como plantar pimentas???????

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

como plantar pimentas???????

Mensagempor lilian wan-dall em 29 Nov 2010, 07:38

olà pessoal!!!

gostaria de esclarecer umas duvidas!!

comprei pela internet varios tipos de pimenta (27 ao todo), sao elas:

ardida comprida
ardida para vaso
biquinho
bode amarela
bode vermelha
cambuci
cayenne longa
cheiro do norte
cumari do pará
cumari verdadeira
dedo de moça
doce comprida
habanero
habenero red
jalapena
jamaican yellow
lemmon drop
luna
malagueta
malaguetinha
murupi
peter pepper
piao
vermelha
vulcao

gostaria de saber como eu planto, qual tipo de terra, quais os procedimentos que eu faço com as sementes, etc....
quero planta-las em vasos...
lilian wan-dall
Usuário Jalapeño

Data de registro: 27 Out 2010, 11:36

Re: como plantar pimentas???????

Mensagempor lilian wan-dall em 29 Nov 2010, 07:40

na verdade nao sao 27 sao 25!!!!!
lilian wan-dall
Usuário Jalapeño

Mensagempor victortoyota em 29 Nov 2010, 09:41

Compra um isopor de 128 para facilitar o manejo. Preenche ele com substrato. finca o dedo ate a unha e enfia as sementes. Depois completa com mais substrato. basicamente é isso.
Para uma resposta mais completa sobre plantio em issopor acesse https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=2955

Existem outros meios, se vc pesquisar vai encontrar desde o cultivo em agua, algodao, etc.
Victor TTT
----------------------------------------
"Você percebe que as pimentas estão dominando a sua vida quando alguem te pergunta o nome e vc responde: Houve uma polinização cruzada que impossibilita a especificação da minha especie."
victortoyota
Usuário Malagueta

Data de registro: 16 Nov 2010, 21:46

Mensagempor victortoyota em 29 Nov 2010, 09:42

Para plantar as cumaris pesquise sobre quebra de dormencia.
Victor TTT
"Você percebe que as pimentas estão dominando a sua vida quando alguem te pergunta o nome e vc responde: Houve uma polinização cruzada que impossibilita a especificação da minha especie."
victortoyota
Usuário Malagueta

Mensagempor lilian wan-dall em 29 Nov 2010, 15:36

somente as cumaris que precisam "quebrar a dormencia"??
as outras podem ser plantadas direto?
lilian wan-dall
Usuário Jalapeño

Mensagempor victortoyota em 30 Nov 2010, 06:42

Eu nao vou saber te dizer quais pimentas da sua lista precisam de quebra de dormencia. Mas sim, a cumari precisa de quebra. Eu plantei 16 a alguns dias e pelo visto so uma vingou. Um dos metodos de quebra de dormencia mais simples consiste na adição de 1 colher de cha de sal em 300ml de agua. Jogue as sementes e deixe-as repousar por ate 48 hr. Isso se chama Osmoprimmimg, tem no forum. Procura pra mais informacoes. Voce tb pode colocar apenas agua. Ai vc nao estaria quebrando a dormencia apenas acelerando o processo de embebedição, no qual a semenente incha e retem agua.

Se vc tem bastantes sementes, plante algumas de cada variedade no substrato e o resto faz o procedimento que supra-citei(seja so na agua, ou agua sal(quebra de dormencia)). Voce tera um meio de comparar e ver com seus proprios olhos a evolução de diferentes tecnicas.

PS: Tem sementes que precisam de quebra de dormencia e outras nao. Nao há semente que precisa de menos quebra ou mais. Se a semente nao precisa de quebra de dormencia utilizar uma tecnica de quebra de dormencia é inutil.(isso eh logico, mas muita gente faz confusao e tals)
:rock:
Victor TTT
victortoyota
Usuário Malagueta

Mensagempor luciamariani em 20 Abr 2011, 10:04

Olá! Estou pensando em fazer uma plantação da pimenta biquinho no meu sitio
e gostaria de saber onde consigo comprar as sementes e como devo
planta-las. Alguem pode me ajudar? Obrigada.
luciamariani
Usuário Pimentão

Data de registro: 20 Abr 2011, 09:44

Mensagempor woldri em 20 Abr 2011, 19:26

Qual a area a ser plantada Lucia ??
woldri
Usuário Bhut Jolokia

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Wagner Souza em 21 Abr 2011, 15:33

eu esta tendo problema com este processo de embebedar as sementes deixando por 48h, deixei apenas 24h e o resultado foi muito agradável.... agora tentarei com 35 sementes.
Wagner Souza
Usuário Habanero

Data de registro: 12 Abr 2011, 15:11

Mensagempor luciamariani em 22 Abr 2011, 13:31

500 metros a área a ser plantada. Soh que nao sei como planta-las e nem
a quantidade de semente q devo usar. Me ajuda por favor. Obrigada.
luciamariani
Usuário Pimentão

Data de registro: 20 Abr 2011, 09:44

Mensagempor Wagner Souza em 22 Abr 2011, 14:47

vou passar minha experiência...

plante apenas 5 sementes... assim vc pode errar e acertar e ver como se sai...

coloque por 24h em um copinho com um pouco de água.. apenas para embebedar elas... dizem que facilita a germinação.. já deixei por 48h, mas o resultado em 24h foi melhor....

no copinho plástico que não seja transparente... coloque o humus de minhoca misturado com substrato... deixe a terra bem húmida... não encharcada... coloque a semente e afunde ela 0.5cm. e cubra....

pegue outro copo, e coloque por cima...e feche que durex... vai facilitar a germinação pela humidade dentro dos copos...

como fiz aqui

viewtopic.php?f=1&t=12803

espere germinar.. quando notar que germinaram pode destampar . e sempre regar um pouco... jamais encharque... pois pode afogar a raiz... eu perdi uma linda habanero assim....

quando ela estiver com 6 folhas definitivas. as 2 primeiras não contam.. vc pode plantar em vaso, ou canteiro... ou pode esperar elas desenvolverem mais... tb...
Wagner Souza
Usuário Habanero

Mensagempor woldri em 22 Abr 2011, 20:25

luciamariani escreveu:500 metros a área a ser plantada. Soh que nao sei como planta-las e nem

É basicamente o que o Wagner disse ...
Vc pode fazer os canteiros ou covas aqui no forum tem um topico criado pelo amigo Tuca que tem muita informação sobre isso,assim que achar posto aqui .
De resto é semear e esperar que fiquem no tamanho ideal pra transplante ,pode seguir o procedimento do Wagner que é mais ou menos o que eu faço ;) !!
Abraços !!
woldri
Usuário Bhut Jolokia

Mensagempor roque em 23 Abr 2011, 07:51

luciamariani escreveu:500 metros a área a ser plantada. Soh que nao sei como planta-las e nem

1º - 500m não é uma medida de área, e sim linear, para vc ter uma ideia aproximada da qtde de mudas a serem produzidas tem especificar a área em m², se forem 500m², correspondem a um retãngulo de 10m x 50m, por exemplo, então vc tem de definir o espaçamento, geralmente em plantios comerciais se faz 50cm x 100cm, ou seja, 50cm entre plantas numa linha e 100cm ou 1m entre as linhas, assim vc define o número de linhas que vão ser formadas no seu terreno e a cada 0,5m vc contabiliza um muda, que pode ser plantada em leiras, canteiros ou simplesmente em covas, tipo, vc vai fazer em leiras com um espaçamento entre elas de 1,5m e tem 10m de laergura, então serão 6 leiras, com uma medida linear de 10m em cada leira ou linha, então são 20 mudas por leira, como são 6 leiras, no exemplo de um terreno de 10m x 10m, ve terá 6 x 20 = 120 mudas num espaço de 100m², se vc tiver uma área 2 vezes maior e for plantar no mesmo espaçamento, então serão 240 mudas, etc...... Vc terá de fazer o número de mudas calculado, mais um adicional de 30% em média, para ter garantia de que conseguirá ter a área uniformemente plantada, porque nem todas as mudas irão sobreviver ao replantio, poderão haver pragas e doenças e vc pode ter de remover mudas doentes, então as mudas poderão ser repostas com esse exdente de 30%;

2º - Verique se aí na sua cidade, acho que é BH, certo?, as pimentas podem ser plantadas no inverno, porque se semear agora, na melhor das hipóteses irá ter mudas para replantio daqui uns 60 dias, dependendo das sementes, germinação e manejo das mudas, então irá replantar as mudas jovens entre junho e julho e isso é em pleno inverno, em alguns locais suscetíveis a geadas isso será garantia de perdas consideráveis e prejuízos certos, além disso as pimentas não germinam bem e muito menos se desenvolvem satisfatoriamente em temperaturas de 15ºC ou menores que isso, o que dependendo do clima da sua cidade vá ocorrer exatamente na época do plantio, pois aqui no sul já começam a chegar as tais frentes frias e com elas temperaturas baixas já para o final desse mês, no sudeste o clima é mais quente e só esfria mesmo em julho, mas depende do clima local;

3º - Se for um plantio comercial vc tem de pensar em preparar o solo, fazer adubações e prevenir doenças e pragas. As sementes comerciais são a melhor opção, a Isla e a Top Seeds tem uma linha de sementes de pimentas, procure comprar as de latinha, são mais em conta em grandes qtdes e são sementes garantidas do ponto de vista sanitário.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor woldri em 23 Abr 2011, 15:06

Mais completo que isso quase impossivel 8) !!!
woldri
Usuário Bhut Jolokia

Mensagempor Wagner Souza em 24 Abr 2011, 13:13

Roque.. em Itajubá é muito frio no inverno, e a noite estes dias já tem ficado bem frio... porém trouxe minhas sementes para o meu escritório, que tem telhado e forro apenas... durante o dia. eu deixo na jana pegando muita iluminação.. mas sem sol direto, e a noite, eu fecho e deixo-as dentro.. assim fica sempre uma temperatura agradável. e parece que isso tem dado um bom resultado..

plantei 2 habanero orange e 2 malaguetas.. 1 de cada na terra e 1 de cada no papel toalha.. todas germinaram. a malagueta do papel toalha demorou um pouco mais.. mas tá lá a pequena...

agora eu vou esperar a minha bandeija.
Wagner Souza
Usuário Habanero

Mensagempor soldeminas em 28 Mai 2011, 12:58

Ganhei duas mudas dedo de moça. mas aqui está muito frio, elas vão produzir? estou com duvidas se transplanto em minha horta ou no vazo por favor me ajudem obrigado
visitem meu diário
viewtopic.php?f=7&t=12981
Dente por dente, alho por alho... Quando viro pimenta, lágrimas de cebola não me comovem.
soldeminas
Usuário Cumari

Data de registro: 20 Mai 2011, 16:07

Mensagempor Will Merlli em 28 Mai 2011, 18:36

Ola amigos, sou novo por aqui e comprei minhas primeiras Buths a 1 semana.
Minha duvida foi ao método que utilizei para plantar, fiz em uma caixa de 40x25x7 e coloquei uma mistura muito rica e comum para plantio de germinação aqui no interior, que vai:
serragem, piso(serragem que forra o chão do galinheiro), e terra de minhoca(húmus decorrente da serragem).
Eu fiz certo? Tem algo a mais?
Alguem puder me ajudar nesta duvida?
Obrigado gente.
Will Merlli
Messenger: merlli_8@hotmail.com
Will Merlli
Usuário Pimentão

Data de registro: 28 Mai 2011, 15:37

Mensagempor Will Merlli em 28 Mai 2011, 18:43

soldeminas escreveu:Ganhei duas mudas dedo de moça. mas aqui está muito frio, elas vão produzir? estou com duvidas se transplanto em minha horta ou no vazo por favor me ajudem obrigado

Ola, olha faz uma coisa passa elas para sua horta, + antes trata bastante o lugar com esterco de vaca ou piso de galinha, o clima aqui de minha cidade é bem parecido com o dai e aqui deu certinho.
Will Merlli
Messenger: merlli_8@hotmail.com
Will Merlli
Usuário Pimentão

Data de registro: 28 Mai 2011, 15:37

Mensagempor woldri em 28 Mai 2011, 19:47

Will Merlli escreveu:Ola amigos, sou novo por aqui e comprei minhas primeiras Buths a 1 semana.
Minha duvida foi ao método que utilizei para plantar, fiz em uma caixa de 40x25x7 e coloquei uma mistura muito rica e comum para plantio de germinação aqui no interior, que vai:
serragem, piso(serragem que forra o chão do galinheiro), e terra de minhoca(húmus decorrente da serragem).
Eu fiz certo? Tem algo a mais?
Alguem puder me ajudar nesta duvida?
Obrigado gente.

Olá Will !!
Vc não usou nenhum tipo de terra vegetal ?? Pois só essterco tanto de galinha como humus acho que fica muito forte :?: !!
woldri
Usuário Bhut Jolokia

Mensagempor woldri em 28 Mai 2011, 19:50

soldeminas escreveu:Ganhei duas mudas dedo de moça. mas aqui está muito frio, elas vão produzir? estou com duvidas se transplanto em minha horta ou no vazo por favor me ajudem obrigado

As dedo de moça são bem resistentes ,dependendo do frio que faz ai talvez ela não se desenvolve muito bem por enquanto independente de onde vc plantar ....se eu foss vc plantava no chão mesmo e cuida bem dela ,que uma hora ela te recompensa ;) !!
Abraço !!
woldri
Usuário Bhut Jolokia

Próximo

Retornar para Germinação e mudas