Germinação, Transplante, Floração e Frutificação

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

Re: Germinação, Transplante, Floração e Frutificação

Mensagempor Emerson Sousa em 02 Dez 2015, 16:58

Olá !!

Muito bom tutorial, utilizei e tive pelo menos 80% de germinação nas minhas sementes !! e Estão crescendo a todo vapor !!!

Parabens !! Obrigado !!!

Abraço.
Emerson Sousa
Usuário Malagueta

Data de registro: 06 Nov 2015, 08:49

Mensagempor frmalheiros em 03 Dez 2015, 00:24

Perdi praticamente todas as minhas pimentas. Deu uma ventania bruta aqui que levaram todas as folhas, só tem talo e duas mudas boas.....só com o talo sera que elas recuperam? estavam com quase 30cm
frmalheiros
Usuário Cambuci

Data de registro: 21 Ago 2015, 00:12

Mensagempor roque em 04 Dez 2015, 13:19

Recuperam sim, a maioria irá rebrotar, só manter boas condições para elas continuarem vegetando bem.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor frmalheiros em 07 Dez 2015, 15:45

secaram todas.....alias, menos uma. vou precisar das sementes novamentes....tudo dinovo. ;( ;( ;(
frmalheiros
Usuário Cambuci

Data de registro: 21 Ago 2015, 00:12

Mensagempor DanielOlivieri em 23 Dez 2015, 13:07

Olá amigos!

Qual a melhor forma de germinar: substrato, papel toalha, algodão, na terra?

Abraços,
Daniel
Daniel Previdi Olivieri
Indaiatuba-SP

Meu diário
DanielOlivieri
Usuário Jalapeño

Data de registro: 07 Dez 2015, 10:11

Mensagempor roque em 23 Dez 2015, 13:10

Se vc tem poucas sementes e não tem muita experiência, a melhor opção é o papel toalha ;)
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor DanielOlivieri em 23 Dez 2015, 13:31

roque escreveu:Se vc tem poucas sementes e não tem muita experiência, a melhor opção é o papel toalha ;)

Obrigado Roque.

Papel toalha umedecido por baixo da semente e outro por cima?
Daniel Previdi Olivieri
Indaiatuba-SP

Meu diário
DanielOlivieri
Usuário Jalapeño

Mensagempor roque em 23 Dez 2015, 16:30

Eu uso papel só em baixo, coloco numa bandeja de bolo descartável, com tampa, mantém bem a umidade e germina rápido
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor DanielOlivieri em 01 Fev 2016, 11:14

A Cumari é difícil de germinar?

Já está com um mês e nada de germinar
Daniel Previdi Olivieri
Indaiatuba-SP

Meu diário
DanielOlivieri
Usuário Jalapeño

Mensagempor Claudia Brandão em 31 Mar 2016, 13:18

Parabéns Nicolas pela técnica que vc compartilhou conosco.

Sou novata por aqui e mas pretendo aplica-la.
“O saber a gente aprende com os mestres e livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes”. Cora Coralina
Claudia Brandão
Usuário Cambuci

Data de registro: 04 Fev 2016, 13:28

Mensagempor Benedito Caturelli em 01 Set 2016, 15:03

Minha aquisição para a produção 2016/2017R$ 320,00 o galão de 5 litros. a diluição em média 1/1000 ou seja 1ml por litro de H20. e para ajudar na eclosão de sementes é submetê-las sem diluição por 24 horas.

Vamos ver os resultados!

ENERGY ÁCIDO GIBERÉLICO E ÁCIDO 4-INDOL-3ILBUTÍRICO CINETINA

É um fertilizante bioativo que participa no metabolismo da planta, aumentando sua performance e absorvendo maior quantidade de macro e micronutrientes.

Proporciona maior desenvolvimento das culturas.

Esse produto é um fertilizante foliar diferenciado pois contém aminoácidos que contribuem para o equilíbrio nutricional da planta por meio de melhor absorção e translocação de nutrientes.

BENEFÍCIOS
• Aumenta o número de flores
• Maximiza as brotações, o perfilamento e a produção de açúcares
• Proporciona maior uniformidade do estande de plantas no campo
• Aumenta a resistência dos tecidos vegetais contra fungos e bactérias
• Reduz as má formações
• Melhora o vigor vegetativo das plantas
• Fornece nutrientes de forma equilibrada para a cultura

DIFERENCIAIS
• Solução líquida com a tecnologia diferenciada. Tem como finalidade facilitar a aplicação e o fornecimento de nutrientes de forma rápida e eficiente
• Compatível com a maioria dos defensivos agrícolas encontrados no mercado
• Excelente relação custo-benefício
energy é regulador de crescimento vegetal, cujos ingredientes ativos ocorrem naturalmente na planta: cinetina, ácido giberélico e ácido 4-indol-3ilbutírico. Com as aplicações de stimulate, o resultado prático esperado para as culturas de arroz, citros, feijão, milho e soja é: -incremento no crescimento e no desenvolvimento vegetal -maior enraizamento -maior produtividade
isto porque os efeitos isolados dos reguladores são: cinetina: -induzem crescimento não somente através da divisão celular, mas através de alongamento celular; -promovem o crescimento das gemas laterais e, portanto, interferem na dominância apical. ácido giberélico: -determinam o tamanho dos frutos; -promovem a germinação, em algumas espécies, quebrando a dormência. Ácido 4-indol-3-ilbutírico: -participa do crescimento, principalmente pelo alongamento celular; -retarda a abscisão de flores; -estimula o pegamento de flores sem fecundação; -participa efetivamente no estabelecimento dos frutos;
-Retarda a abscisão foliar; -induz a formação de primórdios radiculares.
cultura / doses / número, época, intervalo e modo de aplicação: cultura forma de aplicação
doses (produto comercial) época ou estádio fenológico da cultura em que o produto deverá ser aplicado
arroz
das doses para aplicação: -no tratamento de sementes (arroz, feijão, milho e soja) optar pelas maiores doses: •quanto menor for o tamanho médio das sementes em cada cultura. •quanto maior forem as quantidades de sementes a serem utilizadas por unidade de área. •quanto maior for o nível de tecnologia de produção empregado e, consequentemente, a expectativa de produtividade.
-no sulco de plantio (arroz, feijão, milho e soja): doses maiores em cada cultura, deverão ser utilizadas: •quanto menor for o espaçamento entre linhas. •quanto maior for o nível de tecnologia de produção adotado e, consequentemente, a produtividade esperada.
-nas pulverizações foliares (arroz, citros, feijão, milho e soja) doses maiores deverão ser empregadas, dentro da mesma cultura:
3
•à medida que aumenta a expectativa de produtividade em consequência do maior nível tecnológico de produção adotado. •quanto maior for o potencial de produtividade da cultivar a ser pulverizada. •quanto maior for o grau de desenvolvimento da cultura-alvo.
equipamentos e modo de aplicação: -tratamento de sementes: utilizar, preferencialmente, máquinas específicas para tratamento de sementes, cujas instruções de uso são fornecidas pelos seus fabricantes. se não houver disponibilidade dessas máquinas, poderão ser usados também: tambores rotativos excêntricos ou betoneiras. Após tratadas, as sementes deverão ser armazenadas à sombra até o momento do plantio.
-no sulco de plantio: aplicar o produto, diluído em água, através de pulverização, no sulco de plantio, utilizando-se pulverizadores com bicos tipo leque (ângulo de 80º ou menor) fixados nas linhas de plantio das semeadoras. o volume de calda a ser utilizado dependerá da vazão dos bicos e da velocidade do trator. Para isso seguir as orientações do engenheiro agrônomo responsável.
-pulverização foliar: a) aplicação terrestre (culturas de arroz, feijão, milho e soja): utilizar pulverizadores manuais ou tartarizados dotados de bicos tipo leque ou cônicos. o volume de calda a ser utilizado dependerá do índice de enfolhamento e da cultura das plantas no momento da aplicação, bem como da vazão dos bicos e velocidade de trabalho. Para isso, seguir as orientações do engenheiro agrônomo. b) aplicação terrestre (cultura de citros): utilizar pulverizadores tartarizados munidos de pistolas ou turbo-pulverizadores. o volume de calda a ser utilizado, dependerá do diâmetro da copa das árvores no momento da pulverização. Neste caso, segui as orientações do engenheiro agrônomo. c) aplicação aérea: através de aeronaves agrícolas, equipadas com atomizadores de tela rotativa (“micronair”) ou com barras dotadas de bicos adequados à cultura-alvo e/ou às condições climáticas no momento da pulverização. Volume de calda: o produto poderá ser aplicado tanto a baixo volume (5-50 l/ha) como a ultrabaixo volume – ubv (< 5 l/ha). Outros parâmetros:
Composição: n6-furfuryladenine (cinetina) 0,09 g/l (0,009% m/v) (3s, 3as, 4s, 4as, 7s, 9ar, 9br, 12s)-7,12-dihydroxi-3-methyl-6-methylene-2-oxoperhydro-4a,7 methano-9b,3-propeno [1,2,b] furan-4- carboxylic acid (2,4-dichlorophenoxy)
(ácido giberélico, como ga3) . 0,05 g/l (0,005% m/v) 4-(indol-3-yl)
(ácido 4-indol-3-ilbutírico).. 0,05 g/l (0,005% m/v) ingredientes inertes 999,80 g/l (99,88% m/v)
.
Benedito Caturelli
Usuário Murupi

Data de registro: 23 Jul 2008, 18:13

Mensagempor RicardoRomero em 11 Set 2016, 09:40

Muito obrigado Nicolas.

Dicas ótimas.

Nicolas Mori escreveu:Olá pessoal, meu nome é Nícolas Mori e estou aqui para ensinar para vocês o meu passo a passo desde a germinação até mesmo a frutificação.
É um método que sempre utilizei, apesar de ser novo no forum... com as Ardidas não sou tão novo assim. Método que este sempre teve pelo menos 95% de germinação outro oras 100%.
1- Com copinhos plásticos e sementes em mãos, escreva com caneta de DVD as variedades em cada copo, coloque as sementes dentro e encha o copo com agua mineral. Deixe as pimentas no copo com agua durante 12 horas.
Ps. Algumas sementes não afundam no instante que voce as coloca na agua, algumas afundam aos poucos. No dia seguinte você verá.

2- Antes das 12 horas finalizarem o ideal é que você já tenha mais copos com a variedade escrita neles. Meu método de germinação consiste em plantas as sementes direto no copos. Faço assim, misturo uma parte de terra preta com uma parte de terra vegetal , sempre retirando as pedras e desmanchando as pelotas de argila que as vezes vem junto. Mão na terra gente, sem frescura, depois só limpar a unha com escovinha e faça isso de preferência no quintal em uma bacia para não levar xingo da mulher. Com essa mistura pronta, bem misturada e sem tijolo, encha 80% do copinho que irá plantar a semente com esta mistura, Depois coloque 10% de humus de minhoca, depois coloque a semente no centro e coloque mais 10% de humus totalizando os 100% do copo. (Terra - Húmus - Semente - Húmus).
Ps1. Húmus não queima a semente nem a raiz, podem ficar tranquilos.
Ps2. Pra quem tem dúvida de qual profundidade a semente deve ficar... com o meu esquema você não terá esse problema. Na altura do 90% está ótimo.
Ps3. Eu não furo o fundo do copinho, veja o porque...

3- Depois de plantar todas as sementes nos copinhos o que eu faço é colocar todos os copinhos dentro de um enorme tupperware e encho o tupperware com agua de forma que os copinhos fiquem com 90% do seu corpo dentro da agua. Por isso eu não furo os copinhos. Dentro do tupperware também eu coloco um termostato de aquário para manter a agua sempre em 29º C. Vai na loja de aquário que você acha baratinho, as vezes você já até tem no seu quartinho de bugigangas pegando poeira.
Ps1. É termostato e não aquecedor, aquecedor não controla automaticamente a temperatura.
Ps2. Encha o tupperware com cuidado para não tombar os copinhos.
Ps3. Cuidado com a dengue, por mais que você vá deixar o tupperware fechado... vai saber né? Coloca candida nessa agua ou Sal.

4-Regue diariamente sem encharcar, lembre que o copinho não tem furo para dar vazão. Eu rego com um borrifador, 5 sprayzada em cada copo resolve. Claro que tudo depende do ambiente... falando em ambiente... O tupperware deixo na cozinha onde não bate Sol. Na fase de germinação a semente precisa apenas de humidade e temperatura, Mais nada. Por isso que algumas pessoas germinam no papel toalha molhado. Sol só depois de 15cm de altura.

5- Depois que começam a germinar vou passando para uma estufa com lampadas fluorescentes compactas. A estufa é uma experiência que uso quando o clima não ajuda muito. As regas na estufa faço duas vezes ao dia. De manhã com NPK e a noite apenas agua mineral. Dissolvo uma colherinha de café de NPK 10-10-10 em 1 litro de agua.
Ps1. Não mais que uma colherinha hein gente, se não vai queimar suas mudinhas.

6- Deixo na estufa até 10cm depois disso coloco na janela para tomar apenas o solzinho da manhã e luminozidade do dia todo. Com 15cm começo a transplantar para os vasos definitivos, o ideal seriam vasos de 20 litros mas no meu caso estou transplantando para vasos de 10. Quero que seja uma planta com fruto e não um arbusto com frutos. Claro que no de 20 a possibilidade de dar mais frutos é maior. Você escolhe.

7- O transplante é uma parte delicada, Com 15cm a mudinha, pego um estilete e corto o fundo do copo e tambem a lateral do copo na vertical mas sem cortar a borda do copo. No vaso escolhido com 50%terra preta e 50%terra vegetal, faça uma cova do tamanho do copo plastico. Pegue aquele copo que você cortou o fundo e a lateral, coloque na cova e dê uma torcidinha na borda do copo para quebrar, retire o copo, dê uma apalpada na terra e seja feliz.
Ps1. O transplante com a terra seca é melhor. Faça antes de regar.

8-Sol de verdade apenas com 20cm e 2 regas diárias.
Ps1. Indico que a pimenteira tome sol na parte da manhã e na tarde apenas luminosidade ou luminosidade de manhã e sol a tarde. Procure um local que metade do dia bata sol e na outra metade faça sombra mas seja bem luminoso.

9- Quando começar a florir não tem muito segredo, não se desespere se nascer flor mas não der fruto nas primeiras flores, as vezes a flor cai e não dá fruto, mas vai chegar uma hora que vai fixar bem e começa a nascer as ardidas. As vezes com 3 meses de vida a pimenteira ja começa a dar fruto.

Vejam fotos e Qualquer coisa basta me perguntar.

12 horas na agua Mineral

(Clique na foto para ampliar)
RicardoRomero
Usuário Cambuci

Data de registro: 31 Jul 2016, 16:33

Mensagempor Braulio em 28 Set 2016, 14:01

Pessoal, tudo bem?

Meu nome é Bráulio e comecei a plantar pimentas no meio deste mês aproximadamente.

Ocorre que estou em dúvida de qual seja a pimenta mesmo que está nascendo.

Na foto abaixo, tem uns talinhos mais cumpridos e são as únicas plantas diferentes ali. Porém vejo que as plantas nascendo já saem com folhas.

Alguém pode me auxiliar?

Plantei no dia 14/09 sementes de malagueta.

Obrigado.

Vejam as fotos:

20160927_161251_resized_1.jpg

20160927_161308_resized_1.jpg

20160927_161321_resized_1.jpg

20160927_161347_resized_1.jpg

20160927_161408_resized_1.jpg
Braulio
Usuário Jalapeño

Data de registro: 27 Set 2016, 09:09

Mensagempor roque em 28 Set 2016, 18:07

Não são mudas de pimentas não, a maioria deve ser de plantas diferentes, se não semeou nada mais é mato mesmo. Procure usar substrato comercial para semear suas sementes, vc deve ter usado terra comum, e veio junto um monte de sementes de plantas invasoras junto.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Braulio em 28 Set 2016, 18:49

Certo, mas nenhuma, nenhuma mesmo é pimenta?
Braulio
Usuário Jalapeño

Mensagempor roque em 28 Set 2016, 19:05

Não vi todas as mudas, pode até ter alguma pimenta germinada, mas melhor esperar ter mais folhas, visto que outras solanáceas, inclusive algumas invasoras, apresentam as folhas iniciais muito semelhantes a pimenta.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor roque em 28 Set 2016, 19:06

Dê uma olhada aqui: viewtopic.php?f=1&t=2955
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Braulio em 28 Set 2016, 19:12

Obrigado Roque.

Com quanto tempo será que consigo diferenciar a folhagem?

E por favor. Na 4ª foto que postei tem uma com 2 folhas que parece muito com imagens da internet. Você acha que pode ser pimenta, apesar de vc ter falado que muitas invasoras se parecem no início?

Obrigado!
Braulio
Usuário Jalapeño

Mensagempor roque em 29 Set 2016, 18:26

Na quarta foto não tem nenhuma mudinha de pimenta
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor gilbertovm em 07 Nov 2016, 22:15

Pessoal

Eu conheci este fórum porque fiz uma grande bobagem :wasntme: rs
Eu ainda não tinha lido nada sobre o assunto, e plantei umas sementes de bhut jolokia que comprei pelo ML da seguinte forma, em terra vermelha do quintal, misturada com esterco, e plantada no mesmo dia, e sem hidratar. E ainda, plantei em uma época de muito calor; talvez seria até bom (não sei ainda), mas a insolação estava terrível demais. Há poucos dias que começou a chover, e a tempera está mais amena.
Resultado: não nasceu nada. Fiquei mais de 30 dias molhando, cuidando, sonhando etc rs. Nasceu uns matos, até animei, achei que eram os pés de pimenta (porque eu não sabia e nem sei ainda, sobre pimentas). Mas era semente de mato que veio no esterco :@
Então no dia que me registrei aqui, peguei outro pacote de sementes de Carolina Reaper e iniciei o processo com o papel toalha encharcado. Vamos ver...
Ontem coloquei outro de bhut, e hoje pimenta malagueta. Espero que dê certo. Tenho aqui ainda, dedo de moça, melancia, mamão sunrise e tomate cereja. Vou plantá-los aos poucos.
Vou registrar umas fotos, e talvez daqui um tempo vou tentar criar um diário. Tem algum requisito para abrir um tópico diário? Meu quintal está ficando legal, acho que vão render boas fotos.
Tenho uma dúvida básica, mas crucial. Se as sementes germinarem no papel toalha, basta apenas plantar no substrato e manter ao ar livre, tomando sol e chuva? Ou tem algum outro passo importante?
Valeu pessoal. :rock: :rock: :rock:
gilbertovm
Usuário Jalapeño

Data de registro: 25 Out 2016, 21:34

AnteriorPróximo

Retornar para Germinação e mudas