OSMOPRIMING - SOLUÇÃO SAL

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

Re: OSMOPRIMING - SOLUÇÃO SAL

Mensagempor Eric alves em 15 Dez 2015, 06:30

Fiz a solução osmopriming .. porém algumas sementes estão boiando e outras no fundo é normal ?
Tenho que descartar alguma ?
Eric alves
Usuário Cumari

Data de registro: 02 Dez 2015, 17:16

Mensagempor Max o Obelix em 15 Dez 2015, 07:34

É normal. Já experimentei tanto as sementes que boiaram como as que afundaram germinarem ambas.
Abraços,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Eric alves em 15 Dez 2015, 07:45

Obrigado Max!!!
Eric alves
Usuário Cumari

Data de registro: 02 Dez 2015, 17:16

Mensagempor fabio_raymundo em 12 Fev 2016, 15:39

Max, tópico espetacular! Tudo muito bem explicadinho! Li todos os posts :) Você além de ser um grande samaritano ainda possui um incrível senso de humor, raramente encontrado nos gauleses! :D :D :D :D
Eu pretendo utilizar da sua técnica de Osmopriming, com certeza nas minhas próximas sementes. Mas gostei muito da ideia de germinação no algodão, inclusive porque pode ser transportado com as mudinhas maiores e sem risco para o substrato!

Parabéns! Estou de queixo caído pela qualidade das informações!

Grande Abraço
       /|
   .-((--.
(░'`^';░░)
`;#░░░|
 \#░░░|  Meu Diário: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19778
  \#░░░\
   '-.░░░)
          \(
           `
fabio_raymundo
Usuário Jalapeño

Data de registro: 29 Jan 2016, 09:46

Mensagempor Max o Obelix em 12 Fev 2016, 16:13

.
Grato, Fábio.

Aproveitando, lembro-lhe de que cada cultivador tem o seu método preferido para a germinação. Alguns fazem no algodão, outros no papel toalha, outros ainda diretamente no substrato, etc. Eu sempre obtive melhor resultado e, por isso, prefiro, germinar no papel toalha e transferir para o copinho com substrato assim que apontar a radícula.

Abraços,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor dudemarch em 27 Fev 2017, 15:24

Foi divertido, fiz a solução salina com um litro de água nele diluído meia colher de chá de sal de cozinha NaCl , coloquei 4 sementes de cada espécie dentro dos minúsculos copinhos descartáveis (para licor) que adquiri, cada um deles marcado externamente com caneta marcadora permanente com o nome de cada espécie. Deixei imersas dessa forma desde ontem à noite até hoje, durante 12 horas e agora vou começar o processo de germinação em papel toalha. Vou relatar tudo aqui, tim tim por tim, só espero que vocês por favor critiquem e apontem os meus erros. Eis as fotos:

"Quanto mais eu sei, mais sei que nada sei" (Confúcio, confuso ... :rofl: )[/quote]

MAX... me tira uma duvida eu tenho umas sementes de grama (dois quilos na verdade) que estao guardadas ha uns 3 anos...
pretendo usar o osmopriming pra ver se elas ainda se salvam. depois das 12h imersas na agua salgada, vc lavou elas pra por no papel toalha?
no meu caso como é muita coisa, vou por tudo dentro de uma panela com a solucao e mandar direto pra um tapete que estou preparando com terra esterilizada por cima de uma lona preta.
eh so pegar da panela e plantar direto na terra ou devoo lavar as sementes antes de por na terra ?
Eduardo Demarch Junior - Curitiba pr
viewtopic.php?f=7&t=17511
dudemarch
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Abr 2009, 15:11

Mensagempor roque em 04 Mar 2017, 22:00

É melhor lavar as sementes em água corrente sim, na verdade o sódio, existente no sal de cozinha, cloreto de sódio é um cátion tóxico para plantas, usa-se nessa técnica, por ser o sal mais fácil de se encontrar, mas pode-se usar outros, como cloreto de potássio, nitrato de potássio, etc. Essa técnica usa uma solução slina, para conseguir hidratar as sementes mais velhas e ressecadas ou com algum tipo de barreira física a hidratação, que é o primeiro passo para ativar a germinação. Como vc tem sementes de grama velhas, com 3 anos, onde geralmente, para a maioria das espécies fica entre 10 e 5%, para sementes novas, provalvelmente pouca coisa deve germinar, o ideal é vc fazer um teste usando uma amostra e testar mais de um tipo de indução, se vc hidratar tudo e colocar para germinar e não der certo, perde o lote todo, como já são velhas, testar em pequenas porções pode dar resultado.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Anterior

Retornar para Germinação e mudas