Plantando em Humus puro

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

Plantando em Humus puro

Mensagempor Italo em 05 Mai 2010, 14:38

Tenho duvidas se posso plantar as mudinhas ou mesmo as sementes em humus puro, tenho muito humus mais pouca terra vegetal, sera que pode?
A vida é aquilo que acontece enquanto você faz planos... "John Lennon"
Meu diário:https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=10156
Italo
Usuário Fatalii

Data de registro: 17 Nov 2009, 00:13

Plantando em Humus puro

Mensagempor Silvio Simonetti em 05 Mai 2010, 21:27

Éssa é uma hora crucial na vida da gente...A hora de mudar as meninas do substrato para a terra. Não me atrevo a tecer comentários sobre a plantar somente no humus...os expert vão responder...Abraços !!!
MEU DIÁRIO
viewtopic.php?f=7&t=16917
Silvio Simonetti
Usuário Murupi

Data de registro: 24 Ago 2008, 21:38

Re: Plantando em Humus puro

Mensagempor roque em 09 Mai 2010, 09:03

Pode plantar sim mudas em humus puro, mas não é o ideal, o humus de minhocas é uma material que se compacta e pode vc encher o vaso e depois de algum tempo ele estar quase pela metade, mas vc pode ir recompletando conforme o humus se acama. O humus de minhocas é um excelente fertilizante organico, se de boa procedência, produzido a base de esterco bovino, pode promover um bom crescimento inicial da muda, mas o ideal são as misturas terra/humus, onde as raizes podem se desenvolver melhor e o volume do substrato no vaso fica mais constante. Eu já plantaei mudas em humus puro e depois repassei para um vaso maior com mistura solo/composto organico/humus de minhocas e foi muito bom.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Italo em 11 Mai 2010, 12:07

roque escreveu:Pode plantar sim mudas em humus puro, mas não é o ideal, o humus de minhocas é uma material que se compacta e pode vc encher o vaso e depois de algum tempo ele estar quase pela metade, mas vc pode ir recompletando conforme o humus se acama. O humus de minhocas é um excelente fertilizante organico, se de boa procedência, produzido a base de esterco bovino, pode promover um bom crescimento inicial da muda, mas o ideal são as misturas terra/humus, onde as raizes podem se desenvolver melhor e o volume do substrato no vaso fica mais constante. Eu já plantaei mudas em humus puro e depois repassei para um vaso maior com mistura solo/composto organico/humus de minhocas e foi muito bom.

Como sempre vc tirandos "as minhocas" que agente tem na cabeça, eheheh, ai ainda deve levar uns de 14 a 21 dias para comecar a fazer os transplantes, jah providenciei areia, pq vi aki no forum uma mistura de terra+areia+humus, e acho que deve ser bom mesmo, a terra eu vou pegar aki do solo mesmo tem uns torroes ali em frente de casa, eh uma terra vermelha, nao sei quem foi que me disse, que esta terra daki da minha regiao tem o ph baixo (acida), entao vou comprar um pouco de calcareo agricola pra misturar tb, nao sei bem a quantidade pra vaso de 10 litros mais vou dar uma pesquisada. Quanto a esterco bovino, tb vou adicinar um pouco, semana passada botei pra curtir lah na "roça" uns 50kg disso, amontoei e joguei agua, uma hora destas ele deve estar nuns 80º, fim de semana vou lah dar uma remechida e ver se jah esfriou, depois que esfrir ainda vou esperar uma semana, dai sim estarei com outro bom adubo organico. Roque abracos e muito obrigado pela atencao.
Italo
Usuário Fatalii

Mensagempor Italo em 11 Mai 2010, 12:08

Italo escreveu:
roque escreveu:Pode plantar sim mudas em humus puro, mas não é o ideal, o humus de minhocas é uma material que se compacta e pode vc encher o vaso e depois de algum tempo ele estar quase pela metade, mas vc pode ir recompletando conforme o humus se acama. O humus de minhocas é um excelente fertilizante organico, se de boa procedência, produzido a base de esterco bovino, pode promover um bom crescimento inicial da muda, mas o ideal são as misturas terra/humus, onde as raizes podem se desenvolver melhor e o volume do substrato no vaso fica mais constante. Eu já plantaei mudas em humus puro e depois repassei para um vaso maior com mistura solo/composto organico/humus de minhocas e foi muito bom.

Como sempre vc tirando "as minhocas" que agente tem na cabeça, eheheh, aki ainda deve levar uns de 14 a 21 dias para comecar a fazer os transplantes, jah providenciei areia, pq vi aki no forum uma mistura de terra+areia+humus, e acho que deve ser bom mesmo, a terra eu vou pegar aki do solo mesmo, tem uns torroes ali em frente de casa, eh uma terra vermelha, nao sei quem foi que me disse, que esta terra daki da minha regiao tem o ph baixo (acida), entao vou comprar um pouco de calcareo agricola pra misturar tb, nao sei bem a quantidade pra vaso de 10 litros mais vou dar uma pesquisada. Quanto a esterco bovino, tb vou adicionar um pouco, semana passada botei pra curtir lah na "roça" uns 50kg disso, amontoei e joguei agua, uma hora destas ele deve estar nuns 80º, fim de semana vou lah dar uma remechida e ver se jah esfriou, depois que esfriar ainda vou esperar uma semana, dai sim estarei com outro bom adubo organico. Roque abracos e muito obrigado pela atencao.
Italo
Usuário Fatalii

Mensagempor igormiller em 19 Ago 2010, 18:13

Plantei as sementes em uma proporçao igual de terra e humus.
Acho que não teria problema em plantar só no humus.
Porém as raizes ficam muito soltas, sem sustentação.
igormiller
Usuário Malagueta

Data de registro: 17 Abr 2010, 11:06

Mensagempor fabiocabral em 16 Set 2016, 22:18

Roque, boa noite.

Eu estou produzindo humus em casa, a base quase 100% de esterco bonino (vou colocando pequenas quantidades de borra de café).

Semeei no humus, tendo uma taxa muito boa de germinação. A dúvida é quanto tempo a muda ficaria bem nesse humus puro, sem outro componente, se ela se desenvolve normalmente, caso não fique compactado.

fabiocabral
Usuário Rocotó

Data de registro: 21 Jun 2012, 20:26

Mensagempor roque em 19 Set 2016, 08:29

Quando a gente fala de mudas, o fatores limitantes são o tamanho da muda e a sua idade. Se vc semeia num vaso relativamente grande ou numa floreira, onde a planta deverá permanecer durante todo o seu ciclo de vida, usar apenas humus de minhoca pode ser excelente, a planta irá se desenvolver muito bem e se tiver luz solar e água, ambos na medida certa, não deverá haver problemas.
Já se for para preparar uma mua que deverá ser replantada, vc tem de manter a planta até um determinado tamanho e/ou idade ideias, no local de germinação e depois transplantar. Por exemplo, mudas de pimenta devem ser replantadas depois de atingir 10 a 15cm de altura e ter no mínimo umas seis folhas definitivas. Eu gosto de replantar mudas maiores, entre 15 e 20cm, pois costumo plantar direto no solo, em covas e as mudas maiores dão menos problemas por aqui.
Manter a planta no substrato original de germinação não acarreta, a priori nenhum problema em sí. Os problemas decorrem da falta de nutrientes por esgotamento do substrato, falta de espaço para a planta, seja a parte a aérea ou raízes e a competição com as outras mudas, que geralmente semeamos muitas sementes juntas.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Retornar para Germinação e mudas