci

Data de registro: 28 Set 2015, 21:58

Mensagempor lucbraga em 05 Out 2015, 10:34

Minhas desculpas antecipadas pela pergunta tão básica, mas qual a razão em acelerar o enraizamento de uma semente já germinada?
Hot life profile :devil: :rock:
lucbraga
Usuário Jalapeño

Data de registro: 15 Set 2015, 21:46

Mensagempor Rossana Kaneko em 29 Out 2015, 11:47

No caso de sementes germinadas, o acido indolbutírico aumenta a emissão de novas raízes, acelerando a produção de mudas. Quanto mais raízes, mais alimento, mais crescimento. No meu caso, eu estava pesquisando esse assunto porque quando vou fazer transplante de vaso e tiro algumas raízes mais velhas porque não estão cabendo no vaso(na verdade eu não sei fazer isso), muitas vezes prejudico a planta por não saber fazer a poda de raiz de maneira correta.
Rossana Kaneko
Usuário Cumari

Data de registro: 22 Out 2014, 14:09

Retornar para Germinação e mudas