Germinação, Transplante, Floração e Frutificação

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

Germinação, Transplante, Floração e Frutificação

Mensagempor Nicolas Mori em 14 Mar 2012, 15:55

Olá pessoal, meu nome é Nícolas Mori e estou aqui para ensinar para vocês o meu passo a passo desde a germinação até mesmo a frutificação.
É um método que sempre utilizei, apesar de ser novo no forum... com as Ardidas não sou tão novo assim. Método que este sempre teve pelo menos 95% de germinação outro oras 100%.
1- Com copinhos plásticos e sementes em mãos, escreva com caneta de DVD as variedades em cada copo, coloque as sementes dentro e encha o copo com agua mineral. Deixe as pimentas no copo com agua durante 12 horas.
Ps. Algumas sementes não afundam no instante que voce as coloca na agua, algumas afundam aos poucos. No dia seguinte você verá.

2- Antes das 12 horas finalizarem o ideal é que você já tenha mais copos com a variedade escrita neles. Meu método de germinação consiste em plantas as sementes direto no copos. Faço assim, misturo uma parte de terra preta com uma parte de terra vegetal , sempre retirando as pedras e desmanchando as pelotas de argila que as vezes vem junto. Mão na terra gente, sem frescura, depois só limpar a unha com escovinha e faça isso de preferência no quintal em uma bacia para não levar xingo da mulher. Com essa mistura pronta, bem misturada e sem tijolo, encha 80% do copinho que irá plantar a semente com esta mistura, Depois coloque 10% de humus de minhoca, depois coloque a semente no centro e coloque mais 10% de humus totalizando os 100% do copo. (Terra - Húmus - Semente - Húmus).
Ps1. Húmus não queima a semente nem a raiz, podem ficar tranquilos.
Ps2. Pra quem tem dúvida de qual profundidade a semente deve ficar... com o meu esquema você não terá esse problema. Na altura do 90% está ótimo.
Ps3. Eu não furo o fundo do copinho, veja o porque...

3- Depois de plantar todas as sementes nos copinhos o que eu faço é colocar todos os copinhos dentro de um enorme tupperware e encho o tupperware com agua de forma que os copinhos fiquem com 90% do seu corpo dentro da agua. Por isso eu não furo os copinhos. Dentro do tupperware também eu coloco um termostato de aquário para manter a agua sempre em 29º C. Vai na loja de aquário que você acha baratinho, as vezes você já até tem no seu quartinho de bugigangas pegando poeira.
Ps1. É termostato e não aquecedor, aquecedor não controla automaticamente a temperatura.
Ps2. Encha o tupperware com cuidado para não tombar os copinhos.
Ps3. Cuidado com a dengue, por mais que você vá deixar o tupperware fechado... vai saber né? Coloca candida nessa agua ou Sal.

4-Regue diariamente sem encharcar, lembre que o copinho não tem furo para dar vazão. Eu rego com um borrifador, 5 sprayzada em cada copo resolve. Claro que tudo depende do ambiente... falando em ambiente... O tupperware deixo na cozinha onde não bate Sol. Na fase de germinação a semente precisa apenas de humidade e temperatura, Mais nada. Por isso que algumas pessoas germinam no papel toalha molhado. Sol só depois de 15cm de altura.

5- Depois que começam a germinar vou passando para uma estufa com lampadas fluorescentes compactas. A estufa é uma experiência que uso quando o clima não ajuda muito. As regas na estufa faço duas vezes ao dia. De manhã com NPK e a noite apenas agua mineral. Dissolvo uma colherinha de café de NPK 10-10-10 em 1 litro de agua.
Ps1. Não mais que uma colherinha hein gente, se não vai queimar suas mudinhas.

6- Deixo na estufa até 10cm depois disso coloco na janela para tomar apenas o solzinho da manhã e luminozidade do dia todo. Com 15cm começo a transplantar para os vasos definitivos, o ideal seriam vasos de 20 litros mas no meu caso estou transplantando para vasos de 10. Quero que seja uma planta com fruto e não um arbusto com frutos. Claro que no de 20 a possibilidade de dar mais frutos é maior. Você escolhe.

7- O transplante é uma parte delicada, Com 15cm a mudinha, pego um estilete e corto o fundo do copo e tambem a lateral do copo na vertical mas sem cortar a borda do copo. No vaso escolhido com 50%terra preta e 50%terra vegetal, faça uma cova do tamanho do copo plastico. Pegue aquele copo que você cortou o fundo e a lateral, coloque na cova e dê uma torcidinha na borda do copo para quebrar, retire o copo, dê uma apalpada na terra e seja feliz.
Ps1. O transplante com a terra seca é melhor. Faça antes de regar.

8-Sol de verdade apenas com 20cm e 2 regas diárias.
Ps1. Indico que a pimenteira tome sol na parte da manhã e na tarde apenas luminosidade ou luminosidade de manhã e sol a tarde. Procure um local que metade do dia bata sol e na outra metade faça sombra mas seja bem luminoso.

9- Quando começar a florir não tem muito segredo, não se desespere se nascer flor mas não der fruto nas primeiras flores, as vezes a flor cai e não dá fruto, mas vai chegar uma hora que vai fixar bem e começa a nascer as ardidas. As vezes com 3 meses de vida a pimenteira ja começa a dar fruto.

Vejam fotos e Qualquer coisa basta me perguntar.

12 horas na agua Mineral

(Clique na foto para ampliar)
Anexos
1.JPG
12 Horas na àgua mineral
Editado pela última vez por Nicolas Mori em 20 Mar 2012, 12:54, no total de 3 vez
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Data de registro: 31 Jan 2012, 15:48

Re: Germinação, Transplante, Floração e Frutificação

Mensagempor Nicolas Mori em 14 Mar 2012, 15:57

Aqui está a minha geringonça

Tuppware + agua + termostato + copinhos (terra + humus + semente + humus)

Anexos
2.JPG
No tuppware junto com o Termostato
Editado pela última vez por Nicolas Mori em 20 Mar 2012, 12:55, no total de 2 vez
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Nicolas Mori em 14 Mar 2012, 15:58

Depois de germinado passo para a estufa até 10cm fica lá !

Espetos de churrasco estão supendendo a tampa que está as lampadas, pois 2 lampadas fluorescentes de equivalencia 100W aquece Bemmmmm.

Anexos
3.JPG
Minha estufa ao Lado
Editado pela última vez por Nicolas Mori em 20 Mar 2012, 12:57, num total de 1 vezes
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Nicolas Mori em 14 Mar 2012, 15:59

Vai crescendo. Aqui mantenho em 30ºC.

Anexos
4.JPG
Quentinho
Editado pela última vez por Nicolas Mori em 20 Mar 2012, 12:58, num total de 1 vezes
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Nicolas Mori em 14 Mar 2012, 16:01

Com 10cm vem pra Janela tomar um solzinho na parte da manhã, 2 horas de sol direto mas solzinho fraco das 8:00 as 10:00.
Na foto as da esquerda estavam na estufa e as da direita estavam na janela desde a germinação. Germinação que ocorreu ao mesmo tempo em todas, a ajuda da estufa é notável !!!

Anexos
5.JPG
Quase na hora de ir para o Vaso definitivo
Editado pela última vez por Nicolas Mori em 20 Mar 2012, 12:59, num total de 1 vezes
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Nicolas Mori em 14 Mar 2012, 16:05

Que bonitinha e saudável !!!

Anexos
6.jpg
Essa arde até para sair !
Editado pela última vez por Nicolas Mori em 20 Mar 2012, 12:59, num total de 1 vezes
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Nicolas Mori em 14 Mar 2012, 16:07

Hora de transplantar.

Anexos
7.JPG
Cova preparada para receber a mudinha !
Editado pela última vez por Nicolas Mori em 20 Mar 2012, 13:00, num total de 1 vezes
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Nicolas Mori em 14 Mar 2012, 16:09

Algumas transplantadas.

Anexos
8.JPG
Editado pela última vez por Nicolas Mori em 20 Mar 2012, 13:00, num total de 1 vezes
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Nicolas Mori em 14 Mar 2012, 16:10

Essa vai virar Bonchi = (Bonsai + Chili)
Bhut Jolokia

Anexos
9.JPG
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Nicolas Mori em 20 Mar 2012, 15:39

Aqui mostro a diferença entre uma pimenta no sol do dia e uma na estufa com lâmpadas fluorescentes!

1- Germinadas exatamente no mesmo dia.

2-Separadas exatamente no mesmo dia. Uma na janela e outra na estufa.

3- Ambas regadas duas vezes ao dia, de manhã com NPK diluido em água e a noite apenas água.

4- A da Janela 2 horas de sol direto e 7 horas de boa luminosidade, A da estufa 24 horas de lâmpada Fluorescente.

Ps. Eu NÃO esqueci de fazer o transplante, ela está grande assim e AINDA no copo porque vai virar um "bonchi" = bonsai de Chilli.

Vejam a diferença na maneira de cultivo.

Anexos
IMG_1403 copy.jpg
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Digital_SC em 26 Mar 2012, 11:17

Parabéns pela paciência em colocar tudo isto e a dedicação em ensinar quem não sabe ou tem dúvida.

Abraços
Att

Digital

Diario viewtopic.php?f=7&t=16021
Digital_SC
Usuário Murupi

Data de registro: 13 Jan 2012, 09:29

Mensagempor thiagopimenta em 26 Mar 2012, 11:49

acompanho o raciocinio do amigo Digital e parabenizo pelas mudas e pela dedicacao,abraco
DEUS tem mais para dar do que o diabo para tirar!! MEU diario viewtopic.php?f=7&t=16148
thiagopimenta
Usuário Murupi

Data de registro: 21 Fev 2012, 21:15

Mensagempor drhongo em 26 Mar 2012, 13:21

Olá queria perguntar o porque da temperatura da água a 29º C e quantas horas de luz na estufa com as lâmpadas. Obrigado. :)
drhongo
Usuário Cambuci

Data de registro: 04 Set 2011, 16:55

Mensagempor Nicolas Mori em 26 Mar 2012, 23:27

Digital_SC escreveu:Parabéns pela paciência em colocar tudo isto e a dedicação em ensinar quem não sabe ou tem dúvida.

Abraços

Obrigado Digital, paciência é uma das minhas virtudes.

Espero que tenham gostado !!!

No meu diário sempre tem coisas novas !

Abraços
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Nicolas Mori em 26 Mar 2012, 23:27

thiagopimenta escreveu:acompanho o raciocinio do amigo Digital e parabenizo pelas mudas e pela dedicacao,abraco

Obrigado Thiago, forte abraço !!
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor drhongo em 27 Mar 2012, 09:36

Então coloca sob as lâmpadas 24 h até que elas estão com 10 cm? E .. 100 W não é muito?
drhongo
Usuário Cambuci

Data de registro: 04 Set 2011, 16:55

Mensagempor Nicolas Mori em 27 Mar 2012, 21:05

drhongo escreveu:Olá queria perguntar o porque da temperatura da água a 29º C e quantas horas de luz na estufa com as lâmpadas. Obrigado. :)

Drhongo, blz?

29ºC porque é a temperatura mais propícia da semente germinar. O calor da agua passa para o substrato e que passa para a semente !!!!

Na estufa deixo 24h a lampada ligada !!!

quanto mais luz melhor, eu uso 2 lampadas de equivalencia 100W. claro que Luz nunca é demais porem 2 lampadas dessas geram bastante calor.

O importante é estar o mais iluminado possível e que não ultrapasse 32ºC.
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Nicolas Mori em 27 Mar 2012, 21:08

foto tirada antes de ontem.

Anexos
IMG_1427.jpg
Nicolas Mori
Usuário Cumari

Mensagempor Digital_SC em 28 Mar 2012, 13:09

Quanto tempo tem esta muda ?
Att

Digital

Diario viewtopic.php?f=7&t=16021
Digital_SC
Usuário Murupi

Data de registro: 13 Jan 2012, 09:29

Mensagempor adhemar em 28 Mar 2012, 13:42

Boas dicas.
Estarei me preparando para receber as doações de semente e não perder germinação.
Abraço
Adhemar
Peixe assado já e bom, com pimenta muito melhor!
Meu Diario viewtopic.php?f=7&t=16107
adhemar
Usuário Cumari

Data de registro: 28 Jan 2012, 18:41

Próximo

Retornar para Germinação e mudas